Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 160: Palmeiras x Tombense – Copa do Brasil 2023

Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Tombense – Copa do Brasil 2023

3ª Fase – Jogo de Ida

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, galera alviverde!

Após a conquista do Campeonato Paulista, o Verdão vira a chave para iniciar a sua trajetória na Copa do Brasil e a busca pelo pentacampeonato da competição.

Vindo da vitória por 4×0 sobre a equipe do Água Santa na segunda partida da final que lhe garantiu o título do Campeonato Paulista, o Verdão receberá a equipe do Tombense no Allianz Parque, para o jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Este será o primeiro confronto entre as duas equipes na história. O Palmeiras venceu todos os seus jogos de estreia pela Copa do Brasil desde 2003: foram 17 triunfos, com 34 gols marcados e apenas seis gols sofridos.

 

Preparação

 

Após a conquista do título paulista no último domingo (9) o elenco alviverde se reapresentou na Academia de Futebol na manhã de segunda-feira (10) para dar início à sua preparação para a estreia na Copa do Brasil.

Os atletas que atuaram por mais de 45 minutos contra o Água Santa seguiram o cronograma de atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. Os demais jogadores foram a campo para duas atividades técnicas de posse de bola e enfrentamentos em campo reduzido.

O meio-campista Bruno Tabata, recuperando-se de lesão na coxa esquerda, iniciou a transição física com exercícios à parte no campo sob supervisão de membros do Núcleo de Saúde e Performance (NSP). Já Raphael Veiga, que deixou o campo com dores no início do segundo tempo da final do Paulista, passou por exames e teve constatada uma lesão na coxa direita – ele já iniciou o tratamento no NSP.

O atacante Rony, por sua vez, sofreu uma fratura no antebraço direito durante a preparação para as finais do Paulista e passou por cirurgia na manhã desta segunda – em concordância entre atleta, comissão técnica e NSP, decidiu-se inicialmente por um tratamento conservador provisório, sem riscos à saúde do jogador, em função da sequência de jogos decisivos do clube neste período.

Os jogadores Flaco López e Richard Ríos (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação foi encerrada na tarde da terça-feira (11) na Academia de Futebol. O elenco realizou atividades técnicas de cruzamentos e finalizações, seguido de um trabalho recreativo, o tradicional rachão.

Bruno Tabata, recuperando-se de lesão na coxa esquerda, continua em processo de transição física. O meio-campista participou do aquecimento com o elenco e, na sequência, fez atividades à parte com profissionais do Núcleo de Saúde e Performance.

Os jogadores Gustavo Gómez e Endrick (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

 

Escalação

 

Pendurados:   não há;
Suspensos:     Vitor Castanheira (expulsos na Supercopa do Brasil);
Desfalques:    Artur (já atuou por outra equipe na competição); Atuesta (lesão no joelho direito); Raphael Veiga (lesão muscular na coxa direita); Bruno Tabata (transição); Rony (braço quebrado); Piquerez (entorse no joelho direito); Mayke (entorse no tornozelo direito).

Por conta de tantos desfalques o Professor Abel Ferreira será obrigado a mandar a campo um time mesclado, que inclusive deverá ser comandado pelo auxiliar técnico João Martins já que o próprio Professor Abel Ferreira é um desfalque, por ter que cumprir dois jogos de suspensão como penalidade pela expulsão no jogo da Supercopa do Brasil, episódio que ficou famoso após Abel chutar um microfone na beira do gramado.

Preocupa a nossa lateral esquerda, já que o reserva de Vanderlan deve ser o Ian, com pouca experiência no profissional. Já no ataque, a dúvida é entre Flaco López ou Breno Lopes começando como titular ao lado de Dudu e Endrick. Há ainda a alternativa de usar o Flaco López como substituto de Endrick com o Giovani como substituto do Breno Lopes.

Sendo assim é esperado que o Palmeiras entre em campo com o seguinte time: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan; Zé Rafael, Gabriel Menino e Fabinho; Dudu, Endrick e Breno Lopes.

*Pré-Jogo concluído em 12/04/2023 às 14h25min;

*Escalação confirmada em 12/04/2023 às 19h00min;

A escalação foi confirmada e o Palmeiras vai a campo com o seguinte time: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Vanderlan na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Luan na zaga; Zé Rafael, Gabriel Menino e Jhon Jhon no meio de campo; Endrick, Flaco López e Dudu na linha de ataque. Embora tenha Jhon Jhon como novidade, a escalação é mais ou menos a prevista dada a quantidade de lesões que acometeram o nosso elenco.

A grande notícia foi a decisão do STJD de aceitar o recurso do Jurídico do Palmeiras e converter as suspensões do Professor Abel Ferreira em doações de cestas básicas para instituições de caridade, o que permitirá que ele esteja à frente do Verdão na partida de hoje.

Creio numa vitória pelo placar de 2×0 para o Verdão. Depois do susto que levamos do Água Santa no primeiro jogo da final do Paulistão, não acredito que o time entre em campo desligado como naquela partida e, por isso, não acredito em surpresas.

 

O Jogo

 

Como imaginei, o Palmeiras entrou em campo bem atento e sem aquela displicência que vimos no primeiro jogo contra o Netuno. Já aos dois minutos Flaco López sofreu falta no campo de ataque e na cobrança Marcos Rocha cruzou na área e o próprio López finalizou do meio da área, mas o goleiro Felipe Garcia conseguiu fazer a defesa.

No minuto seguinte Marcos Rocha deu um passe em profundidade para o Endrick, que estava no lado direito da área e finalizou com Felipe Garcia novamente fazendo a defesa.

Aos 6 minutos Dudu ficou com a bola após troca de passes no meio de campo, arrancou em velocidade e arriscou a finalização de fora da área, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Apenas três minutos depois o Tombense chegou ao nosso gol com um chute de Matheus Frizzo de fora da área, que mandou a bola no ângulo superior esquerdo de Weverton, que chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar o gol. Placar aberto no Allianz Parque: Porco 0x1 Gavião Carcará.

O gol adversário aparentemente não abalou o nosso time, que seguiu pressionando e criando mais jogadas no ataque. Aos 16 minutos Marcos Rocha cruzou na área pela direita e Endrick desviou de cabeça, mas mandou a bola por cima da meta!

Aos 20 minutos Gabriel Menino recebeu passe de Zé Rafael, arriscou de fora da área e Felipe Garcia espalmou e mandou a bola para escanteio. Na cobrança Gabriel Menino cruzou na área e Endrick desviou de cabeça pra fora!

Na sequência Vanderlan arriscou a finalização de fora da área após receber passe de Gabriel Menino, mas o lance foi bloqueado pela defesa adversária.

Aos 25 minutos Marcos Rocha tocou para o Endrick, que de fora da área arriscou a finalização, mas Felipe Garcia fez a defesa. Três minutos depois Gabriel Menino arriscou de fora da área e novamente o goleiro Felipe Garcia fez a defesa.

Aos 34 minutos Zé Rafael arriscou da entrada da área, a bola desviou na marcação e foi em direção ao ângulo esquerdo do gol, mas Felipe Garcia fez a defesa. Pouco depois, aos 37 minutos, Gabriel Menino recebeu passe sob medida de Vanderlan e finalizou de fora da área mandando a bola no ângulo direito de Felipe Garcia. A bola ainda raspou a trave, sem chances de defesa! Placar igualado no Allianz Parque! Porco 1×1 Gavião Carcará!

O gol foi revisado e confirmado pelo VAR. Apenas três minutos depois, aos 41 minutos Vanderlan cruzou na área, onde Flaco López estava para desviar de cabeça e mandar a bola pro fundo do gol dos mineiros! O time da virada virou o jogo no Allianz Parque! Porco 2×1 Gavião Carcará!

Após 6 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque! Placar parcial: Palmeiras 2×1 Tombense.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. Aos 3 minutos Marcos Rocha deu um passe para o Endrick, que arriscou a finalização de fora da área, mas a defesa tombense fez a defesa!

Aos 14 minutos Dudu rabiscou pela direita, cruzou para o Flaco López, que tocou no meio da área, mas a defesa conseguiu interceptar e afastar.

Aos 16 minutos o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com Breno Lopes e Rafael Navarro entrando em substituição a Endrick e Jhon Jhon.

Seguimos na mesma pegada em aos 25 minutos o Professor fez novas substituições, com Giovani e Richard Ríos entrando em substituição a Dudu e Gabriel Menino. Mal entrou em campo, Richard Ríos recebeu a bola de frente pro gol e bateu firme, mas a bola foi nas redes pelo lado de fora!

Aos 31 minutos o Professor fez a nossa última substituição, com Luís Guilherme entrando em substituição a Flaco López. Aos 41 minutos Wesley cometeu falta em Navarro na grande área. Pênalti assinalado para o Verdão! Nosso xerife Gustavo Gómez foi para a cobrança e converteu, mandando a bola no ângulo esquerdo de Felipe Garcia! Placar ampliado no Allianz Parque! Porco 3×1 Gavião Carcará!

Aos 46 minutos Zé Rafael cometeu falta em Egydio e na cobrança Marcelinho mandou uma bomba no ângulo esquerdo de Weverton. Placar alterado no Allianz Parque! Porco 3×2 Gavião Carcará.

Quando tudo levava a crer que o placar estava definido, eis que aos 49 minutos a bola chegou em Gómez dentro da área, que desviou de cabeça e Navarro finalizou com um chutaço à queima-roupa, que ampliou o placar no Allianz Parque! Porco 4×2 Gavião Carcará!

Após 7 minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque. Placar final: Palmeiras 4×2 Tombense.

Estreamos com vitória na Copa do Brasil e estamos bem encaminhados rumo as oitavas da competição, na busca pelo pentacampeonato!

Gostei de ver a atuação de Flaco López, que no terceiro jogo seguido marcou um gol e foi mais um gol de centroavante. A mim está claro que este é um dos jogadores que só mostrarão o que sabem dentro de campo se tiverem sequência. Vanderlan é outro que melhorou o desempenho após ter sequência.

Jhon Jhon também teve boa atuação em sua estreia como titular, assim como Luís Guilherme, que também estreou bem em sua primeira atuação com o time profissional. Richard Ríos também merece destaque e mostra que veio para fazer a diferença e somar ao nosso elenco.

O jogo de hoje mais que nos deixar bem encaminhados para as oitavas da Copa do Brasil, também serviu para nos mostrar que temos muitas jóias dentro de casa, mas que precisam ser lapidadas, e isso se dá através das oportunidades de jogar e ganhar minutagem.

Felizmente até este momento não estamos sendo prejudicados nas competições por conta das várias lesões que acometeram os nossos principais jogadores. Ao contrário, mesmo sem o nosso artilheiro e o nosso garçom na temporada (Rony e Veiga, respectivamente) nosso time conseguiu manter a qualidade e a criação dentro de campo, o que é uma ótima notícia!

Nosso próximo compromisso será no sábado (15) às 16 horas, quando receberemos o Cuiabá no Allianz Parque para partida válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Até lá e #AvantiPalestra!!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo no WhatsApp!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Palmeirense de coração, contra o politicamente correto e a lacração nos esportes