Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 148: Palmeiras x Santos – Clássico da Saudade – Paulistão 2023

Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Santos – Clássico da Saudade – Paulistão 2023

Fase de Grupos – 6ª Rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, palestrinos!

Nosso amado Verdão segue na busca por mais um título estadual e hoje entrará em campo no Morumbi para enfrentar o Santos no Clássico da Saudade válido pela 6ª rodada do Campeonato Paulista.

Vindo da vitória por 2×0 s0bre a equipe do Mirassol em partida realizada na última quarta-feira (1) e válida pela 5ª rodada do Paulistão, o Verdão é o único time ainda invicto na competição. Com 11 pontos, atualmente é o líder geral da competição e com apenas um gol sofrido em cinco partidas detém a melhor defesa até aqui.

Histórico do Confronto

SETE VITÓRIAS CONSECUTIVAS E DEZ JOGOS DE INVENCIBILIDADE

A série teve início com a vitória por 1 a 0 na final da Libertadores de 2020, em janeiro de 2021. Desde então, o Verdão bateu o rival pelo Paulista de 2021 (3 a 2 no Allianz Parque), pelo Brasileiro de 2021 (3 a 2 no Allianz Parque e 2 a 0 na Vila Belmiro), pelo Paulista de 2022 (1 a 0 no Allianz Parque) e pelo Brasileiro de 2022 (1 a 0 na Vila Belmiro e 1 a 0 no Allianz Parque).

Antes disso, empatou pelo Paulista de 2020 (0 a 0 no Pacaembu), venceu no primeiro turno do Brasileiro de 2020 (2 a 1 no Morumbi) e empatou no segundo turno (2 a 2 na Vila Belmiro). A última derrota ocorreu no segundo turno do Brasileiro de 2019 (2 a 0 na Vila Belmiro). Já a última derrota como mandante foi pela semifinal do Paulista de 2018 (1 a 0 no Pacaembu, com o Verdão avançando nos pênaltis), enquanto a última derrota no Morumbi foi pelo Paulista de 2000 (3 a 2).

SEQUÊNCIA DE QUATRO JOGOS SEM SOFRER GOLS É RECORDE

Última vez que um dos clubes tinha ficado ao menos três partidas sem ser vazado foi em 1987 (uma vitória santista por 1 a 0 e dois empates por 0 a 0).

FALTA UMA VITÓRIA PARA O 150º TRIUNFO SOBRE O RIVAL

Rival desde 1915, quando venceu o Palmeiras em amistoso no antigo Velódromo Paulista, o Santos é o clube que mais foi derrotado pelo Verdão e o segundo que mais enfrentou, atrás do Corinthians, com 384 jogos. Também é o que mais sofreu gols.

– Retrospecto geral contra o Santos: 346 jogos, 149 vitórias, 91 empates, 106 derrotas, 580 gols marcados e 482 gols sofridos;

– Primeira vitória: 24/09/1916 – Palestra Italia 4×2 Santos (gols de Severino, duas vezes, Bertolini e Bianco Gambini) – Chácara da Floresta (São Paulo-SP) – Campeonato Paulista;

– Último jogo: 18/09/2022 – Palmeiras 1×0 Santos (gol de Merentiel) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro;

Na ocasião, o técnico Abel Ferreira mandou a campo: Weverton; Marcos Rocha (Mayke, aos 13’/2ºT), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa (Gabriel Menino, aos 21’/2ºT); Bruno Tabata (Merentiel, aos 13’/2ºT), Dudu (Luan, aos 34’/2ºT) e Rony (Atuesta, aos 34’/2ºT).

– Maior série de vitórias: Palmeiras (9 vitórias, entre 22/05/1921 e 06/06/1926 e entre 14/07/1940 e 16/08/1942);

– Maior série invicta: Palmeiras (16 jogos, sendo 14 vitórias e dois empates, entre 08/07/1917 e 05/12/1926);

– Maior sequência sem sofrer gols: Palmeiras (quatro jogos – série atual, desde 07/11/2021);

– Maior goleada: 11/12/1932 – Palestra Italia 8×0 Santos – Ponte Grande (São Paulo-SP) – Campeonato Paulista;

– Jogador com mais jogos: Ademir da Guia (45);

– Jogador do atual elenco com mais jogos: Dudu (25);

– Jogador com mais gols: Heitor (15);

– Jogador do atual elenco com mais gols: Dudu e Raphael Veiga (4);

– Técnico que mais dirigiu o Palmeiras: Oswaldo Brandão (28);

– Retrospecto contra o Santos pelo Campeonato Paulista: 194 jogos, 95 vitórias, 45 empates, 54 derrotas, 346 gols marcados e 256 gols sofridos;

– Último jogo: 13/03/2022 – Palmeiras 1×0 Santos (gol de Raphael Veiga) – Allianz Parque (São Paulo-SP).

