Vida Destra

Informação é Poder!

Conexão Japão Política

Carta Aberta ao Embaixador Chinês no Brasil, Yang Wanming

Como todo cidadão brasileiro, sou favorável às boas relações diplomáticas do meu país, com as demais nações. Acredito nos princípios que regem a diplomacia internacional, como o respeito à soberania de cada nação, a não interferência em assuntos internos de cada país, e a reciprocidade nas relações bilaterais, apenas para citar alguns. E é claro que o Sr., sendo um diplomata, conhece estes princípios, e os defende, pelo menos no que diz respeito ao seu próprio país.

Ninguém em sã consciência ignora os benefícios colhidos pelo Brasil, no relacionamento com a China. Não precisamos que o Sr. nos lembre que o seu país é o nosso maior parceiro comercial, responsável por boa parte do nosso superávit no comércio exterior. Também sabemos que a China tem sido um grande investidor em nosso país, adquirindo participação em empresas brasileiras de vários setores, e até mesmo comprando empresas inteiras. Não vejo isso como um favor que a China nos fez, ao contrário, são apenas negócios, feitos com o objetivo de se obter lucros. Foram transações que geraram benefícios para ambos os países. É importante sempre nos lembrarmos que a China também depende do Brasil, e depende para algo vital, que é garantir alimentos à sua imensa população. Também não creio que seria benéfico à China perder o nosso mercado consumidor.

Me atrevo a lembrá-lo que as relações bilaterais não se limitam às relações econômicas. Elas também englobam as relações políticas, militares, culturais e humanas. Por isso, também lembro o Sr. que, sendo tão amplas as relações entre dois países, é natural que as relações entre duas nações do porte do Brasil e da China, vez ou outra, esbarrem em divergências, causadas pelo fato de sermos povos distintos, com objetivos distintos.

Estas divergências, porém, não significam que não haja interesse nas relações bilaterais. Apenas mostram que nossos povos tem posicionamentos divergentes sobre determinados assuntos. Uma boa diplomacia sabe como lidar com tais divergências, sem prejuízo da amizade entre as nações.

Também gostaria de lembrá-lo, que o fato da China ser hoje o nosso maior parceiro comercial, não dá ao Sr. ou ao seu governo, o direito de interferir em nossos assuntos internos. Nós somos um país soberano, e discutir o sistema de telefonia 5G é um direito e uma necessidade da nossa sociedade. A reação exagerada e intempestiva desta embaixada, e sendo assim, de seu governo, em relação às falas de um deputado federal brasileiro, que ocupa o seu cargo com a autoridade que lhe foi conferida pelo poder do voto direto dos cidadãos brasileiros, e que se manifestou amparado pela nossa Constituição, é um ato de desrespeito à nossa soberania, ao nosso Poder Legislativo e à democracia vigente em nosso país. É um desrespeito ao povo brasileiro, representado na pessoa do deputado federal Eduardo Bolsonaro, que neste caso, não deve ser visto como um dos filhos do presidente brasileiro, mas deve ser visto como um parlamentar, e representante legítimo dos brasileiros, que foi eleito para defender os nossos interesses, e não os de vocês! Ele está cumprindo com o dever que recebeu através do nosso voto. Atacá-lo, é atacar aos seus eleitores, e aos cidadãos brasileiros, como eu!

A meu ver, esta reação de seu governo, diante de um debate de ideias envolvendo um parlamentar brasileiro, e uma empresa chinesa de tecnologia, só comprova que o seu governo não distingue o que é Estado, o que é partido, e o que é iniciativa privada. Escancara a todos que na China, Estado e empresas estão sob um único comando, que é o do Partido Comunista Chinês. Porém, a China precisa entender que cada país tem o seu próprio sistema de governo, e precisa entender também que muitas das práticas que são consideradas aceitáveis na China, não são aceitáveis em outros países. Tal entendimento é fundamental para se manter uma relação saudável com outras nações.

Além disso, em qualquer economia de mercado, as empresas defendem a si mesmas e aos seus produtos, e ganha a confiança dos clientes em potencial, as empresas que mostram que o seu produto ou serviço, é o melhor! Numa economia de mercado, o governo não precisa fazer ameaças à soberania de outros países, para ganhar um contrato. O que prova que, mesmo fazendo parte da Organização Mundial de Comércio, na prática a China não funciona como uma economia de mercado!

O governo chinês não aprecia quando estrangeiros emitem suas opiniões sobre questões internas da China, como a delicada relação chinesa com o Tibete, a independência de Taiwan, o fim da democracia em Hong Kong, a doutrinação forçada da minoria Uigure, a perseguição e a destruição de templos cristãos, e a violação de direitos humanos básicos, só para citar alguns exemplos. Se a reciprocidade é um dos princípios que regem as relações diplomáticas entre as nações, então teríamos o direito de emitir uma opinião formal a respeito destas questões, correto? Afinal, se nossos debates internos interessam a vocês, a ponto de nos ameaçarem, pela mesma lógica, as práticas internas do governo chinês também nos dizem respeito!

A despeito de qualquer acusação de suposta espionagem praticada pela Huawei, temos o direito de avaliar empresas e governos com os quais mantemos relações bilaterais. A China não tem do que reclamar, pois o meu país, até aqui, tem feito vista grossa ao fato de que muitos dos produtos manufaturados que importamos de seu país, são fabricados por trabalhadores que sequer possuem direitos trabalhistas, e muitos cumprem jornadas exaustivas, numa relação trabalhista similar à escravidão. Temos ignorado as práticas comerciais desleais. Temos ignorado as violações aos direitos humanos básicos, e temos ignorado que o governo chinês é uma ditadura, que trata o próprio povo com mão de ferro. Enquanto o seu governo reclama de algo que não lhe diz respeito, nós fingimos que nada de errado acontece em seu país.

O Sr. e seu governo foram rápidos em apontar os dados da balança comercial entre nossos países, como motivo para que aceitássemos essa intromissão absurda de seu governo em nossos assuntos internos. Além disso, Sr. embaixador, o saldo positivo no comércio com seu país jamais pagaria pelas mais de 160 mil vidas de brasileiros que foram ceifadas devido a uma pandemia causada pela irresponsabilidade e incompetência de seu governo. Nenhum dos seus argumentos trará estas vidas de volta, nem trará os empregos perdidos ou as empresas falidas. A China teria que desembolsar muito mais recursos para compensar a queda do nosso produto interno bruto. A China faz negócios, lucrando com a pandemia de um vírus que ajudou a disseminar, colocando os lucros acima da vida humana, e ainda se acha no direito de ameaçar uma nação soberana, que discute assuntos que não dizem respeito ao governo chinês? Assim como a China tem o direito de cuidar dos seus interesses, é necessário que reconheça que temos o mesmo direito de cuidar dos nossos interesses. E qualquer diplomata sério e bem instruído sabe que, o fato de haver interesses diferentes em algumas áreas, não coloca em risco relações bilaterais saudáveis.

Se a China não quer reconhecer a nossa soberania, e não respeita o nosso direito de escolher as empresas que nos prestarão serviços, então vejo isto como um sinal de que as nossas relações bilaterais não são saudáveis. Se as relações entre os nossos países são construídas sob ameaças por parte de seu governo, é porque não existe respeito ao nosso povo, por parte da China. Quando não existe respeito, ou quando estas relações diplomáticas visam o benefício de apenas uma das partes, é chegada a hora de repensá-las!

Transformar a nossa escolha da empresa que nos proverá a infraestrutura de telefonia 5G numa questão de Estado, mostra o verdadeiro valor que a China dá às relações diplomáticas com o Brasil. E mostra também o quanto nos equivocamos em ignorar os diversos sinais de desgaste que a nossa relação bilateral já vinha mostrando. Mais do que o aspecto financeiro e econômico, há muitas outras questões que precisam ser consideradas. Nossa soberania e nossa dignidade não estão à venda. E por mais que alguns brasileiros tenham se permitido seduzir pela tentação do dinheiro fácil, nem todos se deixam seduzir por esta tentação. Além disso, o coronavírus teve uma única virtude, que foi a de escancarar para aqueles que insistiam em não acreditar, que a China é manipuladora e não gosta de ser contrariada. A China gosta de apontar as falhas de outros países,  mas se irrita quando têm apontados os seus próprios problemas!

