Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Botafogo – Brasileirão 2022

10ª Rodada

 

Pré Jogo

Quando surge, galera palestrina!

Ainda focado no Campeonato Brasileiro, hoje o Palmeiras entrará em campo no Allianz Parque para enfrentar o Botafogo em partida válida pela 10ª rodada da competição. Vindo do empate em 0x0 com o Atlético-MG no último domingo (5), o Palmeiras é o atual vice-líder da competição e tem a chance de se tornar o líder ao vencer esta partida.

O Verdão perdeu só três vezes nos últimos 42 jogos, com 29 vitórias e dez empates neste período, e venceu dez dos últimos 12. Além disso, o Palmeiras ostenta a maior série invicta do Campeonato Brasileiro (oito jogos, ao lado do Internacional), além da melhor defesa (cinco gols sofridos) e do segundo melhor ataque (13 gols marcados).

Palmeiras e Botafogo já mediram forças em 121 oportunidades, e o Verdão leva a melhor no retrospecto geral: são 48 vitórias contra 35 derrotas, além de 38 empates, 178 gols marcados e 151 gols sofridos. Como mandante, o Maior Campeão do Brasil acumula cinco jogos de invencibilidade contra o rival, com quatro vitórias e um empate, e está invicto no Allianz Parque, com três vitórias e um empate.

O primeiro duelo com o Botafogo na história aconteceu há 100 anos: no dia 3 de maio de 1922, vitória do Palestra Italia por 1 a 0 (gol de Caetano Imparato), no Parque Antarctica (mesmo palco do jogo desta quinta-feira), valendo a Taça City – oferecida por uma construtora da época. O Glorioso foi o primeiro dos quatro grandes times do Rio de Janeiro a enfrentar o Palmeiras na história

Preparação

Após a partida contra o Galo, nosso elenco descansou por um dia e se reapresentou na terça-feira (7) para dar início à preparação para o confronto de hoje. Atuesta, que retornou após jogar pela seleção da Colômbia, também se reapresentou e fez atividades regenerativas com os titulares do jogo contra o Galo.

O restante foi a campo e fez atividades técnicas em dimensões reduzidas. O colombiano deve treinar na quarta (08) normalmente e estar à disposição para quinta (09). Substituído no domingo após uma pancada no joelho, Zé Rafael não teve diagnosticada nenhuma contusão, ao contrário de Raphael Veiga, que teve constatada uma lesão na coxa direita. O camisa 23 já começou tratamento com o Núcleo de Saúde e Performance na parte interna do Centro de Excelência.

Os jogadores Wesley e Breno Lopes (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Na quarta-feira (8) o elenco alviverde prosseguiu com as atividades preparatórias. No campo, após ativação muscular na academia e aquecimento, os jogadores fizeram atividades táticas e posicionais. Na parte final, os atletas colocaram em prática trabalhos técnicos: os laterais, por exemplo, aprimoraram corridas ao fundo e cruzamentos, ao passo que os meias, lançamentos e transições, e os atacantes aperfeiçoaram movimentos específicos e finalizações. Com isso a nossa preparação foi encerrada!

Os meio-campistas Jailson e Raphael Veiga deram prosseguimento ao tratamento de lesões na parte interna do Centro de Excelência, enquanto o lateral-direito Mayke fez trabalhos internos e no gramado.

O jogador Murilo, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

O goleiro Weverton e o meio-campista Danilo, que jogaram pela seleção brasileira em amistosos contra a Coreia do Sul e o Japão, se reapresentaram no fim da tarde desta quarta-feira e fizeram um treino específico, após descansarem da desgastante viagem e da readaptação ao nosso fuso horário!

Escalação

Pendurados: Marcos Rocha, Gabriel Menino, Zé Rafael e Vitor Castanheira (auxiliar técnico)
Suspenso: não há
Desfalques: Kuscevic (Seleção Chilena), Gustavo Gómez (Seleção Paraguaia), Raphael Veiga (lesão na coxa direita), Gabriel Menino (virose), Mayke (tendinopatia de calcâneo na perna direita) e Jailson (lesão no joelho direito)

Para esta partida o Professor Abel Ferreira montou um time com o esquema tático inicial 4-2-3-1 com o Weverton fechando o nosso gol; Piquerez na lateral esquerda e Marcos Rocha na lateral direita; Murilo e Luan na zaga; Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Danilo no meio-campo; Gabriel Veron, Dudu e Rony na linha de ataque. Time mais que capaz de enfrentar e superar o Botafogo, e garantir os três pontos que nos colocarão na liderança do Brasileirão!

O Jogo

O Verdão começou o jogo já pressionando a saída de bola do Fogão, mostrando que pretendia fazer aquele trabalho forte para garantir rapidamente o resultado. O alvinegro até tentou assustar a nossa defesa mas nada que trouxesse um perigo real.

Já aos 5 minutos o Verdão abriu o placar no Allianz Parque numa cobrança de escanteio com o Scarpa cruzando no segundo pau e Murilo subindo pra cabecear e desviar. Porém a bola tocou nas costas de Luan antes de entrar no gol e o VAR avisou o juiz que Luan estava adiantado e o gol foi anulado por impedimento.

Mas não demorou muito e o placar foi aberto de fato no Allianz Parque! Aos 11 minutos Dudu tocou para Scarpa pela direita, que foi à linha de fundo e tocou pra trás, com o Rony batendo de primeira sem chance de defesa para Gatito Hernández. Porco 1×0 Fogão!

Logo depois, aos 14 minutos, excelente oportunidade em uma descida em velocidade, com o Veron servindo Scarpa e dessa vez com o Scarpa tocando para o Dudu, que mandou uma bomba que explodiu na trave! O Verdão seguia na pressão, controlando o jogo e aos 17 minutos Piquerez tentou um lançamento para o Rony na área mas a zaga desviou e na sobra Scarpa, que estava livre pela direita, aproveitou e mandou a bola por entre as pernas de Gatito e ampliou o placar no Allianz Parque! Porco 2×0 Fogão!

Seguimos na pressão, e aos 26 minutos ocorreu um lance que enganou a muitos, com o Rony lançando para o Dudu na área, que desviou para o gol e Gatito conseguiu espalmar com a bola batendo na trave e voltando para suas mãos! Muitos acharam que tinha sido gol!

Aos 33 minutos, Scarpa cobrou escanteio no primeiro pau e Rony se adiantou e cabeceou cruzado, sem chance de defesa para Gatito! Placar ampliado no Allianz Parque! Porco 3×0 Fogão!!

Seguimos na pressão, com total controle da partida. Aos 41 minutos Scarpa ficou com sobra de bola na entrada da área e chutou forte à direita do gol de Gatito, levando perigo ao gol alvinegro! Após 3 minutos de acréscimos o primeiro tempo terminou no Allianz Parque! Palmeiras 3×0 Botafogo.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. Aos 4 minutos, nossa primeira boa oportunidade com o Veron partindo em velocidade pela esquerda e tentando tocar para Scarpa na área mas a defesa conseguiu interceptar a jogada e na sequência Scarpa chutou mas a bola saiu pela linha de fundo.

O jogo estava tranquilo para o Verdão e aos 15 minutos o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com Fabinho e Navarro entrando em substituição a Danilo e Veron.

Pouco depois, aos 17 minutos, Navarro disparou pela direita e tentou tocar para o Dudu na área mas a defesa fez o corte. Apenas dois minutos depois, a Lei do Ex entrou em cena com o Navarro ficando cara a cara com Gatito e tocando por cima do goleiro mandando a bola para o fundo das redes! Porém a arbitragem assinalou impedimento no lance.

Aos 31 minutos o Professor fez novas substituições, com o Wesley entrando em substituição a Rony. Quatro minutos depois nossas últimas substituições, com o Atuesta e o Breno Lopes entrando em substituição a Scarpa e Dudu.

Aos 41 minutos Wesley recebeu pela esquerda e entrou na área dando um baile em Daniel Borges e na defesa alvinegra antes de chutar no ângulo do gol de Gatito, sem chance de defesa para o goleiro! Placar ampliado no Allianz Parque! Porco 4×0 Fogão!!

Sem acréscimos, a partida foi encerrada no Allianz Parque! Vitória do Verdão com gols de Rony (2), Scarpa e Wesley. Placar final: Palmeiras 4×0 Botafogo.

É festa no chiqueiro!!

O Palmeiras conquistou três pontos em casa e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro com 19 pontos, ostentando o melhor ataque e a melhor defesa da competição. Claro que ainda falta muito até o termino do Brasileirão, mas o Palmeiras conseguiu deixar para trás a péssima impressão causada pelo início com derrota na competição.

Temos boas expectativas com os reforços que estão a caminho para o segundo semestre, que nos ajudarão a seguir vivos nas competições que disputamos. Aliás, não apenas vivos, mas brigando pelos títulos e com grandes chances de conquistá-los!

Sobre o jogo de hoje, foi um passeio! Eu imaginava que o Botafogo fosse oferecer mais resistência e nos dar mais trabalho!

Vamos desfrutar o momento e a nossa bela vitória desta noite fria e chuvosa de São Paulo!

Bora pra Heineken, galera!!

 

Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe ô

E dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe ô

Eu sou palmeiras sim senhor! E bebo todas que vier!

E canto meu Porco! Meu único amor!!!!!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Sander Souza
Sigam me
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments