Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 92: Flamengo x Palmeiras – Brasileirão 2022

Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Flamengo x Palmeiras – Brasileirão 2022

4ª Rodada

 

Pré Jogo

Quando surge, galera palestrina!

Seguimos na busca por mais um título nacional e hoje estamos na capital carioca para enfrentar o Flamengo, no Maracanã, em partida antecipada válida pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A antecipação desta partida se deve à readequação do calendário de jogos para evitar conflitos com partidas de outras competições, como a Libertadores e a Copa do Brasil, que também teve seus jogos envolvendo as equipes do alviverde e do rubro-negro remarcados.

Palco de várias conquistas importantes na nossa história, como o Mundial de Clubes de 1951, a Taça Rio de 1967 e a Libertadores de 2020, o Maracanã receberá torcida única e um Flamengo embalado pela recente vitória sobre o São Paulo. O Urubu ocupa hoje a 4ª posição na tabela geral do Brasileirão, com 4 pontos.

Já o Verdão não teve um bom início de Brasileiro, tendo perdido para o Ceará na estreia e empatado com o Goiás na última partida, disputada no sábado (16). O Palmeiras ocupa hoje 14ª posição na tabela, com apenas 1 ponto.

A rivalidade entre as duas equipes é grande, pincipalmente após o triunfo alviverde sobre o rubro-negro na final da última edição da Libertadores. As expectativas entre as duas torcidas estão elevadas. No retrospecto geral, o Verdão possui pequena vantagem sobre o rival carioca: ao todo, foram 122 jogos entre as equipes, com 47 vitórias, 33 empates, 42 derrotas, 199 gols marcados e 180 gols sofridos. Já pelo Brasileirão, a vantagem palmeirense é ainda menor: em 69 jogos, são 23 vitórias, 24 empates, 22 derrotas, 89 gols marcados e 92 gols sofridos.

O Palmeiras se reapresentou na Academia de Futebol na manhã de segunda-feira (18) para iniciar a sua preparação para esta partida, após ter o domingo para o descanso. A comissão técnica distribuiu o elenco pelo gramado em uma atividade técnica posicional de transição e finalizações. Na sequência, os jogadores de linha que iniciaram a última partida entre os titulares fizeram um complemento físico, enquanto os demais disputaram simulações de jogo de nove contra nove em campo reduzido. O técnico Abel Ferreira reuniu todo o elenco para conversas por duas vezes ao longo dos trabalhos para transmitir orientações táticas.

O técnico Abel Ferreira, da SE Palmeiras, conversa como elenco durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

A preparação prosseguiu na manhã desta terça-feira (19) na Academia de Futebol. Antes de embarcar para o Rio de Janeiro, nossos guerreiros fizeram um treino tático de mais de 1h de duração. O Professor Abel Ferreira separou duas equipes no gramado, passou diversas orientações e praticou situações de jogo. Depois, os jogadores ensaiaram jogadas e bolas paradas.

O técnico Abel Ferreira, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Para esta partida o Professor Abel Ferreira tem todo o elenco à sua disposição, com exceção apenas do zagueiro Luan, que segue cronograma de recuperação devido a uma lesão na coxa esquerda.

É esperado que o Professor escale o Verdão com força máxima para este duelo. Será difícil gerenciar o elenco tendo o Derby com o nosso arquirrival Corinthians já no próximo sábado, pois ambas as partidas irão requerer nossa força máxima.

Sendo assim, o Professor Abel Ferreira montou um time no aparente esquema tático inicial 4-3-3, com o Weverton fechando o nosso gol; Piquerez na lateral esquerda e Marcos Rocha na lateral direita; Murilo e Gustavo Gómez na zaga; Zé Rafael, Danilo e Raphael Veiga no meio campo; Gustavo Scarpa, Rony e Dudu na linha de ataque. É o nosso time titular, praticamente o mesmo que enfrentou o Flamengo no último confronto entre as equipes, na partida da final da Libertadores, com o diferencial que naquela ocasião Mayke jogou no lugar de Marcos Rocha, Luan ainda não estava lesionado e atuou ao lado de Gustavo Gómez na zaga. Time com condições  de passar pelo Flamengo, mas não será tarefa fácil!

