A moda agora no futebol brasileiro é contratar técnicos estrangeiros. Isto está ocorrendo porque os brasileiros estão se tornando ultrapassados, a fama de país do futebol se perdeu nos últimos anos e minha crítica continua sendo no fato dos brasileiros não deixarem os jogadores praticarem dribles e serem “livres” dentro do campo.
As táticas de chutão e briga pela segunda bola se tornaram clichês, hoje a moda é sair trocando passes da defesa para o ataque, dá um frio no coração do torcedor, mas é isso a moda do futebol. Pepe Guardiola, Tomas Tuchel, Hans Flick, Jurgen Klopp, entre outros técnicos do futebol europeu, possuem time para fazer jogadas assim, mas no Brasil as coisas são diferentes e a qualidade técnica é muito inferior, com exceções de Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro.
O último grande time a contratar um estrangeiro foi o Corinthians, ainda é cedo para falar sobre o trabalho dele, pode ser um ponto fora da curva como o Jorge Jesus no Flamengo ou pode ser só mais um como Domenec Torrent no mesmo Flamengo, só daqui algum tempo veremos o resultado. Olhando pela ótica de um torcedor do São Paulo, espero que dê muito errado e o time do Corinthians seja rebaixado!
Fernando Diniz foi um ponto fora da curva no Audax, com um novo estilo de jogo mas quando chegou em um clube maior não conseguiu o mesmo sucesso. Fabio Carille, em sua primeira passagem pelo Corinthians, fez o “arroz com feijão” e ganhou títulos. Rogerio Ceni, no Fortaleza, teve um sucesso que não teve no Flamengo e Renato Gaúcho não obteve o mesmo sucesso que teve no Grêmio quando passou pelo Flamengo.
Mas por que escolher técnicos estrangeiros quando temos grandes campeões sem clubes no Brasil? A lista é grande e temos Joel Santana, Dunga, Vanderlei Luxemburgo e Felipão. Só pela lista já vemos o nível dos técnicos nacionais, eles estão “enferrujados” e não servem mais para os clubes da Série A e com sorte sirvam para alguma seleção menos expressiva.
Não é apenas o futebol brasileiro que mudou e sim o mundial, mas na Europa já era comum técnicos estrangeiros, o futebol brasileiro taticamente precisa se modernizar o quanto antes e o início começa com os estrangeiros, por mais que sejam irrelevantes em seus países, aqui podem trazer “coisas novas” para todos os clubes.
Talvez os estrangeiros venham se aventurar no Brasil por não conhecerem direito nosso futebol, mal sabem eles que se em 6 meses não tiverem os resultados esperados acabam por ficar com a corda no pescoço. Enquanto a nova geração de técnicos brasileiros não tiver chances e tempo nos grandes clubes, os estrangeiros continuarão chegando e ao não darem certo nos clubes, os medalhões sempre serão contratados.
Lucas Barboza, para Vida Destra, 09/03/2022. Sigam-me no Twitter! Vamos conversar sobre o meu artigo! @BarbozaLucaas
Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE