Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 134: Atlético-GO x Palmeiras – Brasileirão 2022

Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Atlético-GO x Palmeiras – Brasileirão 2022

31ª Rodada

 

Pré-Jogo

Quando surge, amigos palmeirenses!

Seguimos na contagem regressiva rumo a mais um título nacional e hoje a nossa equipe está em Goiânia, onde enfrentará a equipe do Atlético-GO no estádio Antonio Accioly, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vindo da vitória por 4×0 sobre o Coritiba na partida válida pela 30ª rodada do Brasileirão, realizada na última quinta-feira (6), o Verdão está na liderança isolada da competição, ocupando o topo da tabela há 21 rodadas consecutivas e atualmente com 9 pontos de vantagem sobre o vice-líder Internacional e se mantém invicto como visitante.  O Palmeiras é o time com mais vitórias (19), menos derrotas (duas), melhor saldo de gols (32), melhor ataque (52), melhor defesa (20), maior série invicta registrada (15 jogos, 16ª rodada até o momento) e maior série de vitórias nesta edição do Brasileiro (seis, entre a 17ª e a 22ª rodada) – com cinco triunfos consecutivos atualmente, o Verdão pode igualar o seu próprio feito se vencer o Atlético-GO.

Histórico do Confronto

Superior no retrospecto geral (19 jogos, 11 vitórias, dois empates e seis derrotas), o Palmeiras ostenta uma invencibilidade de nove partidas diante do Atlético-GO, com oito vitórias e um empate – a última derrota aconteceu pelo Campeonato Brasileiro de 2012. Esta é a maior série invicta da história do confronto.

Contabilizando apenas os duelos pelo Campeonato Brasileiro, são sete confrontos sem derrota, com seis vitórias, um empate, 19 gols marcados e quatro gols sofridos.

Retrospecto contra o Atlético-GO pelo Campeonato Brasileiro: 13 jogos, 7 vitórias, 2 empates, 4 derrotas, 24 gols marcados e 15 gols sofridos;

– Retrospecto geral contra o Atlético-GO: 19 jogos, 11 vitórias, 2 empates, 6 derrotas, 35 gols marcados e 21 gols sofridos;
– Primeiro jogo: 25/07/1973 – Atlético-GO 0x3 Palmeiras (gols de Leivinha, duas vezes, e Pio) – Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira (Goiânia-GO) – Taça Governador do Estado de Goiás;
– Maior sequência invicta: Palmeiras, a atual, de nove jogos (desde 25/05/2013);
– Maior série de vitórias: Palmeiras, de cinco jogos (entre 25/05/2013 e 25/10/2020);
– Jogador com mais jogos: Mayke (6);
– Técnico com mais jogos: Luiz Felipe Scolari (6);

> Último jogo: 16/06/2022 – Palmeiras 4×2 Atlético-GO (gols de Zé Rafael, Gustavo Gómez, duas vezes, e Gustavo Scarpa) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o técnico Abel Ferreira mandou a campo: Weverton; Gustavo Gómez, Luan (Mayke, aos 25’/2ºT), Murilo e Piquerez; Danilo (Gabriel Menino, aos 25’/2ºT), Zé Rafael e Gustavo Scarpa (Atuesta, aos 14’/2ºT); Dudu (Wesley, aos 14’/2ºT), Gabriel Veron (Breno Lopes, aos 14’/2ºT) e Rony.

Preparação

Após o confronto com o Coritiba na noite de quinta-feira, o elenco palmeirense descansou na sexta-feira (7) e se reapresentou na Academia de Futebol na manhã do sábado (8) para dar início à sua preparação para o confronto de hoje. Os titulares e os atletas mais desgastados fizeram trabalhos regenerativos na parte interna do Centro de Excelência como botas pneumáticas, piscina com água aquecida, musculação para membros superiores, massagem etc. O restante foi a campo e, com o elenco dividido em dois times com sete componentes e em dimensões reduzidas, realizou movimentações técnicas. Os meio-campistas Jailson e Raphael Veiga deram sequência ao cronograma de recuperação com o Núcleo de Saúde e Performance.

O jogador Vanderlan, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

O Palmeiras encerrou a sua preparação na manhã do domingo (9) na Academia de Futebol. No campo, a comissão do Professor Abel Ferreira comandou uma atividade técnica recreativa e uma de aprimoramento de cruzamentos e finalizações. Na parte final, alguns jogadores aperfeiçoaram cobranças de faltas e pênaltis. Após o treino o elenco almoçou no Centro de Treinamento e na sequência embarcou para a capital goiana.

Os jogadores Breno Lopes e Benjamín Kuscevic (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Pendurados: Luan, Murilo, Wesley, Dudu, Rony, José López, Vitor Castanheira (auxiliar técnico) e João Martins (auxiliar técnico);
Suspenso: Atuesta (três cartões amarelos);
Retorno de suspensão: Zé Rafael (cartão vermelho) e Abel Ferreira (três cartões amarelos);
Outros desfalques: Jailson (lesão no joelho direito) e Raphael Veiga (artroscopia no tornozelo direito);

Com todo o time titular à sua disposição, o Professor Abel Ferreira montou o seguinte time para este confronto: Weverton, fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Murilo e Gustavo Gómez na zaga; Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Mayke no meio-campo! Dudu e Rony no linha de ataque. Esquema tático inicial é provavelmente o 4-2-3-1.

