Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 175: Palmeiras x Coritiba – Brasileirão 2023

Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Coritiba – Brasileirão 2023

9 Rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, galera palmeirense!

Hoje viramos a chave mais uma vez e voltamos as nossas atenções para o Campeonato Brasileiro. No retorno ao Allianz Parque depois de quatro partidas disputadas fora de casa, receberemos a equipe do Coritiba para partida válida pela nona rodada do Brasileirão.

Vindo da derrota pra o Fortaleza no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, que nos classificou para a próxima fase graças ao placar agregado, e do empate em 1×1 com o Atlético-MG pelo Brasileiro, o Palmeiras está com 16 pontos, ocupando provisoriamente a terceira colocação, e entrará em campo hoje com o objetivo de garantir três pontos em casa e assim encostar no líder Botafogo, que estacionou nos 21 pontos. Não podemos nos esquecer que, embora esteja invicto no Brasileiro, o Verdão não vence há três rodadas.

Já o Coritiba está na lanterna da competição, no vigésimo lugar, com apenas três pontos conquistados em oito jogos. Até aqui foram três empates e cinco derrotas para o Coxa.

Histórico do Confronto

Duas vitórias sem sofrer gols no Brasileiro 2022

O Palmeiras venceu o Coritiba nos dois duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro do ano passado: 2 a 0 no primeiro turno, em Curitiba (PR), gols de Dudu e Rony, e 4 a 0 no segundo turno, no Allianz Parque, gols de Mayke, Rony, Gustavo Gómez e Breno Lopes.

A partida do segundo turno de 2022, disputada dia 06 de outubro, marcou a estreia do atacante Endrick no time profissional.

> RETROSPECTO GERAL CONTRA O CORITIBA: 63 jogos, 25 vitórias, 17 empates, 21 derrotas, 91 gols marcados e 77 gols sofridos.

– Primeiro jogo: 16/01/1938 – Coritiba 3×3 Palestra Italia (gols de Barcelona, Octávio e Mathias) – Estádio Belfort Duarte, atual Couto Pereira (Curitiba-PR) – Torneio do Paraná | Taça Fulgor.
– Primeira vitória: 28/04/1940 – Palestra Italia 6×2 Coritiba (gols de Echevarrieta, três vezes, Luizinho, Elyseo e Sandro) – Pacaembu (São Paulo-SP) – Torneio de Inauguração do Pacaembu.
– Último jogo: 06/10/2022 – Palmeiras 4×0 Coritiba (gols de Mayke, Rony, Gustavo Gómez e Breno Lopes) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro.

– Maior sequência invicta: Palmeiras – seis jogos, em duas ocasiões (primeiro, entre 09/08/1961 e 05/12/1971, com três vitórias e três empates; depois, entre 16/12/1972 e 11/10/1987, novamente com três vitórias e três empates).
– Maior sequência de vitórias: Palmeiras – quatro jogos (entre 07/10/1989 e 03/04/1997).
– Maior sequência sem sofrer gols: Palmeiras – seis jogos (entre 16/12/1972 e 11/10/1987).
– Maior goleada do Palmeiras: 28/04/1940 – Palestra Italia 6×2 Coritiba (gols de Echevarrieta, três vezes, Luizinho, Elyseo e Sandro) – Pacaembu (São Paulo-SP) – Torneio de Inauguração do Pacaembu.
– Jogador com mais jogos: Marcos (10).
– Jogador do atual elenco com mais jogos: Dudu (5).
– Jogador com mais gols: Echevarrieta e Luizão (3).
– Jogador do atual elenco com mais gols: Rony (2).
– Técnico com mais jogos: Luiz Felipe Scolari (9).

> Retrospecto contra o Coritiba pelo Campeonato Brasileiro: 47 jogos, 18 vitórias, 12 empates, 17 derrotas, 55 gols marcados e 46 gols sofridos.

> Retrospecto contra o Coritiba como mandante: 31 jogos, 18 vitórias, 6 empates, 7 derrotas, 59 gols marcados e 30 gols sofridos.

> Retrospecto contra o Coritiba no Palestra/Allianz Parque: 16 jogos, 9 vitórias, 4 empates, 3 derrotas, 30 gols marcados e 15 gols sofridos.

> Retrospecto contra o Coritiba no Allianz Parque: 4 jogos, 2 vitórias, 2 derrotas, 7 gols marcados e 6 gols sofridos.

*Todos os jogos contra o Coritiba no Allianz Parque foram válidos pelo Campeonato Brasileiro

Preparação

Após enfrentar o Fortaleza na partida de volta das oitavas da Copa do Brasil na quarta-feira (31), na Arena Castelão, o elenco alviverde descansou na quinta-feira (1) e se reapresentou na Academia de Futebol na manhã da sexta-feira (2).

Como é praxe nas reapresentações os jogadores titulares na partida no Ceará seguiram o cronograma de atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. Já os demais jogadores realizaram atividades técnicas: primeiro um exercício de marcação, posicionamento, raciocínio e passes no qual deveriam cumprir objetivos determinados pela comissão, seguido de um coletivo de cinco contra cinco em campo reduzido.

O atacante Rafael Navarro, substituído após sentir dores no segundo tempo do jogo no Castelão, passou por exames e teve detectado um edema na coxa direita.

O jogador Luis Guilherme, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação foi encerrada na manhã do sábado (3) na Academia de Futebol. Os jogadores realizaram a ativação muscular pré-treino no novo espaço externo, anexo ao Campo 2, inaugurado no último mês. Nesse local, sob orientação dos preparadores físicos, o atleta é estimulado no piso de treinamento e já calçando as chuteiras, o que possibilita uma melhor transferência das ações específicas para o campo.

O elenco alviverde fazendo a ativação no novo espaço anexo ao Campo 2 (Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)

O Professor Abel Ferreira realizou um trabalho tático em campo reduzido e orientou o posicionamento e as movimentações esperadas da equipe. O elenco também disputou o tradicional recreativo e encerrou o treino com uma prática de finalizações.

Escalação

Pendurados:    Mayke, Gustavo Gómez, Gabriel Menino e João Martins (auxiliar técnico).
Suspensos:      Raphael Veiga (terceiro cartão amarelo).
Desfalques:      Atuesta (lesão no joelho direito), Murilo (luxação no ombro direito), Marcos Rocha (edema na coxa esquerda), Rafael Navarro (edema na coxa direita) e Giovani (Seleção Brasileira Sub-20).

Para esta partida o Professor Abel Ferreira contará com o retorno de Artur, que não pôde jogar contra o Fortaleza pelo Verdão por já ter defendido o Red Bull Bragantino nesta edição da Copa do Brasil.

Por outro lado, não poderá contar com Raphael Veiga, que cumprirá suspensão automática por ter recebido três cartões amarelos.

A grande dúvida é em relação ao substituto de Veiga. Na posição já jogaram Bruno Tabata, Richard Ríos e Jhon Jhon, cada um com características distintas. A meu ver seria uma boa partida para dar minutagem ao Jhon Jhon, que entrou contra a Tombense e atuou bem. Porém é provável que o Professor Abel Ferreira opte por Bruno Tabata.

Embora seja um confronto que não apresente grandes “perigos”, não acredito que o Verdão vá a campo com um time reserva ou mesmo um time misto.

A provável escalação do Palmeiras para enfrentar o Coritiba deverá ser: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael e Bruno Tabata; Dudu, Rony e Artur.

 

*Pré-Jogo concluído em 04/06/2023 às 15:30 horas.

*Escalação confirmada em 04/06/2023 às 17:30 horas.

 

O Professor escalou o Palmeiras da seguinte forma: Weverton fechando o nosso gol; Mayke na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Luan na zaga; Gabriel Menino, Zé Rafael e Artur no meio de campo; Dudu, Rony e Luís Guilherme na linha de ataque. A formação tática inicial é a 4-2-3-1.

Surpreendeu a escalação do Luís Guilherme, mas vejo como uma surpresa boa e espero que o garoto corresponda dentro de campo.

Acredito que venceremos a partida pelo placar de 2×0, com gols do Artur e do Rony.

O Jogo

O Palmeiras iniciou a partida com a tranquilidade de quem está nos seus domínios. Após a saída de bola, aos dois minutos Luan tentou um passe longo para o Artur, que não conseguiu o domínio e a bola saiu pela linha de fundo. Depois da cobrança do tiro de meta pelo goleiro Gabriel, retomamos a posse de bola e aos 3 minutos Mayke avançou pela direita, mas o seu cruzamento foi bloqueado e conseguimos o primeiro escanteio do jogo.

Artur cobrou o escanteio na área, Zé Rafael desviou de cabeça e Natanael também desviou e cedeu novo escanteio. Artur faz uma cobrança curta, mas com muita força e a bola sai pela linha de fundo.

Aos 7 minutos Dudu avançou no ataque e tentou passar em velocidade por dois marcadores, mas adiantou demais a bola, que acabou ficando com o goleiro Gabriel.

Aos 10 minutos foi assinalada uma cobrança lateral a favor do Coxa e o Professor Abel Ferreira reclamou muito na beira do gramado, levando o árbitro Felipe Fernandes de Lima a se dirigir até a beira do gramado e conversar com o nosso treinador. Na boa, achei um tanto exagerada a reação do Abel, e por sorte o árbitro apenas conversou e não deu cartão.

O Verdão estava com mais volume de jogo e construía jogadas com relativa facilidade. Aos 13 minutos Luís Guilherme driblou dois marcadores no meio campo e foi parado com falta.

No minuto seguinte Piquerez cruzou na área e Henrique conseguiu afastar o perigo para o Coxa. Pouco depois Dudu tentou um passe curto para Piquerez, mas pegou mal na bola e mandou pela lateral.

O Verdão dominou bem os minutos iniciais e controlou a criação de jogadas e só não abriu o placar nos minutos iniciais por falhas nos passes e nas finalizações.

Aos 19 minutos Dudu avançou pelo meio, abriu espaço na intermediária e finalizou, mas o goleiro Gabriel fez a defesa!

Aos 24 minutos novamente o Baixola em ação: Dudu descolou lançamento milimétrico na área, Luan concluiu de cabeça e quase abriu o placar, mas Gabriel espalmou!

Aos 29 minutos Piquerez aparentemente tentou um chute que acabou virando um cruzamento, Artur aproveitou e guardou a bola no fundo do gol do Gabriel, abrindo o placar no Allianz Parque! Porco 1×0 Coxa!

Nos primeiros trinta minutos de jogo o Verdão finalizou 5 vezes contra apenas 1 vez do Coxa.

Aos 33 minutos Zé Rafael tentou um chute de longe, mas Liziero fez o bloqueio e a defesa afastou na sequência.

No minuto seguinte Mayke recebeu a bola na direita e cruzou na área, onde Rony se antecipou à defesa e desviou de cabeça no canto esquerdo do gol do Gabriel! Placar ampliado no Allianz Parque! Porco 2×0 Coxa.

Aos 36 minutos Dudu tentou tabelar com Menino pelo lado esquerdo, mas Liziero conseguiu retomar a bola para o Coxa.

No minuto seguinte o árbitro parou a partida para que Artur pudesse receber atendimento médico. Bruno Viana recebeu cartão amarelo por reclamação.

Já aos 45 minutos Natanael cruzou no segundo pau e Zé Roberto desviou de cabeça, com o Weverton fazendo uma boa defesa.

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, chegada do Coxa no ataque, com o Robson tocando de cabeça e Zé Roberto desviando no canto esquerdo do gol, com o Weverton conseguindo espalmar e evitar o gol do Coritiba.

No minuto seguinte Jamerson pegou rebote de escanteio e finalizou mandando a bola muito acima do travessão da meta palmeirense. Logo em seguida Boschilia arriscou de fora da área e mandou a bola no centro do gol, e o Weverton mais uma vez fez a defesa.

Após 4 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque! Placar parcial: Porco 2×0 Coxa.

O primeiro tempo foi como eu esperava, com o Palmeiras sendo superior dentro de campo e com essa superioridade sendo vista através da construção de jogadas. O Palmeiras teve 61% de posse de bola, contra 39% de posse de bola para o Coritiba. A nossa posse de bola se traduziu em um maior número de finalizações (9×4), finalizações a gol (5×3, sendo que das nossas 5, duas resultaram em gol) e em maior número de escanteios (5×1).

O Verdão neutralizou com relativa tranqüilidade as tentativas ofensivas do Coritiba, que passou a maior parte do tempo acuado e só conseguiu produzir alguma coisa no ataque nos minutos finais do primeiro tempo. Já o Palmeiras alternou a construção das jogadas ofensivas pelos dois lados do campo, o que facilitou para o Verdão ditar o ritmo da partida e abrir uma boa vantagem em casa.

Nesse primeiro tempo o nosso trio de ataque merece destaque. Dudu, Rony e Luís Guilherme, jogaram muito. Incluo o Artur nesse destaque positivo. Também gostei da atuação do Piquerez e do Mayke.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. Porém, aos três minutos o Professor Abel Ferreira precisou substituir o Gabriel Menino pelo Richard Ríos, depois que o nosso camisa 25 sentiu dores e caiu no gramado.

Aos 5 minutos Bruno Gomes conseguiu roubar a bola de Zé Rafael e na disputa que se seguiu o jogador do Coxa acabou derrubado pelo Trem, que recebeu um cartão amarelo. Falta frontal assinalada a favor do Coxa.

O próprio Bruno Gomes cobrou a falta, mas a bola desviou na barreira e saiu em escanteio. Depois de uma cobrança de escanteio curta, Natanael levantou a bola na área, Gómez desviou de cabeça e mandou pra fora, cedendo novo escanteio para o Coxa. O novo escanteio terminou com o Bruno Gomes cabeceando e a bola indo direto para as mãos de Weverton.

Aos 12 minutos tivemos uma excelente oportunidade numa jogada ensaiada entre Artur e Ríos, com um cruzamento para a área, mas com a defesa afastando. Na sequência Ríos ficou com a sobra de bola e arriscou a finalização com um chute forte que acabou indo pra fora!

O Verdão seguiu no controle da partida e no comando da maioria das ações ofensivas, mesmo com a vantagem no placar. Aos 20 minutos Zé Rafael inverteu a bola pela esquerda para o Dudu, que recebeu, se livrou da marcação e quase fez um golaço, mas a bola raspou a trave esquerda do gol do Gabriel e acabou saindo pela linha de fundo!

Aos 23 minutos Artur cruzou no lado esquerdo da área, Gómez disputou com a defesa e não conseguiu finalizar com um cabeceio. No rebote Dudu dominou e finalizou rasteiro guardando a bola no fundo do gol do Gabriel. Porém, após análise do VAR o gol foi anulado por impedimento do Dudu. Preciso registrar aqui que as análises foram muito mais rápidas do que em outras partidas, mostraram as linhas sendo traçadas na TV e também no telão do Allianz Parque.

Aos 28 minutos Dudu roubou a bola de Júnior Urso no campo de defesa e lançou Rony, que entrou livre na área e bateu cruzado para marcar o terceiro do Verdão! Dessa vez valeu! Placar ampliado no Allianz Parque! Porco 3×0 Coxa!

Aos 30 minutos o Professor Abel Ferreira fez novas substituições, com o Fabinho e o Jhon Jhon entrando no lugar do Zé Rafael e do Luís Guilherme.

Aos 33 minutos Dudu avançou, limpou e finalizou de fora da área, mas a bola explodiu em Kuscevic. Dois minutos depois o Professor fez novas substituições, com o Bruno Tabata e Flaco López entrando em substituição ao Artur e ao Rony.

Aos 38 minutos Ruan Lucas lançou a bola na área, Luan e Weverton fizeram uma lambança e Alef Manga aproveitou a situação, ficou com a bola e a mandou para o fundo das nossas redes, diminuindo o prejuízo do Coritiba no Allianz Parque! Porco 3×1 Coritiba.

Já nos acréscimos, aos 46 minutos Luan recebeu cartão amarelo por supostamente cometer falta em Alef Manga. Na sequência Gustavo Gómez contestou o juiz de forma veemente e também recebeu cartão amarelo por reclamação excessiva. Como estava pendurado, Gómez ficará fora da próxima rodada quando enfrentaremos o São Paulo.

Aos 51 minutos Jhon Jhon recebeu cartão amarelo. Nos últimos minutos dos acréscimos Mayke precisou receber atendimento médico e saiu do campo com o auxílio do carrinho médico.

Após 9 minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque. Placar final: Palmeiras 3×1 Coritiba.

Achei que o Palmeiras entregou o que eu esperava. Controlou as ações do jogo com relativa facilidade e sofremos pouco em relação à nossa defesa. Fizemos o resultado já no primeiro tempo e na etapa final fizemos um gol de lucro.

Achei que o nosso trio de ataque titular (Rony, Dudu e Luís Guilherme) fez uma excelente partida, foram muito ativos no jogo e criaram muito. Também gostei da atuação do Artur e achei bacana a chance dada ao Jhon Jhon e ao Fabinho. Essas partidas são pra isso mesmo, pra dar minutagem pra esses garotos e prepará-los para partidas mais difíceis.

Achei estranha a reação do Gustavo Gómez, que resultou num cartão amarelo por reclamação, que o deixará de fora do Choque-Rei. Embora eu tenha realmente achado estranha a reação do nosso xerife, não posso me esquecer que ele é o capitão do nosso time e uma das funções do capitão é argumentar junto aos árbitros quando necessário. E isso não pode ser negado a nenhum capitão de equipe, seja de que time for.

Por falar em reação, o gol do Coritiba foi resultado de uma situação bizonha entre Weverton e Luan. Pelo que pude entender depois de rever o lance, o erro maior foi do Weverton, pois a bola já estava com o Luan quando ele interferiu na jogada.

Espero que o Gabriel Menino e o Mayke não tenham sofrido nenhuma lesão grave. Vamos acompanhar os desdobramentos.

Nosso próximo compromisso será na quarta-feira (7) quando receberemos a equipe do Barcelona de Guayaquil para partida válida pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores.

Até lá e #AvantiPalestra!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo no WhatsApp!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Palmeirense de coração, contra o politicamente correto e a lacração nos esportes