Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 192: Cuiabá x Palmeiras – Brasileirão 2023

Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Cuiabá x Palmeiras – Brasileirão 2023

20 Rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos alviverdes!

O Palmeiras segue com as suas atenções voltadas ao Campeonato Brasileiro e hoje está em Cuiabá (MT) para o confronto com a equipe do Cuiabá Esporte Clube, na Arena Pantanal, válido pela vigésima rodada da competição.

Arena Pantanal – Cuiabá/MT

Vindo da vitória por 1×0 sobre o Cruzeiro na partida da 19ᵃ rodada realizada na última segunda-feira (14) no Allianz Parque, o Verdão ocupa a vice-liderança do Brasileirão com 34 pontos e buscará mais três pontos para manter a sua posição no G4 da tabela e evitar que a distância para o líder Botafogo, que atualmente é de treze pontos, aumente ainda mais.

O Palmeiras pode alcançar o topo da lista de clubes com mais vitórias na história do Campeonato Brasileiro: são 696 triunfos, a apenas um do São Paulo, que nesta rodada enfrenta o líder Botafogo.

Na atual edição, o Verdão é o segundo que menos perdeu (três derrotas, uma a mais que o Botafogo), tem o segundo melhor ataque (34 gols, um a menos do que o Botafogo), o segundo melhor saldo de gols (17, sete a menos do que o Botafogo) e, segundo o Footstats, é o líder em cruzamentos (média de 27,37), o líder em cruzamentos certos (média de 6,16), o líder em faltas recebidas (média de 17,37), o vice-líder em finalizações certas (média de 5,84) e o vice-líder em dribles certos (média de 5,00).

Histórico do Confronto

Fundador do Cuiabá teve passagem histórica pelo Verdão

O Cuiabá Esporte Clube foi fundado no dia 12 de dezembro de 2001 pelo ex-atacante Luís Carlos Tóffoli, o Gaúcho, que atuou pelo Palmeiras entre 1988 e 1989. Com 79 jogos e 31 gols marcados, Gaúcho colecionou fatos memoráveis pelo Verdão como, por exemplo, quando marcou quatro vezes na goleada por 6 a 1 sobre o Operário-PR e também no dia em que precisou atuar como goleiro contra o Flamengo, no Brasileiro de 1988, após a lesão de Zetti – depois do empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, o atacante brilhou na decisão por pênaltis e pegou duas cobranças do time carioca, garantindo o ponto extra ao Palmeiras. Gaúcho faleceu em 17 de março de 2016, aos 52 anos, vítima de câncer de próstata.

Palmeiras está invicto como visitante contra o Cuiabá

Retrospecto contra o Cuiabá: 5 jogos, 3 vitórias, 1 empate, 1 derrota, 7 gols marcados e 5 gols sofridos.
– Primeiro jogo: 22/08/2021 – Palmeiras 0x2 Cuiabá – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro.
– Último jogo: 15/04/2023 – Palmeiras 2×1 Cuiabá (gols de Endrick e José López) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro.

* Todos os jogos foram válidos pelo Campeonato Brasileiro

Retrospecto contra o Cuiabá como visitante: 2 jogos, 1 vitória, 1 empate, 4 gols marcados e 2 gols sofridos.

– Último jogo: 06/11/2022 – Cuiabá 1×1 Palmeiras (gol de José López) – Arena Pantanal (Cuiabá-MT) – Campeonato Brasileiro.
– Última vitória: 30/11/2021 – Cuiabá 1×3 Palmeiras (gols de Gabriel Silva, Giovani e Gabriel Veron) – Arena Pantanal (Cuiabá-MT) – Campeonato Brasileiro.

Preparação

Após a vitória sobre o Cruzeiro na partida realizada na segunda-feira (14), o elenco alviverde descansou na terça-feira (15) e se reapresentou na manhã da quarta-feira (16) para dar início à sua preparação para o confronto de hoje.

Os titulares do confronto com o Cabuloso realizaram sessão de atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. O restante foi a campo e fez trabalhos técnicos em dimensões reduzidas com objetivos específicos. Na parte final, a comissão do Professor Abel Ferreira comandou uma atividade posicional com os atletas aprimorando fundamentos como lançamentos, ultrapassagens, cruzamentos e finalizações.

O jogador Flaco López, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação prosseguiu na manha da quinta-feira (17) na Academia de Futebol. No campo, a comissão técnica do Professor Abel Ferreira comandou, a princípio, uma atividade posicional com ênfases táticas como transições e movimentações específicas. Na sequência, houve um trabalho técnico em dimensões reduzidas e, por fim, os atacantes aprimoraram finalizações.

Os jogadores Dudu, Gabriel Menino e Luis Guilherme cumpriram cronograma com o Núcleo de Saúde e Performance.

O jogador Flaco López, da SE Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)

A preparação foi concluída na manhã da sexta-feira (18) na Academia de Futebol. Após vídeo no auditório e ativação muscular no Centro de Excelência, os jogadores aperfeiçoaram cruzamentos laterais e finalizações. Na sequência, houve um descontraído recreativo (o tradicional rachão, com destaque para o ‘atacante’ Gustavo Gómez) e, por fim, os atletas aprimoraram movimentações posicionais e táticas sob o comando da comissão técnica do Professor Abel Ferreira.

Os meio-campistas Gabriel Menino e Luis Guilherme fizeram tratamento na parte interna com o Núcleo de Saúde e Performance, enquanto o atacante Dudu realizou trabalhos individuais no campo com a preparação física alviverde.

O jogador Gustavo Gómez, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Após almoçar no refeitório do Centro de Excelência, o elenco embarcou para a capital mato-grossense durante a tarde da sexta-feira (18) em voo da Placar Linhas Aéreas.

O jogador Raphael Veiga, recém convocado para a Seleção Brasileira, durante o voo de São Paulo para Cuiabá.

Escalação

Pendurados:   Weverton, Gustavo Garcia, Zé Rafael, Jhon Jhon, Endrick, José López e Abel Ferreira (treinador).
Suspensos:     Vanderlan (três cartões amarelos), Gustavo Gómez (três cartões amarelos) e João Martins (punido pelo STJD).
Desfalques:    Atuesta (lesão no joelho direito), Dudu (lesão na panturrilha direita), Gabriel Menino (dores na coxa direita) e Luis Guilherme (estiramento na coxa direita).

Há cinco desfalques certos para esta partida: Gustavo Gómez e Vanderlan, que cumprirão suspensão automática por terem recebido o terceiro cartão amarelo. E Dudu, Gabriel Menino e Luís Guilherme, que se recuperam de lesões.

Além destes desfalques, o Professor Abel Ferreira deve levar em consideração a proximidade do primeiro jogo das quartas de final da Libertadores, contra o Deportivo Pereira, na próxima quarta-feira (23), na Colômbia, na hora de escalar o time para o confronto de hoje, podendo poupar alguns titulares.

Na ausência de Dudu quem tem atuado em seu lugar é o Jhon Jhon. No caso de Vanderlan, Piquerez retoma a titularidade. Gabriel Menino deve ser substituído pelo Richard Ríos e Luan deve suprir a ausência de Gustavo Gómez. Luís Guilherme, que é reserva, pode ser substituído por outra Cria, talvez o Fabinho.

Sendo assim, a provável escalação do Palmeiras para o confronto de hoje é: Weverton; Mayke, Luan, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Richard Ríos e Raphael Veiga; Artur, Rony e Jhon Jhon.

 

*Pré-jogo concluído em 19/08/2023 às 14:00 horas.

*Escalação confirmada em 19/08/2023 às 17:30 horas.

 

O Palmeiras entrará em campo com a seguinte escalação: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Luan e Murilo na zaga; Zé Rafael, Richard Ríos e Raphael Veiga no meio-campo; Artur, Flaco López e Jhon Jhon na linha de ataque. O time deve ser organizado no esquema tático inicial 4-2-3-1.

Fui surpreendido positivamente com a escalação de Flaco López como titular, na função de centroavante. Só espero que o time cruze bolas na área para que possamos explorar a principal característica do Flaco, que é o cabeceio. Veremos como o time se comportará com esta escalação!

Apesar de algumas peças diferentes, é um time perfeitamente capaz de enfrentar o Cuiabá. Nosso adversário não é fraco e tem dado muito trabalho aos seus oponentes, principalmente quando joga em sua casa. Não será uma partida fácil e não deve ser uma partida sonolenta como a anterior, contra o Cruzeiro.

Ainda assim creio numa vitória alviverde pelo placar de 1×0 e espero que o nosso gol saia dos pés do Flaco López!

O Jogo

A partida começou com ambas as equipes buscando espaços e propondo o jogo. O Dourado tem a característica de deixar o adversário jogar, o que poderia nos favorecer na partida, principalmente se o Verdão explorasse o ataque com o seu centroavante de ofício.

As primeiras ações ofensivas foram do Dourado, que tentou impor o seu jogo.

Nossa primeira chance clara de gol veio aos 7 minutos: em jogada pela direita Ríos cruzou na área e Flaco cabeceou, mas mandou a bola por cima do travessão, perdendo a chance de abrir o placar na Arena Pantanal! Ainda assim interessante que o time estivesse cruzando as bolas na área buscando López, o que foi um bom sinal.

Aos 5 minutos, Raphael Veiga cobrou escanteio com um cruzamento na área e Matheus Alexandre afastou de cabeça na primeira trave.

Dois minutos depois, aos 7 minutos, Richard Ríos foi acionado por Marcos Rocha na ponta-direita e levantou a bola na segunda trave, Flaco López subiu no terceiro andar e cabeceou para fora!

Aos 10 minutos, Artur dominou com categoria na intermediária direita, levou para o meio e tocou rasteiro na área para Flaco López, que errou o domínio e deixou a bola escapar.

Aos 15 minutos Zé Rafael sofreu falta na intermediária. Na cobrança Raphael Veiga cruzou na área para o Murilo, que cabeceou de frente para o gol e o goleiro Walter fez a defesa.

Aos 18 minutos o lateral esquerdo Piquerez recebeu cartão amarelo depois de um carrinho em Sobral.

Pouco depois, aos 20 minutos, Marcos Rocha avançou pela direita até a linha de fundo e cruzou na área para o Veiga, que desviou de cabeça, mas mandou a bola por cima da meta!

Aos 21 minutos, Veiga recebeu passe na intermediária e arriscou a finalização de longe, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Aos 28 minutos tivemos mais uma excelente oportunidade de abrir o placar, com o Flaco López recuperando a bola e cruzando para o Jhon Jhon, que finalizou colocado e a bola passou rente à trave do gol do Dourado!

Aos 31 minutos, Veiga recebeu cruzamento milimétrico do Luan a partir da direita e finalizou de primeira, guardando a bola no fundo das redes do gol cuiabano! Placar aberto na Arena Pantanal! Dourado 0x1 Verdão!

Na sequência, aos 32 minutos, Veiga recebeu cartão amarelo depois de ter chutado a bandeira de escanteio durante a sua comemoração do gol. Creio que devem ser definidas regras claras quanto a isso, pois a meu ver não é algo que deve ficar a critério de cada árbitro. Todos devem seguir a mesma regra nesta situação. E sendo sincero, não vejo problemas nessa atitude, não acho que seja algo que necessite de punição.

Aos 38 minutos o zagueiro Luan recebeu cartão amarelo por reclamação.

Aos 44 minutos foi a vez do zagueiro Murilo receber cartão amarelo depois de parar contra-ataque de Jonathan Cafú com uma falta.

Após quatro minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo na Arena Pantanal. Placar parcial: Dourado 0x1 Porco.

Foi um bom primeiro tempo, com o Verdão propondo o jogo e tendo uma atitude ofensiva, que colocou o time pra frente. Chamou-me a atenção o fato do time estar criando jogadas buscando o Flaco López, que fez boa partida até aqui, mesmo com a oportunidade de gol perdida.

O time como um todo teve bom desempenho no primeiro tempo, e destaco a participação positiva do Veiga, que teve um desempenho muito melhor que em algumas partidas recentes, quando jogou muito abaixo do seu normal.

O nosso volume de jogo também foi muito bom: tivemos 53% de posse de bola (contra 47% do Dourado) e finalizamos 10 vezes (contra 4 finalizações do Dourado) sendo que destas, duas foram a gol e uma resultou em bola na rede.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time.

Aos 2 minutos Fernando Sobral e Flaco López trombaram durante disputa por bola aérea e o volante do Cuiabá levou a pior. O jogo é paralisado para ele receber atendimento médico. As dores de Sobral eram na região das costelas, mas aparentemente estava tudo certo com ele. Denilson fez aquecimento no banco de reservas por precaução.

Aos 6 minutos tivemos a nossa primeira oportunidade de gol na segunda etapa, com o Artur cruzando da direita para a área e Flaco López cabeceando ao gol, mas o goleiro Walter conseguiu fazer a defesa.

Aos 9 minutos Veiga aproveitou a sobra de bola na entrada da área e finalizou de primeira, mas a bola explodiu na trave do gol de Walter!

Três minutos depois, aos 12 minutos, depois de tabelar com López pela esquerda, Jhon Jhon rolou para o Artur, que finalizou e Walter fez a defesa!

No minuto seguinte Jhon Jhon recebeu cartão amarelo depois de cometer falta em Fernando Sobral perto do meio-campo. Como estava pendurado não jogará a próxima partida do Brasileirão, que será contra o Vasco.

Aos 12 minutos, tivemos uma excelente oportunidade de gol com o Ríos, que finalizou de primeira depois de um cruzamento, mas mandou a bola pela linha de fundo.

Aos 18 minutos o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com Breno Lopes e Fabinho entrando em substituição a Artur e Zé Rafael.

No minuto seguinte Zé Rafael recebeu cartão amarelo por demorar a sair de campo e como estava pendurado também ficará fora do próximo confronto contra o Vasco pelo Brasileirão.

Aos 21 minutos a bola sobrou na entrada da área e Richard Ríos arriscou e finalizou, mandando a bola no ângulo e marcando um golaço! Placar ampliado na Arena Pantanal! Dourado 0x2 Verdão!

Dois minutos depois, aos 23 minutos, o Professor Abel Ferreira fez novas substituições, com Mayke e Rony entrando em substituição a Piquerez e López. Como Vanderlan estava cumprindo suspensão automática por ter recebido o terceiro cartão amarelo, Mayke acabou sendo improvisado na lateral esquerda.

Aos 33 minutos, o Professor fez a nossa última substituição, com o Jailson (!) entrando em substituição ao Raphael Veiga.

Aos 39 minutos, Breno Lopes soltou com Jailson, o volante devolveu na frente e Rikelme acelerou para impedir com um carrinho o domínio alviverde.

O Cuiabá tinha pressa e aumentou a pressão sobre o Verdão. Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Denilson recebeu de Derik Lacerda, alçou a bola da direita para o segundo pau e Rikelme emendou voleio cruzado. Weverton fez a ponte e espalmou.

Após 4 minutos de acréscimos terminou a partida na Arena Pantanal! Placar final: Cuiabá 0x2 Palmeiras.

Foi uma boa partida do Verdão! Felizmente a Lei do Ex não teve efeito neste jogo!

Gostei da escalação do Flaco López como centroavante e gostei de ver que o time se esforçou em jogar de forma a utilizá-lo. Veiga fez boa partida e flutuou bastante, avançando bastante até a área, o que ajudou Flaco López a desempenhar bem, já que ele não é um centroavante fixo na área, ele costuma recuar bastante e a movimentação do Veiga ajudou a equilibrar a nossa presença na área do Dourado.

A movimentação do Richard Ríos também foi interessante, já que ele avançou mais e jogou bem à frente, praticamente como um segundo meia, o que fez com que as suas características positivas fossem potencializadas. Em minha opinião Ríos tem mais características de meia do que de volante.

A maneira como os nossos laterais Marcos Rocha e Piquerez se movimentaram, ajudando a fechar os espaços vazios quando Veiga e Ríos avançavam, também foi muito interessante e fez com que o Zé Rafael se movimentasse menos e ficasse como um cão de guarda próximo da nossa área.

Enfim, amigos, foi um bom jogo e uma vitória que nos garantiu mais três pontos, que nos ajudam a permanecer na vice-liderança do Brasileirão, agora com 37 pontos.

O nosso próximo compromisso será na quarta-feira (23), quando iremos até Pereira, na Colômbia, para o primeiro confronto válido pelas quartas de final da Copa Libertadores da América.

Até lá e #AvantiPalestra!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo no WhatsApp!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Palmeirense de coração, contra o politicamente correto e a lacração nos esportes