Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 150: Água Santa x Palmeiras – Paulistão 2023

Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Água Santa x Palmeiras – Paulistão 2023

Fase de Grupos – 8ª Rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, galera palestrina!

Nosso Verdão segue na busca por mais um caneco do estadual mais importante do país e hoje entra em campo no Estádio Distrital do Inamar, em Diadema, para enfrentar a equipe do Água Santa em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Paulista.

Vindo da vitória por 2×0 sobre o Inter de Limeira na partida da sétima rodada realizada no Allianz Parque na última quinta-feira (9), o Palmeiras segue como a única equipe ainda invicta nesta edição do estadual,  líder geral da competição e do Grupo D com 17 pontos, e é o time com a melhor campanha na fase de grupos, com 5 vitórias e 2 empates, apresentando o melhor ataque (11 gols), a defesa menos vazada (2 gols) e o melhor saldo de gols (9 gols).

Histórico do Confronto 

Palmeiras venceu dois dos três duelos disputados com o Água Santa

Fundado em 1981, o Água Santa cruzou o caminho do Palmeiras em apenas três oportunidades, sendo que o Verdão venceu em duas delas: 2 a 1 (no Allianz Parque, pelo Campeonato Paulista 2020) e 1 a 0 (novamente no Allianz Parque, pelo Campeonato Paulista 2022). O outro duelo entre as equipes terminou com triunfo do rival por 4 a 1, pelo Estadual de 2016.

O duelo com o Água Santa será o primeiro da história do clube em Diadema.

Preparação

 Após a vitória por 2 a 0 sobre o Inter de Limeira na noite de quinta-feira (9), o elenco se reapresentou na Academia de Futebol na manhã da sexta-feira (10). Como sempre é feito, os atletas que atuaram por mais de 45 minutos na noite anterior fizeram atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. Os demais disputaram um coletivo em campo reduzido, com dois tempos de 20 minutos, que contou com o reforço de jovens campeões da Copinha.

Os jogadores David Kauã e Luan (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação foi finalizada na manhã do sábado (11) na Academia de Futebol. A comissão técnica do Professor Abel Ferreira comandou uma atividade de cruzamentos (de ambos os lados) e finalizações, com os jogadores atacando a bola dentro da área. Na sequência, foi colocado em prática um trabalho recreativo.

O jogador Joaquín Piquerez, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

 Escalação

 Pendurados:  Dudu

Suspensos:     não há

Desfalque:      Marcelo Lomba (fratura de dedo na mão esquerda)

Com a proximidade do Derby contra o nosso arquirrival Corinthians que será na NeoQuímica Arena na quinta-feira (16), é esperado que o Professor Abel Ferreira poupe os titulares nesta partida para utilizá-los no clássico. A mesma estratégia foi utilizada antes do Clássico da Saudade contra o Santos.

Porém, como o jogo será no período da manhã e como alguns titulares (como Endrick e Dudu, por exemplo) foram tirados de campo mais cedo durante a partida contra o Inter de Limeira, há a possibilidade do Professor repetir o time que atuou na quinta-feira.

Na minha opinião o Palmeiras poderá ir a campo com o seguinte time: Weverton; Mayke, Murilo, Luan e Vanderlan;  Jailson, Atuesta e Bruno Tabata; Breno Lopes, Giovani e Flaco López.

*Resenha concluída em 11/02/2023 às 20:45

*Escalação confirmada em 12/02/2023 às 10:00 

O Professor Abel Ferreira resolveu enviar o Palmeiras a campo com uma formação mista: Weverton fechando o nosso gol; Mayke na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Luan na zaga; Jailson, Fabinho e Raphael Veiga no meio-campo; Rony, Dudu e Giovani na linha de frente. A formação tática inicial deve ser a 4-2-3-1.

A escalação é diferente da que eu imaginava mas não tenho críticas a fazer. Na verdade acho interessante o Professor ter colocado o Giovani e o Fabinho como titulares, isso nos ajudará a ter uma ideia mais clara do desempenho deles, pois certamente jogarão um tempo, no mínimo.

Outro detalhe que me chamou a atenção foi a escalação do Dudu como titular, mesmo ele estando pendurado com dois cartões amarelos. Tomara que não tome o terceiro ou estará fora do Derby de quinta-feira (16).

Creio que temos chance de manter a nossa invencibilidade mas não será uma partida fácil. Ainda assim creio numa vitória alviverde por 2×1.

O Jogo

Partida num domingo às 11 horas da manhã é ruim demais. Não só para os jogadores, que enfrentam o período mais quente do dia, mas também para nós torcedores. A justificativa chega a ser surreal: os jogos que o Água Santa manda não podem ser jogados à noite pois o estádio Distrital do Inamar não possui refletores. Sem querer ofender mas um time que disputa jogos na elite do Paulistão deveria ter uma estrutura mínima para poder participar, já que a qualidade do gramado também deixou a desejar.

A partida começou com o Verdão parecendo que ainda não tinha acordado totalmente e o Água Santa parecendo que estava jogando a pelada do domingo.

Nossa primeira descida no ataque veio logo no primeiro minuto, com o Mayke avançando pela direita e acionando Veiga no meio da área e quase abrindo o placar!

Não aconteceram jogadas dignas de menção ao longo da primeira etapa, que transcorreu parecendo jogo de várzea. O Verdão não criou como de costume e o adversário também não teve grandes chances. Me chamou a atenção o fato de terem ocorrido muitas faltas, algumas delas dignas de cartão mas na primeira etapa apenas a falta cometida sobre o Dudu pelo Joilson resultou em cartão.

Após 5 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo em Diadema. Placar parcial: Água Santa 0x0 Palmeiras.

Como já mencionei, o Verdão estava jogando abaixo do seu normal, talvez por causa do horário e também por conta do Derby contra o Corinthians. Acredito que nossos jogadores estavam se poupando dentro de campo, principalmente se considerarmos que os jogadores do Água Santa estavam cometendo muitas faltas. Confesso que fiquei preocupado com as várias faltas cometidas em jogadores como Giovani e Veiga, que sofreram lesões recentes. Não podemos correr o risco de perder jogadores.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. O jogo recomeçou muito parecido com o do primeiro tempo. Logo aos dois minutos Igor Henrique cometeu falta  em Giovani na direita.  Na cobrança, Veiga cruzou na área e Rony desviou de cabeça sem chance de defesa para o goleiro Ygor. Após análise do VAR o gol foi confirmado e o Verdão abriu o placar em Diadema! Água Santa 0x1 Palmeiras!

O gol deu uma animada no nosso elenco e deixou os adversários mais agressivos do que já estavam. Aos 14 minutos o Professor Abel Ferreira fez as nossa primeiras substituições, com a entrada de Endrick e Breno Lopes nos lugares de Giovani e Dudu. Fiquei aliviado com essas substituições, pois o Giovani estava sendo caçado em campo e o Dudu estava pendurado.

Dois minutos depois nova substituição com o Gabriel Menino entrando no lugar de Raphael Veiga.

Aos 22 minutos Rony finalizou para o gol e marcou mais um gol mas após análise do VAR o gol foi cancelado por causa de uma falta de Breno Lopes em Lelê no lance anterior. Três minutos depois o Professor fez nova substituições, com o Bruno Tabata e o Zé Rafael entrando nos lugares do Rony e do Fabinho.

Aos 30 minutos houve a parada técnica para hidratação.

Aos 35 minutos o espírito da várzea tomou conta da partida. Endrick sofreu um empurrão na lateral e depois disso ocorreu uma discussão generalizada em campo. Murilo, que estava no banco, recebeu um cartão amarelo após empurrar um jogador do Água Santa na beira do gramado. Vários jogadores do Água Santa também  receberam cartões amarelos.

Após 10 minutos de acréscimos a partida terminou em Diadema com vitória do Verdão! Placar final: Água Santa 0x1 Palmeiras.

Mais três pontos conquistados e invencibilidade mantida!

Chegamos aos 20 pontos e nos mantemos na liderança geral e em primeiro lugar no Grupo D. Seguimos com a defesa menos vazada (2 gols sofridos).

Foi uma partida fraca, sem grandes lances de ambos os times. Apesar disso gostei da atuação do Giovani, que atuou bem e mostrou que tem condições de entrar como titular quando necessário. Gostei da atuação do Fabinho, que mesmo tendo sido discreta não comprometeu dentro de campo. Merece mais oportunidades.

O jogador Rony, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do EC Água Santa, durante partida válida pela oitava rodada, do Campeonato Paulista, Série A1, no Estádio Municipal Jose Batista Pereira Fernandes. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O que importa é que seguimos invictos no Paulistão e a cada partida aumentam as chances de chegarmos ao bicampeonato consecutivo de forma invicta.

Nosso próximo compromisso será na quinta-feira (16), quando enfrentaremos o nosso arquirrival Corinthians na NeoQuímica Arena, no Derby válido pela 9ª rodada do Paulistão.

Até lá e #AvantiPalestra!!!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo no WhatsApp!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Palmeirense de coração, contra o politicamente correto e a lacração nos esportes