Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Santos x Palmeiras – Clássico da Saudade –  Brasileirão 2022

8ª Rodada

 

Pré Jogo

 

Quando surge, amigos alviverdes! Já bateram o macarrão com frango assado neste domingão?

O nosso Verdão volta as suas atenções para o Campeonato Brasileiro e hoje está na Baixada Santista para enfrentar o Santos, na Vila Belmiro, em partida válida pela 8ª rodada da competição nacional. Vindo da vitória por 4×1 sobre o Deportivo Táchira, pela última partida da fase de grupos da Libertadores, o Verdão entrará em campo hoje com o objetivo de conquistar mais três pontos e se aproximar ainda mais do topo da tabela do Brasileirão.

O Palmeiras acumula oito jogos de invencibilidade contra o Santos desde a última derrota, em 2019. São seis vitórias e dois empates neste período, com 14 gols marcados e sete gols sofridos. Desta forma, pode chegar à marca de nove confrontos sem derrota para o Santos pela primeira vez desde 1993, quando acumulou seis vitórias e três empates.

No 345º confronto da história, o Palmeiras pode ampliar a vantagem de vitórias (hoje está 147 contra 106) e de gols (hoje está 578 a 482) sobre o Santos, time que o Verdão mais venceu e mais balançou as redes na história. De quebra, pode alcançar o 100º gol contra o rival em Campeonato Brasileiro (tem 99 atualmente).

Vencedor do último clássico realizado na Vila Belmiro (2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro 2021), o Palmeiras busca sua 45ª vitória no estádio rival, onde soma outros 20 empates e 47 derrotas. Nos gols, a vantagem é alviverde:182 a 175.

Preparação

Com a fase de grupos da Libertadores concluída, o Verdão ganhou uns dias a mais para preparar o seu elenco para este clássico. Após descansar na quarta-feira (25), o elenco Alviverde se reapresentou na Academia de Futebol na manhã da quinta-feira (26) para dar início à preparação para o confronto com o Peixe.

A preparação teve início com atividades técnicas em campo, com parte do elenco fazendo atividades regenerativas na parte interna. A comissão do Professor Abel Ferreira comandou duas atividades: um treino de opções de passe no qual deveriam cumprir objetivos e finalizar nos golzinhos seguido de enfrentamentos de cinco contra cinco em campo reduzido.

O jogador Luan, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

O Verdão prosseguiu com sua preparação na manhã de sexta-feira (27) na Academia de Futebol. O dia foi marcado por duas grandes novidades: o retorno de Raphael Veiga, recuperado da Covid-19, e a presença do atacante Miguel Merentiel, contratado recentemente junto ao Defensa y Justicia.

Após uma breve atividade física, os jogadores realizaram um trabalho técnico-tático com ênfase em diferentes situações de jogo como transições ofensivas e defensivas, marcação, passes e finalizações. Em seguida, os setores defensivo e ofensivo foram divididos para atividades específicas em lados separados do campo.

O jogador Miguel Merentiel, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Na manhã de ontem, sábado (28), o Verdão concluiu a sua preparação para o Clássico da Saudade de hoje. Após aquecimento, o Professor Abel Ferreira separou duas equipes e comandou uma atividade tática. Na sequência, os jogadores alviverdes participaram de um recreativo. No fim, houve ainda um trabalho de jogadas específicas, de bolas paradas e de cobranças de faltas e pênaltis. Assim como na sexta (27), o meio-campista Raphael Veiga, recuperado de Covid-19, treinou com o elenco palestrino em tempo integral.

No campo ao lado, o lateral-esquerdo Piquerez, o atacante Gabriel Veron (ambos em transição física) e o atacante uruguaio Merentiel realizaram uma movimentação em dimensões reduzidas com Crias da categoria Sub-16. O lateral-direito Mayke e o meio-campista Jailson cumpriram cronograma interno no Núcleo de Saúde e Performance.

O jogador Joaquín Piquerez, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Pendurados: Marcos Rocha, Zé Rafael e Vitor Castanheira (auxiliar técnico)
Suspenso: Abel Ferreira (três cartões amarelos)
Retorno de suspensão: Gustavo Gómez

Para esta partida nossa escalação deverá apresentar novidades. O Professor Abel Ferreira está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Além dele, não poderemos contar com o Weverton, Danilo e Kuscevic, convocados para jogos pelas seleções nacionais do Brasil e Chile, respectivamente.

Além dos convocados, ainda não poderemos contar com Piquerez, Gabriel Veron e Luan, que estão em transição física após se recuperarem de lesões, e Mayke, que ainda está em fase de recuperação.

Para este clássico, o Verdão irá a campo com Marcelo Lomba fechando o nosso gol; Jorge na lateral esquerda e Marcos Rocha na lateral direita; Murilo e Gustavo Gómez na zaga; Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga no meio campo; Gabriel Menino, Rony e Dudu na linha de ataque. Time organizado num aparente esquema tático inicial 4-3-3, e iremos a campo sob o comando do auxiliar técnico João Martins.

Embora tenha vários desfalques, ainda temos um elenco capaz de enfrentar e superar o Peixe, embora não seja uma tarefa fácil, até pelo fato de enfrentarmos o adversário em sua casa. Espero uma partida bem competitiva, e creio que o Peixe deverá buscar maior ofensividade dando assim oportunidades para o Verdão explorar os contra-ataques.

O Jogo

A partida começou com saída de bola do Verdão, e os times foram um pra cima do outro, buscando se impor e garantir a posse de bola e a criação de jogadas. Aos 5 minutos, Rony fica com a bola na intermediária, limpou o lance e finalizou, com a bola sendo facilmente defendida pelo goleiro santista.

Ambos os times estavam tentando explorar os erros um do outro, e aos 10 minutos Jorge cruzou na área e a bola passou pelo Rony, indo tranquila para as mãos de João Paulo!

Aos 16 minutos de jogo o Palmeiras tinha 62% de posse de bola e ambos os times tinham três finalizações a gol! Num jogo lá e cá, aos 22 minutos o santista Marcos Leonardo arriscou a finalização e Lomba fez boa defesa!

Aos 25 minutos, Scarpa aproveitou sobra de bola na área e chutou forte, mandando a bola pra fora! Pouco depois, Zé Rafael conseguiu recuperar a bola no campo de ataque e arriscou a finalização, mas João Paulo fez a defesa!

Aos 27 minutos, parada técnica para hidratação dos jogadores. O Peixe seguiu buscando criar jogadas ofensivas e teve várias oportunidades, com dois escanteios quase seguidos por volta dos 35 minutos de jogo. Nesse momento o Peixe estava com maior posse de bola e sendo mais perigoso. Aos 39 minutos, Zé Rafael perdeu a bola para Baptistão, num lance com falta clara. Baptistão tocou no meio para Sandry e Gabriel Menino conseguiu desviar a bola mas ela acabou com Marcos Leonardo, que protegeu o lance e bateu pro gol aproveitando a saída de Lomba. Após consultar o VAR, o juiz anulou o gol e marcou a falta de Baptistão sobre o trem Zé Rafael.

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Gabriel Menino cruzou na área e Rony desviou de cabeça mas mandou a bola por cima da meta. No minuto seguinte, nova oportunidade numa bola lançada por Marcos Rocha para o Rony, que chutou forte e mandou a bola pra fora! Após 6 minutos de acréscimos, fim do primeiro tempo na Vila Belmiro! Peixe 0x0 Porco!

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no elenco. O Verdão estava mais lento que o Peixe no início do segundo tempo, apesar da maior posse de bola. Aos 16 minutos, João Martins fez as nossas primeiras substituições, com Rafael Navarro e Naves entrando em substituição a Dudu e Murilo.

O Peixe foi diminuindo o ritmo ao longo do segundo tempo, mas continuou criando jogadas no ataque, obrigando a defesa Alviverde a trabalhar.

Aos 23 minutos, a arbitragem assinala pênalti a favor do Verdão e o nosso batedor oficial foi para a cobrança. E o improvável aconteceu! Raphael Veiga foi para a cobrança e…errou o pênalti! A bola foi na trave e no rebote Rony não conseguiu aproveitar. Veiga errando o pênalti é impensável, mas todos sabíamos que mais cedo ou mais tarde aconteceria. Eu até gostei que aconteceu agora e não num jogo decisivo!

Aos 31 minutos nova substituição, com o Fabinho entrando em substituição ao Gabriel Menino. Aos 35 minutos, em cobrança de escanteio Gómez subiu e desviou de cabeça mandando a bola pro fundo do gol alvinegro! Placar aberto na Vila Belmiro! Peixe 0x1 Porco!

O Peixe ainda insistiu e tentou igualar o placar e aos 42 minutos Lomba fez grande defesa! Pouco depois, aos 44 minutos, nossas últimas substituições com o Breno Lopes e o Atuesta entrando em substituição a Rony e Veiga.

O Peixe seguiu tentando igualar o placar mas o resultado permaneceu! Após 8 minutos de acréscimos, fim de jogo na Vila Belmiro! Santos 0x1 Palmeiras.

Foi um jogo melhor do que eu esperava, pois eu esperava um pouco mais de dificuldade, mas em qualidade foi um jogo regular. E como o esperado o Peixe veio pra cima, tentou se impor mas nós conseguimos nos defender razoavelmente bem, com o Lomba tendo boa atuação, embora no gol anulado achei que ele estava muito adiantado.

Gabriel Menino não teve boa atuação nesta partida, e a maioria dos demais jogadores teve atuação regular. Sobre o pênalti perdido pelo Veiga, não vejo motivo para qualquer tipo de crítica. O pênalti foi bem batido, não entrou por pouco. Não foi um daqueles pênaltis que a bola quase sai do estádio ou que o goleiro consegue defender. Mais cedo ou mais tarde ele perderia um pênalti e não é o fim do mundo.

Em resumo, o importante é que conseguimos garantir os três pontos e ficaremos provisoriamente na liderança do Brasileirão!

Bora aproveitar o restinho de domingo pra abrir aquela Heineken esperta e comemorar mais uma vitória do nosso Verdão!

Nosso próximo compromisso será apenas no domingo (5) às 16:00, quando receberemos o Galo no Allianz Parque, em partida válida pela 9ª rodada do Brasileirão. Teremos bastante tempo para descansar o elenco e nos preparar para o confronto com o Galo.

Até lá e #AvantiPalestra!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]

 

Sander Souza
Sigam me
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments