Por Sander Souza
Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s
Palmeiras x Fortaleza – Brasileirão 2022
35ª Rodada
Pré-Jogo
Quando surge, amigos palmeirenses!
Hoje é um dia decisivo para o nosso Verdão, pois é hoje que poderemos confirmar o nosso décimo primeiro título brasileiro, com quatro rodadas de antecedência em relação ao final do Campeonato Brasileiro. Líder desde a décima rodada e atualmente com 74 pontos, 10 pontos à frente do vice-líder Internacional, o Verdão será sagrado campeão com uma vitória simples e até poderá entrar em campo hoje já campeão, caso o Inter tropece no seu confronto com o América-MG.
O confronto derradeiro será contra a equipe do Fortaleza, no Allianz Parque, em partida válida pela 35ª rodada do Brasileirão. Vindo da vitória por 3×1 sobre o Athletico-PR, o Verdão entra em campo como o time com mais vitórias (21), menos derrotas (2), o melhor ataque (59 gols), a melhor defesa (22 gols sofridos), maior série invicta registrada (19 jogos, 16ª rodada até o momento) e maior série de vitórias nesta edição do Brasileiro (seis, entre a 17ª e a 22ª rodada). Já o Fortaleza, que tem a terceira melhor campanha do segundo turno do Brasileirão, ocupa a 9ª posição na tabela, com 48 pontos.
Reinaugurado em 2014, o Allianz Parque pode ser o palco de um título do Palmeiras pela sétima vez. A arena palestrina já registrou as conquistas da Copa do Brasil 2015, do Campeonato Brasileiro 2016, do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil de 2020 e da Recopa Sul-Americana e do Campeonato Paulista desta temporada.
O Maior Campeão do Brasil só foi derrotado seis vezes nos últimos 75 jogos, somando 49 vitórias e 20 empates. Como mandante, nos últimos 37 jogos, são 28 vitórias, sete empates e duas derrotas
Histórico do Confronto
O Fortaleza aparece com destaque na história do Palmeiras no Campeonato Brasileiro, já que, em 1960, foi o adversário no primeiro dos dez títulos brasileiros do Verdão. As equipes se encontraram pelas finais da Taça Brasil, com duas vitórias palestrinas: 3 a 1 no Estádio Presidente Vargas e 8 a 2 no Pacaembu, duelo que registrou a maior goleada da história das finais de Campeonato Brasileiro.
O Palmeiras possui um retrospecto favorável diante do Fortaleza em duelos como mandante: no total, são oito jogos, com cinco vitórias, três derrotas, 27 gols marcados e oito sofridos. Considerando apenas os encontros no Allianz Parque, o Verdão soma três jogos, com duas vitórias, uma derrota, nove gols marcados e três gols sofridos.
– Retrospecto geral contra o Fortaleza*: 18 jogos, 7 vitórias, 5 empates, 6 derrotas, 37 gols marcados e 19 gols sofridos
– Primeiro jogo: 22/12/1960 – Fortaleza 1×3 Palmeiras (gols de Romeiro, duas vezes, e Humberto Tozzi) – Estádio Presidente Vargas (Fortaleza-CE) – Campeonato Brasileiro | Taça Brasil (final, jogo de ida)
– Último jogo: 10/07/2022 – Fortaleza 0x0 Palmeiras – Castelão (Fortaleza-CE) – Brasileiro
Na ocasião, o técnico Abel Ferreira mandou a campo: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael (Atuesta, aos 33’/2ºT) e Gustavo Scarpa; Wesley (Breno Lopes, aos 20’/2ºT), Dudu (Raphael Veiga, aos 20’/2ºT) e Rony (Gabriel Silva, aos 33’/2ºT)
– Última vitória: 14/02/2021 – Palmeiras 3×0 Fortaleza (gols de Gustavo Scarpa, Lucas Lima e Breno Lopes) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Brasileiro
– Maior sequência invicta: Palmeiras, de cinco jogos (entre 22/10/2005 e 22/09/2019, com três vitórias e dois empates)
– Maior série de vitórias: Palmeiras, de três jogos (entre 08/11/2006 e 22/09/2019)
– Maior sequência sem sofrer gols: Palmeiras, de três jogos (entre 08/11/2006 e 22/09/2019)
– Maior goleada: 28/12/1960 – Palmeiras 8×2 Fortaleza (gols de Chinesinho, duas vezes, Cruz, duas vezes, Zequinha, Romeiro, Julinho Botelho e Humberto Tozzi) – Pacaembu (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro | Taça Brasil (final, jogo de volta)
– Jogador com mais jogos: Weverton (7)
– Jogador com mais gols: Mirandinha (3)
– Técnico com mais jogos: Abel Ferreira e Oswaldo Brandão (3) – Retrospecto contra o Fortaleza como mandante: 8 jogos, 5 vitórias, 3 derrotas, 27 gols marcados e 8 gols sofridos
– Último jogo: 07/08/2021 – Palmeiras 2×3 Fortaleza (gols de Titi, contra, e Willian) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Brasileiro
– Última vitória: 14/02/2021 – Palmeiras 3×0 Fortaleza (gols de Gustavo Scarpa, Lucas Lima e Breno Lopes) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Brasileiro
*Todos os jogos do Palmeiras contra o Fortaleza foram pelo Campeonato Brasileiro
Preparação
Após a vitória sobre o Athletico-PR na terça-feira (25), o elenco alviverde descansou dois dias e se reapresentou na sexta-feira (28) na Academia de Futebol. A comissão comandou atividades técnicas. O elenco realizou um trabalho de marcação pressão e opções de passe em curto espaço. Em seguida, quem atuou por mais de 45 minutos em Curitiba (PR) foi ao campo ao lado para uma prática de finalizações, enquanto os demais disputaram um enfrentamento de oito contra oito em campo reduzido.