Preparação

A preparação para este clássico teve início logo após a partida da Supercopa do Brasil contra o Flamengo. Como havia a partida atrasada da 5ª rodada do Paulistão na quarta-feira (1), o Professor Abel Ferreira poupou os titulares e mandou a campo os reservas e as Crias da Academia. Após enfrentar o Mirassol na noite de quarta-feira (1) o elenco retornou à capital paulista e o elenco dormiu no Centro de Excelência.

O elenco completo treinou na Academia de Futebol na quinta-feira (2). Como é praxe os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos na partida contra o Mirassol fizeram atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. Os demais foram a campo junto aos atletas preservados da viagem.

O treino teve trabalhos táticos e técnicos: inicialmente um posicional de construção de jogo, seguido de jogos de sete contra sete em campo reduzido. Ao final, os atacantes fizeram um trabalho de ações ofensivas no último terço.

O jogador Giovani, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação do Alviverde terminou na tarde de sexta-feira (3) na Academia de Futebol. Após um trabalho recreativo, jogadores dos setores ofensivo e defensivo foram separados no gramado para atividades técnicas específicas de cada posição.

Os jogadores Gustavo Gómez e Zé Rafael (à direita) durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)

Escalação

Pendurados:  Dudu

Suspensos:    não há

Como já mencionado, o Professor Abel Ferreira poupou o time titular para o jogo do meio de semana contra o Mirassol e por isso é esperado que o Palmeiras entre em campo com o mesmo time que enfrentou o Flamengo na Supercopa do Brasil.

Com todo o elenco à disposição, o Professor deve mandar o Palmeiras a campo com: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Rony, Endrick e Dudu.

 

*Pré-jogo concluído em 04/02/2023 às 14:00;

*Escalação confirmada às 17:30;

 

Sem nenhuma surpresa, o Verdão entrará em campo com o Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Murilo na zaga; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga no meio-campo; Rony, Endrick e Dudu na linha de ataque. A formação tática inicial aparentemente será a 4-3-3.

É o nosso time com força máxima, o mesmo que derrotou o Flamengo naquela partida épica pela Supercopa do Brasil. Não acredito que o Verdão entre em campo com a mesma intensidade que contra o Urubu mas certamente com plenas condições de enfrentar e superar o Peixe sem grandes dificuldades ou sustos.

Meu palpite é uma vitória alviverde por 2×0!

O Jogo

Com uma torcida de quase 50 mil torcedores presentes no Morumbi, os dois times começaram a partida se estudando nos instantes iniciais mas não demorou para o Verdão começar a ocupar espaços e ter mais posse de bola. Chamou a atenção a quantidade de faltas cometidas por ambas as equipes nos minutos iniciais.

Nossa primeira boa oportunidade veio aos 8 minutos numa cobrança de falta, com o Zé Rafael chutando na barreira e no rebote a bola sobrou para o Veiga, que finalizou com um chute forte direto no gol, com o goleiro João Paulo fazendo uma defesa atrapalhada.

O jogo prosseguiu com o Verdão tendo pleno domínio, com os nossos jogadores não encontrando dificuldades nas jogadas, a não ser nos próprios erros. Aos 14 minutos tivemos outra boa oportunidade em uma jogada pela esquerda, com o Dudu recebendo e partindo pra cima da marcação mas sendo bloqueado ao tentar finalizar.

No minuto seguinte o goleiro João Paulo, do Santos, se machucou e precisou ser substituído pelo Vladimir.

Aos 22 minutos tivemos nova oportunidade em cobrança de escanteio, com o Veiga cruzando na área e o Zé Rafael desviando de cabeça mas mandando a bola por cima da meta!

Poucos instantes depois, nova cobrança de escanteio na área santista, Gómez desviou, Vladimir espalmou, a bola ficou viva na área e sobrou para Murilo, que aproveitou a oportunidade e guardou no fundo do gol de Vladimir! Placar aberto do Morumbi! Porco 1×0 Peixe!

Aos 34 minutos tivemos uma boa oportunidade após lançamento de Gabriel Menino para o Endrick, que venceu a marcação e desviou de cabeça mas não mandou no gol. Pouco depois, aos 38 minutos, perdemos um gol feito numa linda jogada que resultou em sobra de bola para o Dudu, que estava de frente pro gol mas finalizou pra fora!

Vale registrar que estava chovendo e aos 40 minutos a chuva aumentou de intensidade. Apesar disso a drenagem do campo foi eficiente pois não se via poças d’água. Nesse momento a torcida que canta e vibra presente no Morumbi aumentou o volume e deu outro show de arquibancada!

O Verdão seguiu pressionando o perdido Peixe e aos 42 minutos Piquerez arriscou de fora da área mas Vladimir conseguiu fazer a defesa. Já nos acréscimos, aos 52 minutos, num bate e rebate dentro da área santista, Vladimir tira a bola praticamente de dentro do gol e a joga nos pés do Rony, que não pensa duas vezes e chuta de primeira pro fundo do gol! Placar ampliado no Morumbi! Porco 2×0 Peixe!

Após 7 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Morumbi. Placar parcial: Palmeiras 2×0 Santos.

Foi um primeiro tempo onde o Verdão jogou com boa intensidade e teve fácil domínio da partida. O placar poderia ter sido maior se algumas oportunidades não tivessem sido perdidas. Nosso time titular conseguiu mostrar uma regularidade que comprova que o Professor Abel Ferreira tem razão quando afirma que a nossa força está no coletivo. Mesmo com os erros pontuais que ocorreram, acho que não chegaram a comprometer o desempenho geral do Verdão.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no elenco. O Verdão seguiu com a mesma pegada do primeiro tempo e já aos 2 minutos Endrick foi acionado pela esquerda, venceu a marcação na velocidade e por pouco não ampliou o placar!

Aos 7 minutos Gabriel Menino recebeu cartão amarelo. Aos 10 minutos Marcos Rocha também recebeu cartão amarelo.

Tivemos mais uma excelente oportunidade aos 16 minutos com um cruzamento de Piquerez na área, o Endrick subindo e cabeceando mas mandando a bola pela linha de fundo.

Aos 22 minutos o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com Giovani e Jailson entrando em substituição a Endrick e Gabriel Menino.

Poucos minutos depois, aos 25 minutos, Rony recebeu e dominou na área, tocou para o Giovani, que chegou metendo o pé sem chance de defesa para Vladimir. Placar ampliado no Morumbi! Porco 3×0 Peixe.

O Verdão seguiu jogando com bastante facilidade, não encontrando muita dificuldade para lidar com a defesa santista. Como já mencionei, só não fizemos mais gols por conta das nossas próprias falhas.

Aos 32 minutos Zé Rafael recebeu cartão amarelo.

Cinco minutos depois o Professor fez novas substituições, com Atuesta e Mayke entrando em substituição a Raphael Veiga e Marcos Rocha. Seguimos pressionando mas com menos intensidade. Aos 41 minutos fizemos a nossa última substituição com o Breno Lopes entrando no lugar no Dudu.

Já nos acréscimos, no último minuto de jogo, Mayke fez falta em Mendoza. Na cobrança, Sandry cruzou na área e Bauermann desviou de cabeça diminuindo o prejuízo do Peixe! Placar alterado no Morumbi! Porco 3×1 Peixe!

Após três minutos de acréscimos terminou o Clássico da Saudade no Morumbi. Placar final: Palmeiras 3×1 Santos.

Foi uma boa partida, com o nosso time titular mostrando boa intensidade e regularidade. Houve erros do Verdão durante a partida mas não acho que comprometeram o desempenho geral da partida, já que não existe partida perfeita. A única ressalva que faço é em relação ao gol feito que foi perdido pelo Dudu.

Tenho que destacar a partida feita pelo Giovani, que mais uma vez entrou em campo e representou. Ele é mesmo um jogador diferenciado!

Endrick fez uma partida regular e não vejo problemas nisso, pois ele ainda está se adaptando à nova realidade como titular do time profissional do Maior Campeão do Brasil. Eu terei toda a paciência com o Endrick, pois ele sim é uma aposta do Verdão!

Mas o que importa é que vencemos o Clássico da Saudade, mantivemos a nossa invencibilidade no Paulistão e também contra o Peixe. Também batemos o recorde de público no século XXI, com quase 50 mil palmeirenses reunidos e cantando o nosso amor pelo Verdão!

Mais três pontos conquistados e liderança no grupo e no Paulistão mantida!

Nosso próximo compromisso será na quinta-feira (9) quando receberemos o Internacional de Limeira no Allianz Parque pela 7ª rodada do Paulistão.

Até lá e #AvantiPalestra!!!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo no WhatsApp!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Palmeirense de coração, contra o politicamente correto e a lacração nos esportes