Vida Destra

Informação é Poder!

Editoriais e Artigos

A volta dos campeonatos estaduais

Depois da piada de não ter copinha ter chego ao fim, o futebol profissional voltou à rotina e com isso as antigas zoações e zebras pelo Brasil estão de volta. Quem não gosta de ver estaduais não gosta do futebol raiz, de um futebol que nos rende grandes emoções, quem não se lembra da final do paulista entre o poderoso Santos e o Audax de Osasco? A maioria do estado queria ver o time da grande São Paulo campeão, ou então, os mais velhos devem lembrar de quando o América-RJ botava o terror no Cariocão. Essa é a graça do nosso futebol.

Em um país com milhares de clubes e poucas divisões há grandes histórias de superação e zebras nesses campeonatos, times tradicionais estão quase falidos e times que antes eram desconhecidos começaram a “tocar o terror” em seus estados. Vale lembra que o Campeonato Paulista é o mais disputado e com mais times em divisões dos campeonatos nacionais.

Times do interior dos estados também possuem seus charmes e historias, principalmente quando ocorre as famosas zebras como no Paulistão de 2014 com o Ituano, no Gauchão com o Novo Hamburgo e no Paranaense com o Operário em 2015, todas essas são zebras que apenas os estaduais podem nos proporcionar.

Quem não gosta dos estaduais não entende a nobreza dessas competições, podemos não ter gramados como os dos grandes clubes europeus ou estrelas como Messi, Cristiano Ronaldo ou Neymar, mas temos nomes que com certeza ficarão guardados em suas memorias, como o de Flavio Caça-Rato, Marcelinho Paraíba, Finazzi e Kerlon “Foquinha”, você já ouviu falar de algum deles e com certeza foi nos estaduais!

Claro que nem tudo são flores, a maioria dos clubes fora dos grandes centros disputam os estaduais e fica por isso mesmo, acaba a temporada deles ali, por isso muitos jogadores acabam por dar seu “sangue” em campo e quiçá conseguir uma transferência para um clube maior.

Devemos, mais do que nunca, aproveitar os meses dos estaduais para torcer pelas zebras (claro que nunca contra nosso clube de coração) e que clubes como Portuguesa, Bangu, Sampaio Correia e outros voltem a ter um destaque nos campeonatos nacionais, mas tudo começa nos estaduais!

 

 

Lucas Barboza, para Vida Destra, 02/02/2022.                                                                Sigam-me no Twitter! Vamos conversar sobre o meu artigo! @BarbozaLucaas

 

Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Paranaense, formado em logística e MBA em gestão de projetos, estudante de economia e história. Apaixonado pelos esportes em equipes e principalmente pelo São Paulo FC e Green Bay Packers.