No dia 7 de abril é comemorado o Dia do Jornalista. Uma profissão que foi muito respeitada até alguns anos atrás, por ser responsável por levar informação e conhecimento ao público, hoje perdeu muito da sua credibilidade e respeito, e quase pode ser considerada uma profissão em extinção, devido ao surgimento de mídias e tecnologias que permitiram que qualquer pessoa se tornasse um “repórter” e compartilhasse fatos em tempo real.
Como a tecnologia provocou uma reviravolta no meio jornalístico, com o fim da maioria das mídias impressas e a explosão da quantidade de mídias digitais, a própria profissão de jornalista passou por um processo de mudança visando a adaptação à nova realidade.
E já que qualquer pessoa munida de um telefone celular pode transmitir fatos e acontecimentos em tempo real, o privilégio do “furo de reportagem” praticamente se perdeu, e os jornalistas passaram a valorizar a divulgação da própria opinião ao invés de noticiar fatos. Surgiram analistas que opinam sobre tudo e sobre todos, que se autoconcederam uma autoridade que, de fato, nem de longe possuem. Mas ainda assim convencem e influenciam muitas pessoas.
Se a profissão de jornalista surgiu com o objetivo de coletar informações e disponibilizá-las ao maior número possível de pessoas, para que elas pudessem construir as suas próprias crenças a respeito da realidade, hoje o objetivo daqueles que exercem a profissão de jornalista é influenciar as pessoas e levá-las a acreditar numa realidade construída com o propósito de obter apoio a um projeto de poder.
Hoje os fatos e a verdade já não importam mais. O que importa são as narrativas. O que importa é convencer o maior número possível de pessoas a acreditarem que a esquerda tem a solução para os problemas do mundo e que suas pautas são benéficas a todos, enquanto os conservadores possuem pautas retrógradas, atrasadas e que beneficiam apenas um grupo seleto de pessoas.
Felizmente ainda existem jornalistas da velha guarda, que exercem a profissão com a mesma responsabilidade e respeito com os fatos, com a verdade e principalmente, com o público. Se tornaram uma minoria, mas espero que nós possamos reconquistar o espaço perdido e as mídias alternativas tem uma função importantíssima nesta missão!
A verdade sempre prevalece, por mais que tentem deturpá-la ou escondê-la! A luta pela informação se tornará cada vez mais acirrada, e nós teremos que nos esforçar cada vez mais para chegarmos à verdade. O importante é que muitas pessoas já perceberam a manipulação que tentam nos impor e estão reagindo. Nosso grande teste será as eleições deste ano. Através delas saberemos como estamos nesta luta pela informação!
Sander Souza (Conexão Japão), para Vida Destra, 08/04/2022.
Vamos discutir o Tema! Sigam-me no Twitter @srsjoejp ou no Gettr @srsjoejp Acessem também o meu blog: Blog do Sander
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo, através do nosso canal no Telegram!
As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
- Realmente não há nada a ser comemorado hoje - 15 de novembro de 2023
- Opinião de um Palmeirense! 188: Atlético-MG x Palmeiras – Libertadores 2023 - 3 de agosto de 2023
- Opinião de um Palmeirense! 178: Bahia x Palmeiras – Brasileirão 2023 - 22 de junho de 2023




Sander, ótimo seu texto. Você só não salientou a vergonha que sentimos ao ler tais “notícias “, fruto de militantes sedentos de vingança. Um abraço.