Atendendo à determinação do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco procedeu à instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que tem o objetivo de investigar as ações do Governo Federal e a destinação dos recursos federais enviados aos estados e municípios para serem utilizados no combate à pandemia de covid-19.

Diferente da proposta de CPI original, que pretendia investigar apenas o Governo Federal, a CPI terá agora a sua investigação abrangendo os estados e municípios, contrariando interesses políticos, que pretendiam usar a comissão parlamentar como instrumento político para atacar o Presidente Jair Bolsonaro, buscando uma maneira de conseguir fatos para embasar um pedido de impeachment do presidente, ou pelo menos para enfraquecê-lo politicamente, para que seja mais fácil enfrentá-lo nas eleições presidenciais do ano que vem.

É difícil acreditar na seriedade de uma CPI aberta por ordem do STF, por mais que, tecnicamente, a decisão do ministro Barroso seja correta. E ainda menos credibilidade tem uma CPI que tem Renan Calheiros, que possui uma extensa ficha corrida, como provável relator.

Apesar de tudo isso, o resultado de uma CPI é imprevisível. Sabemos como se iniciará, mas ninguém pode prever como acabará. Temos a História para nos mostrar que mesmo uma CPI considerada chapa-branca, como a CPI dos Correios, que resultou na CPI do Mensalão, acabou revelando podres do governo petista, resultando na ação penal 470 que, pela primeira vez na nossa história, levou políticos importantes para a cadeia, acabando com a impunidade que até então era comum nos casos de crimes do colarinho branco.

Vamos manter a pressão sobre o Senado Federal, acompanhar de perto todas as movimentações dos senadores, e as investigações que serão feitas, cobrando sempre que necessário. Se bem conduzida, esta CPI poderá trazer bons resultados para a nossa sociedade, apesar de Calheiros e outros, ajudando a desvendar crimes e apontar criminosos para que sejam julgados e punidos.

Nosso papel permanece o mesmo: levar até os nossos leitores a verdade dos fatos e as melhores análises sobre os acontecimentos que importam, para que todos possam formar as suas próprias opiniões, baseadas na verdade e não em narrativas.

Que comecem os trabalhos!

 

 

Vamos discutir o Tema. Sigam o perfil do Vida Destra no Twitter @vidadestra 

 

Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!

Últimos posts por Vida Destra (exibir todos)
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Lizlange
Lizlange
1 ano atrás

Fiquemos atentos! Na verdade, sabemos que querem mesmo é atacar o PR Bolsonaro, criar narrativas que possam ser consideradas verdades e tentar pintar um cenário, onde todos os erros sejam creditados ao Governo Federal… Não aceitam o resultado da eleição de 2018 e não se conformam com uma possível reeleição de Bolsonaro.
Estão usando todas as armas possíveis e imagináveis, cabe a cada um de nós, não nos calarmos diante de tais absurdos!????