O Palmeiras tem plenas condições de enfrentar e superar o Atlético-GO mas não será um jogo fácil. Temos que considerar que o adversário joga em casa e, sendo o vice-lanterna da competição, fará o possível para garantir pontos e tentar se afastar da zona da degola. Vale lembrar que o Dragão vem numa boa fase e por isso não devemos subestimá-los.

Meu palpite é 2×0 para o Verdão!

O Jogo

O Verdão iniciou a partida pressionando o Dragão e já aos dois minutos aconteceu a nossa primeira chegada no ataque com o Rony cruzando da linha de fundo e Dudu subindo e desviando de cabeça com pouca força, para defesa fácil do goleiro Renan.

Pouco depois, Marcos Rocha cruzou da direita e a defesa do Dragão conseguiu interceptar e cedeu um escanteio para o Porco. Aos 6 minutos Dudu tentou um passe para Piquerez mas a zaga adversária conseguiu interceptar a jogada.

Aos 9 minutos Luís Fernando foi lançado pela esquerda e driblou Weverton, que saiu muito mal na jogada, e finalizou no gol vazio e só não abriu o placar porque Gómez chegou a tempo de tirar de cabeça! É o nosso xerifão em ação!

Aos 17 minutos Piquerez aproveitou sobra de bola, tentou cruzamento na área e quase encobriu o goleiro Renan! O Porco seguiu pressionando e aos 20 minutos Piquerez cruzou na área, Scarpa tentou desviar mas Renan conseguiu espalmar!

Aos 24 minutos Dudu tentou uma inversão para Mayke mas a marcação adversária conseguiu cortar pela lateral.

Nos primeiros trinta minutos só deu Verdão em campo! Posse de bola: Palmeiras (60%) e Atlético-GO (40%).

Aos 33 minutos Wellington Rato recebeu ótimo lançamento de Luís Fernando e avançou livre pela área mas não chutou e foi desarmado por Weverton, que evitou um gol praticamente feito!

Aos 34 minutos, cartão amarelo para Rony, que estava pendurado e não joga o Choque-Rei no próximo domingo (16). Aos 39 minutos Scarpa arriscou de fora da área com uma bomba, que foi bem defendida pelo goleiro Renan!

Pouco depois, aos 40 minutos, bola cruzada na área do Dragão, Murilo sobe e desvia, mais uma vez Renan fez a defesa! Após 1 minuto de acréscimo terminou o primeiro tempo em Goiânia! Placar parcial: Atlético-GO 0x0 Palmeiras.

Embora o Palmeiras tivesse maior posse de bola e criasse mais jogadas no ataque, a primeira etapa foi relativamente equilibrada, com 7 finalizações para o Atlético-GO e 6 para o Palmeiras. Houve erros do Verdão que quase entregaram o jogo, como a vacilada feia do Weverton no lance com o Luís Fernando. Como previsto, não foi um primeiro tempo fácil para o Verdão e o adversário carregou nas faltas.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. Aos 4 minutos Mayke descolou um escanteio para o Verdão. Na cobrança Scarpa cruzou na área e Murilo subiu e desviou de cabeça, mandando a bola no canto direito do gol de Renan, que nada pôde fazer! Placar aberto em Goiânia! Dragão 0x1 Porco!

Após o gol alviverde o Dragão veio pra cima e buscou criar mais no ataque mas o Verdão seguiu pressionando, buscando ampliar o placar e garantir a vitória. Porém, aos 19 minutos, o Dragão conseguiu chegar ao empate após vacilo da nossa defesa. Dragão 1×1 Porco!

Aos 22 minutos, cartão amarelo para Zé Rafael. Dois minutos depois Scarpa dominou na intermediária e arriscou a finalização mas Renan fez a defesa. Aos 27 minutos Scarpa cobrou falta na entrada da área e a bola passou raspando o travessão do gol de Renan!

Aos 30 minutos o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições com o Wesley e o Breno Lopes entrando em substituição ao Mayke e ao Dudu. Seis minutos depois novas substituições com Navarro e Merentiel entrando em substituição a Scarpa e Rony.

O jogo seguiu equilibrado com o resultado em aberto e aos 44 minutos o Professor fez a nossa última substituição com o Vanderlan entrando em substituição ao Piquerez. Embora o Verdão tentasse o desempate, o jogo permaneceu inalterado e após 4 minutos de acréscimos a partida terminou no estádio Antonio Accioly, em Goiânia. Placar final: Atlético-GO 1×1 Palmeiras.

Como previsto, o jogo não foi fácil e o adversário não deu moleza pro Verdão. Com esse resultado, o Palmeiras alcança 67 pontos e fica 10 pontos à frente do vice-líder Internacional. A última vez que a diferença para o segundo colocado diminuiu

Apesar do empate, o Palmeiras mantém a sua invencibilidade como visitante e segue firme na busca pelo título brasileiro.

A meu ver Mayke foi anulado nessa partida e o esquema tático armado com ele não funcionou como nas partidas anteriores. Zé Rafael e Danilo me pareceram muito abaixo do normal, e se lembrarmos que jogamos contra o Atlético-MG com um meio-campo alternativo, veremos o quanto o Trem e o Danilo jogaram bem abaixo do que poderiam jogar. Scarpa segue servindo os companheiros e é líder em assistências. Destaque para nosso zagueiro artilheiro Murilo, que poderia ter feito dois gols na partida!

Nosso próximo compromisso será o Choque-Rei contra o Trikas, no próximo domingo (16), no Allianz Parque, pela 32ª rodada do Brasileirão.

Até lá e #AvantiPalestra 

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Palmeirense de coração, contra o politicamente correto e a lacração nos esportes