Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 152: Palmeiras x Red Bull Bragantino – Paulistão 2023

Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Red Bull Bragantino – Paulistão 2023

Fase de Grupos – 10ª Rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, galera palestrina!

Seguimos na luta por mais um título do Campeonato Paulista e hoje entraremos em campo no Allianz Parque e receberemos a equipe do Red Bull Bragantino para partida válida pela 10ª rodada da competição estadual.

Vindo do empate em 2 a 2 no Derby com o nosso arquirrival Corinthians na partida realizada na última quinta-feira (16) e válida pela 9ª rodada do Paulistão, o Verdão é o único time ainda invicto e se classificou antecipadamente para as quartas de final. Com 21 pontos, a meta do Alviverde é garantir a liderança do Grupo D e da classificação geral para ter a vantagem de jogar as partidas das quartas, da semifinal e o segundo jogo da final em casa.

Histórico do Confronto

Palmeiras venceu mais da metade dos jogos contra o Massa Bruta

Palmeiras e Red Bull Bragantino mediram forças 53 vezes ao longo da história, e o Verdão venceu mais da metade dos confrontos: 31 vitórias, 11 empates, 11 derrotas, com 89 gols marcados e 47 gols sofridos. O duelo mais recente aconteceu no dia 03 de setembro de 2022, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro – empate por 2 a 2, no Allianz Parque.

Verdão nunca perdeu para o Massa Bruta como mandante pelo Paulista

Em 17 jogos, são 12 vitórias e cinco empates. A invencibilidade inclui jogos no Palestra Itália/Allianz Parque (oito vitórias e três empates), no Pacaembu (três vitórias e dois empates) e no Canindé (uma vitória).

Considerando todas as competições, o Palmeiras sofreu apenas um revés nos últimos 22 jogos como mandante contra o Red Bull Bragantino: 4 a 2 para o time do interior paulista, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro 2021. Atualmente, são duas vitórias consecutivas: 2 a 1, pelo jogo de volta da semifinal do Paulista 2022, e 2 a 0, pelo primeiro turno do Brasileiro 2022 – ambos os jogos aconteceram no Allianz Parque.

– Retrospecto geral contra o Red Bull Bragantino: 53 jogos, 31 vitórias, 11 empates, 11 derrotas, 89 gols marcados e 47 gols sofridos.

> Primeiro jogo: 07/04/1935 – Bragantino 0x4 Palestra Italia (gols de Caetano Imparato, Carrazzo, Fogueira e Nico) – Estádio Municipal de Bragança Paulista (Bragança Paulista-SP) – Amistoso;

> Último jogo: 03/09/2022 – Red Bull Bragantino 2×2 Palmeiras (gols de Cleiton, contra, e Merentiel) – Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista-SP) – Campeonato Brasileiro;

Na ocasião, o Professor Abel Ferreira mandou a campo: Weverton, Mayke, Kuscevic, Luan, Vanderlan, Danilo, Eduard Atuesta (Gabriel Menino, 15’/2ºT), Gustavo Scarpa (Zé Rafael, 22’/2ºT), Wesley (Dudu, 15’/2ºT), Manuel López (Rony, 15’/2ºT), Bruno Tabata (Miguel Merentiel, 22’/2ºT);

> Maior goleada: 12/04/1994 – Palmeiras 6×0 Bragantino (gols de Evair, duas vezes, Edmundo, duas vezes, Rincón e Edílson) – Estádio Palestra Itália (São Paulo-SP) – Campeonato Paulista;

– Retrospecto contra o Red Bull Bragantino pelo Campeonato Paulista: 32 jogos, 18 vitórias, 9 empates, 5 derrotas, 51 gols marcados e 22 gols sofridos.

Preparação

Após enfrentar o Corinthians na quinta-feira (16) o elenco palmeirense treinou na sexta-feira (17) na Academia de Futebol. Como sempre é feito, os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos na partida do dia anterior fizeram atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. O restante do grupo disputou um treino coletivo com dois tempos de 30 minutos que contou com a participação de jovens do elenco Sub-20 campeão da Copa São Paulo.

O jogador Vanderlan, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Nosso elenco folgou no sábado (18) e no domingo (19) e voltou a se reapresentar na Academia de Futebol na tarde da segunda-feira (20) para prosseguir com a preparação para o confronto de hoje. As atividades no campo foram técnicas – a primeira, só com os jogadores de linha, foi de posse de bola e marcação, e a segunda, de nove contra nove, foi com a presença dos goleiros.

Os jogadores Mayke e Breno Lopes (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação foi concluída na manhã da terça-feira (21) na Academia de Futebol. A primeira atividade foi posicional: com os jogadores dispostos em pontos específicos, foram aprimorados movimentações, passes, lançamentos, cruzamentos e finalizações. Na sequência, foi colocado em prática um trabalho recreativo e, por fim, mais um treino tático, com muitas orientações da comissão técnica de Abel Ferreira.

Os jogadores da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Escalação

Pendurados:   Jailson, Gabriel Menino, Dudu e Abel Ferreira (treinador)

Suspensos:     não há

Desfalque:      Marcelo Lomba (fratura de dedo na mão esquerda)

Já classificado para as quartas de final, o Palmeiras entra em campo com o propósito de se manter invicto e garantir a melhor campanha da fase de grupos para ter o direito de jogar as partidas das próximas fases em casa.

Com isso é esperado que o Professor Abel Ferreira mande o Palmeiras a campo com o nosso elenco titular: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Rony, Endrick e Dudu. Teremos que estar atentos com o nosso meio-campo, pois tanto Menino como o Jailson estão pendurados.

 

*Pré-Jogo concluído em 21/02/2023 às 21:30

*Escalação confirmada em 22/02/2023 às 20:30

 

Conforme esperado o Palmeiras entrará em campo com a seguinte escalação: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Murilo na zaga; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga no meio-campo; Rony, Endrick e Dudu na linha de ataque. O esquema tático inicial deve ser o 4-2-3-1.

É o nosso time principal e tem que ter condições de enfrentar e superar o time do Massa Bruta. Logicamente não deverá ser uma partida fácil e, no momento em que escrevo esta parte da resenha, o São Bernardo está temporariamente à frente do Palmeiras na classificação geral, o que nos obriga a vencer se quisermos nos manter na liderança e ter a vantagem de jogar os jogos das próximas fases em casa.

Creio na vitória por um placar de 2 a 1.

O Jogo

A partida realmente não foi fácil. Desde o início o Massa Bruta deu trabalho e o Palmeiras não se deixou intimidar, até pelo fato de jogar em casa diante de mais de 33 mil torcedores.

Nossa primeira oportunidade veio aos 9 minutos com um escanteio cedido pelo Juninho Capixaba. Na cobrança Raphael Veiga cruzou na área e Murilo subiu e desviou de cabeça e mandou a bola pra fora!

Aos 12 minutos tivemos nova oportunidade em escanteio, dessa vez cedido pelo Aderlan. Na cobrança a bola foi lançada na área e Zé Rafael finalizou do meio da área e foi travado por Natan, que nos cedeu novo escanteio.

Na cobrança Veiga cruzou na área e Rony subiu e desviou de cabeça para o fundo do gol do Cleiton! Placar aberto no Allianz Parque! Porco 1×0 Massa Bruta!

O gol fez o RB Bragantino crescer no jogo e nos pressionar. Foram muitas as jogadas do Massa Bruta que tiveram a finalização bloqueada pela nossa defesa. E foram muitas as faltas cometidas por ambos os times, mas as cometidas pelo Massa Bruta foram mais violentas e algumas mereciam cartão. A arbitragem foi um caso à parte, muito amadora em minha opinião.

Aos 31 minutos Gabriel Menino tentou um passe em profundidade para o Endrick, mas o nosso camisa 16 estava em posição irregular. Pouco depois, aos 35 minutos, Endrick recebeu um cartão amarelo. Apenas dois minutos depois Weverton também recebeu cartão amarelo por reclamação.

Aos 38 minutos Weverton tentou um passe em profundidade para Endrick, mas o garoto estava em posição irregular. Aos 40 minutos Marcos Rocha fez um lançamento sob medida para o Dudu na esquerda, que cortou para o meio e chutou colocado para a defesa do goleiro Cleiton.

O jogo seguiu intenso e após 4 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque. Placar parcial: Porco 1×0 Massa Bruta.

Foi um primeiro tempo intenso, com ambas as equipes pressionando bastante e produzindo um bom volume de jogo. Foram muitas as faltas cometidas pelas duas equipes e como já mencionei acho que a arbitragem deixou a desejar, pois muitas delas mereciam cartão amarelo. Como previsto o Red Bull Bragantino se mostrou um time difícil de ser batido, fazendo com que a partida fosse tão brigada quanto as partidas dos clássicos recentes.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. Nossa primeira chegada no ataque aconteceu logo no primeiro minuto, com o Marcos Rocha cruzando na área e Gómez subindo para desviar de cabeça e mandar a bola por cima da meta de Cleiton.

Pouco depois, aos 3 minutos, tivemos ótima oportunidade em uma recuperada de bola do Endrick no ataque, que tocou para o Dudu finalizar obrigando Cleiton a fazer a defesa!

Aos 14 minutos Juninho Capixaba arriscou a finalização de fora da área, mandou a bola no canto superior esquerdo do gol e obrigou Weverton a fazer bela defesa!

No minuto seguinte o Professor Abel Ferreira fez a nossa primeira substituição, com o Giovani entrando no lugar do Endrick. O Massa Bruta seguiu pressionando bastante e estava muito presente no nosso campo defensivo.

Aos 16 minutos Gabriel Menino sofreu falta dura no campo de ataque e Matheus Fernandes recebeu um cartão amarelo. Muitas outras faltas ocorreram ao longo da partida.

Aos 26 minutos Matheus Fernandes cruzou na área e Thiago Borbas desviou de cabeça mandando a bola no centro superior do gol obrigando Weverton a fazer nova defesa.

O Professor fez novas substituições aos 28 minutos com Mayke e Tabata entrando em substituição a Marcos Rocha e Veiga. Aos 33 minutos Natan cometeu falta em Rony no campo de ataque. O VAR chamou o árbitro para análise da jogada, pois o Rony teria   revidado a falta cometida. Foi um lance polêmico e, pelas imagens e pelo fato do VAR ter chamado o juiz, era esperada a expulsão do Rony, que ficou só no cartão amarelo. Deve ter sido uma tentativa do árbitro de compensar os cartões que não foram dados ao Massa Bruta por tantas faltas que cometeram contra nós.

Aos 39 minutos o Professor fez as nossas últimas substituições, com Jailson e Breno Lopes entrando em substituição a Gabriel Menino e Dudu. Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Breno Lopes recebeu do Rony, avançou até a linha de fundo e depois invadiu a área e chutou certeiro para ampliar o placar no Allianz Parque! Porco 2×0 Massa Bruta!

Após 8 minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque! Placar final: Palmeiras 2×0 Red Bull Bragantino.

Continuamos invictos na temporada!!!

Foi uma partida intensa e muito disputada. O Massa Bruta impôs a dificuldade que eu esperava e, graças a Deus, Weverton estava em mais uma noite inspirada e fechou o nosso gol, fazendo grandes defesas. Destaco o fato do RB Bragantino ter cometido 23 faltas nos nossos jogadores enquanto o Verdão cometeu apenas 7. Mesmo assim o árbitro Douglas Marques das Flores deu três cartões amarelos para o Palmeiras e apenas dois para o Massa Bruta, o que mostra claramente a sua incapacidade técnica.

A posse de bola foi relativamente equilibrada, com 55% para o Verdão e 45% para o Massa Bruta. O time de Bragança Paulista finalizou 21 vezes contra 8 do Verdão, porém fomos mais efetivos pois 5 das nossas finalizações foram ao gol contra apenas 8 das finalizações do RB Bragantino.

Creio que o grande destaque da partida foi o nosso paredão Weverton, que de fato fechou o nosso gol e foi efetivo sempre que exigido. Rony e Endrick fizeram boa partida, bem como o Zé Rafael e o Gabriel Menino, que jogaram muito.

Infelizmente os nossos dois laterais mostraram dificuldades e estiveram abaixo do normal. Bruno Tabata ainda não mostrou a que veio e desperdiçou uma bela jogada construída pelo Giovani, que o deixou na cara do gol.

Apesar da pressão foi uma boa partida, com dois times competindo dentro de campo e jogando um bom futebol. Com o resultado chegamos aos 24 pontos e mantemos a liderança do Grupo D e também a liderança geral da competição.

Vale lembrar que esta vitória é a 100ª vitória do Palmeiras sob o comando do Professor Abel Ferreira, uma marca expressiva e que merece ser devidamente registrada e comemorada!

O nosso próximo compromisso será no domingo (26) quando receberemos a Ferroviária no Allianz Parque para partida válida pela 11ª rodada da Fase de Grupos do Paulistão.

Até lá e #AvantiPalestra!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo no WhatsApp!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Palmeirense de coração, contra o politicamente correto e a lacração nos esportes