Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 191: Palmeiras x Cruzeiro – Brasileirão 2023

Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Cruzeiro – Brasileirão 2023

19 Rodada

 

Pré-Jogo

 

N.E.: A diferença entre a numeração da resenha apresentada no título e a apresentada no corpo do texto se deve ao fato da numeração seguir a sequência usada no blog, que difere da usada nesta coluna por conter resenhas de jogos que não foram publicadas aqui.

 

Quando surge, amigos palestrinos!

Esta resenha tem um valor especial, pois é a resenha de número duzentos! São duzentos jogos acompanhados e resenhados para a coluna Opinião de um Palmeirense! do portal Vida Destra, e para o meu blog! É um número expressivo e só foi alcançado graças ao apoio de todos os que leem e comentam sobre o conteúdo publicado.

Registro aqui o meu muito obrigado a todos vocês pelo apoio! Seguiremos juntos registrando a história do Verdão vista pelos nossos olhos de torcedores!

Mas vamos ao que interessa, afinal hoje é Dia de Palmeiras em campo!

O Verdão vira a chave mais uma vez e volta as suas atenções ao Campeonato Brasileiro. Hoje receberemos no Allianz Parque a equipe do Cruzeiro para partida válida pela 19ᵃ rodada, a última do primeiro turno da competição.

Allianz Parque – São Paulo/SP

Desde que passei a resenhar os jogos do Palmeiras, em abril de 2021, esta será a primeira vez que escreverei o relato de uma partida entre o Verdão e o Cruzeiro!

Na rodada anterior o Alviverde foi derrotado pelo Fluminense pelo placar de 2×1 na partida realizada no Maracanã no domingo (6). Vindo do empate em 0x0 com o Atlético-MG na partida de volta das oitavas de final da Copa Libertadores da América realizada no Allianz Parque na última quarta-feira (9), o Verdão buscará garantir mais três pontos para permanecer no G4 da tabela de classificação do Brasileirão.

Dentre os considerados 12 principais clubes do Brasil, o Verdão só tem desvantagem contra Internacional (seis derrotas de diferença), São Paulo (quatro derrotas de diferença) e Cruzeiro (uma derrota de diferença). Leva vantagem contra Santos (44 vitórias a mais), Vasco (29 vitórias a mais), Fluminense (25 vitórias a mais), Grêmio (25 vitórias a mais), Botafogo (14 vitórias a mais), Atlético-MG (12 vitórias a mais), Corinthians (sete vitórias a mais) e Flamengo (seis vitórias a mais).

Além disso, dentre os considerados 12 principais clubes do Brasil, só o Cruzeiro ainda não foi derrotado pelo Palmeiras de Abel Ferreira. As maiores vítimas são Santos (8 vitórias em 10 jogos), Corinthians (6 em 10), São Paulo (6 em 19), Grêmio (5 em 6), Internacional (3 em 6), Botafogo (2 em 4), Fluminense (2 em 6), Flamengo (2 em 9), Atlético-MG (2 em 11) e Vasco (1 em 3).

Histórico do Confronto

Rivais se enfrentaram três vezes com o nome de Palestra Italia

Fundado como Palestra Italia em agosto de 1914, o Palmeiras viu surgir em janeiro de 1921, em Minas Gerais, outro Palestra Italia, o atual Cruzeiro, duas semanas depois da conquista de seu primeiro título paulista, em dezembro de 1920.

  • Com o mesmo nome, os rivais se enfrentaram três vezes, com três vitórias paulistas: 4 a 2 em 1930, em Belo Horizonte (MG), valendo o Troféu Lineu Prestes; 5 a 1 em 1937, em São Paulo (SP), valendo o Troféu Palestra Italia; e 3 a 2 novamente em 1937, em amistoso disputado em Belo Horizonte (MG).

Verdão já marcou quase 100 gols em 50 jogos como mandante

Retrospecto geral contra o Cruzeiro: 97 jogos, 34 vitórias, 28 empates, 35 derrotas, 144 gols marcados e 136 gols sofridos.

