Prezados leitores:

Este artigo é o primeiro de uma série escrita pela jornalista Renata Araújo. Esperamos que apreciem este rico conteúdo que trazemos até vocês!

 

Reconhecida por capacitar estudantes e profissionais, pesquisadores e cientistas, com protagonismo na produção de vacinas e medicamentos, a Fundação Oswaldo Cruz frequentemente é consultada em assuntos epidêmicos, tratamento de doenças, com alguns de seus pesquisadores compondo o propagado comitê científico do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

O que muitos não sabem é como se forma o ambiente acadêmico e profissional, e ainda, ideológico, na instituição.

A instituição vem desenvolvendo as vacinas com transferência de tecnologia de Oxford. O que muitos não sabem também, é que desde o início do século XX a Fundação Rockefeller, das 13 famílias mais poderosas do mundo, tem um parque de pesquisas dentro da Fundação Oswaldo Cruz para desenvolvimento de remédios, vacinas.

A Fiocruz recebe verbas da Fundação Rockfeller e mantém ali um conjunto de prédios em homenagem à fundação, tendo parcerias com redes de diversas ONGs, via Aliança Global para Vacinas e Imunização (GAVI), inclusive Fundação Bill & Melinda Gates, bem como verbas do governo federal, e troca de orientações da OMS e OPAS.

O detalhamento dessas alianças será abordado numa série de artigos que começo hoje, para o Vida Destra.

A presidente da Fiocruz é uma socióloga petista (Nísia Trindade de Lima).

Esse padrão de alinhamento político (PC do B e PT) se repete dentre os profissionais atuantes na Fundação, dos quais muitos se alinham ao projeto político de Jandira Feghali, como se verifica do suporte dado pela Fiocruz à campanha da deputada do PC do B.

No Rio, o prefeito Eduardo Paes usa protocolo do “Mandetta”, conforme orientação do “Comitê Científico” integrado por dois pesquisadores da Fiocruz.

A sede da instituição está localizada num castelo estilo mourisco famoso que, dentre outras nobres funções, serve de cenário para fotos, para muitos formandos que escolhem a beleza do local para o registro desse momento, o qual combina com a atmosfera, inclusive pelo legado de conhecimento presente na Fundação.

A Fiocruz, além de conceder bolsas, tem tradição na formação de profissionais, tendo sido relevante no desenvolvimento da carreira de enfermeiros profissionais, para atuar nos hospitais da cidade do Rio de Janeiro no início do século passado.

Apesar da relação de longa data, a influência notável da Fundação Rockefeller permanece discreta na relação extra muros.

Continua no próximo artigo

 

 

Renata Araujo, para Vida Destra, 08/04/2021.                                                                  Vamos debater o tema! Sigam-me no Twitter: @Renata_AFVA

 

Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]

 

Renata Araujo
Acompanhe me
Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Antonio Santa Ritta
6 dias atrás

Neste brilhante art. de @Renata_AFVA na ingerência da Fundação Rockefeller, OPAS, PC do B e PT na ciência da FIOCRUZ, torna-se mister investigar se a propriedade intelectual na criação de vacinas não está sendo ferida, sem um acordo de contrapartida técnico-financeira. Agora bolsas devam estar sendo dadas para comunistas passearem na Europa.

FABIO PAGGIARO
5 dias atrás

A Fiocruz talvez seja o mais aparelhado e ativista dentre os órgãos governamentais. Além do direcionamento das atividades de pesquisa e formação, apoiava movimentos de esquerda. Qdo o MST, por exemplo, fazia alguma manifestação em Brasília, fornecia alojamento em suas instalações no campus da UNB. Parabéns pela iniciativa Renata. Sei que vc vai levantar coisas “do arco da velha”.

Davidson Oliveira
4 dias atrás

Renata, meus parabéns. Estou me tornando um fã seu. Admirável redação.
Satisfação. Parabéns!