Enquanto a maioria dos brasileiros está exercendo a sua cidadania, comprovando que vivemos em um regime democrático, e elegendo os seus prefeitos e vereadores, alguns, como eu, se lembram que o dia de hoje, além de ser um dia de eleições, também marca o 131° aniversário do golpe republicano, que abriu o caminho para que o país saísse do rumo da virtude, e trilhasse a estrada da mediocridade.
Nesta data, Dom Pedro II foi deposto por um golpe militar, e a república proclamada, não para atender ao anseio popular, mas para atender a interesses que foram contrariados pelo governo imperial, principalmente os dos produtores rurais que eram grandes proprietários de escravos, e que tinham sido severamente atingidos com a promulgação da Lei Áurea, ocorrida um ano antes. Na verdade, se dependesse apenas do povo, a monarquia prosseguiria, e o imperador Dom Pedro II e sua família jamais teriam sido covardemente expulsos do país!
Mais que a troca de um regime político e de uma forma de governo, a proclamação da república significou uma mudança de paradigmas, que reflete até hoje em nossa política e em nossa sociedade! Imbuído do Poder Moderador, Dom Pedro II atuava como uma sentinela, garantindo que a política fosse exercida segundo elevados padrões éticos e morais, e também servia de exemplo de austeridade e cuidado com o patrimônio público. Ao contrário do que muitos pensam, a nossa monarquia não era perdulária e seus membros não viviam de forma extravagante, como ocorria em outras monarquias do mesmo período. Prova desse cuidado do imperador com o patrimônio público, é o fato dele ter reinado durante 49 anos, recebendo durante este período todo o mesmo valor de dotação, o que seria equivalente a um salário pago pelo Estado. D. Pedro II jamais aceitou que lhe aumentassem este valor, e dizia que administrando com sabedoria e economizando, o salário que recebia era suficiente para cobrir suas despesas, bem como as da sua família! Há algum político hoje que compartilhe deste pensamento?
Com o golpe militar que instaurou a república, perdemos esta sentinela, e este exemplo de homem publico, e em seu lugar passaram a atuar homens que já não colocavam os interesses da nação em primeiro lugar, mas que só pensavam em satisfazer os seus próprios interesses, e os da elite que garantiria que permanecessem no poder. Foi neste ponto da nossa história que o famigerado toma-lá-dá-cá passou a ser um expediente inseparável das práticas políticas! Desde então, o padrão ético e moral dos homens públicos vem caindo ano a ano, até que chegamos ao ponto em que nos encontramos hoje, onde temos uma classe política que não representa os seus eleitores, e governantes que, em sua maioria, não se preocupam com as necessidades da população e com a construção do futuro do país.
Precisamos aproveitar a data de hoje, na qual estamos escolhendo nossos representantes, para escolher candidatos que nos ajudem a resgatar o verdadeiro sentido da política, e que nos ajudem a resgatar os valores éticos e morais que já guiaram a nossa política, para que voltem a balizar as ações dos homens públicos! Precisamos trabalhar para elevar nossos valores, enquanto sociedade, pois só desta maneira tiraremos o país deste caminho perverso no qual foi colocado!
Não podemos permitir que prossigam deturpando o verdadeiro significado de fatos históricos, como o que ocorreu há mais de um século atrás! O golpe militar republicano não feriu apenas a nossa monarquia, mas feriu também a nossa alma, ao nos impor um governo tirano e ditatorial que, sem nenhum pudor, apoderou-se da estrutura do Estado, colocando-a a seu serviço.
Por este motivo afirmo todos os anos, nesta data, que não há motivos para comemoração! Mas temos muitos motivos para reflexão e aprendizado! Não podemos nos dar ao luxo de cometer os mesmos erros novamente! Não podemos nos esquecer!
Sander Souza (ConexãoJapão), para Vida Destra, 15/11/2020.
Vamos discutir o Tema! Sigam-me no Twitter @srsjoejp e no Parler @Srsjoejp
- Realmente não há nada a ser comemorado hoje - 15 de novembro de 2023
- Opinião de um Palmeirense! 188: Atlético-MG x Palmeiras – Libertadores 2023 - 3 de agosto de 2023
- Opinião de um Palmeirense! 178: Bahia x Palmeiras – Brasileirão 2023 - 22 de junho de 2023
Parabéns pelo artigo!
Infelizmente, hoje em dia, muito poucos tem conhecimento da história, e dos que têm, alguns, só superficialmente!
Muito obrigado, meu amigo!
O método Paulo Freire fez com que o estudo da nossa história fosse considerado desnecessário, ao mesmo tempo que tentaram alterar e apagar fatos históricos relevantes!
Em belíssimo art. @srsjoej lembra-nos do golpe republicano, q alijou a Monarquia,implantando um governo tirano e ditatorial.Sem sobra de dúvida,o autor que viveu vários anos no Japão iria preferir a Monarquia.Agora, como seria o Brasil se tivéssemos um Imperador? 1o. Ministro não dá!
Muito obrigado, aprecio muito os seus comentários!
Se tivéssemos prosseguido sendo uma monarquia, não precisaríamos nos preocupar com quem ocuparia o cargo de primeiro ministro, pois certamente tipos como Rodrigo Maia, sequer estariam na política!
Parabéns pelo artigo. Nossos tempos seriam outros, com a família real no comando.
Muito obrigado pelo apoio!
Com certeza o padrão moral da nossa sociedade seria outro!