O Super Bowl LVI foi televisionado pela NBC em um ciclo anual revisado entre os três principais parceiros de televisão da NFL. O jogo foi ao ar em espanhol na rede irmã da NBC Telemundo marcando a primeira vez que um programa em espanhol foi transmitido na televisão aberta. A rede planejava usar ângulos de câmera adicionais na linha do alvo, áreas de borda e extremidade, e um novo pacote de gráficos online. O show contou com uma introdução especial para a atriz Halle Berry.
Como de costume o jogo foi televisionado pela CBS. No entanto, para evitar uma disputa de semeadura com os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 de Pequim, televisionados exclusivamente pela NBC, a NFL anunciou em 13 de março de 2019 que a NBC concordou em trocar o Super Bowl LV 2021 com a CBS para pegar o Super Bowl LVI.
Este foi o primeiro Super Bowl que ocorreu durante as Olimpíadas de Inverno: a cobertura olímpica no horário nobre teve de rivalizar com o Super Bowl, diluindo a audiência e a receita de publicidade relatadas pela CBS e NBC, e havia um acordo de cavalheiros não escrito entre as emissoras da NFL para não ir ao ar programação original que competisse com o Super Bowl. O acordo deu à NBC os direitos dos eventos e da rede para maximizar a receita de publicidade potencial de ambos os eventos (como aconteceu com o Super Bowl LII que começou antes das Olimpíadas de Inverno em 2018).
A NBC cobrou cerca de US$ 7 milhões por um comercial de trinta segundos do Super Bowl LVI mais do que os US$ 5,5 milhões cobrados pela CBS no ano anterior. Budweiser, Coca Cola, Hyundai e Pepsi estão entre os patrocinadores que retornam depois de pular o Super Bowl anterior devido ao impacto econômico da pandemia do COVID-19.
No Brasil o jogo foi transmitido em TV aberta pela RedeTV!, na TV a cabo pela ESPN e pela plataforma de streaming Star+.
O Super Bowl que aconteceu neste domingo (14), entre o Los Angeles Rams e o Cincinnati Bengals, é um dos eventos mais populares do mundo e atraiu multidões a estádios e telas de televisão nos Estados Unidos e está cada vez mais ganhando popularidade em todo o mundo.
Mas será que o número de espectadores que assistiram o Super Bowl pode superar o da UEFA Champions League?
A resposta é não. De acordo com a GOAL, o público médio do Super Bowl é de 100 milhões nos EUA, com um adicional de 30-50 milhões no resto do mundo, enquanto a final da Liga dos Campeões atrai 380-400 milhões em todo o mundo.
Apesar da vitória da Liga dos Campeões em números absolutos, há aspectos de cada esporte que precisam ser considerados. Mesmo se tratando de uma competição europeia, o futebol é um esporte mundial e os times contam com vários estrangeiros, sendo muitas vezes maioria nos elencos.
Já o futebol americano é, como o nome já diz, um esporte popular de um único país, embora venha ganhando cada vez mais espaço e quebrando recordes de público fora dos EUA. Se pensarmos que a população americana é de 329 milhões e que 100 milhões de pessoas acompanham ao Super Bowl, isso representa quase um 1/3 de toda a população do país assistindo ao jogo.
Lucas Barboza, para Vida Destra, 16/02/2022. Sigam-me no Twitter! Vamos conversar sobre o meu artigo! @BarbozaLucaas
Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE
As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
- Esporte e Dignidade: O poder dos esportes na transformação de vidas - 20 de outubro de 2023
- Campo sintético no futebol profissional: Entre a Inovação e a tradição - 22 de agosto de 2023
- Desvendando o Espetáculo: WWE – O Universo de Emoções no Ringue - 9 de agosto de 2023



