Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 149: Palmeiras x Inter de Limeira – Paulistão 2023

Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Inter de Limeira – Paulistão 2023

Fase de Grupos – 7ª Rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, palestrinos!

O Palmeiras segue na busca de mais um título do campeonato estadual mais importante do país e hoje receberá no Allianz Parque a equipe do Inter de Limeira para partida válida pela sétima rodada do Paulistão.

Vindo da vitória por 3×1 sobre o Santos no Clássico da Saudade ocorrido no último sábado (4), o Verdão segue invicto na temporada. É a única equipe ainda invicta no Paulistão (4 vitórias e 2 empates), é líder geral da competição e também do Grupo D com 14 pontos, possui a melhor defesa (2 gols sofridos) e o melhor saldo de gols (7 gols).

Histórico do Confronto

PALMEIRAS PODE CHEGAR AO DOBRO DE VITÓRIAS DA INTER DE LIMEIRA

– Retrospecto contra a Inter de Limeira: 44 jogos, 17 vitórias, 18 empates, 9 derrotas, 69 gols marcados e 43 gols sofridos.

> Primeiro jogo: 14/12/1924 – Inter de Limeira 1×2 Palestra Italia (gols de Nigro e Amílcar Barbuy) – Estádio Municipal de Limeira (Limeira-SP) – Amistoso;

> Último jogo: 27/02/2022 – Inter de Limeira 0x0 Palmeiras – Estádio Major José Levy Sobrinho (Limeira-SP) – Campeonato Paulista;

Na ocasião, o técnico Abel Ferreira mandou a campo: Marcelo Lomba; Mayke, Kuscevic, Renan e Jorge; Patrick de Paula (Pedro Bicalho, aos 40’/2ºT) e Zé Rafael (Gabriel Veron, aos 16’/2ºT); Breno Lopes (Giovani, aos 24’/2ºT), Wesley (Atuesta, aos 16’/2ºT), Rafael Navarro e Deyverson (Rony, aos 24’/2ºT).

> Última vitória: 19/01/2005 – Inter de Limeira 3×5 Palmeiras (gols de Marcel, duas vezes, Ricardinho, Lúcio e Diego Souza) – Estádio Major José Levy Sobrinho (Limeira-SP) – Campeonato Paulista;

> Maior sequência invicta: Palmeiras, 17 jogos – 7 vitórias e 10 empates (entre 29/04/1987 e 14/03/2020);

> Maior série de vitórias: Palmeiras, 4 triunfos seguidos (entre 22/04/1990 e 06/09/1992);

> Maior goleada: Palmeiras, por 8 a 1, em 21/11/1943, valendo a Taça Nossa Senhora das Dores (gols de Caxambú, cinco vezes, Sá, duas vezes, e Villadoniga);

– Retrospecto contra a Inter de Limeira pelo Campeonato Paulista: 34 jogos, 12 vitórias, 15 empates, 7 derrotas, 39 gols marcados e 27 gols sofridos.

Preparação

O Palmeiras se reapresentou na manhã da terça-feira (7) na Academia de Futebol e deu início à preparação para o confronto de hoje. Em campo, o time realizou três atividades. Nas duas primeiras, foram aprimoradas posse de bola, movimentações e marcações. Na última, os atacantes trabalharam ultrapassagens, cruzamentos e finalizações, enquanto os defensores focaram em rebatidas.

Os jogadores Raphael Veiga e Giovani (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação prosseguiu na manhã da quarta-feira (8) na Academia de Futebol. O Professor Abel Ferreira comandou um trabalho tático posicional de construção de jogo seguido do tradicional rachão.

Os jogadores Rony e Eduard Atuesta (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Escalação

Devido à proximidade dos próximos compromissos do Verdão pelo Paulistão, que são a partida contra o Água Santa no domingo (12) e o Derby contra o Corinthians na quarta-feira (15), é esperado que o Professor Abel Ferreira envie o time titular a campo hoje e poupe os titulares contra o Água Santa no domingo, para voltar a utilizá-los no clássico contra o Corinthians.

Sendo assim é esperado que o Palmeiras entre em campo hoje com o seguinte time: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Rony, Endrick e Dudu.

 

*Pré-Jogo concluído às 09/02/2023 às 16:45

Escalação confirmada às 18:30

 

Como esperado o Palmeiras entra em campo com o seu time titular, com força máxima contra o Inter de Limeira: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Murilo na zaga; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga no meio-campo; Rony, Endrick e Dudu, na linha de ataque. O esquema tático inicial deve ser o 4-2-3-1.

Não deveremos ter grandes dificuldades, embora não possamos subestimar os nossos adversários. Creio que conseguiremos manter a nossa invencibilidade e o meu palpite é que venceremos pelo placar de 3×0!

O Jogo

A partida começou com muita intensidade. Ao contrário do que geralmente ocorre quando enfrentamos times do interior, o Inter de Limeira não se intimidou frente ao Verdão e não ficou retrancado, propondo jogo desde o início e dando trabalho pro Porco.

Apesar disso a nossa equipe se mostrava superior em campo, embora a partida não se mostrasse tranquila como eu tinha imaginado. Nossa primeira chegada no ataque ocorreu logo aos dois minutos, com o Dudu tocando para o Endrick, que finalizou do meio da área e a bola explodiu na trave do goleiro Léo!

Aos 8 minutos foi a vez do nosso paredão Weverton mostrar serviço fazendo uma grande defesa, após cruzamento na área de Matheus Oliveira, com finalização do Everton Brito no canto inferior direito do gol.

Aos 13 minutos quase abrimos o placar após cruzamento do Dudu na área, com o Rony desviando de cabeça e mandando a bola por cima da meta!

Apenas dois minutos depois o goleiro Léo Vieira cometeu falta em Endrick dentro da área. Pênalti assinalado para o Verdão! Veiga, o nosso batedor oficial, foi para a cobrança e o resultado não poderia ser diferente! Placar aberto no Allianz Parque! Porco 1×0 Leão da Paulista!

O jogo seguiu com o Verdão pressionando e tendo mais posse de bola mas com o Inter não se intimidando e dando trabalho pra nossa defesa, que estava desarmando de forma eficiente.

Aos 24 minutos Dudu avançou no ataque, cortou para a direita e arriscou a finalização com um foguete que obrigou Léo a fazer a defesa!

Seguimos pressionando e aos 30 minutos Piquerez cruzou na área e Gabriel Menino cabeceou e novamente o goleiro Léo foi obrigado a fazer a defesa!

Embora o Inter de Limeira buscasse espaços e tentasse pressionar, algumas vezes até chegando a construir jogadas no nosso campo defensivo, o Verdão tinha mais posse de bola e criava mais. Tenho que registrar que o jogo estava bonito de ver, pois ambas as equipes lutavam em campo.

Aos 33 minutos Matheus Oliveira deu um passe em profundidade para Iago Teles, que finalizou no lado inferior direito do gol e obrigando Weverton a fazer outra grande defesa!

Apenas dois minutos depois Piquerez avançou pela esquerda, cortou para o meio e finalizou de trivela mandando a bola pro fundo do gol do Léo e marcando um golaço! Placar ampliado no Allianz Parque! Porco 2×0 Leão da Paulista!

Aos 44 minutos Douglas cometeu falta em Dudu dentro da área. Após análise do VAR foi assinalado pênalti para o Verdão! Não sei bem o porquê mas o Dudu foi para a cobrança e mandou a bola pra fora desperdiçando a oportunidade de ampliar ainda mais o placar.

Após três minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque. Placar parcial: Palmeiras 2×0 Inter de Limeira.

Foi um primeiro tempo muito bom, com ambas as equipes jogando bem. O Verdão se mostrou superior mas não foi uma superioridade incontestável, pois o Inter pressionou, atacou, obrigou Weverton a fazer pelo menos três grandes defesas. Apesar do Dudu ter perdido o pênalti e ter errado vários passes, não vejo motivos para criticá-lo. Aparentemente não era o dia dele mas nada que gere uma crise ou algo do tipo.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. Nossa primeira boa oportunidade no segundo tempo veio aos 5 minutos, com o Zé Rafael carregando pelo meio e arriscando a finalização mas com o Léo fazendo a defesa. A propósito, a atuação do Trem merece destaque e me parece que ele e Gabriel Menino estão começando a se entender bem.

A partida seguia praticamente com a mesma intensidade do primeiro tempo e aos 19 minutos o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições com Giovani e Breno Lopes entrando em substituição a Endrick e Dudu.

Aos 25 minutos Veiga avançou e tocou na área para o Giovani, que desviou para fora! Mantendo a pressão, apenas três minutos depois Rony recuperou no ataque e finalizou com uma bomba defendida pelo goleiro Léo!

Aos 33 minutos o Professor Abel Ferreira fez novas substituições, com Jailson e López entrando em substituição a Gabriel Menino e Rony.  O Verdão buscava o seu terceiro gol e pressionava o Inter de Limeira, que também se desdobrava em campo buscando diminuir o placar.

Aos 37 minutos o Professor fez a nossa última substituição, com o Luan entrando no lugar do Zé Rafael. Aos 41 minutos Zé Mário cometeu falta em Giovani dentro da área! Mais um pênalti para o Verdão! Veiga foi para a cobrança mas o goleiro Léo conseguiu defender e no rebote a defesa afastou o perigo!

Após 4 minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque. Placar final: Palmeiras 2×0 Inter de Limeira.

Foi um belo jogo e poderíamos ter vencido com uma goleada de pelo menos 5×0 se não fossem os dois pênaltis perdidos e outras jogadas com gol praticamente feitos e que fora desperdiçados.

Acho que o balanço desta partida é positivo. Nosso meio-campo tem mostrado menos problemas e Zé Rafael e Gabriel Menino parecem estar se entrosando e ambos estão jogando relativamente bem.

Dudu não fez uma boa partida mas não vou cornetá-lo, pois creio ser um problema pontual. Não se pode esperar que os nossos jogadores estejam sempre 100%, às vezes por mais que se esforce as coisas não correm bem.

Giovani mais uma vez entrou muito bem e fez uma grande partida. É o único reserva que vejo entrar com gana de conquistar o seu espaço! E fico feliz por ver que o Professor está dando oportunidade pra ele mostrar o que sabe. Outros destaques dignos de menção foram os goleiros. Léo e Weverton foram bem exigidos e ambos fizeram grandes defesas.

O destaque negativo eu deixo para o Jailson. Confesso que ele não me causou uma boa impressão nessa partida, ele me pareceu displicente, como se não desse valor a este jogo. E Flaco López não consegue evoluir.

Continuamos invictos na competição, conquistamos mais três pontos e permanecemos na liderança geral do Paulistão. Também seguimos com a melhor defesa (dois gols sofridos).

Bora comemorar mas de forma moderada, afinal ainda é quinta-feira!

Nosso próximo compromisso será no domingo (12) quando enfrentaremos a equipe do Água Santa, no estádio Distrital do Inamar, em partida válida pela 8ª rodada do Paulistão.

Até lá e #AvantiPalestra!!!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo no WhatsApp!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Palmeirense de coração, contra o politicamente correto e a lacração nos esportes