Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 170: Palmeiras x Fortaleza – Copa do Brasil 2023

Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Fortaleza – Copa do Brasil 2023

Oitavas de Final – Jogo de Ida

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, galera palestrina!

O Palmeiras vira a chave e hoje entra em campo no Allianz Parque para enfrentar a equipe do Fortaleza no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Este será o primeiro confronto entre as equipes pela Copa do Brasil.

Histórico do Confronto

> RETROSPECTO GERAL CONTRA O FORTALEZA: 19 jogos, 8 vitórias, 5 empates, 6 derrotas, 41 gols marcados e 19 gols sofridos.
– Primeiro jogo: 22/12/1960 – Fortaleza 1×3 Palmeiras (gols de Romeiro, duas vezes, e Humberto Tozzi) – Estádio Presidente Vargas (Fortaleza-CE) – Campeonato Brasileiro | Taça Brasil (final, jogo de ida);
– Último jogo: 02/11/2022 – Palmeiras 4×0 Fortaleza – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro;
– Maior sequência invicta: Palmeiras, cinco jogos (entre 22/10/2005 e 22/09/2019, com três vitórias e dois empates);
– Maior sequência de vitórias: Palmeiras, de três jogos (entre 08/11/2006 e 22/09/2019)
– Maior sequência sem sofrer gols: Palmeiras, de quatro jogos (entre 06/08/2006 e 22/09/2019);
– Maior goleada: 28/12/1960 – Palmeiras 8×2 Fortaleza (gols de Chinesinho, duas vezes, Cruz, duas vezes, Zequinha, Romeiro, Julinho Botelho e Humberto Tozzi) – Pacaembu (São Paulo-SP),  Campeonato Brasileiro | Taça Brasil (final, jogo de volta);
– Jogador com mais jogos: Weverton (8);
– Jogador com mais gols: Mirandinha (3);
– Técnico com mais jogos: Abel Ferreira (4);

*Todos os jogos do Palmeiras contra o Fortaleza foram pelo Campeonato Brasileiro

> Retrospecto contra o Fortaleza como mandante: 9 jogos, 6 vitórias, 3 derrotas, 31 gols marcados e 8 gols sofridos.

> Retrospecto contra o Fortaleza no Palestra Italia/Allianz Parque: 6 jogos, 4 vitórias, 2 derrotas, 17 gols marcados e 5 gols sofridos.

> Retrospecto contra o Fortaleza no Allianz Parque: 4 jogos, 3 vitórias, 1 derrota, 13 gols marcados e 3 gols sofridos.

Preparação

Após o empate com o Red Bull Bragantino na partida realizada no sábado (13) válida pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, o elenco alviverde descansou no domingo (14) e se reapresentou na manhã da segunda-feira (15) na Academia de Futebol para dar início à sua preparação para este confronto.

Enquanto os titulares da última partida seguiram seus cronogramas regenerativos na parte interna do Centro de Excelência, o restante do grupo participou de trabalhos táticos e técnicos no gramado. Os jogadores praticaram posse de bola, marcação e precisão nos passes na primeira parte e um enfrentamento de seis contra seis em campo reduzido na segunda parte.

Os jogadores Rafael Navarro e Richard Ríos (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação prosseguiu na manhã da terça-feira (16) na Academia de Futebol. O lateral-direito Marcos Rocha, recuperado de lesão na coxa esquerda, iniciou a transição física e foi a novidade no campo em trabalho à parte com membros do Núcleo de Saúde e Performance.

Para os demais atletas, a comissão técnica realizou trabalhos táticos e técnicos, com ênfase em aspectos como posicionamento, movimentações, marcação e construção de jogadas, entre outros. Em seguida, o elenco disputou o tradicional rachão.

Os jogadores Gabriel Menino e Zé Rafael (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Escalação

Pendurados:       não há;
Suspensos:         não há;
Desfalques:        Atuesta (lesão no joelho direito), Marcos Rocha (transição física), Murilo (luxação no ombro direito), Giovani (Seleção Brasileira Sub-20) e Artur (já atuou por outra equipe na competição);

Para esta partida, além dos desfalques por lesão, o Professor Abel Ferreira não poderá contar com o atacante Artur, que não pode disputar os jogos da Copa do Brasil pelo Palmeiras por já ter atuado na competição pelo Red Bull Bragantino. Por outro lado Zé Rafael e Piquerez, que estavam suspensos e não jogaram pelo Brasileirão contra o Red Bull Bragantino, devem ser titulares no confronto contra o Fortaleza.