– Primeiro jogo: 18/05/1930 – Palestra Italia-MG 2×4 Palestra Italia-SP (gols de Lara, Carrone, duas vezes, e Heitor) – Estádio Barro Preto (em Belo Horizonte-MG) – Troféu Lineu Prestes.
– Último jogo: 08/12/2019 – Cruzeiro 0x2 Palmeiras (gols de Zé Rafael e Dudu) – Mineirão (Belo Horizonte-MG) – Campeonato Brasileiro.
– Maior série invicta do Palmeiras: 7 jogos, três vezes (entre 03/12/1969 e 02/06/1974, entre 12/11/1975 e 23/10/1988 e entre 25/10/2000 e 14/08/2002).
– Maior série de vitórias: 4 vitórias, uma de cada clube (Palmeiras entre 12/06/2008 e 23/09/2009 e Cruzeiro entre 13/08/2003 e 22/05/2005).
– Maior goleada do Palmeiras: 22/10/1999 – Palmeiras 7×3 Cruzeiro (gols de Paulo Nunes, duas vezes, Evair, duas vezes, Euller, duas vezes, e Alex) – Estádio Palestra Italia (São Paulo-SP) – Copa Mercosul.
– Jogador do atual elenco com mais jogos: Dudu (15).
– Jogador do atual elenco com mais gols: Dudu (3).
– Técnico com mais jogos: Luiz Felipe Scolari (23).

Retrospecto contra o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro: 64 jogos, 21 vitórias, 19 empates, 24 derrotas, 84 gols marcados e 85 gols sofridos.

Preparação

Após enfrentar o Atlético-MG na partida de volta das oitavas de final da Libertadores, na quarta-feira (9), o elenco alviverde descansou na quinta-feira (10) e se reapresentou na Academia de Futebol na manhã da sexta-feira (11) para dar início à sua preparação para este confronto.

Os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos seguiram o cronograma de atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. O restante do elenco disputou um coletivo com dois tempos de 20 minutos e a participação de jogadores do time Sub-20, casos dos laterais Ian Custódio e Alex, dos meio-campistas Vitor André e David Kauã e dos atacantes Estevão e Luighi.

Os jogadores Endrick e Richard Ríos (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação prosseguiu na manha do sábado (12) na Academia de Futebol. No campo, os jogadores aprimoraram quesitos técnicos e táticos como transições, construções de jogadas, movimentações específicas, entre outros fundamentos. Na parte final, alguns atletas aperfeiçoaram ainda finalizações.

Os jogadores Murilo e Raphael Veiga (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

O Verdão concluiu a sua preparação na manhã do domingo (13) na Academia de Futebol. O elenco alviverde fez, a princípio, uma atividade posicional com ênfase em construções de jogadas e transições, começando da zaga até terminar em finalizações. Na sequência, o grupo participou de um recreativo (rachão) e, por fim, alguns atletas aprimoraram arremates da entrada da área.

Os jogadores Richard Ríos, Endrick, Fabinho, Jhonatan, Garcia, Naves, Kaique e O jogador Gustavo Gómez, (E/D em pé) e Kevin, Joaquín Piquerez, Flaco López, Luis Guilherme e Vanderlan (E/D agachados), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Como sempre é feito quando jogamos em casa à noite, na manhã da segunda-feira (14), dia da partida, o elenco deverá fazer um último treino preparatório.

Escalação

Pendurados:    Weverton, Gustavo Garcia, Vanderlan, Gustavo Gómez, Zé Rafael, Jhon Jhon, Endrick, José López e Abel Ferreira (treinador).
Suspensos:      João Martins (expulso contra o Fluminense).
Desfalques:      Atuesta (lesão no joelho direito), Dudu (lesão na panturrilha direita) e Weverton e Piquerez (preservados).

Visando o nosso próximo confronto pela Libertadores, que será contra o Deportivo Pereira, na Colômbia, o Professor Abel Ferreira poderá poupar alguns jogadores titulares. Apesar disso o Palmeiras não deverá entrar em campo com time misto, já que, a princípio, serão apenas dois os jogadores titulares poupados. Os rumores são que Dudu e Piquerez seriam os jogadores preservados.

Chama a atenção a quantidade de jogadores que estão pendurados e que estarão fora da próxima partida válida pelo Brasileiro em caso de cartão amarelo.

A provável escalação do Palmeiras para esta partida deverá ser a seguinte: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Artur, Rony e Jhon Jhon.

 

*Pré-Jogo concluído em 14/08/2023 às 15:00 horas.

*Escalação confirmada em 14/05/2023 às 18:00 horas.

 

O Palmeiras vai a campo contra o Cruzeiro com a seguinte escalação: Marcelo Lomba fechando o nosso gol; Mayke na lateral direita e Vanderlan na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Murilo na zaga; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga no meio-campo; Artur, Rony e Jhon Jhon na linha de ataque. A formação tática inicial deverá ser a 4-2-3-1.

Como esperado o Professor Abel Ferreira poupará dois jogadores titulares nesta partida, Weverton e Piquerez. Surpreendeu o nome de Weverton, eu esperava que fossem Dudu e Piquerez. Porém, Dudu não jogará, mas não para ser poupado, e sim, para se recuperar de uma lesão na panturrilha. Com isso serão três os titulares ausentes nesta partida.

Vanderlan é o substituto natural para o Piquerez, já que é o reserva imediato. No caso do Dudu, ele tem sido substituído pelo Jhon Jhon já há algum tempo, então não há surpresa. Marcelo Lomba é um bom reserva de Weverton e sempre tem boas atuações, não é motivo para preocupações.

Pelo que me lembro, a única derrota de Marcelo Lomba com o nosso manto foi na partida entre Bolívar e Palmeiras pela fase de grupos da Libertadores, quando fomos derrotados por 3×1 jogando em La Paz, na Bolívia. Na ocasião nós jogamos com um time alternativo. Ah sim, tem a derrota para o Bahia também, mas ainda assim acho o Lomba um excelente goleiro reserva!

Para o jogo de hoje o time é suficiente para que possamos fazer uma boa partida e garantir três pontos. Acredito numa vitória alviverde pelo placar de 2×1 com gols de Artur e Rony.

O Jogo

O jogo começou com ambas as equipes impondo pouca intensidade. Mesmo jogando nos seus domínios, o Verdão não pressionou como esperado.

Aos dois minutos a Raposa tentou chegar ao nosso gol com Luciano Castán dando um passe em profundidade buscando Lucas Silva, que não conseguiu chegar na bola e permitiu que Gómez afastasse o perigo. Na sequência Wesley escapou pela direita, tabelou com William e, depois de invadir a área alviverde, finalizou de canhota em cima de Lomba, que segurou firme.

Aos cinco minutos Gabriel Menino descolou um lançamento para o Artur, o ponta escorou de primeira para Raphael Veiga, mas Neris chegou para afastar antes de qualquer reação do nosso meia.

No minuto seguinte, Mateus Vital sentiu dores no ombro direito depois de levar a pior em dividida com Jhon Jhon. O jogo foi paralisado para atendimento médico ao meia cruzeirense, que acabou substituído pelo Filipe Machado aos oito minutos.

Aos 13 minutos, Rony serviu Raphael Veiga na risca da grande área, mas o meia arriscou a finalização com a perna ruim e furou de forma vergonhosa!

Aos 17 minutos, Veiga subiu a marcação e quase desarmou o goleiro Rafael na área.

Pouco depois, aos 21 minutos, tivemos boa oportunidade para abrir o placar, com o Artur tocando pro Veiga na entrada da área, que arriscou a finalização a gol, mas a bola saiu pela linha de fundo.

O Cruzeiro mantém a posse de bola no campo de defesa e, gradativamente, o Palmeiras foi subindo as linhas de marcação. Por enquanto, sem espaço para a Raposa. Neste ponto da partida a posse de bola era de 68% para o Palmeiras e 32% para o Cruzeiro.

Aos 27 minutos, Zé Rafael abriu na direita para o Artur, o ponta deu sequência com lançamento de primeira e, no susto, Marlon bloqueia com a barriga. Lateral para o Palmeiras!

Dois minutos depois, aos 29 minutos, William arriscou chute da intermediária e, após desvio de Jhon Jhon, Lomba se esticou todo para fazer boa defesa!

Aos 34 minutos, o capitão Gustavo Gómez recebeu cartão amarelo por reclamação e, como estava pendurado, estará fora do próximo jogo contra o Cuiabá.

Aos 37 minutos, tivemos mais uma boa oportunidade de gol com o Veiga, que recebeu lançamento longo e finalizou com um chute rasteiro defendido pelo goleiro Rafael.

Aos 42 minutos, Vanderlan avançou pela esquerda em velocidade e cruzou a bola na área, onde Gabriel Menino desviou e mandou a bola por sobre o gol cruzeirense.

Já nos acréscimos, aos 47 minutos, o Professor Abel Ferreira precisou substituir Gabriel Menino, que sentiu dores na parte interna da coxa direita. Richard Ríos entrou em seu lugar.

Aos 51 minutos, Rafael Elias tentou surpreender Lomba com um chute venenoso de fora da área e o nosso arqueiro fez a ponte para buscar a bola e evitar o gol da Raposa!

Após cinco minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Allianz Parque. Placar parcial: Palmeiras 0x0 Cruzeiro.

Foi um primeiro tempo morno, com os times jogando num ritmo muito abaixo do esperado. O Palmeiras poderia ter aproveitado a vantagem de jogar em casa e pressionar mais. E olha que o Allianz Parque estava cheio, com mais de 38 mil torcedores, mesmo com o jogo acontecendo em plena segunda-feira e num horário complicado para quem vive e trabalha em São Paulo.

Vale destacar que Palmeiras e Cruzeiro ostentam duas das melhores defesas do primeiro turno do Brasileiro, o que explica as dificuldades de ambas as equipes em construir jogadas no ataque.

Confesso que foi um jogo sonolento e tive dificuldades para me manter interessado na partida. A vontade era de desligar a TV e arrumar outra coisa mais interessante pra fazer.

Voltamos para a segunda etapa sem novas alterações no elenco. O Verdão voltou tentando impor mais o seu jogo, mas sem ser muito efetivo.

Aos 3 minutos, em jogada ensaiada, Veiga serviu Vanderlan na esquerda, o garoto cruzou rasteiro para o Rony no primeiro pau, que não conseguiu dominar a bola. Na sequência Vanderlan avançou pela esquerda e abriu com Jhon Jhon, que levantou outra bola para a primeira trave, mas que foi cortada por Neris antes da chegada de um dos nossos jogadores.

A primeira boa oportunidade do Verdão de abrir o placar ocorreu aos seis minutos, com a bola sendo alçada na área em cobrança de falta e Artur finalizando com muito perigo para o goleiro Rafael.

Aos 9 minutos, Vanderlan foi novamente acionado pela esquerda, levantou a bola para a entrada da pequena área, mas a defesa celeste conseguiu despachar.

Pouco depois, aos 14 minutos, Rafael Elias cruzou da esquerda para a pequena área, Gustavo Gómez rebateu, na sobra Wesley tentou finalizar com um chute da entrada da área, mas foi bloqueado pela marcação alviverde.

Aos 19 minutos, o Professor fez novas substituições, com Breno Lopes, Endrick e Luís Guilherme entrando em substituição a Jhon Jhon, Rony e Artur. Esta substituição deixou claro que a nossa linha de ataque simplesmente não estava funcionando, pois o Professor substituiu os três jogadores de ataque de uma só vez, com a clara intenção de tornar o time mais ofensivo.

Aos 21 minutos, em cobrança de falta Veiga lançou a bola para a entrada da pequena área, Luciano Castán tentou o desvio e mandou a bola contra o próprio gol, obrigando o goleiro Rafael Cabral a defender no susto.

Aos 26 minutos, Wesley recebeu lançamento perfeito de Lucas Silva, ficou cara a cara com Lomba e finalizou de canhota, mas mandou a bola pra fora e, pra nossa sorte, perdeu uma chance claríssima de abrir o placar no Allianz Parque!

Aos 32 minutos, tivemos mais uma excelente oportunidade em uma jogada individual do Luís Guilherme, que se livrou da marcação e avançou com muita velocidade, finalizando e levando muito perigo ao gol do Cabuloso!

Aos 35 minutos, o Professor Abel Ferreira fez a nossa última substituição, com o Flaco López entrando em substituição ao Zé Rafael.

Seis minutos depois, aos 41 minutos, Luís Guilherme disparou em velocidade pela direita, chegou inteiro no passe do Veiga e cruzou para a entrada da pequena área, mas Castán conseguiu rebater.

Aos 44 minutos, o lateral esquerdo Vanderlan recebeu cartão amarelo depois de atropelar Wesley na entrada da área e, como estava pendurado, também ficará fora da próxima partida contra o Cuiabá.

Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Veiga arriscou enfiada para Breno Lopes nas costas da defesa celeste, porém a bola foi longa demais e o goleiro Rafael fez a cobertura com as mãos.

Aos 49 minutos, Helibelton Palacios parou jogada de contra-ataque de Luís Guilherme com falta e recebeu cartão amarelo. Nossa Cria sentiu dores na parte posterior da coxa direita, mas permaneceu em campo.

Na cobrança da falta, que foi o último lance da partida, Veiga cruzou a bola na pequena área e López desviou com uma casquinha, guardando a bola no fundo das redes do gol do Cabuloso! Placar aberto no Allianz Parque! Porco 1×0 Raposa!

Após seis minutos de acréscimos terminou a partida no Allianz Parque! Placar final: Palmeiras 1×0 Cruzeiro.

Fizemos um gol ao apagar das luzes, mas o que importa é que conquistamos mais três pontos e assumimos a vice-liderança do Brasileirão com 34 pontos, treze pontos atrás do líder Botafogo.

Apesar da tentativa do Professor Abel Ferreira de tornar o time mais ofensivo, o segundo tempo transcorreu de forma muito semelhante ao primeiro tempo, com poucas chances claras criadas por ambas as equipes. Os dois times pareciam jogar com o freio de mão puxado e todos já se conformavam com o empate sem gols quando saiu o gol alviverde.

Mais uma vez a maioria dos jogadores jogou muito abaixo do normal. Artur, Rony e Jhon Jhon pouco criaram no ataque, que foi praticamente inoperante. Vanderlan também jogou abaixo do seu normal. As boas atuações ficaram para Luís Guilherme e Flaco López, que ao menos tentaram dar uma chacoalhada na partida. A nossa defesa também atuou relativamente bem e Lomba fez defesas seguras.

E por falar em Lomba, ele foi acionado várias vezes e quando um goleiro se destaca mais que os atacantes algo está errado, lembrando que o Cabuloso nem pressionou tanto assim. O contrato de Marcelo Lomba vence no fim desta temporada e eu renovaria por mais um ano sem ressalvas, pois é um excelente goleiro reserva e não me traz preocupações quando entra em campo.

O nosso próximo compromisso será apenas no sábado (19), quando iremos a Cuiabá para enfrentar o time local em partida válida pela 20ᵃ rodada do Campeonato Brasileiro,  jogo que abre o returno da competição.

Até lá e #AvantiPalestra!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo no WhatsApp!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Palmeirense de coração, contra o politicamente correto e a lacração nos esportes