Sr. embaixador, o Sr. e o seu governo tem todo o direito de se manifestarem. Mas não pensem que ficaremos calados! Mesmo que nosso governo não emita nenhuma nota oficial de repúdio às declarações desta embaixada, não se iluda acreditando que tal atitude reflete o pensamento do povo brasileiro! Nós, brasileiros, repudiamos veementemente esta intromissão e esta falta de respeito para conosco! A atitude de seu governo é inaceitável. E se de fato a China valoriza as relações bilaterais e a amizade com o Brasil, deveria fazer um pedido formal de desculpas ao povo brasileiro. É o mínimo que podemos esperar depois de tamanha ofensa, de tamanho desrespeito, e depois das ameaças que recebemos.

Somos um país soberano, regido por um regime democrático e por uma Constituição que me garante, como cidadão, o direito de expressar estas minhas opiniões. Sei que deve ser difícil aceitar que um cidadão estrangeiro se dirija ao Sr. desta maneira, mas entenda, isto é democracia, e aqui não é a China, sou brasileiro e estou no Brasil!

Brasil acima de tudo e Deus acima de todos!

 

 

 

Sander Souza (ConexãoJapão), para Vida Destra, 27/11/2020.
Vamos discutir o Tema! Sigam-me no Twitter @srsjoejp e no Parler @Srsjoejp

 

 

149 COMMENTS

  1. Maravilha, lavou a alma dos brasileiros patriotas e que não se curvam ao comunismo , como fazem os integrantes do CN e da justiça desse país.

    • Parabéns Sander! Colocou o Chinês no seu devido lugar, defendendo e honrando o Brasil e a todos nós! Depois dessa lavada vão pensar antes falar! A China precisa muito do Brasil e o Brasil só precisa de governantes anti corrupção e do seu povo varonil. Temos um presidente tão abençoado quanto a terra que Deus nos deu! É só administrar e Bolsonaro está marcando um gol atrás do outro! Deus o defenda dos seus adversários e opressores invejosos!!!

  2. Faço minhas suas palavras. Em verdade não precisamos da China, é bom que possamos fazer negócios com um país de mais de um bilhão de consumidores, mas eles precisâo muito mais de nós do que nós deles. O que traríamos de lá são manufaturados que digas de passagem são de péssima qualidade, portanto que China vá plantar seu arroz se quiserem comer. Quanto a nós sehuiremos muito bem obrigado.

  3. Assino em todas as palavras, e ainda falo se tivéssemos um Presidente da Câmera dos Deputados honrado, saberia defende o Legislativo, não temos que abaixar a cabeça para ninguém, a não ser Deus, da mesma forma que eles são grandes parceiros comerciais, tmb somos para eles, vamos taxar nossos produtos que sair para China, e ver quem vai perde mais, e ainda ficaremos livre da VaChinaDória.

  4. Fala-se muito da paciência e sabedoria oriental, certamente são apenas palavras. Pois, não refletem em nada a realidade chinesa, por tudo que passaram ao longo de sua história, deveriam terem aprendido e humildade suficiente para respeitar a cultura e política interna de outros nações, assim como o ocidente tolera e respeita todas atrocidades cometidas pelo Partido Comunista Chinês com seu próprio povo. Mas, não aprenderam nada! Quando tiveram seu país invadido e massacrado, humilhado e violentado por outra nações, agora se acham no direito de fazerem o mesmo com outros nações.

    Só lembrando aos Xingling, comedores de morcegos, ratos e cachorro, que apesar do nosso país ser relativamente novo se comparado a China do vírus, somos extremamente pacífico, mas, uma nação de guerreiros adormecidos. Também, somos o celeiro do mundo, que garças ao nosso povo trabalhador matamos a fome de sua faminta população.

    Não somos Taiwan, muito menos Hong Kong! Que se deixarmos de vender para China, certamente venderemos para outras nações, e os chineses comeram o que?

  5. Faço das suas palavras as minhas, se me permitir, Sander. Essa sua resposta é a que deveria ter sido veiculada por todos os nossos órgãos de imprensa e congressistas. Infelizmente, em sua maioria criticaram Eduardo Bolsonaro e apoiaram a China. Parabéns.

    • Agradeço as suas palavras, e ficaria honrado se fizesse suas as minhas palavras! Não podemos nos calar, principalmente diante de episódios desta magnitude! Creio ser este o nosso papel enquanto mídia independente!

  6. Boa tarde!
    Muito obrigado….Sander Souza
    Por falar por nós povos brasileiros
    Isso mesmo quem manda no Brasil somos
    Nós q pagamos o salário desses mal agradecidos
    Q estão do lado dos Chineses q acha q mandão
    Em tudo ..

  7. Mil palavras não ecpressariam o meu sentimento ds gratidão por suas sábias palavras. Demonstrou a China quem nós sabemos que ela é, ressaltou os valores democráticos de nosso país e o fez com uma elegância pouco justificável como resposta ao ataque chinês à nossa soberania. Muito obrigada Sr Sander.

  8. Infelizmente @srsjoep o Embaixador da China quer q o Brasil se comporte como uma colônia da China, c/seus desmandos. Na A.Latina já há território ocupado com a desculpa de q não pagou a dívida. Do q ele já fez no Chile e na Argentina, já deveria ter sido chutado a muito tempo.

  9. Minha questão é: essa brilhante carta aberta foi encaminhada ao Sr. Embaixador da China no Brasil, ou simplesmente publicada nas redes sociais? Se for este última opção, a carta é muito bonita mas sem efeito prático.

  10. Eu só tenho a agradecer pela coragem em falar tudo quer vive entalado na garganta do povo brasileiro povo do bem como você mesmo sitou na carta tem brasileiros q sim concordam com a migalha pra não precisar trabalhar mais como você mesmo descreveu são a memória parabéns por falar por nós brasileiros de bem quer Deus te abençoe grandemente qué é tenha foco em nosso país fiquei horranda em ler está carta muito bem posicionada mais uma vez muito obrigado por nós defender nossa prataria tão querida ????????????????????????

  11. Sander , muito obrigado , mas muito obrigado mesmo por nós lavar a alma diante da arrogância insolência e prepotência do embaixador da China , faço minha vossas palavras ???

  12. Parabéns Sander. É de gente que ama a liberdade e defende a nossa soberania como você que o Brasil precisa. Ou ficar a pátria LIVRE ou morrer pelo BRASIL. E que essa gente vá mandar no quintal deles, pois aqui é nosso!

  13. Parabéns! Sr. Sander Souza, fico feliz pelas suas palavras Patrióticas, que faz TREMULAR no Mastro Central de Brasília, e no coração de todos Brasileiros a nossa Bandeira! ????????????????

  14. Parabéns Sander descreveu nossos pensamentos e defendeu nossa Nação! Um tapa na cara da maioria dos políticos e comandantes do nosso País.
    Pedro Murilo.

  15. Peço licença para comentar. Cada questão deve ocupar seu devido lugar, as orelhas dos embaixadores em qualquer lugar do mundo representam o ouvir de seu representado, apenas isso. Já, quando se manifestam, certamente tiveram a permissão superior e diante de tal, sua manifestação assume um vértice bem grave, mormente que o restante do mundo está bastante constrangido pelas consequências dessa epidemia e bastante desconfiado da premeditação diante da imediata disponibilização de respiradores. Sem mais delongas, ficar sem celular é bem menos incômodo que ficar sem alimentos!

    • Muito obrigado por ler e comentar!
      Realmente, o embaixador falou em nome de seu governo, e certamente sob o conhecimento de seus superiores.
      Por isso me dirigi ao embaixador, como representante do governo comunista chinês, e não apenas à pessoa do embaixador.

