Opinião de um Palmeirense! 193: Deportivo Pereira x Palmeiras – Libertadores 2023
Por Sander Souza
Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s
Deportivo Pereira x Palmeiras – Libertadores 2023
Quartas de Final – Jogo de Ida
Pré-Jogo
Quando surge, palestrinos!
O Maior Campeão do Brasil vira a chave e coloca foco total da Copa Libertadores da América. O Palmeiras está na Colômbia para o jogo de ida das quartas de final da Libertadores contra o Deportivo Pereira, que será realizado hoje (23) no estádio Hernán Ramírez Villegas, na cidade de Pereira, capital do departamento de Risaralda e a maior cidade do eixo cafeeiro colombiano.
Vindo da vitória por 2×0 sobre a equipe do Cuiabá na partida da vigésima rodada do Campeonato Brasileiro realizada no sábado (19), o Verdão entrará em campo com o objetivo de conseguir o melhor resultado possível para garantir um jogo de volta tranqüilo no Allianz Parque.
Disputando as quartas de final da Libertadores pela 12ª vez, sendo a sexta consecutiva, o Palmeiras busca uma vaga nas semifinais pela 11ª vez (o que o tornaria recordista isolado entre os brasileiros, pois hoje está ao lado de Grêmio e São Paulo), sendo a quarta consecutiva (igualando o recorde brasileiro do Santos, entre 1962 e 1965).
- No total, o Maior Campeão do Brasil já disputou 46 confrontos eliminatórios na história da Libertadores, levando a melhor em 31 e sendo eliminado (ou ficando com o vice-campeonato) 15 vezes.
• Contra estrangeiros, o Verdão levou a melhor nos últimos seis mata-matas pela Libertadores.O mais recente foi contra o Cerro Porteño (PAR), pelas oitavas de final de 2022, quando venceu por 3 a 0 em Assunção (PAR) e por 5 a 0 em São Paulo (SP). A última eliminação foi nas semifinais de 2018 para o Boca Juniors (ARG).
• No total, o Palmeiras venceu 16 confrontos eliminatórios contra estrangeiros na história da Libertadores e perdeu oito.
• Contra colombianos, foram apenas dois mata-matas, ambos com final feliz para o Verdão: despachou o Independiente Santa Fé nas semifinais de 1961 e se sagrou campeão em 1999 diante do Deportivo Cali.
Histórico do Confronto
Rival inédito, o Deportivo Pereira será o 10º adversário colombiano que o Palmeiras enfrentará na história. Desde a excursão ao país vizinho em 1960, Atlético Nacional de Medellín, América de Cali, Deportivo Cali, Independiente Medellín, Independiente Santa Fé, Once Caldas, Millonarios e Atlético Junior de Barranquilla, além da própria Seleção da Colômbia, já cruzaram o caminho alviverde.
- Invicto há seis partidas contra colombianos, o Verdão tem retrospecto geral de 25 jogos, 17 vitórias, cinco empates e três derrotas, com 49 gols marcadose 23 sofridos. A partida mais recente foi contra o Atlético Nacional de Medellín, no empate por 0 a 0 pela Florida Cup 2020, conquistada pelo Maior Campeão do Brasil.
• Em Libertadores, são 10 partidas, oito vitórias, um empate e apenas uma derrota, com 24 gols marcados e nove sofridos. Os quatro jogos mais recentes foram contra o Atlético Junior de Barranquilla, com quatro vitórias pela fase de grupos de 2018 e de 2019.
Preparação
Depois de vencer o Cuiabá por 2×0 na Arena Pantanal na noite do sábado (19), o elenco alviverde retornou a São Paulo e pernoitou nos alojamentos da Academia de Futebol para se reapresentar na manhã do domingo (20) e dar início à preparação para o importante confronto de hoje.
Como sempre é feito, os titulares na partida do dia anterior seguiram cronograma de atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. Em campo reduzido, o restante do elenco realizou atividades técnicas de troca de passes, marcação no curto espaço e enfrentamentos de sete contra sete com a participação dos goleiros.
As principais novidades foram as presenças de Dudu e Gabriel Menino no gramado. Em processo de transição física, a dupla participou de parte da atividade de campo integrada ao elenco – o meio-campista se recupera de dores na coxa direita e o atacante de uma lesão na panturrilha direita.
A preparação prosseguiu na manhã da segunda-feira (21) na Academia de Futebol. A comissão portuguesa comandou dois trabalhos técnicos: primeiro, uma troca de passes em campo reduzido; depois, enfrentamentos no último terço com ênfase na circulação de bola. O meio-campista Gabriel Menino e o atacante Dudu, ambos em transição física, participaram da atividade junto ao restante do elenco.
O elenco almoçou no refeitório do Centro de Excelência e embarcou durante a tarde rumo à cidade de Pereira, na Colômbia, em um voo da Placar Linhas Aéreas.
Já em solo colombiano, a preparação foi concluída na tarde da terça-feira (22) na sede do clube Sócrates Valência, na cidade de Pereira. Todo o elenco fez trabalhos técnicos em dimensões reduzidas. No final, os jovens atletas do Sócrates Valencia (que trabalha com as categorias Sub-11 a Sub-20) interagiram com os jogadores do Maior Campeão do Brasil. O goleiro Weverton distribuiu suas luvas e chuteiras e o meio-campista Richard Ríos foi o mais assediado pelas crianças e pelos adolescentes de seu país natal.
Escalação
Pendurados: Gabriel Menino.
Suspensos: Endrick (cartão vermelho).
Desfalques: Atuesta (lesão no joelho direito) e Luis Guilherme (estiramento na coxa direita).
Para esta importante partida as dúvidas são em relação ao Dudu e ao Gabriel Menino, que se recuperam de lesão. Embora tenham feito a transição física e participado dos últimos treinos, ainda há dúvidas quanto ao estado físico dos jogadores.
O Professor Abel Ferreira conta com todo o restante do elenco para esta partida. Caso Dudu e Gabriel Menino estejam 100% recuperados, a provável escalação do Verdão para esta partida deverá ser a seguinte: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Artur, Rony e Dudu.
*Pré-jogo concluído em 23/08/2023 às 12:45 horas.
*Escalação confirmada em 23/08/2023 às 20:30 horas.
O Palmeiras entrará em campo com a seguinte escalação: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Gustavo Gómez e Murilo na zaga; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga no meio de campo; Mayke, Rony e Dudu na linha de ataque. A formação tática base deverá ser a 4-2-3-1.
Confesso que a escalação do Mayke no lugar do Artur me surpreendeu. Mas se tem algo que eu aprendi nestes anos como resenhista é esperar e ver o que vai acontecer antes de fazer qualquer tipo de crítica. O Professor Abel Ferreira não dá ponto sem nó, ou seja, ele sempre tem motivos sólidos para justificar as suas decisões, por mais que para nós, torcedores, na maioria das vezes sejam incompreensíveis.
Eu até mencionei no vídeo pré-jogo que fiz para o perfil Opinião de um Palmeirense! no Instagram, que todos os nossos jogadores titulares têm larga experiência em disputar jogos da Libertadores, com exceção justamente do Artur, que ingressou no elenco nesta temporada, ao passo que os demais já atuam em jogos da competição continental desde 2021, pelo menos.
Claro que não foi este o motivo que levou o Professor a optar pelo Mayke ao invés do Artur. Acredito que Mayke tenha características que serão muito mais úteis para o esquema tático desta partida do que o Artur. Veremos como o time se comportará em campo.
Não devemos ver a escolha do Professor apenas como dois laterais direitos em campo, mas devemos observar com atenção as características de jogo que cada um possui e como estas características individuais farão diferença no jogo coletivo.
Dito tudo isso, acredito que não será uma partida fácil, pois o Deportivo Pereira estará jogando em seus domínios, com a casa cheia, e isso deve pesar a seu favor. Mesmo assim creio numa vitória do Alviverde pelo placar de 1×0, com gol do Rony, o maior artilheiro da história do Verdão na Libertadores.
O Jogo
Desde o apito inicial o Palmeiras ocupou espaços e passou a propor o jogo e a controlar as ações ofensivas. O Pereirão bem que tentava, mas não encontrava espaços para a criação de jogadas e as poucas oportunidades que tinha eram logo anuladas pela marcação alviverde.
Já aos dois minutos, Piquerez forçou passe para o Dudu no meio-campo, que se movimentou para receber em profundidade, mas Zuluaga conseguiu interceptar e perder a bola em seguida.
Aos 7 minutos tivemos uma excelente oportunidade com uma sobra de bola depois de um levantamento na área aproveitada pelo Dudu, que tentou cruzar após a saída do goleiro, mas a defesa conseguiu afastar a bola antes da conclusão da jogada.
Pouco depois, aos 11 minutos, em jogada pela esquerda, Rony tocou de calcanhar para o Dudu, que arrancou, deixou a marcação para trás e tentou novo cruzamento, mas a zaga adversária conseguiu fazer o corte.
Aos 15 minutos o Pereirão teve a sua primeira grande jogada no ataque: após erro de passe de Piquerez, o Deportivo Pereira saiu no contra-ataque com o Ángelo Rodríguez, que disparou em velocidade e deixou Gustavo Gómez para trás, porém adiantou demais e Gabriel Menino afastou pela lateral.
Aos 21 minutos, Rony sofreu falta, que foi assinalada pelo árbitro. O VAR fez a checagem e verificou que a falta foi sobre a linha da grande área, o que configura pênalti, prontamente assinalado pelo árbitro Facundo Tello.
Veiga, o nosso batedor oficial, foi para a marca da cal e mandou uma bomba no cantinho, com o goleiro Quintana chegando a tocar a bola, mas não conseguindo impedir que o placar fosse aberto no estádio Hernán Ramirez Villegas! Pereirão 0x1 Verdão!
O gol de número 150 na história do #MaiorCampeãoDoBrasil na @LibertadoresBR jogando como visitante contra times estrangeiros 😎#AvantiPalestra #PERxPAL#AlmaECoraçãopic.twitter.com/lTc1o0IF4W
— SE Palmeiras (@Palmeiras) August 24, 2023
Por conta das polêmicas recentes envolvendo chutes na bandeirinha de escanteio do time adversário na comemoração de um gol, Raphael Veiga ameaçou dar a sua tradicional voadora, mas depois fez o sinal de negativo, e evitou um possível cartão amarelo.
Aos 25 minutos, Garcés cruzou da meia-direita, e Murilo afastou de cabeça. No rebote, Zuluaga tentou chutar de primeira e furou. Na sequência, agora de canhota, Garcés cruzou fechado da intermediária e mandou diretamente nas mãos de Weverton.
Aos 30 minutos, Veiga deu um chapéu em Vásquez e sofreu falta, mas o árbitro deu vantagem e mandou seguir. Na sequência Gabriel Menino abriu na direita para Marcos Rocha, que tocou de trivela para o meio, onde Rony recebeu, dominou com um lindo pivô em Quintero e devolveu para o Marcos Rocha finalizar e guardar a bola no fundo as redes. O assistente assinalou impedimento, mas o VAR traçou as linhas, confirmou que Marcos Rocha estava em posição legal e validou o gol, ampliando o placar em Pereira! Pereirão 0x2 Verdão!
Essa jogada! Que golaço! 🤤#AvantiPalestra #PERxPAL#AlmaECoraçãopic.twitter.com/PXThYRRXIf
— SE Palmeiras (@Palmeiras) August 24, 2023
Aos 35 minutos, no lance seguinte ao gol do Marcos Rocha, Rony desarmou Quintero e tocou para o Mayke, que tocou para o meio, onde o Veiga estava para receber e abrir para o Dudu na esquerda, que devolveu para o Mayke finalizar e guardar o dele, ampliando o placar na Colômbia! Pereirão 0x3 Verdão!
Como joga bola, Mayke! 👌
Visão de jogo, posicionamento… tudo em dia! 🤗#AvantiPalestra #PERxPAL#AlmaECoraçãopic.twitter.com/eE90sbH2jc
— SE Palmeiras (@Palmeiras) August 24, 2023
Aos 39 minutos, Dudu tentou invadir a área adversária pela ponta esquerda e Garcés, mesmo caído, conseguiu realizar o desarme.
Aos 44 minutos, quase fizemos o quarto gol, em jogada de contra-ataque que deixou o Veiga na cara do gol, mas na finalização a bola saiu pela linha de fundo.
Após seis minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo em Pereira! Placar parcial: Deportivo Pereira 0x3 Palmeiras.
Foi um primeiro tempo onde o Palmeiras sobrou em campo! O Verdão jogou com muita autoridade e controlou as ações ofensivas, não dando espaços ao Deportivo Pereira, que tentava reagir, sem sucesso.
Em pouco mais de doze minutos fizemos três gols e praticamente liquidamos a fatura, com uma vantagem que dificilmente será revertida pelos nossos adversários no jogo de volta, que será no Allianz Parque.
No primeiro tempo o Verdão teve 67% de posse de bola contra 33% do Deportivo Pereira. O Verdão teve 7 finalizações, sendo 4 a gol, que resultaram em três tentos assinalados. Já o Pereirão finalizou apenas 3 vezes, sendo que nenhuma foi a gol. As estatísticas mostram bem o domínio alviverde da partida nos primeiros 45 minutos.
Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. Com a desvantagem no placar o Pereirão veio pra cima e tomou a iniciativa das ações ofensivas no início do segundo tempo. Já no primeiro minuto os colombianos chegaram à nossa área depois de uma troca de passes, Weverton foi acionado e fez uma bela defesa!
Em seguida Ángelo Rodríguez recebeu de costas para Murilo, girou muito bem e finalizou rasteiro, com o Weverton fazendo grande defesa!
Aos 4 minutos, Rony ficou caído dentro da área após contato com Garcés e Quintero se irritou com o atacante alviverde. O árbitro Facundo Tello agiu de forma energética e chegou até a empurrar o zagueiro do Deportivo Pereira para evitar uma discussão mais ríspida.
Aos 11 minutos o Professor Abel Ferreira recebeu um cartão amarelo por reclamação.
Aos 23 minutos o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com Artur e Richard Ríos entrando em substituição a Dudu e Gabriel Menino.
Gabriel Menino recebeu cartão amarelo pela demora em sair de campo, o que a meu ver foi proposital já que ele estava pendurado. Desta forma, estará suspenso para o jogo de volta no Allianz Parque, mas estará disponível e sem cartões para disputar uma eventual semifinal e a final, se chegarmos lá.
Aos 31 minutos foi feita uma nova substituição, com o Jhon Jhon entrando em substituição ao Raphael Veiga.
Aos 36 minutos, Murilo limpou a marcação e fez um lançamento rasteiro em profundidade para o Rony na área, que tirou o goleiro Quintana da jogada e guardou a pelota no fundo das redes do gol dos colombianos! Placar ampliado em Pereira! Pereirão 0x4 Verdão!
Pra largar em vantagem com muito estilo! Faltam 90 minutos e agora é em casa 💚#AvantiPalestra #PERxPAL#AlmaECoraçãopic.twitter.com/2eHEDM9mBn
— SE Palmeiras (@Palmeiras) August 24, 2023
Aos 40 minutos, o Professor Abel Ferreira fez as nossas últimas substituições, com Fabinho e Vanderlan entrando em substituição a Zé Rafael e Piquerez.
Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Fabinho deu um carrinho no meio-campo, tocou primeiro na bola, mas na sequência derrubou Murillo e recebeu um cartão amarelo.
Após três minutos de acréscimos terminou a partida no estádio Hernán Ramirez Villegas. Placar final: Deportivo Pereira 0x4 Palmeiras.
Foi uma excelente partida do Verdão, a meu ver uma das melhores partidas da temporada! Embora o Deportivo Pereira nem de longe tenha criado as dificuldades que eu esperava, se mostrando completamente perdido dentro de campo, o Palmeiras fez exatamente o que um time do seu tamanho tinha que fazer numa situação como esta e atropelou o seu adversário, garantindo uma vantagem incontestável para a partida de volta no Allianz Parque.
A escalação se mostrou taticamente perfeita, pois permitiu que os nossos jogadores fizessem triangulações e criassem jogadas variadas sem recorrer ao “chuveirinho” que já virou marca registrada do nosso time.
A prova de que tudo funcionou como planejado foi que os dois laterais direitos escalados, Marcos Rocha e Mayke, fizeram gols em jogadas bem elaboradas. Por falar em Mayke, creio que ficou claro o porquê da escolha dele como titular ao invés do Artur. Tudo tem a ver com a famosa linha defensiva de cinco jogadores do Deportivo Pereira.
Artur tem como característica receber a bola e cortar pro meio, o que o levaria de encontro à linha de defesa adversária e diminuiria drasticamente as chances de se conseguir avançar no ataque. Já o Mayke possui como característica, jogando como ponta direita, receber e seguir pela linha lateral até a linha de fundo e cruzar na área. Este avanço pela linha lateral atrai a marcação adversária ajudando a abrir brechas na linha defensiva adversária, permitindo a infiltração na área para receber os cruzamentos. Ou seja, a escolha de Mayke foi devido a uma característica do jogador que seria útil para vencer uma possível retranca adversária. E isto que mencionei foi visto em vários momentos da partida.
Os jogadores fizeram um impecável primeiro tempo e na segunda etapa o time diminuiu o ritmo e passou a administrar o excelente resultado. Após as substituições, a qualidade caiu um pouco e permitiu que o Pereirão aumentasse as suas tentativas no ataque, mas sem trazer grandes riscos à nossa defesa.
O grande destaque da partida foi o Rony, que jogou de forma impecável e participou dos três primeiros gols antes de fazer o seu próprio gol.
O excelente resultado obtido na Colômbia nos dá tranquilidade para o jogo de volta e assim poderemos dar uma atenção maior ao nosso próximo compromisso pelo Campeonato Brasileiro, que será no domingo (27), quando receberemos o Vasco da Gama no Allianz Parque para partida válida pela 21ᵃ rodada da competição.
Até lá e #AvantiPalestra!
*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.
Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo no WhatsApp!