Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Cuiabá – Brasileirão 2022

17ª Rodada

 

Pré Jogo

Quando surge, amigos palestrinos!

Após a nossa desclassificação da Copa do Brasil, voltamos as nossas atenções para o Campeonato Brasileiro e hoje receberemos no Allianz Parque a equipe do Cuiabá para partida válida pela 17ª rodada da competição.

Vindo da derrota na disputa por pênaltis no jogo de volta contra o São Paulo pelas oitavas de final da Copa do Brasil, realizado na última quinta-feira (14), que resultou na nossa desclassificação, o Verdão entra em campo nesta noite como vice-líder do Brasileirão e fará o último jogo da rodada, podendo voltar à liderança e abrir vantagem de dois pontos em relação ao segundo colocado caso vença o Cuiabá, que atualmente ocupa a 15ª posição na tabela.

Palmeiras e Cuiabá se enfrentaram apenas duas vezes em toda a história, com uma vitória para o Verdão e outra para o rival mato-grossense, além de três gols marcados para cada lado. Os dois duelos aconteceram pelo Campeonato Brasileiro de 2021: derrota por 2 a 0, no Allianz Parque, e triunfo por 3 a 1, na Arena Pantanal, em Cuiabá-MT.

Preparação

Após o Choque-Rei realizado na quinta-feira (14), nosso elenco descansou na sexta-feira (15) e se reapresentou na Academia de Futebol na manhã do sábado (16). Como é praxe na reapresentação, os titulares e os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos na partida contra o Trikas fizeram atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. Os demais fizeram trabalhos em campo reduzido de opções de passe, posicionamento e simulações de jogo de sete contra sete.

O atacante Rafael Navarro, em tratamento de lesão na coxa direita, seguiu seu cronograma de recuperação com atividades na parte interna e no campo acompanhado de membros do Núcleo de Saúde e Performance. O atacante Rony, com lesão na coxa esquerda sofrida no duelo com o Fortaleza, e o lateral-esquerdo Jorge, que sofreu um trauma no joelho direito no treino de terça-feira (12), permaneceram na parte interna do Centro de Excelência.

Os jogadores Breno Lopes e Mayke (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

O elenco do Verdão prosseguiu com a preparação na manhã de domingo (17) na Academia de Futebol. O Professor Abel Ferreira e a comissão alviverde comandaram um treino técnico com duas atividades distintas de ataque ao espaço com ênfase nos cruzamentos e nas finalizações pelo alto e por baixo. Na sequência, o grupo disputou um recreativo.

Os jogadores da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Pendurados: Marcos Rocha, Gabriel Menino, Piquerez, Rony, Abel Ferreira (treinador), João Martins e Vitor Castanheira (auxiliares técnicos)
Suspensos: não há
Volta de suspensão: Gabriel Menino (cartão vermelho)

Depois de tudo o que ocorreu após o Choque-Rei, com toda a safadeza envolvendo o VAR, e com a liderança do Brasileirão em jogo, é esperado que o Palmeiras entre em campo hoje com a maior força possível. É provável que se repita a escalação contra o Trikas.

Para esta partida o Professor Abel Ferreira poderá montar um time com o Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Murilo na zaga; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga no meio-campo; Gustavo Scarpa, Gabriel Veron e Dudu na linha de ataque.

É nosso time titular, apenas com o Veron atuando no lugar do Rony, que esta lesionado. E tem plenas condições de superar o Cuiabá sem sustos, principalmente se mostrar brio e entrar em campo com sangue nos olhos por conta da injustiça que sofremos. Mais do que nunca, temos que mostrar nossa força!

*Pré-Jogo concluído em 18/07/2022 às 17:00.

*Escalação confirmada em 18/07/2022 às 19:00:

Verdão escalado: Weverton; Mayke, Gómez, Murilo, Piquerez; Danilo, Raphael Veiga, Gabriel menino; Gustavo Scarpa, Gabriel Veron e Dudu. Esquema tático inicial 4-3-3. Ao contrário do que eu esperava, o Professor Abel resolveu poupar Marcos Rocha e Zé Rafael, colocou Mayke na lateral direita e Menino no meio-campo, deslocando Scarpa mais à frente na esquerda.

O Jogo

A partida começou com o time do Cuiabá retrancado, armado num 5-4-1 e dificultando bastante o jogo para o Verdão. Nossa primeira chegada no ataque ocorreu aos 5 minutos numa troca de passes que começou no nosso campo defensivo e terminou no campo de ataque, com o Veiga recebendo lançamento de Mayke na pequena área e quase finalizando.

No minuto seguinte, Piquerez roubou a bola no campo de ataque e tocou para Veiga na entrada da área. Nosso camisa 23 devolveu o lançamento para Mayke, que mandou um foguete no travessão!

O jogo seguiu com o Verdão se esforçando para tentar vencer a retranca cuiabana, sem sucesso. O Cuiabá retrancado tentava explorar os contra-ataques mas também sem sucesso. Aos 30 minutos Gabriel Menino chutou forte em cobrança de falta e o goleiro Walter conseguiu fazer a defesa. Danilo tentou aproveitar a sobra e mandou a bola por cima da meta.

O jogo seguiu com o Verdão tentando de todas as formas quebrar a defesa cuiabana e os mato-grossenses tentando se defender de todas as formas. Após 3 minutos de acréscimos, o primeiro tempo terminou no Allianz Parque. Placar parcial: Palmeiras 0x0 Cuiabá.

No primeiro tempo o Verdão correu bastante mas foi pouco efetivo. Houve muito esforço físico para nenhum resultado concreto para o Verdão e o Cuiabá também não apresentou perigo para o Alviverde.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações na equipe. Já no primeiro minuto o Verdão chegou no ataque com o Dudu tocando para o Veiga na área, que foi travado na hora da finalização. Na sobra Mayke ficou com a bola e arriscou a finalização mas Walter conseguiu fazer a defesa!

O Porco seguiu insistindo no ataque e aos 4 minutos Veron, em jogada individual de velocidade, avançou no campo de ataque e tocou no canto do gol de Walter, fazendo o centésimo gol do Verdão na temporada e abrindo o placar no Allianz Parque. Palmeiras 1×0 Cuiabá!

Aos 18 minutos o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com o Breno Lopes, o Atuesta e o Zé Rafael entrando em substituição a Gabriel Veron, Raphael Veiga e Gabriel Menino.

Apenas três minutos depois, o Professor fez nova substituição com o Wesley entrando em substituição ao Dudu. Aos 27 minutos Murilo quase fez um gol em cobrança de falta!

Após as substituições o time caiu de rendimento de forma nítida e isso deu oportunidades para o ataque cuiabano. O time mato-grossense precisou se abrir para poder criar jogadas no ataque e tentar alcançar um empate. Infelizmente o Verdão não conseguiu aproveitar as chances que surgiram para matar o jogo.

Após 5 minutos de acréscimos, a partida terminou no Allianz Parque com vitória do Verdão! Placar final: Palmeiras 1×0 Cuiabá!

Com este resultado o Palmeiras retomou a liderança do Campeonato Brasileiro e agora tem dois pontos de vantagem em relação ao Galo, o segundo colocado. O Verdão se mostrou abaixo do seu normal e pareceu sentir ainda a eliminação da Copa do Brasil, principalmente pela maneira como aconteceu.

Espero que o nosso elenco se recupere rapidamente do baque sofrido e que possamos ver em breve o nosso Verdão jogando com aquele brilho no olhar e seu entusiasmo característico.

Minha crítica hoje fica para os nossos reservas no geral, que quando entram em campo são incapazes de manter o time na mesma rotação e que apresentam um futebol muito, muito mesmo, abaixo do ideal. É claro que existe uma diferença de nível entre titulares e reservas e esta diferença é normal até certo nível. No nosso caso o desnível está muito além do ideal, há tempos.

Hoje eu também não estou no pique para comemorações, mas estou aliviado por pelo menos mantermos a liderança do Brasileirão! Espero que possamos voltar a sorrir com alegria e o coração leve muito em breve.

Nosso próximo compromisso será na quinta-feira (21), quando iremos a Belo Horizonte para enfrentar o América-MG pela 18ª rodada do Brasileirão.

Até lá amigos e #AvantiPalestra

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Sander Souza
Sigam me
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments