Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 159: Palmeiras x Água Santa – Final – Paulistão 2023

Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Água Santa – Final – Paulistão 2023

Final – Segundo Jogo

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos palmeirenses!

Chegou o tão aguardado dia do segundo jogo da final do Campeonato Paulista de 2023. Depois de uma semana de muita ansiedade, por conta dos dois reveses recentes, é chegada a hora do Palmeiras ir à forra e mostrar que de fato é campeão. Com a derrota por 2×1 no primeiro jogo, o Verdão precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para levar o título do estadual. Se vencer por apenas um gol a decisão será nos pênaltis.

Vindo da estreia com derrota na Copa Libertadores, para a equipe do Bolívar, jogando em La Paz na última quarta-feira (5), o Verdão entrará em campo decidido a afastar qualquer zica que possa impedi-lo de ser bicampeão estadual e também decidido a mostrar a força do atual campeão brasileiro.

 

Histórico do Confronto

 

PALMEIRAS VENCEU TRÊS DOS CINCO DUELOS COM O ÁGUA SANTA

> 2 a 1 pelo Campeonato Paulista 2020 (no Allianz Parque), 1 a 0 pelo Campeonato Paulista 2022 (novamente no Allianz Parque) e 1 a 0 pelo Campeonato Paulista 2023 (no Distrital do Inamar, em Diadema – SP). Os outros duelos terminaram com triunfo do rival: 4 a 1, pelo Paulista 2016, e 2 a 1, pelo jogo de ida da final do Paulista 2023 (ambos no Distrital do Inamar).

– Retrospecto contra o Água Santa: 5 jogos, 3 vitórias, 2 derrotas, 6 gols marcados e 7 gols sofridos.

> Primeiro jogo: 27/03/2016 – Água Santa 4×1 Palmeiras (gol de Robinho) – Prudentão (Presidente Prudente-SP) – Campeonato Paulista;

> Último jogo: 02/04/2023 – Água Santa 2×1 Palmeiras (gol de Endrick) – Arena Barueri (Barueri-SP) – Campeonato Paulista;

Na ocasião, o técnico Abel Ferreira mandou a campo: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo, Joaquín Piquerez (Vanderlan, Intervalo), Gabriel Menino (Fabinho, 25’/2ºT), Zé Rafael (Jaílson, 46’/2ºT), Raphael Veiga, Rony, Dudu (Giovani, 24’/2ºT), Breno Lopes (Endrick, Intervalo).

*Todos os jogos contra o Água Santa foram válidos pelo Campeonato Paulista

– Retrospecto contra o Água Santa como mandante: 2 jogos, 2 vitórias, 3 gols marcados e 1 gol sofrido;

Último jogo: 01/02/2022 – Palmeiras 1×0 Água Santa (gol de Dudu) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Paulista;

 

Preparação

 

Após a derrota no primeiro jogo da final, ocorrido no último domingo (2), o elenco alviverde se reapresentou na manhã da segunda-feira (3) na Academia de Futebol para dar início ao trabalho de preparação, para a estreia na Copa Libertadores e também para esta partida.

Na ocasião, os titulares fizeram atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência enquanto os demais realizaram atividades técnicas com o apoio das nossas Crias.

Na manhã de terça-feira (4) nossos reservas e parte das Crias da Academia viajaram à Bolívia para a partida de estreia na Copa Libertadores, enquanto os titulares (com exceção de Gabriel Menino) permaneceram em São Paulo e seguiram as atividades de preparação.

A delegação alviverde retornou da Bolívia na madrugada de quinta-feira (6) e se juntou aos atletas preservados da viagem, que já haviam trabalhado no Centro de Treinamento alviverde na terça (4) e na quarta-feira (5).

Os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos contra o Bolívar pela estreia na Copa Libertadores seguiram o cronograma de atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. No campo, os demais atletas realizaram um treino tático coletivo com participação de jovens do grupo de apoio da base; depois, praticaram cruzamentos e finalizações.

O jogador Endrick, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação prosseguiu na manhã da sexta-feira (7) na Academia de Futebol. Com foco na decisão, o Professor Abel Ferreira e sua comissão comandaram atividades táticas e técnicas.

O treinador separou duas equipes no gramado e orientou movimentações e posicionamento, entre outras jogadas. Em seguida, com a participação de jovens do grupo de apoio da base, o elenco disputou um treino técnico de enfrentamentos em campo reduzido. Para fechar, alguns jogadores ensaiaram cobranças de pênaltis.

O goleiro Weverton, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O Verdão encerrou a sua preparação na manhã do sábado (8). Após um trabalho recreativo, que inclusive contou com a participação do Professor Abel Ferreira, o elenco fez um ensaio tático de bolas paradas, além de atividades técnicas específicas de cada posição.

Os jogadores Dudu e Naves (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Escalação

Pendurados:   não há;
Suspensos:     não há;                                                                                        Desfalques:     Atuesta, Bruno Tabata, Mayke e Piquerez;

Além dos desfalques por lesões, o Professor Abel Ferreira também não poderá contar com os novos reforços, Richard Ríos e Artur, que já estrearam contra o Bolívar, mas não poderão disputar o Paulistão.

Com isso Endrick deve ganhar a vaga no ataque mais uma vez, já que Breno Lopes, titular na primeira final, também começou a partida diante do Bolívar, enquanto o garoto, reserva no domingo (2) e autor do gol contra o Água Santa, foi preservado.

É esperado que o Palmeiras entre em campo co a seguinte escalação: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Rony, Dudu e Endrick.

*Pré-Jogo concluído em 08/04/2023 às 21:00 horas;

*Escalação confirmada em 09/04/2023 às 15:00 horas;

A escalação foi confirmada e o Palmeiras entra em campo com a escalação esperada: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Vanderlan na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Murilo na zaga; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga no meio de campo; Rony, Dudu e Endrick na linha de ataque. O esquema tático inicial deve ser o 4-3-3.

É o nosso time principal, apenas com o Vanderlan cobrindo a ausência do Piquerez, ou seja, entraremos em campo com força máxima, o que deve ser mais que suficiente para revertermos o resultado negativo do primeiro jogo e nos sagrarmos campeões paulistas pelo segundo ano consecutivo.

 

O Jogo

 

“O Palmeiras é o time da virada!

O Palmeiras é o time do amor!

Lê lê lê lê lê lê lê lê lê!

Ô ô ô ô ô!”

O Allianz Parque recebeu o maior público já registrado em sua história (41.444 torcedores) para a segunda partida da final do Campeonato Paulista de 2023.

Bem diferente do que ocorreu no primeiro jogo da final quando o Palmeiras entrou em campo apático e irreconhecível, desta vez o Verdão entrou em campo com sangue nos olhos, disposto a jogar o que sabe e mostrar porque é o atual campeão estadual e brasileiro.

Mal o árbitro Raphael Claus apitou o início da partida e o Verdão já avançava sobre o Netuno, mostrando que dessa vez as coisas seriam diferentes. Aos três minutos Dudu partiu pela direita e cruzou na área, onde Gabriel Menino desviou de cabeça e levou perigo ao gol de Ygor Vinhas. Logo depois Raphael Veiga arriscou de fora da área, Didi desviou e nos cedeu escanteio. Na cobrança, Dudu cruzou na área e Murilo desviou de cabeça, mas mandou a bola pra fora!

Aos 7 minutos Murilo aproveitou sobra de bola na área e finalizou, mas Ygor conseguiu fazer a defesa! Pouco depois, aos 10 minutos, Gabriel Inocêncio arriscou de fora da área e Weverton fez uma bela defesa, indo buscar a bola no ângulo superior direito. Essa foi a única grande oportunidade do Netuno em toda a partida.

Aos 15 minutos, Gabriel Menino cobrou falta e a bola explodiu na barreira. No rebote o próprio Gabriel Menino chutou forte e mandou a bola no canto esquerdo do gol de Ygor Vinhas, abrindo o placar no Allianz Parque e igualando o placar agregado, tirando a vantagem do Netuno! Porco 1×0 Netuno!

O Palmeiras seguiu dominando a partida e não dando chances ao Netuno. Aos 22 minutos Vanderlan avançou pela esquerda e tocou na área para o Rony, que finalizou  mas mandou a bola pra fora!

Aos 27 minutos Dudu avançou pela direita e após uma sequência de dribles absurdos e desconcertantes, cruzou com precisão na área, onde Gabriel Menino estava para subir e desviar de cabeça, mandando a bola pro fundo do gol de Ygor! Placar ampliado com categoria no Allianz Parque! Porco 2×0 Netuno!

Gabriel Menino levou cartão amarelo por comemoração excessiva.

O Verdão estava avassalador dentro de campo, o Netuno não conseguia jogar e as poucas oportunidades de contra-ataque que surgiam eram logo bloqueadas pela nossa defesa.

Aos 34 minutos chegamos mais uma vez no ataque, com o Gabriel Menino dando um passe para o Rony na área, que finalizou com Ygor Vinhas defendendo, mas soltando a bola, e na sobra Endrick não perdoou e guardou o dele no fundo do gol, ampliando ainda mais o placar no Allianz Parque! Porco 3×0 Netuno!

Com este placar a partida estava praticamente liquidada, já que nesse momento o placar agregado era Palmeiras 4×2 Água Santa, o que exigiria que o Netuno fizesse dois gols se quisesse levar a decisão para os pênaltis. Seria uma tarefa muito difícil diante da pressão feita pelo Verdão, que dominava a partida com facilidade.

Aos 38 minutos Dudu recebeu cartão amarelo num lance que, em minha opinião, deveria render a expulsão dos dois jogadores envolvidos. Porém, Claus foi chamado pelo VAR, mas não deu cartão vermelho a nenhum dos dois jogadores envolvidos no lance.

Mesmo com o placar favorável, o Verdão não tirou o pé e aos 44 minutos tivemos mais uma boa oportunidade de gol, com o Gabriel Menino carregando pelo meio e finalizando com Ygor fazendo boa defesa, mas nos cedendo escanteio. Na cobrança Veiga cruzou na área, Gómez subiu e desviou de cabeça, mas a bola foi pra fora.

Após 3 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque. Placar parcial: Palmeiras 3×0 Água Santa.

Jogando em alta rotação, o Verdão dominou a partida, tirou a vantagem do Netuno e virou o placar com facilidade, mostrando sua superioridade tática e técnica. Chamou a atenção a forma como o jogo coletivo do Palmeiras funcionou com a precisão de um relógio suíço! Também chamou a atenção o fato de todos os jogadores estarem jogando em alto nível, todos focados.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time! O Verdão diminuiu o ritmo, mostrando que no segundo tempo o time iria administrar o resultado.

Aos 7 minutos tivemos boa oportunidade em cobrança de escanteio, com o Vanderlan finalizando de fora da área, mas mandando a bola pra fora.

Aos 19 minutos o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com Flaco López, Fabinho e Garcia entrando em substituição a Dudu, Veiga e Endrick. Aqui é necessário registrar que Veiga tinha sentido a coxa e estava jogando com a coxa enfaixada.

Com estas substituições, o Professor reforçou a nossa defesa, com o Marcos Rocha passando a atuar como um terceiro zagueiro e o Garcia reforçando a lateral direita. Achei bacana o Flaco e o Fabinho receberem a chance de ganhar minutagem, e confesso que fiquei feliz de não ver o Jailson entrando em campo.

Aos 23 minutos tivemos uma nova oportunidade de ampliar o placar numa sobra de bola, com o Gabriel Menino matando no peito e finalizando, mas mandando a bola pra fora!

Aos 24 minutos Murilo tocou a bola com a mão e recebeu um cartão amarelo.

Apenas três minutos depois, Rony tocou a bola para o Flaco López, que com uma frieza incrível se livrou de dois marcadores e finalizou com categoria para ampliar ainda mais o placar no Allianz Parque! Gol de centroavante! Porco 4×0 Netuno!

Aos 34 minutos Vanderlan recebeu cartão amarelo após cometer falta em Júnior Todinho. Dois minutos depois Zé Rafael também recebeu cartão amarelo após cometer falta em Igor Henrique.

Aos 37 minutos O Professor fez novas substituições, com Jhon Jhon entrando em substituição ao Gabriel Menino.

Já no final da etapa final, aos 44 minutos, Fabinho deu um passe em profundidade para o Rony, que finalizou do meio da área, mas mandou a bola pra fora! No minuto seguinte o Professor fez a nossa última substituição, com o Breno Lopes entrando no lugar do Rony.

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Flaco López recebeu cartão amarelo após falta cometida em Marcondes. Depois de três minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque, com o Verdão conquistando o seu 25º título do Campeonato Paulista, e esta edição tem uma taça especialmente confeccionada em homenagem ao Rei Pelé! Placar final: Palmeiras 4 (5) x 0 (2) Água Santa.

Que jogo, meus amigos! Que jogo!

Esse é o Palmeiras que gostamos de ver em campo! Frio, calculista, indo pra cima sem dar chances de reação ao adversário e controlando a partida com a tranquilidade de quem é superior.

Com todo o respeito ao Água Santa, que merece os parabéns por chegar nessa final, mas estamos em outro patamar e o nosso futebol tinha que refletir isso. O que aconteceu no primeiro jogo foi um acidente de percurso. Um acidente que deixou muitos de nós, eu inclusive, preocupados com o que poderia ocorrer nessa partida.

Felizmente nossos jogadores sabem reagir quando são chamados à responsabilidade e fazem bem o que precisa ser feito. O que vimos foi a atuação do Palmeiras que vem acumulando títulos nos últimos anos e a consolidação da nossa hegemonia no futebol paulista.

Todos os nossos jogadores tiveram boas atuações em campo nessa partida, mas gostaria de destacar as atuações de Zé Rafael, que jogou muito! Gabriel Menino, autor de dois dos quatro gols alviverdes e que tem mostrado que sabe jogar sob a pressão de jogos decisivos; e Dudu, que jogou MUITO e mostrou a habilidade de um verdadeiro craque dentro de campo, mostrando que não precisa marcar gols para ser decisivo em finais.

Também merecem menção Flaco López, que marcou contra o Bolívar e também contra o Água Santa, mostrando que merece sequência, assim como o Endrick, que marcou nos dois jogos da final do Paulistão.

“Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe ô!

Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe ô!

Eu sou Palmeiras sim senhor!

E tomo todas que vier!

Eu canto o meu Porco!

Meu único amor!”

Agora que o Paulistão terminou, vamos concentrar as nossas atenções nas três grandes competições que estamos disputando e o nosso próximo compromisso será na quarta-feira (12) quando receberemos a equipe da Tombense no Allianz Parque, para partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil.

Vamos juntos em busca de mais um título!

Até lá e #AvantiPalestra!!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo no WhatsApp!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Palmeirense de coração, contra o politicamente correto e a lacração nos esportes