A única dúvida é em relação ao substituto de Artur: Flaco López e Endrick são os favoritos para começarem jogando. Bruno Tabata, que vinha sendo o titular antes de ficar fora por lesão, é outra opção.

Por este motivo é esperado que o Palmeiras entre em campo com a seguinte escalação: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Dudu, Rony e Flaco López.

 

*Pré-Jogo concluído em 17/05/2023 às 17:00 horas.

*Escalação confirmada em 17/05/2023 às 18:00 horas.

 

O Palmeiras vai a campo com um time quase idêntico ao que era esperado, apenas com o Bruno Tabata entrando ao invés de Flaco López. A escalação confirmada: Weverton fechando o nosso gol; Mayke na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Luan na zaga; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga no meio de campo; Dudu, Rony e Bruno Tabata na linha de ataque. Segundo foi divulgado, a formação tática básica deve ser a 4-2-3-1.

Mesmo sem o Artur é um time forte, praticamente a nossa força máxima. Por isso creio que conseguiremos a vitória, mas não deverá ser uma partida fácil, já que o Fortaleza é um time bem organizado, que está invicto há treze partidas. O Leão do Pici está sob o comando de Juan Pablo Vojvoda que, ao lado de Abel Ferreira, é um dos mais longevos técnicos da elite do futebol nacional.

Meu palpite é de uma vitória alviverde por 2×0, com gols de Dudu e Gustavo Gómez!

O Jogo

O Verdão iniciou a partida com um bom ritmo e rapidamente ocupou espaços e passou a ditar o ritmo do jogo. A nossa primeira grande oportunidade de abrir o placar veio aos 4 minutos, com o Veiga dominando e finalizando na área depois de jogada ensaiada em cobrança de escanteio, mas mandando a bola pra fora!

Aos 7 minutos a arbitragem viu falta do Caio Alexandre no Rony durante jogada na grande área e assinalou pênalti. O juiz demorou mais de três minutos pra autorizar a cobrança, pra ver se o VAR se manifestava, mas prevaleceu a decisão de campo. Veiga foi para a marca da cal e quando isso acontece, os goleiros adversários tremem! Como esperado, Veiga converteu e abriu o placar no Allianz Parque! Porco 1×0 Leão do Pici!

O Verdão seguiu mantendo a pressão e o Fortaleza cometeu muitas faltas. Aos 15 minutos Yago Pikachu recebeu cartão amarelo após falta pesada em Rony.

Dois minutos depois Veiga tocou para o Tabata, que estava do lado direito da área e finalizou, mas o goleiro fez a defesa e nos cedeu um escanteio. Veiga foi para a cobrança e levantou a bola na área, Gómez desviou de cabeça, a zaga tentou tirar e depois de um bate e rebate rápido na área Tabata guardou a bola no fundo do gols dos cearenses! Placar ampliado no Allianz Parque! Porco 2×0 Leão do Pici.

O Fortaleza tentava reagir, mas era rapidamente anulado pelo Verdão. Aos 25 minutos Juan Lucero tentou um passe em profundidade para Romarinho, que estava impedido.

Aos 35 minutos o árbitro marcou falta após a bola ter supostamente tocado o braço do Gabriel Menino. Romarinho foi para a cobrança e arriscou de fora da área, mas a finalização foi bloqueada.

No minuto seguinte Dudu tentou um passe em profundidade para Tabata, mas ele estava em posição irregular. Aos 40 minutos Piquerez tentou a finalização de fora da área, mas o lance foi bloqueado pela defesa.

Pouco depois, aos 42 minutos, Zé Rafael recebeu do Dudu e arriscou de fora da área, mas a finalização foi bloqueada pela defesa. Na sequência houve um contra-ataque do Leão, talvez a melhor chance do Fortaleza na primeira etapa, com o Tinga tocando para o Romarinho, que arriscou de fora da área, mas a finalização foi bloqueada pelo Gómez, que cedeu escanteio ao Leão do Pici. Romarinho cobrou o escanteio com um cruzamento na nossa área e Zanocelo desviou de cabeça, mas Weverton fez a defesa.

Após 7 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque. Placar parcial: Palmeiras 2×0 Fortaleza.

Foi um primeiro tempo bem mais tranqüilo do que eu esperava. O Palmeiras controlou as ações com facilidade e deu poucas chances ao Fortaleza. Com dois gols no placar, o Verdão seguiu tranqüilo para o intervalo. O time não sentiu a ausência do Artur na primeira etapa.

Voltamos para o segundo tempo sem alterações no time. A primeira chegada no ataque foi do Leão do Pici, logo no primeiro minuto de jogo, em jogada na qual Lucas Crispim tocou para Titi, que arriscou de fora da área, mas Weverton fez a defesa.

O Fortaleza voltou para o segundo tempo disposto a recuperar o tempo perdido e tentou ser mais ofensivo, buscando criar mais jogadas que na etapa inicial. O Fortaleza procurou explorar as bolas de fora da área com a intenção de pegar o Weverton desprevenido, como aconteceu em partidas recentes. Com cinco minutos de jogo, Romarinho tocou para o Hércules, que arriscou de fora da área, mas a bola foi pra fora.

Aos 10 minutos tivemos uma boa oportunidade após troca de passes entre Veiga, Dudu e Gabriel Menino, com o Menino sendo travado na hora de concluir a jogada. Na sequência houve sobra de bola e Menino mais uma vez tentou a finalização, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Pouco depois, aos 18 minutos, quase ampliamos o placar depois que o Rony fez um cruzamento perfeito para o Veiga, que estava no meio da área e desviou de cabeça mandando a bola na trave! Que jogada linda!

Uma das melhores oportunidades do fortaleza veio aos 20 minutos, com o Caio Alexandre recebendo de Tomás Pochettino na área e finalizando, obrigando o Weverton a fazer a defesa e evitar que a bola entrasse no lado inferior direito do seu gol.

Aos 27 minutos o Professor Abel Ferreira fez a nossa primeira substituição, com o Luís Guilherme entrando em substituição a Bruno Tabata.

Mal tinha acabado de entrar em campo, Luís Guilherme recebeu um passe do Veiga e arrancou numa velocidade absurda pela direita, deixou a marcação comendo poeira e finalizou quase ampliando o placar, para desespero dos adversários que nem viram direito o que aconteceu!

Poucos minutos depois, aos 35, Luís Guilherme surpreendeu mais uma vez os adversários, dessa vez com dois chapéus em sequência. A desenvoltura do garoto da nossa base traduzia o que era o Palmeiras em campo: livre, leve e solto, apesar de todas as tentativas do Fortaleza de conter o Verdão, que já nem pressionava tanto.

No minuto seguinte o Professor fez novas substituições, com Richard Ríos e Breno Lopes entrando em substituição a Raphael Veiga e Dudu.

Aos 43 minutos, pouco depois de entrar em campo, Richard Ríos recebeu a bola no meio da área em um cruzamento de Breno Lopes, driblou o zagueiro de forma desconcertante e finalizou, guardando o dele e ampliando o placar no Allianz Parque! Porco 3×0 Leão do Pici!

Já nos acréscimos, aos 47 minutos, o Professor fez as nossas últimas substituições, com o Fabinho e o Navarro entrando em substituição ao Gabriel Menino e o Rony.

Após 6 minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque! Placar final: Palmeiras 3×0 Fortaleza.

Foi uma bela partida! E muito mais tranqüila do que eu imaginava! Eu esperava uma partida difícil, com um adversário que atacasse mais e nos obrigasse a nos defender com maior frequência.

Gostei da partida do Veiga, que a meu ver foi o melhor em campo. Com ele atuando o nosso meio de campo passou a funcionar muito bem e os gargalos que a gente tinha diminuíram bastante, embora ainda existam.

Luís Guilherme mostrou grande potencial, certamente ainda nos trará muitas alegrias! Richard Ríos fez o seu primeiro gol no Allianz Parque e mostrou que a sua experiência no Futsal poderá nos dar boa vantagem quando ele estiver totalmente integrado ao estilo de jogo do Palmeiras.

Vale destacar que os reforços que vieram nesta temporada renderam frutos muito mais rapidamente que os que vieram anteriormente.

Tabata, que entrou com a responsabilidade de cobrir a ausência de Artur, fez uma partida regular, sem apresentar nada excepcional, mas também sem comprometer a qualidade do time.

Com o resultado conquistado em casa iremos para o jogo de volta no Castelão mais leves, já que a responsabilidade de virar o placar agora está sobre o Fortaleza.

Nosso próximo compromisso será no sábado (20) quando iremos até a Vila Belmiro enfrentar o Santos no Clássico da Saudade válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

Até lá e #AvantiPalestra!!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo no WhatsApp!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Palmeirense de coração, contra o politicamente correto e a lacração nos esportes