Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 210: Palmeiras x Internacional – Brasileirão 2023

Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @opiniao_de_um_palmeirense

 

Palmeiras x Internacional – Brasileirão 2023

34 Rodada

 

Pré-Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

O Alviverde Imponente segue na luta por uma vaga direta para a próxima edição da Copa Libertadores da América e também se mantém na briga pelo título do Campeonato Brasileiro de 2023. Hoje receberemos a equipe do Internacional, na Arena Barueri, para partida válida pela 34ᵃ rodada da competição nacional.

Arena Barueri – Barueri/SP

Vindo da derrota para o Flamengo na partida da 33ᵃ rodada realizada no Maracanã na quarta-feira (8), o Verdão continua com 59 pontos, empatado em pontos com o líder Botafogo e com o Grêmio, mas ocupando o terceiro lugar na tabela devido aos critérios de desempate, pois além de o Botafogo ter uma partida a menos, ele e o Grêmio tem uma vitória a mais que o Verdão.

O Palmeiras entra em campo como o clube que mais venceu na história do Campeonato Brasileiro (704 contra 702 do São Paulo, segundo colocado) e com melhor média de gols marcados (1,47 gols por jogo contra 1,46 do São Paulo, segundo colocado).

Neste Brasileirão, o Palmeiras tem o melhor saldo de gols (23, ao lado do Botafogo), o segundo melhor ataque (53 gols, atrás do Grêmio, com 57), o segundo maior número de vitórias (17, atrás de Grêmio e Botafogo, com 18) e o segundo menor número de derrotas (oito, ao lado do Flamengo e atrás apenas do RB Bragantino, com seis), além de, de acordo com o Footstats, ser o líder em cruzamentos, o líder em cruzamentos certos, o líder em faltas recebidas, o vice-líder em finalizações e o vice-líder em finalizações certas.

Histórico do Confronto

Palmeiras está invicto há 10 jogos contra o Inter como mandante

Desde a derrota por 1 a 0 pelo Campeonato Brasileiro de 2014 no Pacaembu, o Verdão registra oito vitórias e dois empates contra o Colorado atuando em seus domínios. Foram cinco vitórias e três empates pelo Brasileiro e três vitórias pela Copa do Brasil.

RETROSPECTO GERAL CONTRA O INTERNACIONAL: 100 jogos, 34 vitórias, 26 empates, 40 derrotas, 102 gols marcados e 125 gols sofridos.

– Último jogo: 16/07/2023 – Internacional 0x0 Palmeiras – Beira-Rio (Porto Alegre-RS) – Campeonato Brasileiro.
– Última vitória: 24/07/2022 – Palmeiras 2×1 Internacional (gols de Gustavo Gómez e Gabriel Menino) – Allianz Parque (São Paulo-SP) – Campeonato Brasileiro.
– Maior goleada do Palmeiras: 28/01/1965 – Palmeiras 5×0 Internacional (gols de Tupãzinho, Servílio, duas vezes, Rinaldo e Ademar Pantera) – Estádio dos Eucaliptos (Porto Alegre-RS) – Taça Rio Grande do Sul.

> Retrospecto contra o Internacional pelo Campeonato Brasileiro: 80 jogos, 24 vitórias, 23 empates, 33 derrotas, 74 gols marcados e 105 gols sofridos.

> Retrospecto contra o Internacional como mandante: 44 jogos, 23 vitórias, 11 empates, 10 derrotas, 52 gols marcados e 42 gols sofridos.

> Retrospecto contra o Internacional como mandante pelo Campeonato Brasileiro: 39 jogos, 19 vitórias, 11 empates, 9 derrotas, 44 gols marcados e 37 gols sofridos.

Preparação

Após a derrota para o Flamengo na noite da quarta-feira (8), o elenco alviverde retornou a São Paulo durante a madrugada e pernoitou nos alojamentos do Centro de Excelência. Os jogadores se reapresentaram na Academia de Futebol na manhã da quinta-feira (9) para iniciar a sua preparação para o confronto de hoje.

Como sempre é feito, os titulares que atuaram por mais de 45 minutos no Maracanã seguiram o cronograma de atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. Os demais jogadores foram a campo e realizaram atividades técnicas em dimensões reduzidas.

Os jogadores Eduard Atuesta e Flaco López (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academai de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

A preparação foi concluída na tarde da sexta-feira (10) na Academia de Futebol. O elenco alviverde realizou atividades técnicas e táticas, além de um recreativo (o tradicional rachão).

Os jogadores Mayke, Luan e Piquerez (esq. p/ dir.) da SE Palmeiras, durante treino na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/By Canon)

Escalação

Pendurados:  Weverton, Mayke, Piquerez, Vanderlan, Luan, Fabinho, Gabriel Menino, Jhon Jhon, Raphael Veiga, Artur, Kevin, Abel Ferreira (treinador) e Vitor Castanheira (auxiliar técnico).
Suspensos:     Gustavo Gómez (cartão vermelho).

Para esta partida o Professor Abel Ferreira terá praticamente todo o elenco à sua disposição, com exceção apenas de Gustavo Gómez, que está suspenso depois de ter recebido um cartão vermelho na partida contra o Flamengo na rodada anterior.

Com um homem a menos na zaga, a grande dúvida é se Abel Ferreira vai insistir na formação tática com três zagueiros, colocando o Naves para completar o trio, ou se mudará a formação, mantendo apenas Luan e Murilo na zaga e colocando mais um jogador no meio (num possível 4-4-2) ou se colocará mais um na frente (num possível 4-3-3).

Em minha opinião, uma formação interessante seria um esquema 4-4-2 com o Fabinho entrando pra compor o meio campo, ficando ele e Zé Rafael na volância e Ríos e Veiga encarregados da distribuição para o ataque. Acho que assim o Zé Rafael ficaria menos sobrecarregado e o Veiga não poderia mais se esconder, e se o fizesse ainda teríamos o Ríos para construir as jogadas, pelo menos em teoria.

Com tudo isso em mente creio que a provável escalação do Palmeiras deverá ser: Weverton; