Vida Destra

Informação é Poder!

Política Sociedade

EU ESTOU DECEPCIONADO!

Eu preciso desabafar!

 

Decepção

 

substantivo feminino:

 

Sentimento de tristeza, Descontentamento ou Frustração pela ocorrência de fato inesperado, que representa um mal; desilusão, desapontamento.

Desabafar

verbo transitivo direto e pronominal:

Retirar aquilo que abafa (alguém ou a si mesmo); descobrir(-se); desagasalhar(-se).

 

Estou extremamente decepcionado, mas não é com o congresso, nem com o STF, com o Lula ou os partidos de esquerda; não é com o centrão ou a Rede Globo, Folha de São Paulo ou Bandeirantes; não é com o Dória, nem com o Witzel ou a classe artística; eu estou decepcionado é com o brasileiro comum. Os que mencionei anteriormente, eu já sabia do que eram e são capazes por poder e dinheiro, mas não contava que teriam um caminho tão facilitado por um povo inebriado, apático e sem brios.

Se há uma frase que eu jamais vou querer ouvir em minha vida outra vez é a famigerada “fique em casa.” Sabe por quê? Primeiro, porque eu não gosto de ser sustentado pelo governo e já sou bem grandinho para tomar conta de mim mesmo. Segundo, porque a minha liberdade não está disponível para troca e, muito menos, para venda.

Espero que você, que está com tanto medo de morrer por causa do vírus chinês, seja uma pessoa que observe todas as leis de trânsito, que não avance o sinal vermelho, que só atravesse na faixa de pedestres, que use as passarelas nas rodovias movimentadas, que respeite os limites de velocidade e que esteja em dia com as revisões do seu carro ou moto. Que não seja fumante ou alcoólatra, que não se automedique, que sempre use preservativo ao ter relações sexuais com quer que seja, que não use drogas, que não se arrisque mergulhando em locais perigosos, que respeite as bandeiras vermelhas nas praias e as dicas dos salva-vidas, pois caso você faça qualquer uma das coisas mencionadas, saiba que tem mais risco de morrer por elas do que pelo vírus chinês, mas é claro que você não faz nada disso, né? Espero também, que não esteja aproveitando o “fique em casa” para fazer festinhas e reuniões com os amigos, com muita cerveja e churrasco. Aglomerações são um perigo, afinal!

Deixe-me te contar uma coisa: você está sendo roubado, sabia? Estão levando embora até o seu emprego e você assiste a tudo passivamente, histericamente atormentado pela noção de que, em cada esquina, há um vírus mortal te esperando com o seu atestado de óbito. Preciso te contar mais uma coisa que talvez a Globo não tenha te contado: você também vai pegar o vírus chinês, e não importa o que você faça, pois é assim que acontece nesses surtos de gripes e similares. Isso é científico e funciona, ao contrário da quarentena alardeada por ela. Já parou para ver a quantidade de vacina que existe contra as mais variadas formas de vírus da gripe e mesmo assim as pessoas continuam se gripando, se infectando todos os anos? Pois é, com o Covid não será diferente. Mesmo que haja uma vacina, o vírus tem mais de uma cepa e, fatalmente, te infectará.

Preciso voltar à questão que mencionei antes: a do roubo. Enquanto você “fica em casa”, um verdadeiro assalto aos cofres públicos está acontecendo. Entidades que já estavam à beira da falência ganharam uma sobrevida com o advento da histeria coletiva, que elas mesmas ajudaram a criar para te manter trancado, enquanto o dinheiro dos seus impostos é saqueado para os mais escusos meios e fins.

E você, vai ficar aí mesmo, encolhido, passivo, entregue, enquanto seu futuro está sendo destruído? Tramam o fim da sua liberdade, enquanto te restringem os teus direitos à subsistência. Você vai ficar esperando que R$ 600, 00, que serão corroídos por uma inflação galopante, como as que existiam há décadas atrás, resolvam o seu problema e alimentem sua família? Já pensou no seu filho te pedindo um pedaço de pão e você não tendo como comprar? Já pensou que com a economia quebrada o governo não terá como investir em saúde e que você vai ser infectado pelo vírus chinês, queira você ou não? Pensou nas milhares de pessoas que morrerão por causa de outras doenças em virtude da falta de atendimento? Já pensou que quem hoje te manda ficar em casa não vai passar pela dificuldade que você já deve estar passando? Parou e pensou que essas pessoas são muito bem remuneradas e, que, em caso de uma crise sem precedentes no país, elas irão se mudar para a Europa ou Estados Unidos?

Não sei se você votou no Bolsonaro, mas acredito que tenha algum apreço pela democracia, entretanto, essa democracia já foi destruída, e por aqueles que o acusavam de ser antidemocrático. Por incrível que pareça, no estágio atual dessa crise, o único que está respeitando os trâmites democráticos é o Bolsonaro. Não sei se vão conseguir derrubá-lo, mas esse é o intuito deles. Lembre-se que, do atual congresso e senado, 90% deles não podem sequer passar em frente a uma delegacia. Você está assistindo passivamente, e o pior, dando audiência à maior operação de solapamento das liberdades individuais e destruição econômica que o nosso país já passou. Ela está sendo organizada bem debaixo do seu nariz, e tem como atores, os mesmos que nunca fizeram nada por você a não ser se beneficiar do dinheiro dos seus impostos e da sua audiência cativa. Você vai assistir a tudo isso passivamente? Vai se acovardar diante do maior dilema da sua vida, escolher “morrer” de gripe ou de fome?

Você está ciente que os que te mandam ficar em casa, são os mesmos que durante décadas desviaram o dinheiro da saúde e que hoje estão novamente usando dessa pandemia para continuar desviando? Você vai realmente deixar que eles vençam? Você sabia que o Estado não pode te dar nada, uma vez que ele nada produz? Aqueles que pagam o seu salário, seja ele benefício ou vencimento, são os empresários, principalmente os microempreendedores, e eles estão fechando as portas. Como você vai viver sem dinheiro para a sua sobrevivência e a da sua família? Você é esperto e tem uma grana guardada no banco? Quero te avisar duas coisas: uma, você pode ter um milhão de reais guardado em uma conta bancária, no entanto, dependendo da crise e do tamanho da recessão financeira, esse dinheiro pode não ser suficiente para você comprar um pão. Veja a Venezuela. Duas, você pode ter um milhão de reais e não ter o que comprar com esse dinheiro. Mas tudo bem, continue em casa, morrendo de medo de um vírus que mais cedo ou mais tarde vai te infectar. Fique em casa assistindo ao BBB, dando audiência para aquela que é, em grande parte, responsável por você estar preso em seu próprio lar, enquanto os funcionários dela estão por aí fazendo o que querem e com o salário garantido.

As redes sociais são um ótimo instrumento, mas não podem ser o único. Levantar hashtag no Twitter é de grande valia, mas se não levantar o traseiro da cadeira e ir pra rua, nada vai mudar, e eles vão continuar dizendo que são robôs do “gabinete do ódio.”

Recorrer a Deus só adianta quando também fazemos nossa parte. A Bíblia está cheia de relatos de batalhas entre Israel e outros povos, mas em nenhuma delas os israelitas ficavam sentados, orando e esperando um milagre, eles tinham que enfrentar o inimigo e Deus fazia o impossível.

Há pessoas se levantando e tentando mudar o futuro sombrio que nos espera. Cabe a você “ficar em casa” e perder o pouco que tem ou lutar para que aqueles a quem você tem obedecido cegamente não obtenham êxito em destruir a sua vida e o seu país. Não duvide, eles não vão parar, se você não os fizer parar. Está diante de ti, lutar ou morrer de fome. E só há essas duas opções. Busque dentro de si uma centelha de brio, um pouco de humanidade e sanidade, não entregue seu futuro tão facilmente.

Se acaso, nada do que leu for capaz de te fazer sair desse transe inebriante. Se ver bandidos sendo soltos e trabalhadores sendo presos, não é capaz de gerar uma revolta por dentro, uma vontade de impedir que as coisas continuem assim, eu só te peço mais uma coisa, não culpe a ninguém pelo destino que sua própria covardia possa vir a te reservar. Aceitar passivamente ser destituído de sua própria liberdade, dignidade e de sua própria vida não será perdoável e nem justificável pela História e nem por toda a eternidade. Eu ajudei a coloca-los lá, eu vou ajudar a tirar. Eu não vou cair sem lutar e sei que não estou sozinho nessa. E você, você vem?

“A única coisa que devemos temer é o próprio medo.”
(Franklin Roosevelt)

Obrigado pela leitura! Eu fico por aqui! Até breve!

Dica de livro: Meias Verdades, Velhas Mentiras – Anatoliy Golitsyn

 

João Alves, para Vida Destra, 19/04/2020
Sigam-me no Twitter! Vamos conversar! @Joao71Alves

7 COMMENTS

  1. Perfeito, amigo! Ficar em casa não é nada racional. Os cuidados devem ser tomados, e só. Não entendo como esse medo pode anular completamente o raciocínio das pessoas. Mesmo que fizesse algum sentido se esconder desse vírus, a viver com medo, seria melhor morrer.

  2. Exatamente irmão . Temos que nos levantar porque podemos mais do que ficar esperando a morte . Ela virá e temos que lutar enquanto há tempo .

  3. Verdades precisam ser ditas. A,apatia do povo Brasileiro é assustadora.
    Ao ler seu artigo me perguntava que geração é esta a nossa,que não consegue ver a força que o povo tem para,se levantar em defesa de seus próprios interesses.

    • Aqui imaginando essas coisas acontecendo nos anos 80 quando delirávamos com Legião Urbana, Paralamas…o que aconteceu com os sucessores daquela geração? Dói na alma ver no que permitimos transformarem nossos jovens de hoje

  4. MELHOR TEXTO, traduzindo o meu repúdio ao “fique em casa”, frase incansavelmente repetida pelos maiores hipócritas e uma sensação horrível ao ver a facilidade com que um povo é dominado!
    Parabéns pelo perfeito desenho.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Professor Casado com a Luciana Pai do João Miguel Apaixonado pela família natural, criação de Deus.