Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 168: Palmeiras x Grêmio – Brasileirão 2023

Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Grêmio – Brasileirão 2023

5ᵃ Rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

Depois de alguns dias sem poder atualizar o blog devido à quebra do meu equipamento, cá estou novamente para trazer até vocês as minhas impressões e comentários acerca da partida de hoje. Sobre as partidas anteriores, na medida do possível estarei publicando as resenhas, mesmo atrasadas, para manter a ordem cronológica dos jogos do Verdão.

Seguimos com o foco no Campeonato Brasileiro e hoje receberemos a equipe do Grêmio no Allianz Parque para partida válida pela quinta rodada da competição nacional.

Vindo da vitória acachapante sobre o Goiás, por 5×0, na partida da quarta rodada realizada no último domingo (7), o Palmeiras ocupa hoje a segunda colocação na tabela do Brasileirão, com 10 pontos, atrás apenas do Botafogo, que hoje lidera a competição com 12 pontos conquistados.

O Verdão está invicto no Brasileirão, tendo vencido três partidas e empatado uma, e marcado onze gols e sofrido quatro. Na temporada 2023 o Verdão sofreu apenas duas derrotas em 26 partidas disputadas (Água Santa e Bolívar).

Histórico do Confronto

Quatro vitórias seguidas e seis jogos de invencibilidade

> O Palmeiras pode estabelecer, de forma isolada, a maior sequência de vitórias sobre o Grêmio na história – o recorde é justamente de quatro triunfos seguidos, obtido quatro vezes.

> A última derrota foi pelo segundo turno do Brasileiro 2019. Depois, foram dois empates pelo Brasileiro 2020, duas vitórias nas finais da Copa do Brasil 2020 e outras duas vitórias pelo Brasileiro 2021.

> Nos últimos 15 duelos entre os rivais, o Verdão só perdeu duas vezes, somando nove vitórias  e quatro empates. O encontro mais recente terminou 3 a 1 para os comandados de Abel Ferreira, na Arena do Grêmio, em outubro de 2021, com dois gols de Raphael Veiga e um de Breno Lopes.

Invencibilidade desde 2016 atuando na Arena do Grêmio

> O Palmeiras não perde do Grêmio como visitante há sete jogos, maior série invicta da história do confronto no Rio Grande do Sul. São dois empates e cinco vitórias, sendo dois triunfos nos dois jogos mais recentes, pela final da Copa do Brasil 2020 e pelo Brasileiro 2021.

Mais que o dobro de vitórias no geral e próximo do gol 150

> Retrospecto geral contra o Grêmio: 103 jogos, 45 vitórias, 37 empates, 21 derrotas, 149 gols marcados e 105 gols sofridos.

– Primeiro jogo: 12/11/1936 – Grêmio 1×1 Palestra Italia (gol de Mathias III) – Estádio Baixada dos Moinhos de Vento (Porto Alegre-RS) – Amistoso;

– Primeira vitória: 02/04/1946 – Grêmio 1×2 Palmeiras (gols de Mantovani e Villadoniga) – Estádio Baixada dos Moinhos de Vento (Porto Alegre-RS) – Troféu Rio Grande do Sul;

– Último jogo: 31/10/2021 – Grêmio 1×3 Palmeiras (gols de Raphael Veiga, duas vezes, e Breno Lopes) – Arena do Grêmio (Porto Alegre-RS) – Campeonato Brasileiro;

– Maior sequência invicta: Palmeiras, dez jogos, duas vezes (entre 1967 e 1973 e entre 1991 e 1995);

– Maior sequência de vitórias: Palmeiras, quatro vitórias, quatro vezes (entre 1969 e 1971, entre 1995 e 1996, entre 2017 e 2018 e a atual, desde 2021);

– Maior sequência sem sofrer gols: Palmeiras, três jogos, três vezes (entre 1971 e 1973, entre 1989 e 1990 e em 2021);

– Maior goleada: 13/10/1999 – Palmeiras 6×0 Grêmio (gols de Alex, duas vezes, Evair, Júnior, Zé Maria e Edmílson) – Estádio Palestra Italia (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro;

> Retrospecto contra o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro: 75 jogos, 35 vitórias, 25 empates, 15 derrotas, 109 gols marcados e 70 gols sofridos.

> Retrospecto contra o Grêmio mandante: 48 jogos, 30 vitórias, 14 empates, 4 derrotas, 95 gols marcados e 40 gols sofridos.

 

– Último jogo: 07/07/2021 – Palmeiras 2×0 Grêmio (gols de Raphael Veiga e Gabriel Menino) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro;

> Retrospecto contra o Grêmio mandante pelo Campeonato Brasileiro: 36 jogos, 25 vitórias, 8 empates, 3 derrotas, 72 gols marcados e 26 gols sofridos;

> Retrospecto contra o Grêmio no Allianz Parque: 5 jogos, 2 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 7 gols marcados e 4 gols sofridos;

> Retrospecto contra o Grêmio no Allianz Parque pelo Campeonato Brasileiro: 3 jogos, 1 vitória, 1 empate, 1 derrota, 4 gols marcados e 3 gols sofridos;

Preparação

Após a vitória sobre o Goiás no domingo (7) o elenco alviverde se reapresentou na manhã da segunda-feira (8) na Academia de Futebol para dar início à sua preparação para o confronto de hoje.

Como sempre é feito, os titulares na partida contra o Goiás fizeram atividades regenerativas com botas pneumáticas, piscina aquecida, gelo e massagem na parte interna do Centro de Excelência, enquanto o restante dos jogadores foi a campo e participou de atividade técnicas em dimensões reduzidas.

Os jogadores Fabinho e Luis Guilherme (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação foi concluída na manhã da terça-feira (9) na Academia de Futebol. O elenco fez uma atividade técnica em dimensões reduzidas antes de um aprimoramento de finalizações, tanto da entrada da área quanto depois de cruzamentos laterais.

O goleiro Marcelo Lomba e os jogadores Naves, Garcia, Joaquín Piquerez, Fabinho, Jhonatan, Luan e Pedro LIma (E/D em pé) e Richard Ríos, Mayke, Gabriel Menino, Vanderlan e Gustavo Gómez (E/D agachados), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Escalação


Pendurados:   Mayke, Piquerez, Zé Rafael e Abel Ferreira (treinador);
Suspensos:     não há;
Desfalques:    Atuesta (lesão no joelho direito), Marcos Rocha (lesão na coxa esquerda), Murilo (luxação no ombro direito) e Giovani (Seleção Brasileira Sub-20);

 

Para esta importante partida existe uma dúvida quanto à possibilidade de poupar alguns jogadores visando o próximo confronto pelo Brasileirão, que será contra o Red Bull Bragantino no sábado (13). O RB Bragantino é um time que requer cuidado e o próprio Grêmio amargou um empate em 3×3 com o Massa Bruta no fim de semana passado.

Por outro lado, é necessário pensar na maratona de jogos que o Verdão está enfrentando neste mês de maio.

Com três desfalques certos – Atuesta, Murilo e Marcos Rocha, o Professor Abel Ferreira pode repetir o time que goleou o Goiás fora de casa no último domingo (7).

A novidade pode ser o retorno do meia-atacante Bruno Tabata, que tem treinado normalmente e está recuperado de uma lesão na coxa.

Por isso é esperado que o Palmeiras vá a capo hoje com o seguinte time: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Artur, Dudu e Rony.

 

*Pré-Jogo concluído em 10/05/2023 às 17:30.

*Escalação confirmada em 10/05/2023 às 20:30.

 

O Palmeiras entrará em campo com o mesmo time que enfrentou o Goiás: Weverton fechando o nosso gol; Mayke na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Luan na zaga; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga no meio de campo; Dudu, Rony e Artur na linha de ataque. O esquema tático inicial aparentemente será o 4-3-3.

Se considerarmos os desfalques do time gaúcho e a ausência do seu principal goleador, creio que nosso time é mais que capaz de superar o tricolor gaúcho sem grandes dificuldades ou sustos.

Meu palpite para o jogo de hoje é de uma vitória do Palmeiras pelo placar de 3×0, com gols de Rony, Veiga e Gustavo Gómez.

O Jogo

O Grêmio deu o pontapé inicial da partida, mas não ficou nem um minuto com a posse de bola. O Palmeiras iniciou a partida já impondo o seu ritmo de jogo e não dando espaço para os gaúchos. Já aos dois minutos Dudu fez boa jogada pela esquerda, deixou Villasanti na saudade e acionou Rony na área, mas o nosso camisa 10 não conseguiu dominar a bola, que saiu pela linha de fundo.

A primeira boa oportunidade gremista veio aos 4 minutos, com o Cristaldo cobrando escanteio no primeiro pau e Bruno Alves desviando de cabeça, mas mandando a bola pra fora.

Tivemos nova oportunidade para abrir o placar aos 5 minutos, quando Mayke avançou pela direita e cruzou na área. A zaga tricolor afastou mal, Piquerez aproveitou a sobra de bola e finalizou com um chute forte que foi defendido pelo goleiro Gabriel Grando, que espalmou e evitou o primeiro gol alviverde.

Outra boa oportunidade veio aos 8 minutos, com o Dudu tocando a bola para o Artur, que chutou e a bola lambeu a trave esquerda do gol dos gaúchos!

O Verdão seguiu pressionando e o Tricolor gaúcho não conseguia construir jogadas, que eram rapidamente cortadas pelos nossos jogadores. Aos 11 minutos Mayke recebeu pelo meio, abriu espaço e finalizou, mas a bola foi pra fora!

Seguindo no controle da partida, aos 16 minutos tivemos nova descida no ataque, com o Dudu se livrando de Villasanti, carregando pelo meio e chutando colocado, mas com a bola saindo pela linha de fundo.

O Palmeiras trocava passes obrigando o time gaúcho a se fechar todo atrás. Aos 18 minutos Kannemann vacilou, Dudu lhe roubou a bola e finalizou, mas a bola passou por cima da meta!

Aos 23 minutos Mayke avançou pela direita e cruzou na área, onde Veiga estava livre para desviar de cabeça e mandar a bola pro fundo das redes gaúchas! Placar aberto no Allianz Parque! Porco 1×0 Imortal.

Toda a pressão alviverde finalmente surtiu efeito! Foram 7 finalizações do Palmeiras contra apenas duas do Grêmio!

Aos 27 minutos Zé Rafael cometeu falta em Cristaldo e acabou recebendo um cartão amarelo por reclamação. Como estava pendurado, ficará fora do confronto contra o Red Bull Bragantino no sábado (13).

Aos 36 minutos, em um rápido contra-ataque, Dudu avançou pra cima de Kannemann, que conseguiu tirar o ângulo do nosso camisa 7 e o fez finalizar no meio do gol, para defesa de Grando.

No minuto seguinte o Grêmio tentou trocar alguns passes no meio de campo, mas Zé Rafael desarmou Cristaldo com facilidade. Pouco depois, aos 40 minutos, novamente ele: Dudu cortou para o meio e finalizou no canto do gol de Grando, que fez a defesa!

Ainda na pressão, dois minutos depois Dudu deixou a bola para o Piquerez na esquerda, que cruzou na área e o Kannemann conseguiu afastar de peixinho! Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Rony recebeu pela esquerda e chutou colocado, mas a bola subiu demais e passou por cima da meta!

Pouco depois Bitello recebeu de Cristaldo na intermediária, ajeitou e bateu colocado. Weverton foi na bola e até chegou a tocar levemente nela, mas não conseguiu impedir que a bola raspasse na trave e fosse parar no fundo das nossas redes. Placar igualado no Allianz Parque! Porco 1×1 Imortal.

Após quatro minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque! Placar parcial: Palmeiras 1×1 Grêmio.

Foi um primeiro tempo de claro domínio palmeirense. O Verdão não deu espaços para o Imortal, que passou boa parte do tempo sem conseguir avançar além do meio de campo, o que claramente fez com que a primeira etapa ficasse caracterizada com um jogo de ataque contra defesa. O placar não refletiu o que aconteceu dentro de campo, pois o volume de jogo alviverde foi avassalador.

Meus destaques positivos ficam para Mayke e Artur, que jogaram muito bem entrosados pela direita; Dudu, que infernizou a vida da defesa gaúcha; Veiga, que atuou muito bem e Zé Rafael, que desarmou com facilidade os adversários em várias oportunidades.

Meu destaque negativo fica para o Rony, que me pareceu muito apagado neste primeiro tempo.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. Mantendo a mesma pressão que vimos no primeiro tempo, aos três minutos Dudu inverteu jogada com Artur, que cruzou na área e Grando afastou com um soco.

No minuto seguinte Artur levantou a bola na área e Rony mergulhou para cabecear, obrigando o goleiro Grando a se esticar todo para evitar o gol alviverde!

Aos 10 minutos, Bruno Uvini subiu com os braços abertos após cobrança de escanteio, o árbitro viu o toque de mão e assinalou pênalti a favor do Verdão. Uvini também recebeu um cartão amarelo.  Raphael Veiga foi para a marca da cal e quando isso ocorre os goleiros adversários tremem! O resultado não podia ser outro! Bola no fundo das redes e placar ampliado no Allianz Parque! Porco 2×1 Imortal!

Seguimos na pressão e apenas três minutos depois Dudu já ameaçava novamente o gol do Imortal, com uma finalização de fora da área que tirou tinta da trave esquerda do gol de Gabriel Grando!

Aos 25 minutos testemunhamos uma verdadeira aula de futebol! Após dois minutos de troca de passes numa bela construção palmeirense, Mayke tabelou com Rony dentro da área, Bruno Uvini travou a finalização do Rony, mas Mayke apareceu pra aproveitar a sobra, finalizar para o gol e ampliar o placar no Allianz Parque! Porco 3×1 Imortal!

Nem bem terminamos a comemoração do nosso terceiro tento, aos 28 minutos Veiga levantou a bola no segundo pau, Luan se antecipou ao Reinaldo e guardou a bola no fundo das redes gaúchas! Goleada no Allianz Parque! Porco 4×1 Imortal!

Com a folga no placar aos 31 minutos o Professor Abel Ferreira fez nossas primeiras substituições, com Endrick, Fabinho e Richard Ríos entrando em substituição a Veiga, Zé Rafael e Rony. Aos 35 minutos foram feitas as nossas últimas substituições, com o Breno Lopes e o Bruno Tabata entrando em substituição ao Artur e ao Dudu.

No minuto seguinte Piquerez levou um cartão amarelo por supostamente simular um pênalti.

O Verdão controlava a partida com tranqüilidade e aos 39 minutos Zinho tentou invadir a nossa área e Endrick chegou por trás e mandou a bola para escanteio. Dois minutos depois Bruno Tabata acionou Richard Ríos, que foi até a linha de fundo e rolou para a chegada de Breno Lopes, mas a zaga adversária chegou antes para fazer o corte.

Mesmo depois das substituições o Verdão seguiu pressionando, embora o Grêmio tivesse algumas poucas oportunidades que acabaram desperdiçadas, como a que ocorreu aos 43 minutos, quando Zinho tentou uma tabela com Reinaldo, mas o lateral não deu sequência à jogada.

Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Bruno Tabata partiu em contra-ataque e chutou colocado, mas a bola foi pra fora! Após 7 minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque! Placar final: Palmeiras 4×1 Grêmio.

Foi uma bela partida! A maneira como os nossos jogadores atuaram foi uma verdadeira aula de futebol. Sei que muitos estão usando essa expressão, mas como definir o que eles fizeram dentro de campo senão como uma aula? E na boa, 4×1 foi pouco diante do que o Palmeiras fez em campo.

Em minha opinião Dudu foi o nome do jogo! Como esse cara jogou hoje! A dobradinha Mayke e Artur também foi show de bola! Piquerez também teve boa atuação, assim como Veiga e Zé Rafael.

O meu destaque negativo segue sendo o Rony. Eu o achei bastante apagado nesta partida e acredito que isso se deve ao fato da partida ter exigido um centroavante matador que conseguisse dar vazão à quantidade de jogadas que foram criadas, tanto pelo lado direito quanto pelo esquerdo, característica que não é a do Rony. Em outras palavras, ele é um operário, mas não um matador. Acredito que era uma partida para Endrick ou Flaco López.

De qualquer maneira foi uma bela partida e uma demonstração de força do time que é o atual campeão brasileiro, e que de fato é o maior campeão do Brasil!

Com o resultado, chegamos aos treze pontos e dormimos na liderança do Brasileirão, aguardando o resultado da partida entre o agora vice-líder Botafogo e o Corinthians, que ocorre hoje (11), para então sabermos quem fechará a rodada na liderança da competição.

Nosso próximo compromisso será no sábado (13) quando receberemos o Red Bull Bragantino no Allianz Parque para partida válida pela sexta rodada do Brasileiro.

Até lá e #AvantiPalestra!!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo no WhatsApp!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Palmeirense de coração, contra o politicamente correto e a lacração nos esportes