Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Emelec – Libertadores 2022

Fase de Grupos – 5ª Rodada

 

Quando surge, galera palestrina!

Esta é uma resenha especial! É a minha 100ª resenha de jogos do Verdão, aqui na coluna Opinião de um Palmeirense!, e estou muito feliz por chegar aqui e, principalmente, feliz porque a cada dia o alcance das minhas resenhas aumenta mais, chegando a mais palmeirenses!

Gostaria de agradecer a todos os que têm dedicado alguns minutos do seu dia para ler o que escrevo aqui, e espero que a nossa interação possa aumentar ainda mais! Afinal, nosso amado Verdão não deixará de me motivar a continuar escrevendo a sua bela e vitoriosa história!

Pré Jogo

Virando a chave mais uma vez, nosso Verdão volta as atenções novamente para a Copa Libertadores, e hoje receberá no Allianz Parque o Emelec, para o jogo de volta válido pela quinta rodada da fase de grupos da competição continental.

Vindo da vitória por 2×0 sobre o Red Bull Bragantino, no último sábado (14), o Verdão entra em campo com a tranquilidade de já ter garantido a sua classificação para a próxima fase com duas rodadas de antecedência. Além disso, o Verdão ainda detém a melhor campanha da fase de grupos até aqui e está invicto na competição.

No primeiro jogo contra o Emelec, realizado no Estádio George Capwell, em Guayaquil, no Equador, em 27 de abril, o Verdão superou a equipe local por 3×1. A partida de hoje será a quarta realizada até hoje entre as duas equipes, com o Verdão sendo o vencedor das três partidas anteriores.

Preparação

Após o confronto com o Red Bull Bragantino no sábado (14), nosso elenco descansou no domingo (15) e se reapresentou na Academia de Futebol na manhã de segunda-feira (16). Como é praxe, os atletas que atuaram por mais tempo no confronto com o Massa Bruta fizeram atividades regenerativas, enquanto os demais foram a campo para trabalhos técnicos. Em três atividades diferentes, o elenco trabalhou posse de bola e marcação em campo reduzido, simulação de jogos e finalizações, entre outros fundamentos.

O zagueiro Luan e o atacante Gabriel Veron seguiram seus cronogramas individualizados no campo. O lateral-direito Mayke, substituído na segunda etapa contra o Red Bull Bragantino, permaneceu na parte interna do CT acompanhado de membros do Núcleo de Saúde e Performance em processo de recuperação de uma tendinopatia de calcâneo na perna direita.

Os jogadores Rafael Navarro e Marcos Rocha (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

O Verdão deu prosseguimento à sua preparação na manhã de terça-feira (17) na Academia de Futebol. Após aquecimento, a comissão do Professor Abel Ferreira comandou trabalhos técnicos com ênfases táticas. Enquanto um time tinha como objetivo alcançar uma meta normal com um goleiro, a outra equipe tinha de cumprir objetivos e ultrapassar estacas dispostas nas extremidades do campo. Na sequência, o elenco palestrino participou de uma atividade recreativa e, por fim, alguns atletas aprimoraram cobranças de faltas e pênaltis.

O jogador Gabriel Veron, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Como o Verdão já está classificado para as oitavas da Libertadores, é esperado que um time misto ou com maioria de reservas e Crias da Academia entre em campo contra a equipe equatoriana.

Para esta partida o Professor Abel Ferreira montou um time no aparente esquema tático inicial 4-3-3, com o Weverton fechando o nosso gol; Jorge na lateral esquerda e Marcos Rocha na lateral direita; Kuscevic e Gustavo Gómez na zaga; Gustavo Scarpa, Danilo e Atuesta no meio campo; Rafael Navarro, Rony e Gabriel Menino na linha de ataque.

Como esperado, um time misto, dando oportunidade aos nossos garotos para ganhar minutagem e experiência em campo. Time com plenas condições de passar pelos equatorianos, sem sustos e sem grandes dificuldades.

O Jogo

O Verdão começou bem a partida, já buscando impor o seu jogo. Aos 3 minutos, nossa primeira jogada de ataque com o Marcos Rocha tocando para o Atuesta, que estava livre na área e finalizou mandando um foguete mas a bola passou por cima da meta!

Aos 7 minutos, nova oportunidade com o Scarpa, que brincou com a zaga adversária deixando todo mundo pra trás e finalizou rasteiro mas a bola passou por toda a pequena área e saiu pela linha de fundo. Aos 22 minutos, em uma cobrança de escanteio Scarpa quase marcou um gol olímpico!

O Verdão seguiu tentando chegar ao gol adversário e apesar de estar com boa posse de bola, criando boas jogadas, pecava nas finalizações. Aos 39 minutos, Scarpa bateu pro gol em uma cobrança de falta e o goleiro Ortiz espalmou. Na sequência, o Verdão ficou com a bola e num rápido contra-ataque Menino tentou cruzar na área mas a defesa conseguiu interceptar e afastar o perigo!

Após 1 minuto de acréscimo, o primeiro tempo chegou ao fim no Allianz Parque! Placar ainda em 0x0!

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no elenco. Seguimos com boa posse de bola e boas oportunidades para a construção de jogadas, e já aos 2 minutos Rony ficou com a bola na zona de ataque e fez um passe milimétrico para Marcos Rocha, que estava de frente pro gol mas o juiz marcou impedimento do nosso lateral direito.

Aos 6 minutos, uma linda troca de passes entre Scarpa e Atuesta, que lançou Rony na área. De cabeça Rony finalizou mas Ortiz fez a defesa! Pouco depois, Danilo arriscou de fora da área e mandou uma bomba, mas a bola saiu pela linha de fundo!

Aos 14 minutos, Navarro aproveitou um cruzamento milimétrico e cabeceou para a defesa do goleiro, que conseguiu espalmar! O Palmeiras queria marcar o seu gol!

Aos 20 minutos o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com Dudu, Veiga e Vanderlan entrando em substituição a Scarpa, Atuesta e Jorge. Poucos minutos depois de entrar em campo, Veiga encontrou Vanderlan pela esquerda, que cruzou rasteiro para o Rony, que foi travado pela defesa adversária!

Aos 28 minutos, em uma bola alçada na área, Danilo, o nosso camisa 28, que estava bem posicionado aproveitou a oportunidade e mandou a bola pro fundo do gol dos equatorianos, abrindo o placar no Allianz Parque! Verdão 1×0 Emelec!

Logo após o nosso gol, o Professor fez nova substituição, com o trem Zé Rafael entrando em substituição ao Gabriel Menino. Aos 34 minutos, nossa última substituição, com Breno Lopes entrando em substituição ao Rony.

Aos 37 minutos, o Emelec avançou em ataque pelo meio com o Quiroga tocando na entrada da área para o Zapata, que girou e bateu, com o Weverton fazendo uma DEFESAÇA!

Após 4 minutos de acréscimos, a partida chegou ao fim no Allianz Parque, na fria São Paulo! Placar final: Palmeiras 1×0 Emelec.

Permanecemos invictos na Libertadores, e agora com 15 pontos, nos mantemos no topo da tabela e ainda donos da melhor campanha desta fase de grupos, até aqui!

O jogo em si foi morno, mas era o que eu esperava, já que era previsto que o Verdão entraria em campo com um time misto. Com isto obviamente nosso rendimento seria abaixo daquele que temos com o nosso elenco principal em campo.

Atuesta até teve um desempenho regular, mas parece ainda não ter encontrado o seu lugar dentro de campo. Gabriel Menino fez uma boa partida, creio que se tiver mais oportunidades, seu desempenho crescerá dentro de campo. Ficou nítida a diferença de desempenho do time no primeiro e no segundo tempo, após as substituições e a entrada dos titulares, tanto que foi depois das substituições que nosso gol saiu!

Mas o que importa é que vencemos e seguimos firmes rumo à Glória Eterna!

Bora abrir uma Heineken pra aquecer nesta noite gelada!

Nosso próximo compromisso será no sábado (21), quando iremos até Caxias do Sul para enfrentar a equipe do Juventude pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Até lá e #AvantiPalestra!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Sander Souza
Sigam me
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments