Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

América-MG x Palmeiras – Brasileirão 2022

18ª Rodada 

 

Pré Jogo

Quando surge, amigos alviverdes!!

Agradeço a todos que leem as minhas resenhas e artigos! Muito obrigado a todos! Peço que me sigam nas redes sociais e deixem os seus comentários!

Mantendo foco total no Campeonato Brasileiro, hoje o Verdão está em Belo Horizonte para enfrentar o América-MG, no estádio Independência, em partida válida pela 18ª rodada da competição nacional.

Vindo da vitória por 1×0 sobre a equipe do Cuiabá, em partida da 17ª rodada realizada na última segunda-feira (18), o Verdão iniciou esta rodada na liderança da competição e joga para garantir a sua permanência na primeira colocação do Brasileirão.

Este será o jogo de número 50 do Palmeiras no ano. Em 49 partidas até agora, são 34 vitórias, 10 empates e cinco derrotas, com 100 gols marcados e 30 sofridos. O Verdão é o time que mais jogou e mais balançou as redes em 2022.

Nosso retrospecto em relação ao América-MG é positivo: o Verdão venceu 15 dos 29 duelos disputados com o América-MG ao longo da história – além dos triunfos, foram nove empates, cinco derrotas, 51 gols marcados e 27 gols sofridos. Como visitante, o Alviverde soma o dobro de vitórias em relação ao América-MG: oito triunfos contra quatro reveses. No total, foram 17 jogos, com 8 vitórias, 5 empates, 4 derrotas, 27 gols marcados e 19 gols sofridos.

Preparação

Após enfrentar o Cuiabá na noite de segunda-feira (18), o elenco alviverde se reapresentou na Academia de Futebol já na manhã de terça-feira (19) para dar início à preparação para a partida desta noite.

Como sempre é feito, os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos na partida da noite anterior fizeram atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência, inclusive o lateral-esquerdo Piquerez, que deixou o campo nos minutos finais da segunda etapa com uma mialgia na coxa esquerda.

Já os demais fizeram atividades técnicas no gramado: na primeira, tinham de cumprir objetivos de posse de bola e troca de passes em um octógono com quatro golzinhos nas extremidades; na segunda, fizeram um jogo de nove contra nove em campo reduzido.

O jogador Dudu, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

A preparação prosseguiu na manhã de quarta-feira (20) na Academia de Futebol. Após o aquecimento, os jogadores fizeram uma prática de ultrapassagens, cruzamentos e finalizações pelo alto e por baixo. Em seguida, dividido em duas equipes, disputaram um treino recreativo em campo reduzido.

A delegação alviverde almoçou no Centro de Excelência do clube antes de embarcar para Belo Horizonte (MG).

O jogador Vanderlan e o goleiro Vinicius (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Pendurados: Marcos Rocha, Murilo, Gabriel Menino, Piquerez, Rony, Abel Ferreira (treinador), João Martins e Vitor Castanheira (auxiliares técnicos).
Suspensos: não há.
Desfalques: Piquerez (mialgia na coxa esquerda), Rafael Navarro (lesão na coxa direita), Jailson (lesão no joelho direito), Jorge (trauma no joelho direito) e Rony (lesão na coxa esquerda).

 

A grande expectativa em relação a esta partida está na estreia de Flaco López e Merentiel. A possível estreia dos dois novos reforços do Verdão ficou evidente depois que o clube publicou em suas redes sociais uma foto de ambos com a delegação alviverde no voo para a capital mineira.

José Manuel “Flaco” López e Miguel Merentiel, com a delegação alviverde durante o voo para Belo Horizonte-MG.

Para esta partida, o Professor Abel Ferreira montou o seguinte time: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Vanderlan na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Luan na zaga; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga no meio-campo; Dudu, Merentiel e Wesley na linha de ataque. Formação tática inicial 4-2-3-1.

Murilo foi poupado por estar pendurado, para poder jogar no último jogo do primeiro turno, contra o Inter. Com a saída de Veron, nosso ataque foi organizado com Wesley e o estreante uruguaio Miguel Merentiel, La Bestia. É um bom time, capaz de enfrentar o time chato do Coelho, num jogo que não será fácil mas que pode ser vencido pelo Verdão!

O Jogo

As duas equipes se estudaram bastante nos minutos iniciais. A primeira chegada no ataque foi do Coelho, aos dois minutos, com Matheusinho recebendo na área alviverde e finalizando, com a bola desviando na nossa defesa e saindo pra escanteio.

Aos 5 minutos o Verdão avançou com o Dudu tabelando com o Veiga pela direita mas o adversário conseguiu afastar o perigo.

Num jogo lá e cá, o Verdão tinha dificuldades para atacar, com os defensores sendo eficientes. Aos 17 minutos Wesley recebeu na entrada da área e tentou cruzar para Merentiel mas a defesa conseguiu cortar o lance!

O Porco seguiu pressionando buscando espaços e aos 20 minutos Dudu e Merentiel perderam a oportunidade de abrir o placar num cruzamento que passou pela área sem que nenhum dos dois conseguisse interceptar!

Poucos minutos depois, aos 24 minutos, Dudu se livrou da marcação e bateu rasteiro, a bola desviou na defesa e na sequência Wesley finalizou, só não abrindo o placar porque a arbitragem assinalou corretamente o impedimento.

O Verdão seguiu buscando oportunidades no ataque e aos 26 minutos Veiga levantou a bola na área após cobrança de escanteio e Cavichioli conseguiu fazer o encaixe! Logo na sequência o Porco aproveitou a saída de bola do Coelho pra roubar a bola e Veiga finalizou de fora da área com uma bomba que passou perto do gol do Coelho!

Ambas as equipes tentavam pressionar no ataque e aos 30 minutos Dudu tentou lançar para Veiga na meia-lua mas a defesa do Coelho conseguiu interceptar e sair jogando no contra-ataque. Pouco depois o Porco recuperou a bola e Vanderlan acionou Veiga na área, que tentou um giro mas a defesa conseguiu o desarme.

No decorrer do primeiro tempo o Coelho teve várias oportunidades no ataque mas felizmente pecou nas finalizações! Aos 44 minutos Wesley tentou um cruzamento para Merentiel mas a zaga interceptou e mandou a bola para escanteio. A cobrança de Veiga foi cortada no meio da área e na sequência Veiga tenta nova jogada mas a defesa corta novamente.

Após dois minutos de acréscimos, terminou o primeiro tempo no Independência! Placar parcial: América-MG 0x0 Palmeiras.

De certa forma, foi um primeiro tempo equilibrado, não pela qualidade mas pela dificuldade que ambas as equipes proporcionaram uma à outra, somada ao gramado irregular que tornou o jogo mais lento. A posse de bola ficou equilibrada, sendo 51% do Verdão e 49% do Coelho, e ambas as equipes tiveram apenas um chute direto a gol.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. Mal voltamos ao jogo e aos 30 segundos Veiga recebeu passe sob medida na área e encheu o pé para finalizar mas a defesa conseguiu interceptar o chute!

Aos 11 minutos o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com o Flaco López e Gustavo Scarpa entrando em substituição a Merentiel e Raphael Veiga. Com o jogo pesado causado pelo gramado irregular, o jogo por baixo estava complicado e com a substituição o Professor mudou o foco para o jogo aéreo, já que Scarpa é bom em levantamentos e cruzamentos, e López é bom em cabeceios.

Já no minuto seguinte quase abrimos o placar, com o Dudu tocando para López na área, que antecipou Cavichioli, que ainda conseguiu abafar a jogada impedindo o gol!

O Coelho também tentava chegar ao gol e aos 17 minutos Matheusinho driblou Luan e cruzou no segundo pau, Juninho desviou a bola para a pequena área, Henrique Almeida cabeceou e fez Weverton fazer uma baita defesaça!!

Aos 20 minutos, Scarpa recebeu e dominou no lado direito, cortou para o meio e meteu um forte chute cruzado, indefensável,  que entrou no canto direito de Cavichioli! Placar aberto no Independência!! Coelho 0x1 Porco!!

O Coelho seguiu pressionando e o jogo estava cá e lá com ambas as equipes aproveitando as oportunidades, com muitos desarmes, interceptações e roubadas de bola. Aos 30 minutos Zé Rafael venceu a marcação e finalizou mas a bola bateu na rede pelo lado de fora!

Aos 32 minutos o Professor fez novas substituições, com Breno Lopes e Mayke entrando em substituição a Wesley e Dudu. O jogo seguiu sem muitas alterações, com pressão vinda dos dois lados. Aos 42 minutos a nossa última substituição, com o Gabriel Menino entrando em substituição a Danilo.

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, López recebeu a bola na área e finalizou de calcanhar, com muita classe, quase fazendo um golaço! Após 4 minutos de acréscimos o jogo terminou em Belo Horizonte com vitória alviverde! Placar final: América-MG 0x1 Palmeiras.

Com a vitória e os três pontos conquistados, o Palmeiras não apenas permanece na liderança do Brasileirão como também é o campeão do primeiro turno da competição nacional com uma rodada de antecedência. Desde 2006, com o formato de pontos corridos com 20 equipes, na maioria das vezes o Brasileirão foi vencido pelo time que terminou o primeiro turno em primeiro lugar!

O jogo apresentou dificuldades, principalmente no primeiro tempo, quando o time teve dificuldades com o gramado irregular e alto, que deixou o jogo mais lento. Além disso, o Coelho jogou o jogo da vida, por estar tentando escapar do Z4. Mesmo com as dificuldades, ambos os times lutaram bastante e o Verdão melhorou visivelmente após a entrada de Scarpa e Flaco, que aliás fez uma boa estreia!

E por falar em estreia, Merentiel fez uma partida regular, perdeu chances de gol mas ainda é cedo para avaliar o jogador. De qualquer forma, gostei de vê-los em campo, dão novas opções de construção de jogadas no ataque. Só estranhei a posição de Merentiel, que não é um jogador de área, mas vamos ver como ele se sairá quando Rony estiver de volta ou quando ele for escalado junto com o Flaco!

Uma pena que Scarpa esteja com o seus dias contados no Verdão, ele está numa ótima fase! Espero que ele continue jogando com essa vontade e honrando a nossa camisa até o fim! Ele parece estar mais leve, talvez a definição de seu futuro esteja deixando ele aliviado e isto se reflete no seu desempenho em campo. Basta olhar o desempenho dele depois que assinou o pré-contrato com o time inglês.

Bora aproveitar a noite de quinta-feira para beber uma Heineken e comemorar a nossa vitória e a nossa liderança!

Nosso próximo compromisso será no domingo (24) às 16:00, quando receberemos o Internacional no Allianz Parque para o último jogo do primeiro turno do Brasileirão.

Até lá e #AvantiPalestra

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Sander Souza
Sigam me
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments