Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 156: Palmeiras x Ituano – Semifinal – Paulistão 2023

Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Ituano – Paulistão 2023

Semifinal

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

Hoje é dia de decisão! O Verdão está a apenas três jogos de conquistar mais uma taça do Campeonato Paulista e hoje receberá no Allianz Parque a equipe do Ituano, para o confronto válido pela semifinal do estadual mais importante do país.

Vindo da vitória por 1 a 0 sobre o São Bernardo na partida das quartas de final realizada no Allianz Parque no último sábado (11), o Verdão entra em campo invicto e dono da melhor campanha desta edição do Paulistão.

Em caso de classificação, o Palmeiras se isolará como o time que mais conseguiu ficar entre os dois primeiros colocados do Paulista em toda a história – campeão 24 vezes e vice 27, o Palmeiras terminou 51 edições nas duas primeiras posições, mesmo número do Corinthians, campeão 30 vezes e vice 21.

Primeiro clube da história a alcançar a semifinal do estadual por dez vezes consecutivas, destas o Palmeiras foi campeão em 2020 e 2022, vice em 2015, 2018 e 2021 e semifinalista em 2014, 2016, 2017 e 2019.

 

Histórico do Confronto

 

Palmeiras pode impor novo recorde de vitórias seguidas sobre o Ituano:

> O Palmeiras vem de cinco vitórias consecutivas sobre o Ituano e está a uma de impor o recorde isolado de triunfos seguidos em toda a história, superando a sequência de cinco resultados positivos alcançada entre 1992 e 1994 e entre 1998 e 2006. Todas as cinco vitórias da atual série aconteceram pelo Campeonato Paulista: 3 a 0 (Novelli Júnior, 2018), 3 a 2 (Allianz Parque, 2019), 4 a 0 (Novelli Júnior, 2020), 2 a 0 (Allianz Parque, 2022) e 3 a 1 (Novelli Júnior, 2023).

Em mata-mata, cada clube avançou de fase uma vez:

> No primeiro encontro, pela semifinal do Campeonato Paulista de 2014, o Ituano venceu por 1 a 0 no Pacaembu. Já no confronto mais recente, pelas quartas de final do Paulista de 2022, o Verdão venceu por 2 a 0, no Allianz Parque, gols de Raphael Veiga e Rony.

Verdão nunca perdeu para o Ituano dentro da sua casa:

> O Palmeiras nunca sofreu uma derrota para o Ituano atuando dentro de sua casa (Palestra Itália/Allianz Parque). No total, foram 10 jogos, com 9 vitórias, 1 empate, 20 gols marcados e 8 gols sofridos. Considerando apenas o Allianz Parque, o Verdão ostenta 100% de aproveitamento: 2 jogos, com 2 vitórias, 5 gols marcados e 2 gols sofridos.

– Retrospecto geral contra o Ituano: 32 jogos, 19 vitórias, 5 empates, 8 derrotas, 58 gols marcados e 29 gols sofridos.

> Primeiro jogo: 26/09/1985 – Ituano 2×0 Palmeiras – Estádio Novelli Júnior (Itu-SP) – Amistoso;

> Primeira vitória: 31/07/1991 – Palmeiras 1×0 Ituano (gol de Magrão) – Estádio Palestra Itália (São Paulo-SP) – Campeonato Paulista;

> Último jogo: 25/01/2023 – Ituano 1×3 Palmeiras (gols de Rafael Navarro, Lucas Siqueira, contra, e Bruno Tabata) – Novelli Júnior (Itu-SP) – Campeonato Paulista;

> Maior goleada: 05/02/1994 – Ituano 1×6 Palmeiras (gols de Orlando, contra, Edmundo, duas vezes, Rincón, Zinho e Evair) – Estádio Novelli Júnior (Itu-SP) – Campeonato Paulista;

– Retrospecto contra o Ituano como mandante: 13 jogos, 11 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 24 gols marcados e 9 gols sofridos;

*Todos os duelos como mandante com o Ituano foram válidos pelo Campeonato Paulista;

– Retrospecto contra o Ituano pelo Campeonato Paulista: 31 jogos, 19 vitórias, 5 empates, 7 derrotas, 58 gols marcados e 27 gols sofridos;

– Retrospecto contra o Ituano no estádio Palestra Itália/Allianz Parque: 10 jogos, 9 vitórias, 1 empate, 20 gols marcados e 8 gols sofridos;

> Último jogo: 23/03/2022 – Palmeiras 2×0 Ituano (gols de Raphael Veiga e Rony) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Paulista;

*Todos os jogos contra o Ituano no Palestra/Allianz Parque foram válidos pelo Campeonato Paulista.

– Retrospecto contra o Ituano no Allianz Parque: 2 jogos, 2 vitórias, 5 gols marcados e 2 gols sofridos;

> Último jogo: 23/03/2022 – Palmeiras 2×0 Ituano (gols de Raphael Veiga e Rony) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Paulista, quartas de final (classificado).

 

Preparação

 

Após enfrentar e vencer o São Bernardo pelas quartas de final no sábado (11), o elenco alviverde descansou no domingo (12) e na segunda-feira (13), e se reapresentou na Academia de Futebol na manhã da terça-feira (14) para dar início à sua preparação para esta partida decisiva.

O elenco foi dividido em equipes e realizou um trabalho coletivo de 11 contra 11 utilizando toda a extensão do gramado. Foram disputados quatro tempos de dez minutos – os atletas que atuaram por mais de 45 minutos no último sábado (11) participaram dos dois primeiros, e os outros dois foram completados por jovens do Sub-20.

Os jogadores Dudu e Gustavo Gómez (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação prosseguiu na manhã da quarta-feira (15) na Academia de Futebol. Divididos em três times de oito jogadores, os atletas fizeram enfrentamentos curtos em campo reduzido com a utilização de goleiros.

Os jogadores Fabinho e Zé Rafael (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Na manhã do dia seguinte (16), o elenco fez atividades técnicas e táticas na Academia de Futebol. Com dois times de 11 jogadores, o Professor Abel Ferreira e sua comissão fizeram orientações e correções sobre posicionamento e movimentações, entre outros aspectos. Depois, com os atletas dos setores ofensivo e defensivo em lados separados, o elenco ensaiou algumas jogadas e fundamentos de cada posição. Ao final, alguns jogadores praticaram cobranças de pênalti.

Os jogadores Giovani e Zé Rafael (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Já na sexta-feira (17) a manhã começou com um vídeo exibido no auditório do Centro de Excelência. Depois, no gramado, o time realizou um longo trabalho tático de construção de jogadas e transições, entre outros aspectos do jogo. Os batedores do elenco também ensaiaram cobranças de falta.

Os jogadores Raphael Veiga e Luan (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O Verdão encerrou a sua preparação na manhã do sábado (18) na Academia de Futebol. O Professor Abel Ferreira e seus auxiliares comandaram atividades táticas, com ênfase em construção de jogadas e no posicionamento das bolas paradas. O elenco também disputou o tradicional rachão, com a participação do Professor, e depois alguns jogadores ainda praticaram finalizações e cobranças de bola parada.

O técnico Abel Ferreira, da SE Palmeiras, conversa com o elenco durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Escalação

 

Pendurados:   não há

Suspensos:     não há

Desfalque:      Atuesta (lesão no joelho direito)

O Professor Abel Ferreira tem todo o elenco titular à sua disposição para a disputa da vaga na final do Paulistão. É provável que o Professor não volte a usar Bruno Tabata como titular, como fez na partida contra o São Bernardo, já que o próprio Professor explicou na coletiva daquela partida que a escolha de Tabata se deu pela formação tática do São Bernardo, geralmente com três zagueiros.

Tendo isso em vista é esperado que o Palmeiras entre em campo com o seguinte time: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Rony, Endrick e Dudu.

*Pré-jogo concluído em 18/03/2023 às 17:30

*Escalação confirmada em 19/03/2023 às 15:00

O Palmeiras entra em campo para a decisão com a seguinte escalação: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Murilo na zaga! Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga no meio-campo; Dudu, Rony e Bruno Tabata na linha de ataque. Formação tática inicial provavelmente é a 4-3-3.

Meu palpite é uma vitória alviverde por 3 a 0!

 

O Jogo

 

Como eu imaginava, o Ituano aproveitou o bom momento e veio forte com a intenção de tentar segurar o atual campeão paulista. O Palmeiras conseguiu segurar bem as tentativas de avanço do Ituano. Já nos primeiros minutos de jogo as faltas correram soltas e aos 4 minutos Murilo recebeu cartão amarelo após cometer falta dura em Paulo Victor na lateral esquerda.

Aos 8 minutos tivemos a nossa primeira finalização, com o Dudu cruzando no meio da área e o Rony finalizando, mas com a defesa fazendo o bloqueio. Na sequência Rony tentou dar um passe em profundidade para o Tabata, que estava em posição irregular.

Aos 9 minutos Tabata sentiu a coxa após subir para tentar um cabeceio e precisou ser substituído pelo Breno Lopes. Espero que não seja nada grave e que o nosso jogador fique bem.

Aos 12 minutos tivemos uma boa oportunidade após troca de passes na esquerda, com o Raphael Veiga encontrando o Gabriel Menino livre na área para cabecear, mas a finalização saiu pela linha de fundo.

O Verdão manteve a sua pressão e no minuto seguinte chegou mais uma vez pela esquerda, com o Veiga invadindo a área e arriscando a finalização, obrigando o goleiro Jefferson Paulino a fazer a defesa em dois tempos!

Aos 22 minutos Breno Lopes recebeu cruzamento do Dudu no meio da área e finalizou de primeira com um chute forte, mas o goleiro Jefferson defendeu! Poucos minutos depois, aos 25, Veiga deu passe para Breno Lopes, que arriscou de fora da área, mas a defesa conseguiu bloquear!

Aos 31 minutos o Verdão avançou novamente pela esquerda e Veiga recebeu em profundidade, lançou rasteiro na pequena área, mas a defesa mais uma vez conseguiu afastar! Apenas três minutos depois Gabriel Menino recebeu de Piquerez na entrada da área e finalizou rasteiro no canto do gol, mas Jefferson fez a defesa mais uma vez!

Pouco depois, aos 35 minutos, Veiga arriscou da intermediária e Jefferson espalmou numa baita defesa! Seguimos pressionando em busca do nosso gol e após 2 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque! Placar parcial: Porco 0x0 Galo de Itu.

Foi um primeiro tempo onde o Palmeiras teve claro domínio do jogo, com o nosso paredão Weverton nem sujando o uniforme. Já Jefferson Paulino foi muito acionado e fez grandes defesas, para sorte do Ituano, pois se não fosse a boa atuação do goleiro o primeiro tempo poderia ter terminado com um placar de pelo menos 3 gols a nosso favor. Estava claro que o gol alviverde sairia, era só uma questão de tempo.

Voltamos para a segunda etapa sem novas alterações no time. O Verdão voltou para o segundo tempo com a mesma pegada, mantendo forte pressão sobre o Galo Rubro-Negro e já aos dois minutos tivemos uma excelente oportunidade de abrir o placar com o Gabriel Menino, que aproveitou sobra de bola na entrada da área e mandou uma bomba para mais uma boa defesa do goleiro Jefferson!

Aos nove minutos, Veiga cobrou escanteio na área pela direita e Rony subiu e desviou de cabeça, mas a bola foi para fora por cima da meta!

Aos 12 minutos, Veiga cobrou escanteio com cruzamento na pequena área, Gómez subiu e desviou de cabeça, com o goleiro Jefferson defendendo, mas dando rebote, e no bate rebate dentro da pequena área Murilo aproveitou a oportunidade e guardou a bola no fundo do gol do Jefferson, finalmente abrindo o placar no Allianz Parque! Porco 1×0 Galo de Itu.

Depois do nosso gol o Ituano foi obrigado a se abrir para buscar mais o ataque, já que não podia mais contar com a igualdade no placar para levar a decisão para os pênaltis. Até tiveram alguns escanteios nos minutos seguintes, mas nada que representasse muito perigo ao nosso gol.

E o Verdão seguiu pressionando, buscando ampliar o placar e garantir uma classificação para a final sem riscos. Aos 23 minutos Piquerez tentou um passe em profundidade para Breno Lopes, que estava em posição irregular.

Aos 25 minutos o auxiliar técnico João Martins foi expulso de campo por reclamação. Pouco depois, aos 27 minutos, Gabriel Menino cobrou escanteio cruzando na área e Rony finalizou, mas a defesa conseguiu bloquear!

Dois minutos depois quase ampliamos o placar, com o Breno Lopes recebendo de Piquerez no lado esquerdo da área e finalizando, com Jefferson defendendo. Na sequência, boa jogada de Piquerez, que recebeu do Veiga e arriscou a finalização da entrada da área, fazendo o goleiro Jefferson espalmar e mandar a bola para escanteio.

Na cobrança Claudinho nos cedeu novo escanteio, mas não conseguimos ampliar o placar. O Ituano tentava aproveitar as oportunidades que surgiam para contra-atacar, mas sem levar muito perigo ao gol do Weverton.

O Porco seguia mantendo o controle do jogo e o Galo Rubro-Negro tentava criar, de todas as formas, jogadas no ataque, sem sucesso. Aos 37 minutos o Professor Abel Ferreira fez substituições, com Fabinho e Mayke entrando em substituição a Gabriel Menino e Dudu.

Aos 43 minutos o Professor fez nossas últimas substituições, com o Jailson e o Rafael Navarro entrando em substituição a Raphael Veiga e Rony. Após 7 minutos de acréscimos a partida terminou no Allianz Parque, com mais uma classificação para uma final do Paulistão! Placar final: Palmeiras 1×0 Ituano.

Somos finalistas do Campeonato Paulista pela quarta vez consecutiva! E o Professor Abel Ferreira terá pela frente a sua 12ª final desde que chegou ao Palmeiras, em 2020!

O Ituano jogou como o esperado, tentando segurar o placar em 0 a 0 e levar a partida para os pênaltis. Seria a única forma de conseguir a vaga na final. Poderiam até ter conseguido se o adversário fosse outro que não o Palmeiras, o atual campeão paulista e dono da melhor campanha desta edição do estadual.

Acho que o Verdão jogou bem, soube propor o jogo e segurar os contra-ataques quando necessário. Os números da partida mostram que o Porco teve claro domínio da partida: o Verdão teve 61% de posse de bola contra 39% do Ituano. Além disso, tivemos 23 finalizações, contra 8 do Ituano, sendo que destas, 11 foram certas enquanto o nosso adversário teve apenas uma finalização certa. Também tivemos 14 escanteios a nosso favor contra 3 do Ituano.

Os números mostram que estivemos bem combativos e só não vencemos por placar mais elástico pela boa atuação do goleiro Jefferson Paulino. Já Weverton praticamente nem sujou o uniforme!

Destaque para as atuações do Rony, do Dudu e do Zé Rafael. Breno Lopes não deixou a desejar e Piquerez melhorou em relação ao desempenho em partidas recentes. Menino fez boa partida, assim como os nossos zagueiros. Veiga ainda esteve abaixo do seu melhor. O destaque negativo fica para o Navarro, que nos poucos minutos que atuou conseguiu me deixar indignado com a atuação dele.

Devido à data FIFA e a convocação dos jogadores Rony, Veiga e Weverton para atuarem pela Seleção Brasileira no amistoso contra o Marrocos, o Campeonato Paulista será paralisado e as partidas da final devem ser disputadas em 02 de abril (jogo de ida) e 9 de abril (jogo de volta), lembrando que o Palmeiras conquistou o direito de fazer o segundo jogo da final no Allianz Parque.

Estamos a apenas dois jogos da conquista de mais um título paulista e podemos fazer isso de forma invicta!

Teremos muito tempo para treinar e nos preparar para as partidas da final. E espero que a lesão sofrida por Tabata não seja grave e que a sua recuperação seja breve.

Bora aproveitar o restinho do domingo pra comemorar e zoar os rivais que certamente nos secaram para que a gente fosse fazer companhia pra eles no sofá! Não foi dessa vez!

#AvantiPalestra!!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo no WhatsApp!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Palmeirense de coração, contra o politicamente correto e a lacração nos esportes