  16. Eu pessoalmente depois do quê acabei de ler posso dizer quê estou de alma lavada, me congratulo e parabenizo o Dr. Sander Souza pelo patriotismo pela dececincia coragem bravura e conhecimento de causa, em nos defender de maneira respeitosa elegante porém com firmeza de propósito e de muito caráter, vc Dr me representa e deveria está no mínimo como um PGR como AGU e mais ainda como ministro da mais alta e suprema corte, STF para além de encinar com exemplo aos quê estão quê tanto nos envergonham.
    Fico muito feliz quando vejo se pronunciar homens com vc Dr. Sander Souza
    Muito obrigado pelo quê fez por nós…

  17. Faltou explicar, o que para os chineses deve ser bem difícil de entender. Nós, o povo brasileiro temos voz. Nenhum partido brasileiro tem procuração para falar por nós. Eu, como cidadão livre que ainda sou apesar das ameaças que sofro, endosso cada pensamento dessa carta.

  18. Texto maravilhoso. Resposta que todo verdadeiro brasileiro gostaria de dar. Gostaria muito que o governo federal, através do Ministério das Relações Exteriores externasse sua opinião colocando a China no seu devido lugar.

  19. Isso sim é resposta à altura de nossa soberania e povo brasileiro!!! Parabéns Dr. Sander de Souza!! O Sr. sabiamente nos representou… admirável conduta… inteligência e coragem! O que mais me preocupa não é o grito dos maus…mas o silêncio dos bons!! Avante Brasil…??❤️

    • Muito obrigado por ler e comentar, Marilda!
      Não precisamos esperar que falem por nós, nós mesmos podemos usar a nossa voz e nos expressar!

  20. Parabéns ! Vc acabou de representar o povo brasileiro de bem, honesto e trabalhador! Parabéns pela sua coragem. Nada de nos proibir de expressar. Aqui não é China e nem nunca será um país comunista.

  21. Excelente o posicionamento na resposta em carta a embaixada da china e ao governo chinês com a ressalva no meu entendimento, que o assunto deveria ser tratado entre às embaixadas por representante oficial, a fim de dar consistência oficial do governo brasileiro e suas instituições, reconheço o direito civil e individual de cada brasileiro más o assunto deve resolvido entre os representantes oficial, ” embaixadores Brasil e China.

    • Muito obrigado por ler e comentar, Luis Antonio!
      Você tem razão, mas em nenhum momento foi minha intenção falar em nome do governo brasileiro, que já se manifestou através do Itamaraty.
      Mas já que a chancelaria chinesa usou as redes sociais para tratar deste assunto, tornando-o público, aproveitei a deixa para expor a eles as minhas opiniões!

  22. Caro amigo e irmão PATRIOTA… chorei!!! me senti, vingado… seria bom, quê as nossas autoridades tivessem essa visão, más, a maioria são cidadãos idiotizados pela ganância e o lucro fácil custe o que custar… inclusive a nossa soberania e liberdade. Esse idiota profanoe cretino, age como se Autoridade fosse em nosso país… e nossas autoridades baixam a cabeça num ato de extrema COVARDIA e SUBMISSÃO… como se qualquer quê lhes ofereça vantagens financeira está acima da nossa soberania de um país livre…. soberano. Obrigado… me senti representado como cidadão patriota, quê ainda pulsa no peito, o desejo de defender o seu país, com a própria vida, se necessário for. “… verás que um filho seu não foge a luta… e nem teme quem te adora a própria morte!!!”???

    Obrigado.?

  23. Com o devido respeito, faço minhas, cada palavra que você escreveu.
    Aqui neste país nem sempre reagimos com o rigor que determinadas situações merecem. Você reagiu, parabéns

    Precisamos também reagir com as barbáries realizadas pelo STF e pelo congresso Nacional, os quais se preocupam muito mais com suas benesses do que como bem do brasileiro.

  24. Sabias palavras Sr Sander Souza .
    Mas não esqueçamos que esse cidadão chines age dessa forma porque encontra ressonância entre os nossos representantes corruptos que somente pensam em si próprio ao invés do coletivo . Sabemos como o partido comunista da China costuma resolver assuntos dessa natureza .
    Uma lástima que o mesmo método não seja aplicado aqui .

  25. Parabéns Sander. Em minha opinião não devemos temer um Governo que despreza e não reconhece Deus como o único Criador e supremo soberano do universo. A China pode ser grande, ter recursos no momento, mas sequer é feita alguma referência na Bíblia sobre ela. Vai passar como a erva que é verde pela manhã, mas antes que o dia termine, já murchou e não é mais nada.

