Por Sander Souza Instagram: @sander_r_s
Prezados leitores:
Publicamos hoje mais um artigo escrito em parceria com o Visão AlviVerde, um projeto feito por palmeirenses para palmeirenses, com o objetivo de divulgar imagens, vídeos e informações em geral sobre o maior campeão do Brasil!!
Sigam o Visão AlviVerde nas redes sociais:
YouTube Instagram Twitter Facebook
O técnico Abel Ferreira, que comanda o futebol masculino profissional do Verdão desde outubro de 2020, construiu uma carreira invejável em terras tupiniquins. Desde que assumiu sua função, a menos de um ano e meio, Abel levou o Palmeiras a disputar 8 finais de competições nacionais e internacionais, conquistando quatro títulos (duas Libertadores, uma Copa do Brasil e a Recopa Sul-Americana), além dos vice-campeonatos no Mundial de Clubes 2021, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana 2021 e no Paulistão 2021.
Não há dúvidas de que Abel Ferreira mudou a maneira como se treina um time de futebol profissional, e prova disto é que os maiores times do Brasil buscaram técnicos estrangeiros que possam fazer frente ao nosso português, pois não há técnicos brasileiros que consigam produzir resultados como os que Abel Ferreira produz.
Claro que ele não é uma unanimidade dentro da torcida do Palmeiras, mas ninguém deixa de reconhecer o valor da nova filosofia de trabalho introduzida por ele. Porém, mesmo diante de tantas mudanças e resultados positivos, todos sabemos que em breve o Professor deverá nos deixar e então vem a pergunta angustiante: quem estará apto a dar continuidade ao seu trabalho, para manter o maior campeão do Brasil no patamar em que se encontra?
Outro dia ouvi um conhecido narrador palmeirense dando chilique porque um ouvinte fez este questionamento. Tal narrador simplesmente disse que não é o momento de pensarmos nisso. Eu discordo totalmente. Se já sabemos desde já que a possibilidade de renovação do contrato de Abel Ferreira é praticamente nula, não podemos ficar parados de braços cruzados esperando ele ir embora para só então pensar no assunto. Além disso, a própria dificuldade que muitos dos nossos rivais tiveram para encontrar bons treinadores no mercado já deveria servir de alerta à nossa diretoria para que não durma no ponto, para não ter que correr atrás do prejuízo depois.
Concordo com o que disse o amigo Fernando, dos canais Insta Verde TV e NaoImportaOQueDigam, ambos do YouTube: o sucessor de Abel Ferreira pode já estar no Palmeiras, sendo preparado pelo próprio Abel! Será que algum membro atual da comissão técnica, como João Martins ou Vítor Castanheira, poderiam assumir o Palmeiras na era pós Abel Ferreira?
Claro que é impossível responder ou cravar qualquer nome neste momento, mas não podemos ignorar este assunto tão importante para o futuro da Sociedade Esportiva Palmeiras.
Seremos eternamente gratos ao Professor Abel Ferreira pelas conquistas e pelos ensinamentos que nos trouxe, mas logo ele fará parte da gloriosa história do nosso amado clube e precisaremos prosseguir sem ele rumo a novas conquistas! #AvantiPalestra
*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.
Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE