Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 200: Red Bull Bragantino x Palmeiras – Brasileirão 2023

Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @opiniao_de_um_palmeirense

 

Red Bull Bragantino x Palmeiras – Brasileirão 2023

25 rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

O Palmeiras vira a chave e volta as suas atenções ao Campeonato Brasileiro. Hoje o elenco alviverde está em Bragança Paulista, no interior de SP, para enfrentar o Red Bull Bragantino, no estádio Nabi Abi Chedid, na partida válida pela 25ᵃ rodada da competição nacional.

Estádio Nabi Abi Chedid – Bragança Paulista/SP

Vindo do empate sem gols com o Boca Juniors, na primeira partida da semifinal da Copa Libertadores realizada na última quinta-feira (28), no estádio La Bombonera, em Buenos Aires, o Verdão enfrentará o Massa Bruta entre os dois jogos da semifinal da competição continental.

Na rodada anterior do Brasileirão o Verdão foi a Porto Alegre, onde enfrentou o Grêmio e foi derrotado por 1×0. Desta forma o Verdão chega ao confronto de hoje com 44 pontos, ocupando a terceira colocação na tabela, empatado em pontos com o Grêmio, que já jogou nesta rodada, mas com os gaúchos à frente por terem mais vitórias que o Verdão.

O Red Bull Bragantino está em quinto lugar na tabela, com 42 pontos, o que significa que em caso de vitória do Massa Bruta, eles assumirão a vice-liderança e nós cairemos para o quarto lugar. O Massa Bruta entrará em campo com o objetivo de buscar um lugar no G4 da competição.

O Palmeiras está a um passo de se tornar o primeiro clube a atingir 700 vitórias na história do Campeonato Brasileiro (atualmente, soma 699 resultados positivos, seguido pelo São Paulo, com 698). Em índice, lidera no geral com 45,75% (699 triunfos em 1528 jogos), seguido pelo São Paulo, com 43,57% (698 em 1602), e é o vice-líder na era dos pontos corridos com 44,58% (321 vitórias em 720 jogos), atrás do São Paulo, com 44,65% (359 em 804).

Histórico do Confronto

Red Bull Bragantino é o quinto clube com maior desvantagem para o Palmeiras

Somando todos os duelos da história, o Maior Campeão do Brasil leva vantagem contra 17 dos outros 19 clubes que disputam a Série A do Brasileiro neste ano: Santos (44 vitórias a mais), Vasco (30 vitórias a mais), Fluminense (25 vitórias a mais), Grêmio (24 vitórias a mais), Bragantino (21 vitórias a mais), Athletico-PR e Bahia (20 vitórias a mais), Goiás (15 vitórias a mais), Botafogo (14 vitórias a mais), América-MG (13 vitórias a mais), Atlético-MG (12 vitórias a mais), Corinthians (sete vitórias a mais), Flamengo (seis vitórias a mais), Coritiba (cinco vitórias a mais), Fortaleza e Cuiabá (três vitórias a mais) e Cruzeiro (nove gols a mais). Só tem desvantagem contra Internacional (seis derrotas a mais) e São Paulo (quatro derrotas a mais).

RETROSPECTO GERAL CONTRA O RB BRAGANTINO: 55 jogos, 32 vitórias, 12 empates, 11 derrotas, 92 gols marcados e 48 gols sofridos

– Primeiro jogo: 07/04/1935 – Bragantino 0x4 Palestra Italia (gols de Caetano Imparato, Carrazzo, Fogueira e Nico) – Estádio Municipal de Bragança Paulista (Bragança Paulista-SP) – Amistoso.
– Último jogo: 13/05/2023 – Palmeiras 1×1 Red Bull Bragantino (gol de Artur) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro.
– Última vitória: 22/02/2023 – Palmeiras 2×0 Red Bull Bragantino (gols de Rony e Breno Lopes) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Paulista.
– Maior goleada: 12/04/1994 – Palmeiras 6×0 Bragantino (gols de Evair, duas vezes, Edmundo, duas vezes, Rincón e Edilson) – Estádio Palestra Italia (São Paulo-SP) – Campeonato Paulista.
– Maior sequência invicta: 15, entre 2008 a 2019.
– Maior sequência de vitórias: seis, entre 2013 e 2019.
– Maior sequência sem sofrer gols: cinco, entre 2013 e 2019.

Retrospecto contra o Bragantino como visitante: 27 jogos, 12 vitórias, 6 empates, 9 derrotas, 41 gols marcados e 34 gols sofridos.
– Último jogo: 03/09/2022 – Red Bull Bragantino 2×2 Palmeiras (gols de Cleiton, contra, e Merentiel) – Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista-SP) – Campeonato Brasileiro.
– Última vitória: 14/05/2021 – Red Bull Bragantino 0x1 Palmeiras (gol de Rony) – Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista-SP) – Campeonato Paulista.

> Retrospecto contra o Bragantino pelo Campeonato Brasileiro: 14 jogos, 6 vitórias, 3 empates, 5 derrotas, 21 gols marcados e 18 gols sofridos.
– Última vitória: 14/05/2022 – Palmeiras 2×0 Red Bull Bragantino (gols de Danilo e Raphael Veiga) – Allianz Parque (São Paulo-SP).

> Retrospecto contra o Bragantino como visitante pelo Campeonato Brasileiro: 7 jogos, 2 vitórias, 2 empates, 3 derrotas, 9 gols marcados e 10 gols sofridos
– Última vitória: 06/09/2020 – Red Bull Bragantino 1×2 Palmeiras (gols de Gabriel Veron e Willian) – Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista-SP).

Preparação

Depois de enfrentar o Boca Junior na partida de ida da semifinal da Copa Libertadores, na quinta-feira (28), em Buenos Aires, o elenco alviverde retornou a São Paulo na madrugada da sexta-feira (29) e pernoitou nos alojamentos do Centro de Excelência.

A reapresentação ocorreu na sexta-feira (29) na Academia de Futebol. Como sempre é feito, os atletas que atuaram por mais de 45 minutos na noite anterior seguiram o cronograma de trabalhos regenerativos, pela manhã, na parte interna do Centro de Excelência. O restante do grupo realizou atividades técnicas e táticas no campo, na parte da tarde.

O jogador Luan, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação para o confronto de hoje foi concluída na manhã do sábado (30) na Academia de Futebol. O elenco realizou trabalhos técnicos e táticos com a presença de alguns jovens do Sub-20.

O jogador Kevin, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Escalação

Pendurados:  Weverton, Piquerez, Murilo, Gabriel Menino, Richard Ríos, Endrick e Abel Ferreira (treinador).
Suspensos:     não há.
Retorno de suspensão:         José López (três cartões amarelos).
Desfalques:    Atuesta (transição física), Dudu (cirurgia no joelho direito) e Weverton, Marcos Rocha, Mayke, Gustavo Gómez, Murilo, Piquerez, Gabriel Menino, Zé Rafael, Raphael Veiga, Artur e Rony (preservados).

Como esta partida ocorre entre as duas partidas da semifinal da Copa Libertadores, é esperado que o Verdão entre em campo com o time reserva, preservando os titulares para o jogo de volta contra o Boca Juniors, na próxima quinta-feira (5), no Allianz Parque.

Apesar de o momento exigir foco total na competição continental, não podemos descuidar do Brasileiro. O Red Bull Bragantino pode alcançar a vice-liderança caso vença a partida de hoje, o que nos colocaria no quarto lugar na tabela de classificação.

É uma sinuca de bico para o Professor Abel Ferreira, pois com o elenco curto ele não tem muitas alternativas em termos de escalação.

É esperado que o Palmeiras poupe os titulares e vá a campo com um time totalmente reserva. Por isso a provável escalação do Palmeiras para enfrentar o Massa Bruta poderá ser: Marcelo Lomba; Garcia, Luan, Naves e Vanderlan; Richard Ríos, Fabinho e Jhon Jhon; Luís Guilherme, Endrick e Breno Lopes.

 

*Pré-Jogo concluído em 01/10/2023 às 14:00.

*Escalação confirmada em 01/10/2023 às 17:30.

 

O Palmeiras entrará em campo com a seguinte escalação: Marcelo Lomba fechando o nosso gol; Garcia na lateral direita e Vanderlan na lateral esquerda; Luan e Naves na zaga; Richard Ríos, Fabinho e Jhon Jhon no meio-campo; Luís Guilherme, Endrick e Breno Lopes na linha de ataque. O time entra em campo organizado na formação tática inicial 4-2-3-1.

A escalação bateu com a que tinha sido vazada, então não teve surpresas. Apesar de ser um time todo reserva, composto na maioria por Crias da Academia, acredito que, se eles entrarem em campo com vontade de jogar bola, poderemos não só enfrentar o Massa Bruta como ainda poderemos vencê-lo! São garotos jovens, velozes e com boa técnica, por isso acredito que poderão fazer a diferença dentro de campo.

Acredito numa vitória alviverde pelo placar de 2×0. Desta vez não vou arriscar quais jogadores marcarão os gols. Acho que poderemos ficar na baliza a zero porque considero Marcelo Lomba um bom goleiro, que foi pouco vazado nas suas atuações e responde bem quando é acionado.

O Jogo

A partida teve um início equilibrado e ambos os times mostraram postura ofensiva, tentando ocupar espaços desde o apito inicial. A primeira chegada ofensiva foi do Massa Bruta, com apenas 15 segundos de jogo: Helinho arrancou pela direita e tocou no meio para Lucas Evangelista, que chutou desequilibrado e mandou a bola à esquerda do gol de Lomba.

A primeira oportunidade do Verdão no ataque ocorreu aos dois minutos: em cobrança de falta da meia-direita, Luís Guilherme cruzou fechado e mandou na direção do gol, obrigando o goleiro Cleiton a cair no canto direito para espalmar. Na sequência, Vanderlan cobrou lateral para a grande área buscando Endrick, mas Léo Realpe subiu bem para afastar de cabeça.

O Massa Bruta também pressionava e aos 8 minutos Jadsom recebeu pelo lado esquerdo da área e ajeitou para Lucas Evangelista, que cruzou para o segundo pau, onde Eduardo Sasha estava e se esticou todo para chegar na bola, mas finalizou na trave!

Aos 12 minutos, Juninho Capixaba fez a ultrapassagem pelo lado esquerdo da área, recebeu de Vitinho, chutou cruzado e a bola parou na defesa de Marcelo Lomba. Lucas Evangelista tentou fazer o gol no rebote, mas Lomba se recuperou muito bem e fez nova defesa!

No minuto seguinte, Aderlan recebeu com liberdade na ponta direita, invadiu a área e cruzou forte buscando Lucas Evangelista, mas Garcia fechou bem e afastou de cabeça. Na sequência, em jogada no contra-ataque, Jhon Jhon deu um passe longo espetacular desde o campo de defesa e acionou Endrick em profundidade. Completamente livre, o nosso camisa nove driblou o goleiro Cleiton fora da área, finalizou para o fundo do gol vazio e abriu o placar no Nabizão! Massa Bruta 0x1 Porco!

Apenas dois minutos depois, Luís Guilherme recebeu de Jhon Jhon na direita, invadiu a área e finalizou obrigando Cleiton a espalmar no canto esquerdo, quase ampliando pro Verdão!

No minuto seguinte, aos 17 minutos, ele de novo! Luís Guilherme carregou pelo meio, deixou Matheus Fernandes pra trás e finalizou, mas a bola explodiu na trave!

Aos 24 minutos, Vanderlan fez boa jogada pela esquerda e tocou para Breno Lopes, que finalizou, mas mandou a bola na trave!

Aos 30 minutos, Richard Ríos recebeu na entrada da área, finalizou com um chute forte e obrigou o goleiro Cleiton a fazer boa defesa!

O Massa Bruta tinha maior posse de bola, mas o Verdão se defendia bem e explorava os contra-ataques. Aos 34 minutos, Lucas Evangelista recebeu e finalizou de primeira com uma bomba cruzada de canhota e mandou a bola com perigo à esquerda do gol de Lomba.

Aos 39 minutos, Lucas Evangelista tabelou com Vitinho e tentou acionar Eduardo Sasha pelo meio, mas bateu forte demais na bola e facilitou para Naves, que rebateu de qualquer maneira.

Aos 42 minutos, Vanderlan recebeu cartão amarelo por ter puxado Matheus Fernandes e matado contra-ataque bragantino.

Aos 44 minutos, Aderlan recebeu de Lucas Evangelista na entrada da área, arriscou o chute cruzado e carimbou a marcação de Fabinho.

Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Luís Guilherme cruzou rasteiro da ponta direita, e Léo Realpe afastou parcialmente. No rebote, Endrick emendou chute de bicicleta, mas mandou para fora.

Após cinco minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo no Nabi Abi Chedid. Placar parcial: Red Bull Bragantino 0x1 Palmeiras.

Foi um bom primeiro tempo. O Palmeiras foi ofensivo e pressionou de uma maneira como não víamos há tempos. Em minha opinião os jogadores reservas tiveram mais vontade de jogar que os titulares que entraram em campo em La Bombonera.

Apesar das estatísticas não nos serem favoráveis, vimos boas transições no ataque, desarmes, contra-ataques e boas atuações da zaga e do goleiro Marcelo Lomba. Os números mostram que na primeira etapa o Massa Bruta teve 66% de posse de bola, contra 34% do Verdão. E foram dez finalizações do Massa Bruta, contra sete do Palmeiras, sendo que destas tanto o RB Bragantino como o Verdão tiveram três finalizações a gol, com o Verdão sendo mais eficiente e abrindo o placar.

Em outras palavras, ao analisar estes números podemos concluir que fizemos muito mesmo com pouca posse de bola, o que mostra que nossos garotos souberam valorizar a posse de bola e a utilizaram de forma ofensiva, construindo jogadas que muitas vezes geraram finalizações a gol.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time.

O Massa Bruta voltou para a segunda etapa já pressionando e teve sua primeira boa oportunidade aos 2 minutos: Lucas Evangelista cobrou escanteio fechado da direita e a nossa zaga afastou na primeira trave. No rebote, Eric Ramires tentou mandar de cabeça para a área, mas a bola saiu pela linha de fundo.

A nossa primeira boa oportunidade veio aos 4 minutos, com o Endrick recebendo ótimo lançamento de Garcia, invadindo a área pela direita, mas finalizando mal com o pé ruim, cedendo tiro de meta para o Massa Bruta.

Aos 8 minutos, Vitinho finalizou cruzado de canhota na entrada da área, mas pegou fraco na bola e Lomba defendeu com tranquilidade. A pressão adversária prosseguiu e no minuto seguinte, Juninho Capixaba fez um lançamento buscando Vitinho em profundidade, mas a bola se perdeu pela linha lateral.

Aos 12 minutos, o auxiliar técnico Vítor Castanheira recebeu cartão amarelo por reclamação.

Aos 13 minutos, Juninho Capixaba cruzou da ponta esquerda e Richard Ríos bloqueou dentro da área com o braço esticado. Pênalti claro a favor do Red Bull Bragantino. Na cobrança, Eduardo Sasha soltou uma bomba no meio do gol, Lomba ficou parado, mas não conseguiu fazer a defesa. Tudo igual no Nabizão! Massa Bruta 1×1 Porco!

Aos 17 minutos, o Professor Abel Ferreira fez a nossa primeira substituição com o Kevin entrando em substituição a Luís Guilherme.

Depois do gol a pressão do Massa Bruta aumentou, e os nossos jogadores estavam com uma postura visivelmente diferente da do primeiro tempo.

Aos 20 minutos, Vitinho chutou rasteiro de fora da área e Lomba defendeu, mas deu rebote. Thiago Borbas aproveitou e chegou finalizando, mas Lomba se recuperou a tempo de fazer nova defesa e evitar o segundo gol adversário.

Aos 25 minutos, Juninho Capixaba arriscou a finalização com chute cruzado de fora da área, mas pegou mal na bola e a mandou para fora.

Aos 29 minutos, o Professor fez novas substituições, com Flaco López, Jailson (?) e Ian entrando em substituição a Endrick, Fabinho e Vanderlan.

Aos 31 minutos, Lucas Evangelista deu um carrinho em Flaco López na intermediária e o árbitro assinalou a falta, além de amarelar o jogador bragantino. Na cobrança Jhon Jhon chutou forte demais para o segundo pau e a bola saiu pela linha de fundo.

Pouco depois, aos 35 minutos, Luan fez lindo lançamento para o Breno Lopes, que matou no peito, mas foi flagrado em impedimento antes que concluísse a jogada.

Aos 37 minutos, Thiago Borbas passou por Ian na ponta direita, mas cruzou forte demais e mandou a bola pela linha de fundo. Jhon Jhon cobrou escanteio da esquerda, Flaco López cabeceou mal na primeira trave e mandou a bola pra fora.

Aos 43 minutos, o Professor Abel Ferreira fez a nossa última substituição, com o Kauan Santos entrando em substituição a Breno Lopes. Foi a estreia da nossa Cria da Academia no time principal!

Aos 44 minutos, o Massa Bruta virou o placar no Nabizão: Juninho Capixaba cruzou da intermediária, Lucas Evangelista ajeitou de cabeça no meio da área e Eric Ramires apareceu livre no segundo pau para testar para a rede! Massa Bruta 2×1 Porco!

Já nos acréscimos, aos 46 minutos, Kauan Santos encarou a marcação de Juninho Capixaba pelo lado direito da área e finalizou com um chute cruzado, mas mandou a bola pra fora.

O Verdão tinha pressa e, aos 49 minutos, Luan forçou lançamento para o campo de ataque, mas mandou a bola diretamente para o goleiro Cleiton, que ganhou alguns segundos importantes para o time da casa.

Após nove minutos de acréscimos terminou a partida em Bragança Paulista. Placar final: Red Bull Bragantino 2×1 Palmeiras.

Foi uma partida com dois tempos distintos. No primeiro tempo o jogo esteve relativamente equilibrado e o Palmeiras conseguiu fazer um bom jogo mesmo tendo menor posse de bola e foi mais efetivo no ataque, abrindo o placar mesmo com menos finalizações que o Massa Bruta.

Já na segunda etapa o Palmeiras jogou com uma intensidade bem abaixo daquela vista na etapa inicial. O que chamou a atenção é que não foi um problema de desgaste físico, parecia que o time estava obedecendo a ordens visando o cumprimento do plano tático. Com isso, o Massa Bruta, que já pressionava, aumentou ainda mais a pressão.

O pênalti bizarro de Richard Ríos contribuiu para esfriar ainda mais o Verdão e incentivar o time da casa. Se no primeiro tempo o Verdão foi eficiente na defesa e explorou bem os contra-ataques, o mesmo não ocorreu na etapa final do jogo.

Foi uma pena, pois os garotos estavam jogando bem e o Palmeiras tinha chances reais de ganhar a partida e permanecer na vice-liderança do Brasileirão. Muitos dirão que o foco é a partida de volta da semifinal da Libertadores e eu concordo em parte. Em parte porque do time que entrou em campo neste domingo poucos são os garotos quem alguma chance de atuar na partida da competição continental, o que faz com que os times que disputam as duas competições sejam distintos.

Com este resultado o Palmeiras permaneceu estacionado nos 44 pontos, caindo para a quarta posição na tabela, e o Red Bull Bragantino chegou aos 45 pontos, assumindo a vice-liderança, seis pontos atrás do líder Botafogo, que joga a partida desta rodada nesta segunda-feira (2).

Nosso próximo compromisso será na quinta-feira (5) quando receberemos o Boca Juniors no Allianz Parque para a segunda partida da semifinal da Copa Libertadores da América. Só a vitória nos interessa para passarmos à final sem ir para a disputa de pênaltis.

Até lá e #AvantiPalestra!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo no WhatsApp!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Palmeirense de coração, contra o politicamente correto e a lacração nos esportes