
Esta Copa do Mundo tem tudo para ser do Brasil. Há tempos nossa seleção não tem um elenco tão qualificado ou em bom momento como agora, arrisco-me a dizer que a última copa com um bom elenco foi em 2006.
De 2006 para cá tivemos 3 edições, sem contar a de 2022, e em nenhuma delas o time estava tão bem como em 2022. Na copa de 2010 o técnico era o Dunga, que conseguiu montar um bom time mas sem nenhuma estrela que pudesse desestabilizar o adversário, vide a eliminação para a Holanda. Já em 2014 o vexame veio no jogo da semifinal contra a Alemanha, naquele fatídico dia 08 de Julho (lembro-me pois foi no dia do meu aniversário) no qual tomou o 7-1. Em 2018 o Brasil sofria uma NeymarDependencia, o que fez com que toda pressão estivesse sobre ele. Mas em 2022 a história está sendo diferente.
Não concordo com as táticas do Tite, mas ele conseguiu montar um time que tem sistema defensivo bem experimente, com um meio-campo que mescla a experiência de Casemiro e Fred com jogadores mais jovens como Bruno Guimarães e Paquetá. E o sistema ofensivo dispensa comentários, com exceção do Gabriel Jesus, pois para mim todos os outros deveriam estar onde estão e no lugar dele eu levaria o Gustavo Scarpa pela grande temporada que ele fez.
Agora não existe mais a NeymarDependencia, todo o time dependente do outro, o sistema ofensivo conta com jogadores que estão em grande fase, desde o Pedro do Flamengo ao Antony do United, todos estão jogando muito bem em seus clubes e possuem ânsia em gols.
Na zaga temos Thiago Silva e Marquinhos com a experiência de jogar contra os melhores do mundo. No gol temos um problema, mas dos bons, praticamente 3 dos 10 melhores goleiros do mundo são brasileiros e qualquer um que jogar sabemos que passa confiança. Nas laterais há anos não temos alguém do nível de Roberto Carlos e Cafu, mas os que estão no Catar tem que mostrar para que foram. E o meio campo tem armadores e volantes que sabem jogar de forma defensiva e ofensiva, e essa pode ser a arma secreta nesta copa.
O Brasil tem tudo para trazer o hexa, nenhuma outra seleção está tão bem preparada igual a canarinho!
Lucas Barboza, para Vida Destra Esportes, 23/11/2022. Sigam-me no Twitter! Vamos conversar sobre o meu artigo! @BarbozaLucaas
Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE
As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
- Esporte e Dignidade: O poder dos esportes na transformação de vidas - 20 de outubro de 2023
- Campo sintético no futebol profissional: Entre a Inovação e a tradição - 22 de agosto de 2023
- Desvendando o Espetáculo: WWE – O Universo de Emoções no Ringue - 9 de agosto de 2023



