A Associação Portuguesa de Desportos é um clube poliesportivo brasileiro com sede em São Paulo que tem como modalidade esportiva principal o futebol. Foi fundada em 14 de agosto de 1920 por membros da comunidade portuguesa radicados na capital paulista e suas cores são o vermelho e o verde, em alusão à bandeira nacional de Portugal. A Associação Portuguesa de Desportos tem a honra de ser o clube mais antigo da cidade de São Paulo, ainda em atividade. O clube já conquistou diversos títulos ao longo de sua história, como o Campeonato Paulista de Futebol de 1945 e o Torneio Rio-São Paulo de 1947. A Associação Portuguesa de Desportos é conhecida nacionalmente por seu time de futebol, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro desde 2015. Além disso, o clube também conta com outras modalidades esportivas, como basquete, voleibol, futsal, handebol, tênis, natação e taekwondo.
Quinto maior clube paulista ativo em títulos estaduais, participações na elite e número de pontos conquistados no Campeonato Paulista, passa por um momento de crise e declínio no futebol profissional, desde o título do Campeonato Brasileiro Série B de 2011 e permanência na elite em 2013, até 2018, quando não se classificou para nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro pela primeira vez desde o início da era moderna da competição, em 1971.
A Lusa, como também é conhecida, já contou com grandes jogadores da história do futebol brasileiro. Djalma Santos, Julinho Botelho, Félix, Leivinha, Marinho Peres, Enéas, Roberto Dinamite, Dener e Zé Roberto foram só alguns dos grandes futebolistas que jogaram pela equipe paulistana em seus mais de 5000 jogos. Teve 6 jogadores convocados para a Seleção Brasileira em 4 Copas do Mundo (1954, 1958, 1962 e 1970), das quais em 3 o Brasil foi campeão. A Lusa também foi destaque nos campeonatos Paulista, sendo bicampeã em 1955/56 e 1961/62. Além disso, foi vice-campeã em quatro oportunidades (1951/52, 1958/59, 1959/60 e 1963/64).
No fim dos anos 80, a equipe enfrentou graves problemas financeiros e teve que se desfazer de muitos de seus jogadores, o que resultou em um período de muitas dificuldades. Apesar disso, a Lusa conseguiu se reerguer e, nos anos 90, voltou a conquistar títulos e a figurar entre os grandes times do futebol brasileiro.
A maior goleada da história da Portuguesa aconteceu longe da torcida. Foi na Bolívia, no dia 2 de fevereiro de 1970 e o adversário era o Ferroviário, da cidade de Oruro. O time da Lusa com sua reputação de tri-fita azul, acabou fazendo uma média de três gols para cada mil metros de altitude de Oruro. O jogo terminou 12–0 para a Portuguesa.
A Leões da Fabulosa é a mais antiga e tradicional torcida organizada da Portuguesa. Fundada em 26 de fevereiro de 1972, a Leões da Fabulosa foi a primeira torcida organizada do clube do Canindé. O nome surgiu de uma frase marcante para narrar a entrada da Portuguesa no gramado: “Entram em campo os leões da Portuguesa com a sua fabulosa torcida.” A Leões da Fabulosa é reconhecida como uma das mais importantes e influentes torcidas organizadas do Brasil, e seu trabalho e engajamento no apoio à Portuguesa tem sido fundamental para o clube ao longo dos anos. A torcida se destaca no apoio incondicional ao time, nas manifestações culturais e nas campanhas em defesa dos interesses do clube. Além disso, a Leões da Fabulosa também tem trabalhado na conscientização de seus membros para o respeito ao ambiente de jogo e às leis de torcida.
Segundo pesquisas do Instituto DATAFOLHA realizadas em 2007 e 2008, a Portuguesa possuía 0,3% da torcida dos paulistas, atrás dos outros quatro times tradicionais do Estado (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo), assim como do Flamengo.
Em 2000 e 2001, a Lusa aparecia com 1,25% e 0,77% dos torcedores, como aparece com mais de 1% em vários momentos da década de 1990, valores significativos considerando os mais de 41 milhões de população do Estado de São Paulo, lembrando que a margem de erro dessas pesquisas costuma ser de cerca de 2%, o que afeta bastante a Portuguesa nos resultados finais, muitas não espelhando a realidade dos números, em função destas margens de erro.
É importante destacar também que a Portuguesa possui uma base de torcedores significativa, com um seguimento importante nas redes sociais e nos estádios, mesmo com o baixo percentual de torcedores que apontam as pesquisas do Instituto DATAFOLHA. Isso demonstra o quanto a Lusa é um time com torcida apaixonada e fiel, o que é muito positivo para o futuro do clube.
Os maiores rivais da Portuguesa na cidade e no estado de São Paulo, com base na quantidade de partidas realizadas, anos de disputa e repercussão na mídia especializada, são Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. Estes são os principais rivais da Portuguesa no estado de São Paulo desde sua criação, em 1920.
O Corinthians foi o primeiro grande rival da Portuguesa, já que nas primeiras décadas de existência do clube, eles eram os principais adversários dos jogos disputados no estado de São Paulo. O Palmeiras, Santos e São Paulo também desempenharam papel importante na história de disputa entre as equipes.
Todos esses clubes disputaram várias partidas contra a Portuguesa ao longo dos anos e sempre despertaram grande interesse da mídia especializada. As partidas entre a Portuguesa e seus principais rivais são sempre disputadas com grande emoção e são consideradas partidas de alto nível. Além disso, muitas vezes os resultados dessas partidas têm grande influência nos campeonatos disputados nos anos seguintes.
No ano de 2023 a Lusa voltará a disputar a elite do Campeonato Paulista de futebol, sonhando alto com um desempenho que volte a levar novamente o time para as competições nacionais e consiga novamente o destaque no Brasil, se não for sonhar muito poderia ser a nova versão da BarceLusa.
Lucas Barboza, para Vida Destra Esportes, 10/01/2023. Sigam-me no Twitter! Vamos conversar sobre o meu artigo! @BarbozaLucaas
Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo no WhatsApp!