O Jogo

Diante de um Maracanã lotado, o Verdão e o Mengão começaram a primeira etapa se estudando bastante, jogando com certa cautela, para evitar que eventuais erros pudessem dar ao adversário a oportunidade de construir jogadas ofensivas ou contra-ataques que resultassem em gols.

Apesar deste cuidado, o Palmeiras se mostrou ofensivo, buscando oportunidades para criar jogadas mas encontrando um Flamengo igualmente ofensivo, o que resultou em um primeiro tempo relativamente equilibrado. Aos 17 minutos, tivemos uma boa oportunidade com o Dudu, que foi lançado pelo Weverton pela direita e rolou para Veiga finalizar, com a bola saindo pela linha de fundo!

Apenas 2 minutos depois ocorreu o inverso, com Veiga rolando para Dudu, que cortou para a esquerda para se livrar da marcação e finalizou, quase abrindo o placar no Maraca! Aos 29 minutos, boa chance com o Danilo, que arriscou de fora da área e a bola desviou na zaga adversária, com o goleiro Hugo fazendo a defesa!

O primeiro tempo seguiu equilibrado, com o Palmeiras trabalhando nas jogadas ofensivas, e com o Flamengo fazendo o mesmo, num jogo cá e lá! Já nos acréscimos, aos 47 minutos, tivemos uma excelente oportunidade numa jogada de Dudu, que rolou para o Danilo bater colocado e levando o goleiro Hugo a fazer uma bela defesa! Fim do primeiro tempo no Maracanã: Flamengo 0x0 Palmeiras.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. Mas houve uma alteração desnecessária na nossa postura dentro de campo. O Palmeiras jogou a segunda etapa totalmente recuado, numa postura defensiva excessiva que acabava com qualquer chance de construir jogadas no ataque ou de aproveitar oportunidades para o contra-ataque. Com isso o Flamengo se tornou ainda mais ofensivo que no primeiro tempo e veio pra cima, buscando abrir o placar.

Passamos o segundo tempo nos segurando na defesa e aos 28 minutos o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com o Gabriel Veron entrando no lugar de Gustavo Scarpa. O jogo seguiu na mesma, com o Verdão se fechando e com o Mengão pressionando. Aos 38 minutos, nova substituição, com o Breno Lopes entrando no lugar do Dudu.

Aos 43 minutos, novas substituições, com o Navarro e o Jailson entrando no lugar de Rony e Raphael Veiga. Apesar da melhora nos minutos finais da segunda etapa, o Verdão não conseguiu abrir o placar no Rio de Janeiro e a partida terminou empatada em 0x0!

Eu sabia que não seria uma partida fácil, afinal enfrentamos uma das melhores equipes do futebol brasileiro. Mas mesmo assim eu esperava mais do nosso Verdão. Foram dois tempos distintos, com o Palmeiras fazendo um bom primeiro tempo, equilibrado mas com o Verdão criando oportunidades de ataque e tivemos boas chances para abrir o placar.

Já na segunda etapa, o Palmeiras se fechou na defesa como se quisesse segurar um resultado inexistente, ou pior ainda, como se temesse tanto o Flamengo que não se considerasse capaz de sair pro jogo e atacar o time carioca. Nossa atuação no segundo tempo foi medíocre, para dizer o mínimo e embora nossa defesa tivesse sido bem sucedida em segurar os ataques do rubro-negro, esta posição de defesa exagerada nem de longe deveria ter sido a nossa atitude dentro de campo.

Me preocupa as condições físicas dos nossos jogadores, já que este time provavelmente será o mesmo que entrará em campo para o Derby do próximo sábado. Espero que o tempo de preparação e descanso seja suficiente para que nossos guerreiros recuperem as suas energias para enfrentar um duelo tão importante.

Hoje só ganhamos um ponto e por isso não tem Heineken!

Até a próxima partida e que nosso Verdão seja o vencedor!!

#AvantiPalestra

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Palmeirense de coração, contra o politicamente correto e a lacração nos esportes