  26. Ótima reflexão. Concordo com cada palavra…Em tempos tenebrosos quanto os que estamos vivendo é um refrigério escontrar pessoas destemidas que colocam a cara à tapa…Parabéns, rapaz, pela coragem…

  27. Maravilhosas palavras, mas quem entregara a carta a China? E a mesma historia dos ratos perseguidos por um gato, em que em uma reuniao dos ratos ficou decidido que colocariam um pequeno sino no pescoco do gato…mas quem colocaria o sino no pescoco do gato? Nosso governo, deveria ter escrito essa carta e pedido a substituicao desse embaixador imediatamente. Esse embaixador ja tem um historico de ter se metido em governos em todos os lugares que trabalhou, e tambem nos nossos vizinhos sul americanos. Declaremos “Persona nao Grata” para esse embaixador que nao respeita nossa soberania.

    • Muito obrigado por ler e comentar, Marcelo!
      A carta certamente já é de conhecimento do governo chinês e do mencionado embaixador. Vale lembrar que me dirigi a ele como um cidadão, não falei em nome do nosso governo, que tem os seus meios próprios para isso!

  28. Parabéns Sr. Sander por sua resposta ao embaixador chinês com palavras que nós brasileiros gostaríamos de ter dito, não podemos e não devemos abaixar a cabeça perante qualquer nação que queira intervir em nossa soberania, com sua permissão faço minha suas palavras, obrigado.

  29. Infelizmente temos um bosta de um governador que mama nas teta da China. Nossa soberania é plena e o povo não admitirá interferência. Boicote geral a China.

    • Muito obrigado por ler e comentar, Carlos Roberto!
      O povo precisa fazer a sua parte, não podemos ficar esperando que apenas o governo se mexa! Somos a parte mais forte nesta relação!

  30. sábias palavras fico orgulhosa em saber que temos homens com visão tão claras a respeito do intercâmbio BRASIL //China melhor artigo que li nós últimos tempo

  31. Alguém precisa mostrar se esses comungas que estamos no Brasil, que temos uma constituição , embora não respeitada por alguns dos brasileiros, porém exaltada por brasileiros do bem. Parabéns ao Cidão Brasileiro que redigiu esta essa brilhante e oportuna carta.

  32. Parabéns Sander, por mostrar a este Sr que a missão de um diplomata de uma super potência, não lhe dá o direito de ameaçar e emitir opinião sobre os assuntos internos do Brasil. Você conseguiu mostrar os problemas que eles têm, bem como defender o nosso povo e nossa Nação de interferências estrangeiras. Espero que está carta chegue até as mãos dele, porque da minha parte farei chegar ao maior número de brasileiros que amam e defendem esse país de qualquer tentativa de julgo comunista.

  33. Tudo que foi dito/escrito . Esta Perfeito . A Falta de Amor e de Respeito entre os homens// Esta nos Levando no Caminho da Destruição . Conte Comigo Vida Destra .Sander Obrigado por nos representar de maneira Tão Clara e Digna. Ass. Cabo ref. Aer Alexandre Salgueiro

  34. Belo texto, só faltou pedi que se retire de nosso Pais mesmo sem a autoridade outorgada pela constituição a nós povo!

  35. Excelente seu texto . Só lamento que como você mesmo citou , esses chineses compraram empresas e Estados, infelizmente estaremos brevemente nas mãos desses crápulas ,caso não haja uma postura realmente dura , gerando até algum prejuízo imediato porém passageiro.

  36. Concordo plenamente com suas colocações. A China está acostumada em intervir em outros países, comprando, inclusive, parlamentares corruptos, para aprovarem projetos de leis que favoreça a ela, são parlamentares traidores da pátria, mas, graças a Deus, maioria do povo brasileiro é patriota e democrático e jamais se curvará à China ou a qualquer outra nação que queira intimidar e intervir nas decisões soberanas do nosso amado Brasil.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conservador, cristão, Monarquista e Palmeirense!