Opinião de um Palmeirense! 140: Palmeiras x América-MG – Brasileirão 2022
Por Sander Souza
Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s
Palmeiras x América-MG – Brasileirão 2022
37ª Rodada
Pré-Jogo
Quando surge, amigos palmeirenses!
Com o décimo primeiro título brasileiro garantido desde a 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras entra em campo hoje no Allianz Parque para enfrentar o América-MG, em partida válida pela 37ª rodada da competição. Nesta partida deve ser entregue o troféu e as medalhas aos campeões brasileiros de 2022 e será também a última partida em casa nesta temporada. Também será a última partida de Gustavo Scarpa no Allianz Parque, que deverá se despedir da nossa torcida.
Vindo do empate em 1×1 com o Cuiabá no último domingo (6) na Arena Pantanal, o Verdão joga sem a pressão por resultados, já que garantiu o título e hoje apenas buscar recordes e melhorar os próprios números na competição. O Porco está com 78 pontos, mantém o melhor ataque, com 64 gols; melhor defesa, com 23 gols sofridos. Vejam os números do Verdão:
Pontos – 2016: 80 | 2018: 80 | 2022: 78
Vitórias – 2016: 24 | 2018: 23 | 2022: 22
Derrotas – 2016: 6 | 2018: 4 | 2022: 2
Gols marcados – 2016: 62 | 2018: 64 | 2022: 64
Gols sofridos – 2016: 32 | 2018: 26 | 2022: 23
Sequência invicta – 2016: 15 | 2018: 23 | 2022: 21
Liderança consecutiva – 2016: 20 | 2018: 12 | 2022: 27
O América-MG chega embalado após ter goleado o Red Bull Bragantino por 4 a 1, fora de casa, na última rodada. Na sétima posição, com 52 pontos, a vitória fez aumentar as chances de classificação para a Libertadores do ano que vem. Para garantir o G-8, o América-MG só depende dele, e a vitória no Allianz Parque é fundamental.
Histórico do Confronto
O Palmeiras venceu 16 dos 30 duelos disputados com o América-MG ao longo da história – além dos triunfos, foram nove empates, cinco derrotas, 52 gols marcados e 27 gols sofridos. O primeiro encontro entre as equipes aconteceu em 1939, com goleada palestrina por 6 a 1, em amistoso realizado no estádio Palestra Italia.
Adversários pelo Campeonato Brasileiro desde 1971, o Palmeiras foi superado apenas uma vez em 17 jogos disputados contra o América-MG na competição nacional. Ao todo, o Verdão contabiliza 10 vitórias, 6 empates, 1 derrota, 26 gols marcados e 10 gols sofridos.
– Retrospecto geral contra o América-MG: 30 jogos, 16 vitórias, 9 empates, 5 derrotas, 52 gols marcados e 27 gols sofridos
> Primeiro jogo e maior goleada: 14/12/1939 – Palestra Italia 6×1 América-MG (gols de Caieira, contra, Lima, duas vezes, Echevarrieta, duas vezes, e Feitiço) – Estádio Palestra Italia (São Paulo-SP) – Amistoso
> Último jogo: 21/07/2022 – América-MG 0x1 Palmeiras (gol de Gustavo Scarpa) – Estádio Independência (Belo Horizonte-MG) – Brasileiro
Na ocasião, o técnico Abel Ferreira mandou a campo: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Vanderlan; Danilo (Gabriel Menino, aos 42’/2ºT), Zé Rafael e Raphael Veiga (Gustavo Scarpa, aos 10’/2ºT); Dudu (Mayke, aos 32’/2ºT), Wesley (Breno Lopes, aos 32’/2ºT) e Merentiel (López, aos 10’/2ºT)
Preparação
Após o confronto com o Cuiabá no domingo (6) na Arena Pantanal, o elenco alviverde se reapresentou na Academia de Futebol na manhã da segunda-feira (7) para dar início à sua preparação para o confronto de hoje.
Os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos em Cuiabá (MT) fizeram atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. Os demais realizaram uma movimentação técnica com um coletivo de oito contra oito em campo reduzido. Alguns deles ainda praticaram finalizações a média distância ao final.
O atacante Endrick, preservado na última rodada, participou normalmente com o grupo no gramado, enquanto Vanderlan, substituído com câimbras em Cuiabá, não teve constatada nenhuma lesão. O meio-campista Jailson, em processo de transição física, atuou como “coringa” no trabalho de campo (ou seja, com menor exigência física). Já Raphael Veiga seguiu o cronograma de recuperação com trabalhos em campo sob supervisão de membros do Núcleo de Saúde e Performance.
A preparação foi encerrada na manhã de terça-feira (8) na Academia de Futebol. As atividades foram técnicas e a última mais descontraída.
Escalação
Para esta partida o Professor Abel Ferreira terá novamente todo o elenco à sua disposição, incluindo Endrick e Piquerez, que tinham sido poupados na partida contra o Cuiabá. Gustavo Scarpa e Zé Rafael voltam após cumprimento de suspensão por cartões amarelos.
A provável escalação do Palmeiras para enfrentar o América-MG deverá ser: Weverton; Marcos Rocha, Mustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo Gustavo Scarpa e Zé Rafael; Rony, Endrick e Dudu.
*Pré Jogo Concluído em 09/11/2022 às 19:00.
*Escalação confirmada às 20:30.
O Palmeiras entra em campo para o Jogo da Taça com a seguinte formação: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Vanderlan na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Murilo na zaga; Danilo, Gustavo Scarpa e Zé Rafael no meio-campo. Rony, Endrick e Dudu na linha de ataque. Esquema tático inicial deve ser o 4-2-3-1.
A escalação surpreendeu apenas pela ausência de Piquerez, que sequer foi relacionado para esta partida. Apesar do bom momento do Coelho, creio numa vitória do Porco sem dificuldades, e aposto no placar de 2×0 para o Verdão!
O Jogo
Gostaria de iniciar o relato do jogo esclarecendo que só depois de iniciada a partida que eu soube que o nosso lateral esquerdo Piquerez não foi relacionado devido a um trauma no joelho.
E também gostaria de registrar que, salvo engano, na hora da entrada dos jogadores, quando seus nomes são anunciados pelo sistema de som, não vi nem ouvi nenhuma menção ao fato desta partida ser a de número 400 do nosso pequeno gigante Dudu!
Agora vamos ao jogo! Apesar de estar jogando na casa do adversário, que já é campeão brasileiro, o Coelho não se intimidou e saiu pro jogo. Os minutos iniciais foram bem disputados, com ambas as equipes brigando pela posse de bola e pela construção de jogadas. Nossa primeira chegada no ataque ocorreu ainda nos minutos iniciais após Vanderlan receber na esquerda e cruzar, mandando a bola direto para as mãos do goleiro Cavichioli.
Mas aos 3 minutos o Coelho também chegou pressionando e após recuperar a bola no meio-campo, Benitez arriscou de longe obrigando Weverton a fazer grande defesa! Na sequência rápido contra-ataque do Porco, com o Danilo arriscando da entrada da área mas sendo bloqueado pela defesa!
O jogo seguiu lá e cá e aos 5 minutos, após cruzamento na área, Rony tentou puxar uma bicicleta mas não conseguiu!
O Porco foi aumentando a pressão e aos 7 minutos Dudu tentou lançamento para o Endrick mas o goleiro Cavichioli antecipou o lance e fez a defesa! No minuto seguinte, Vanderlan recebeu do Zé Rafael, avançou pelo setor esquerdo de ataque e cruzou para o Endrick, que chutou de esquerda e quase abriu o placar!
O Coelho não se intimidou frente à pressão do Porco e explorou todas as oportunidades que teve. Aos 14 minutos, Marlon recebeu do Juninho próximo à entrada da área alviverde, Zé Rafael chegou para o combate e acabou fazendo a falta. Na cobrança, Benitez cobrou com perfeição mandando a bola na gaveta, não dando chances para o Weverton defender, abrindo o placar no Allianz Parque. Porco 0x1 Coelho.
Aos 19 minutos tivemos uma excelente oportunidade de empatar a partida, com o Vanderlan dando um passe em profundidade para o Dudu, que recebeu, limpou e finalizou cruzado com a bola saindo pela linha de fundo!
Aos 25 minutos Scarpa recebeu de Dudu e dominou a bola no campo de ataque, invadiu a área e bateu firme, mandando a venenosa no cantinho do gol, com o goleiro Cavichioli fazendo uma defesa em dois tempos, evitando o empate!
Aos 28 minutos Cáceres levou a pior numa disputa, foi atingido na cabeça e ficou caído no gramado. Me pareceu ficar desacordado por alguns instantes. O jogo foi paralisado para a entrada da equipe médica. Após se certificarem que o jogador estava bem, a partida foi reiniciada.
Aos 30 minutos do primeiro tempo a posse de bola estava em 55% para o Porco e 45% para o Coelho.
Pouco depois de ter retornado à partida após uma trombada, Cáceres recebeu cruzamento no segundo pau e finalizou de cabeça para o fundo do gol alviverde. O placar só não foi ampliado porque o árbitro Savio Pereira Sampaio assinalou uma falta de ataque no lance e corretamente anulou o gol.
Aos 38 minutos, Marcos Rocha avançava no ataque e quando entrava na área americana sofreu um pisão no calcanhar. O árbitro assinalou falta sobre a linha da área. Porém o VAR interviu e assinalou que a falta ocorreu dentro da área, sendo portanto pênalti a favor do Verdão! Scarpa vai para a marca da cal e manda um torpedo no canto direito enquanto Cavichioli caía do outro lado, ficando fora da foto! Placar igualado no Allianz Parque! Porco 1×1 Coelho!
CHAMA NO FLIP! 🔥🛹#PALxAMG | 1×1 #AvantiPalestra #JuntosNoBrasileirão https://t.co/gCJADnc251
— SE Palmeiras (@Palmeiras) November 10, 2022
Pouco depois, aos 45 minutos, Endrick recebeu pelo meio, passou por dois adversários e tocou para o Zé Rafael, que estava na cara do gol. Porém Cavichioli mais uma vez antecipou a jogada e se adiantou para fazer a defesa! Após 4 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque. Placar parcial: Palmeiras 1×1 América-MG.
Foi um primeiro tempo muito movimentado, com ambos os times pressionando num jogo lá e cá. Embora as duas equipes tenham tido boas oportunidades no ataque, o Verdão terminou a primeira etapa com 9 finalizações contra 3 do Coelho! Os dois gols válidos vieram de faltas. O Palmeiras entrou em campo determinado a fazer bonito para a festa da entrega da taça de campeão brasileiro e o América não se intimidou e entrou disposto a jogar água no Chopp da festa alviverde.
Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time.
Já aos dois minutos Marcos Rocha levou um cartão amarelo após atingir Benitez por trás. Aos 4 minutos quase viramos, com o Scarpa arriscando da intermediária e Cavichioli defendendo mas dando rebote, com o Endrick quase chegando na bola!
Aos 6 minutos, Juninho derrubou Scarpa na entrada da área, dando uma falta perigosa a favor do Porco. Scarpa cobrou a falta direto para o gol e carimbou a trave de Cavichioli, quase virando o jogo em Sampa!
Aos 14 minutos Marcos Rocha deu um passe sob medida para o Scarpa, que ajeitou e bateu, com o Cavichioli conseguindo fazer uma bela defesa! Pouco depois, aos 19 minutos, o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com Mayke e Bruno Tabata entrando em substituição a Marcos Rocha e Endrick.
Aos 22 minutos, Zé Rafael recebeu cartão amarelo após parar contra-ataque de Everaldo com falta dura. No minuto seguinte Dudu alçou a bola na área, Zé Rafael desviou de cabeça e Cavichioli espalmou com a bola batendo no travessão!
Apenas três minutos depois, Scarpa cobrou falta alçando a bola na área e Rony desviou de cabeça acertando o travessão do gol de Cavichioli! Oh bola que não entrava, meu Deus!
O Porco trocava passes no campo de ataque, botando muita pressão sobre a defesa do Coelho, que se defendia como dava, com Cavichioli trabalhando bastante!
Aos 32 minutos o Professor Abel Ferreira fez novas substituições, com Atuesta e Gabriel Menino entrando em substituição a Gustavo Scarpa e Zé Rafael. Scarpa encerrou sua última partida no Allianz Parque e saiu ovacionado pela torcida, recebendo cumprimentos dos companheiros e dos jogadores do Coelho!
Gabriel Menino mal tinha entrado em campo e aos 35 minutos deu uma assistência para o gol da virada, num cruzamento para a área e com o Murilo subindo no terceiro andar e desviando de cabeça para o fundo do gol americano! Virada no Allianz Parque! Porco 2×1 Coelho!
2ºT | ⏱ 35 min: GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL! ZAGUEIRO? SIM! ARTILHEIRO? TAMBÉM! MURILO VIRA O JOGO PRO HENDECACAMPEÃO!#PALxAMG | 2×1#AvantiPalestra#JuntosNoBrasileirão pic.twitter.com/ntGvZqtiNV
— SE Palmeiras (@Palmeiras) November 10, 2022
Aos 38 minutos quase saiu o terceiro do Porco, com o Gabriel Menino cobrando escanteio no segundo pau e Gómez desviando de cabeça para o chão e a bola quicando e passando muito perto do gol de Cavichioli!
No minuto seguinte Mayke puxou Everaldo pelo braço e recebeu cartão amarelo. Aos 41 minutos Gabriel Menino avançou e jogou por dentro para Tabata mas Alê chegou e afastou para a linha de fundo. Pouco depois Tabata tentou finalização de longe mas a bola desviou e sobrou fácil para Cavichioli.
Aos 45 minutos o Professor fez a nossa última substituição, com o Breno Lopes entrando em substituição ao Dudu. No minuto seguinte nosso xerifão Gómez levou um cartão amarelo e como estava pendurado não jogará a última partida da temporada, contra o Inter. Após 5 minutos de acréscimos, terminou a nossa última partida de 2022 em nossa casa, com vitória alviverde de virada no Jogo da Taça! Placar final: Palmeiras 2×1 América-MG.
Que jogo, meus amigos! Que jogo! Intenso do início ao fim, com ambos os times pressionando mas com predominância do Verdão, principalmente no segundo tempo. Scarpa fez uma boa partida, digna de uma partida de despedida em casa, e fechou sua passagem no Verdão com chave de ouro, certamente deixando a torcida com boas lembranças!
Achei que o Endrick esteve apagado hoje, mas credito isso mais à falta de costume do time de trabalhar com um centroavante do que ao Endrick em si.
No mais foi um bom jogo e uma bela festa em casa para encerrarmos esta temporada vitoriosa! Mais um registro, não ouvi nenhuma menção ao jogo 400 do Dudu no momento em que a substituição foi anunciada. Espero estar errado, pois do contrário foi uma puta mancada do Verdão com o baixola!
Enfim nossos guerreiros receberam as suas medalhas e o nosso xerifão Gustavo Gómez levantou mais uma taça, nossa 11ª taça do Brasileiro! O Allianz Parque explodiu numa festa linda, com toda a nossa família reunida sob muitos fogos de artifício! A torcida que canta e vibra cantou e vibrou como sempre faz para incentivar o nosso Alviverde imponente!
QUE TORCIDA! QUE FAMÍLIA! QUE ESQUADRÃO! QUE FESTA! 🏟️🎇
É CAMPEÃO! 🏆💚#AvantiPalestra #TodosSomos11 pic.twitter.com/dz887nMbFf
— SE Palmeiras (@Palmeiras) November 10, 2022
Para concluir esta resenha, que é a penúltima desta temporada, gostaria de registrar aqui a minha admiração, gratidão e respeito pelo Gustavo Scarpa. Sei que ao longo do tempo fiz muitas críticas mas reconheço que se esforçou e entregou o seu melhor ao Palmeiras até o fim. Por isso registro aqui o meu muito obrigado e os meus votos de sucesso na sua nova jornada!
Parabéns Palmeiras pela bela campanha no Brasileirão 2022! Título mais que merecido!
Nosso próximo compromisso será no domingo (13) quando iremos a Porto Alegre enfrentar o vice-líder Internacional no Beira-Rio, em partida válida pela 38ª e última partida do Campeonato Brasileiro de 2022.
Até lá e #AvantiPalestra!!
*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.
Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE