Vida Destra

Informação é Poder!

Conexão Japão Sociedade

As redes sociais e a liberdade de expressão

Nos últimos tempos temos ouvido muitas pessoas falando em Democracia e se referindo às supostas ameaças que uma pequena parcela da população fizeram ao regime democrático brasileiro. É óbvio que não há ameaça concreta, na verdade as pessoas estão apenas usando a liberdade de expressão garantida na nossa Constituição, e que é um princípio democrático, para expressar a sua indignação com um estado de coisas que não se pode suportar sem protestar!

A tal pandemia provocada pelo vírus chinês trouxe à tona as verdadeiras intenções de várias pessoas, desmascarando políticos que até pouco tempo atrás se apresentavam como defensores da democracia, mas que não pensaram duas vezes em jogar pela janela todos os princípios democráticos garantidos em cláusulas pétreas da nossa Constituição, e promover a instauração de um Estado autoritário, invasivo, abusivo, opressor e repressor!

Se não bastasse tudo isto, nós cidadãos também estamos à mercê da boa vontade dos CEOs das empresas que administram as redes sociais, que também são tiranetes que ignoram os direitos das pessoas e colocam as regras de uso de seus serviços acima das nossas leis e da nossa Constituição. Quem nunca foi vítima de um “castigo” aplicado pelas redes sociais? Quem nunca teve um conteúdo pessoal arbitrariamente deletado? Quem nunca teve sua conta bloqueada ou banida por publicar aquilo que se está pensando?

Fala-se muito em Democracia e em liberdade de expressão, mas em muitos casos não passam de discursos vazios! Afinal temos total liberdade de nos expressar, desde que obedeçamos às regras politicamente corretas e desde que o conteúdo que queremos publicar esteja de acordo com os padrões morais dos censores contratados para criar os algorítimos de controle e monitoramento das redes! Ouse escrever uma publicação contendo palavras consideradas inapropriadas por estes censores e você será sumariamente punido! Tudo feito democraticamente em nome do politicamente correto!

As redes sociais tem se tornado um verdadeiro campo minado, onde temos que caminhar com cuidado, pois qualquer descuido poderá nos custar caro! Já vi pessoas perderem suas contas pessoais, com conteúdo de anos de interação com outras pessoas, por pura bobagem! É justo que todo o conteúdo das nossas contas seja perdido assim, de forma arbitrária? Os administradores das redes sociais são hipócritas, que transformaram um ambiente que deveria promover o livre debate em um campo dominado por um pensamento único, que não permite a livre manifestação de quem pense o contrário! A repressão nas redes sociais cresce com a mesma velocidade com a qual as novas mídias se desenvolvem. E hoje, além de cercearem a nossa liberdade de expressão, usam os aplicativos para nos monitorar e para tentar direcionar nosso comportamento, nossos hábitos de consumo e nossa maneira de pensar! O Grande Irmão tem muitas maneiras de nos vigiar, controlar e censurar! Dória que o diga!

Os acontecimentos atuais nos mostram que precisamos estar atentos quanto a nossa liberdade, seja na vida real, seja no ambiente virtual. Devemos lutar para preservar os valores democráticos e para aprovar uma legislação que obrigue as empresas que administram as redes sociais a respeitarem nossos direitos garantidos em lei. Estas empresas não podem continuar se colocando acima do bem e do mal, decidindo sobre questões que dizem respeito a privacidade das pessoas, como se as leis não se aplicassem a elas!

As redes sociais são ótimas ferramentas para divulgação de ideias e de informação! Também são ótimas ferramentas para facilitar a interação entre as pessoas! São muito importantes em nosso dia a dia, e justamente por isso precisamos nos esforçar para que sejam administradas de forma correta! Não é algo simples, afinal hoje em dia todas as coisas acabam servindo a algum tipo de interesse, e nesse caso é um interesse que envolve poder econômico e político. Mas não podemos nos render a essa gente, que nos enxerga como seres incapazes de pensar por conta própria, meros peões nesse tabuleiro! Chega de censura e de autoritarismo! São intoleráveis, seja na vida real ou na vida virtual!

 

Sander Souza, para Vida Destra, 02/05/2020

Sigam-me no Twitter! Vamos debater o assunto! @srsjoejp

10 COMMENTS

  1. Ótimo artigo meu amigo. Nosso último bastião da liberdade são as redes sociais funcionando de forma livre.
    Lembrando que na China, existem redes sociais mas o conteúdo é controlado pelo PCC, que esses tempos sombrios não apareçam por aqui.

    • Obrigado, meu amigo! Devemos lutar para preservar todas as formas de liberdade que nos são garantidas na lei! E que o sol da liberdade, em raios fulgidos, continue a brilhar no céu da nossa pátria!

  2. Olá, meu amigo, será que já não estamos vivendo sob o jugo de um governo globalista? Os povos de cada país podem mesmo escolher quem os representará? Essa escolha é respeitada? As leis de cada país são respeitadas? Há garantia jurídica? Cada vez mais vemos um modelo de vida que não escolhemos ser-nos empurrado goela abaixo. O gigante acordou mesmo, ou só se mexeu na cama e voltou a dormir?

    • Meu amigo, são questões muito inquietantes e que requerem reflexão da nossa parte. Fica a impressão que vivemos um grande teatro, pra não dizer uma grande farsa, chamada democracia. Temos muito trabalho para garantir a nossa liberdade!

  3. Redes sociais são ferramentas que muitos usam para entretenimento, mas qualquer que seja a intenção: informação, divulgação, comunicação…tem que ser usada com responsabilidade e cuidado. Parabéns pelo artigo !!!

    • Muito obrigado Luciana, por ler e comentar!
      Realmente, o uso das redes sociais requerem cuidado e respeito às outras pessoas. E qualquer limite que seja ultrapassado, deverá ser julgado pela Justiça segundo as nossas leis e não segundo regras de serviços!

    • Muito obrigado Moisés, por ler e comentar!
      Realmente [e muita sacanagem da parte dos administradores destas redes! Desrespeitam o fato de que estão lidando com informações pessoais e interações que podem não ter valor financeiro, mas possuem valor sentimental, sendo portanto parte do nosso patrimônio pessoal!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conservador, cristão, Monarquista e Palmeirense!