A nossa preparação prosseguiu na manha do sábado (29) na Academia de Futebol. Com o elenco dividido em três times, a sessão de treinos teve duas atividades diferentes acontecendo simultaneamente nas metades do campo. De um lado, duas equipes se enfrentavam em minijogos de oito contra oito, enquanto do outro os demais jogadores aguardavam a troca de times ensaiando construção de jogadas e finalizações.
Nosso elenco voltou aos treinos na manhã do domingo (30) na Academia de Futebol. A comissão orientou atividades técnicas e táticas. Após um primeiro trabalho de transição, construção e finalização de jogadas, o elenco disputou um minijogo de 11 contra 11 com intensidade em campo reduzido.
No dia seguinte, segunda-feira (31), os treinos prosseguiram e com uma atividade tática posicional, o Professor Abel Ferreira dividiu o grupo em dois times que trabalharam balanço e construção de jogadas, entre outros aspectos. Depois, as mesmas equipes fizeram um enfrentamento em campo reduzido.
A nossa preparação foi concluída na manhã da terça-feira (1). O dia foi de trabalhos técnicos com ênfase nos cruzamentos, ultrapassagens e finalizações. Em seguida, o elenco disputou enfrentamentos em campo reduzido.
Escalação
Pendurados: Luan, Gustavo Gómez, Piquerez, Zé Rafael, Gustavo Scarpa, Wesley, Dudu, José López, Vitor Castanheira (auxiliar técnico) e João Martins (auxiliar técnico)
Suspenso: não há
Desfalques: Jailson (lesão no joelho direito) e Raphael Veiga (artroscopia no tornozelo direito)
O Professor Abel Ferreira tem todo o elenco à disposição, com exceção apenas de Jailson e Raphael Veiga, que não jogam mais nesta temporada por conta de lesões.
A única dúvida quanto à escalação é em relação à entrada de Endrick, que poderá entrar como titular, fazendo com que o Mayke deixe a sua atuação na ponta direita; ou com o Endrick entrando no segundo tempo, como ocorreu no último jogo contra o Furacão.
Eu gostaria de ver o Endrick jogando como titular pois não vejo motivos para continuar poupando um garoto tão talentoso e que em apenas quatro jogos mostrou a sua qualidade. Não vejo motivos para não aproveitá-lo.
De qualquer forma, a provável escalação do Palmeiras será: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Gustavo Scarpa e Zé Rafael. Dudu, Rony e Mayke.
*Pré-jogo concluído em 02/11/22 às 15:30.
*Escalação confirmada às 20:45.
O Hendecacampeão brasileiro entra em campo com o seguinte time: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Murilo na zaga; Danilo, Gustavo Scarpa e Zé Rafael no meio-campo; Rony, Endrick e Dudu na linha de ataque. A formação tática inicial deve ser a 4-2-3-1.
É nosso time titular, agora abrilhantado pela presença de Endrick, que entra como titular pela primeira vez! Será a sua quinta partida no time principal do Verdão!
Vale lembrar que entraremos em campo já hendecacampeões brasileiros, pois o Inter foi derrotado pelo América-MG no Independência, em Belo Horizonte, acabando com qualquer possibilidade do Colorado chegar ao título nas rodadas restantes, permitindo que o Verdão se sagrasse campeão com 4 rodadas de antecedência! Independente do resultado do jogo de hoje, já somos campeões brasileiros de 2022!
Apesar do Fortaleza ter uma boa campanha, sendo um time que dá trabalho aos adversários, creio que nosso time é mais do que capaz de enfrentá-los e vencê-los. Meu palpite é uma vitória de 2 a 0 para o Verdão!
O Jogo
O Verdão entrou em campo embalado pela torcida, aos gritos de “É CAMPEÃO!”, e com a leveza de quem não perde mais a taça do Brasileirão 2022. Essa leveza foi refletida dentro de campo, com o Verdão jogando sério e impondo o seu jogo, como se ainda dependesse do resultado dessa partida para alguma coisa.
Nossa primeira boa oportunidade veio aos 3 minutos em cobrança de escanteio, com o Scarpa tocando para Endrick, que deixou para o Zé Rafael finalizar mas mandar a bola por cima da meta!
Mesmo campeão o Verdão não quis saber de moleza e pressiona o Fortaleza, tentando chegar ao gol de Fernando Miguel.
Aos 10 minutos Scarpa faz um lançamento longo para Dudu, que tentou cruzar para Endrick mas a defesa do Leão conseguiu interceptar! Pouco depois, Scarpa recebeu na direita e passou por Britez, fez o corte e finalizou mas Fernando Miguel fez grande defesa!
Aos 14 minutos Rony invadiu a grande área, levantou para o Endrick e Britez tirou como pôde, mandando a bola pela lateral. Na sequência Scarpa deu um belo passe para o Rony na esquerda, que finalizou de primeira sacudindo as redes do gol do Leão do Pici abrindo o placar no Allianz Parque! Porco 1×0 Leão do Pici!
1ºT | ⏱ 14 min: GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! RONY ABRE O PLACAR NO ALLIANZ PARQUE!#PALxFOR | 1×0#AvantiPalestra#JuntosNoBrasileirão pic.twitter.com/FCM33voHAu
— SE Palmeiras (@Palmeiras) November 3, 2022
Scarpa deu a sua 11ª assistência para que Rony marcasse o seu 11º gol nesta edição do Brasileirão! O número 11 presente nesta noite mágica no Allianz Parque!
O Porco seguiu na pressão mesmo após abrir o placar. Aos 21 minutos, Scarpa cobrou falta levantando a bola na área e Tinga apareceu para afastar! Apenas 1 minuto depois, Danilo puxou Romarinho pelo braço durante jogada de ataque e recebeu cartão amarelo.
Aos 25 minutos de jogo o Porco tinha 53,5% de posse de bola e o Leão do Pici 46,5%, embora a posse pelo Verdão resultasse em bom volume de jogo e construção de jogadas!
Aos 28 minutos Danilo avançou em velocidade e e tocou para Dudu na direita, que fez um cruzamento no segundo pau buscando o Rony mas Tinga chegou e afastou a bola, dando escanteio para o Porco!
Aos 31 minutos Marcos Rocha fez um lançamento sob medida para o Dudu nas costas de Juninho Capixaba, e nosso camisa 7 fez um golaço encobrindo o goleiro Fernando Miguel! Placar ampliado no Allianz Parque! Porco 2×0 Leão do Pici!!
1ºT | ⏱ 31 min: GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! GOLAÇO! DUDU MARCA O SEGUNDO DO VERDÃO!#PALxFOR | 2×0#AvantiPalestra#JuntosNoBrasileirão pic.twitter.com/zhrDuPdNZy
— SE Palmeiras (@Palmeiras) November 3, 2022
Mais algumas coincidências numéricas, já que Dudu também marcou o seu 11º gol no Brasileirão. E o nosso camisa 2 deu a sua 9ª assistência na temporada, e estes números somados dá…11!
Aos 34 minutos Scarpa recebeu cartão amarelo e como já estava pendurado, não jogará a próxima partida contra o Cuiabá.
Aos 39 minutos Zé Rafael recebeu no meio de campo e tocou para o Rony na esquerda, que lançou na área mas a bola passou por Endrick e Scarpa e saiu pela linha de fundo! Após 2 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque! Placar parcial: Porco 2×0 Leão do Pici!
Creio que o Palmeiras aproveitou o palco montado na sua arena para dar um show dentro de campo! Achei que o primeiro tempo foi impecável, com o Verdão pressionando, construindo boas jogadas no ataque e com a nossa defesa trabalhando bem, com o nosso paredão Weverton não sofrendo nenhuma ameaça na primeira etapa. Além disso os dois gols marcados foram resultado de boas jogadas, foram belos gols! O Palmeiras mereceu o resultado pelo desempenho nos primeiros 45 minutos de jogo.
Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. Apesar do resultado e de ser campeão do Brasileirão, o Verdão voltou mantendo a pressão sobre o Fortaleza. Após as alterações feitas por Vojvoda o Leão do Pici melhorou o seu ataque e passou a chegar com mais frequência ao nosso campo defensivo.
Aos 2 minutos Rony partiu pela esquerda, cruzou na área e Endrick chegou para desviar de cabeça mas mandou a bola pra fora! No minuto seguinte Dudu cruzou na área, a bola passou por Endrick e sobrou para o Rony, que empurrou pro fundo do gol do Leão ampliando o placar no Allianz Parque! Porco 3×0 Leão do Pici!!
2ºT | ⏱ 3 min: GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! MAIS UM DELE! ROOOOOOOONY!#PALxFOR | 3×0#AvantiPalestra#JuntosNoBrasileirão pic.twitter.com/I3bQgUJdst
— SE Palmeiras (@Palmeiras) November 3, 2022
Aos 14 minutos Thiago Galhardo deu um chute forte de canhota de fora da área obrigando o nosso paredão Weverton a fazer bela defesa! Aos 19 minutos Dudu recebeu de Marcos Rocha na direita e cruzou para o Endrick mandar para o fundo das redes de Fernando Miguel, ampliando o placar no Allianz Parque e anotando o seu primeiro gol como titular! Porco 4×0 Leão do Pici!!
2ºT | ⏱ 19 min: GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! É DA MINHA CRIA! ENDRICK MARCA O QUARTO DO VERDÃO!#PALxFOR | 4×0#AvantiPalestra#JuntosNoBrasileirão pic.twitter.com/9uGUNZWLSX
— SE Palmeiras (@Palmeiras) November 3, 2022
Com o resultado mais que positivo, aos 22 minutos o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições com o Bruno Tabata e o Gabriel Menino entrado em substituição a Gustavo Scarpa e Danilo.
Embora as oportunidades do Fortaleza tenham aumentado no segundo tempo, o Palmeiras não se intimidou e seguiu pressionando forte. Aos 30 minutos o Professor fez novas substituições, com Merentiel “La Bestia” e “Flaco” López entrado em substituição a Endrick e Rony. Pouco depois, aos 37 minutos, a nossa última substituição com o Mayke entrando em substituição ao Dudu.
Aos 45 minutos o árbitro Wilton Pereira Sampaio ergueu os braços e encerrou a partida no Allianz Parque! A torcida que canta e vibra explodiu numa festa linda, ao som do nosso hino e sob muitos fogos de artifício e o show de luzes da nossa arena! Placar final: Palmeiras 4×0 Fortaleza!!!
Quando surge o Alviverde imponente
no gramado em que a luta o aguarda
Sabe bem o que vem pela frente
que a dureza do prélio não tarda!
E o Palmeiras no ardor da partida
transformando a lealdade em padrão
Sabe sempre levar de vencida e mostrar que de fato é campeão!
Defesa que ninguém passa
Linha atacante de raça
Torcida que canta e vibra
Por nosso Alviverde inteiro, que sabe ser brasileiro, ostentando a sua fibra!
1960, 1967, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016, 2018, 2022
Obrigado, meu Deus, por me permitir viver estes momentos com o meu Palmeiras!
Que festa linda, meus amigos! E que jogo impecável fez o nosso Verdão hoje! Este confronto serviu para mostrar a todos que o Palmeiras fez por merecer o seu décimo primeiro título brasileiro e venceu por seu próprio mérito sem depender de ninguém. Com a vitória acachapante de hoje o Palmeiras vai a 67 pontos e fica a 13 pontos de distância do vice-líder Internacional, que já não mais nos alcançar. Somos campeões do Campeonato Brasileiro de 2022 com quatro rodadas de antecedência!
Fiquei satisfeito por ter visto o Endrick jogar como titular e ainda marcar o seu gol! Que histórico esse garoto tem no Palmeiras! Quinta partida no time principal, a primeira como titular e já fez três gols e deu uma assistência! Este garoto tem um grande futuro!
Todos os nossos jogadores tiveram bom desempenho. Hoje não tem corneta!
Bora comemorar muito, temos todos os motivos do mundo pra isso! Que orgulho de ser palmeirense! E vendo o nosso desempenho na partida de hoje, tenho a plena certeza que se não tivéssemos sido eliminados na Copa do Brasil e na Libertadores certamente teríamos levado estas duas competições também!
Parabéns, meu Palmeiras!!
TÂMO COMO? 🤪
MAIS UM PRA CONTA, TORCIDA QUE CANTA E VIBRA! ☝️💚#TodosSomos11 #AvantiPalestra pic.twitter.com/3abHq5xbrl
— SE Palmeiras (@Palmeiras) November 3, 2022
Nosso próximo compromisso, para cumprir o restante da tabela, será no domingo (6), quando enfrentaremos o Cuiabá na Arena Pantanal em partida válida pela 36ª rodada do Brasileirão!
Ate lá e #AvantiPalestra
*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.
Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE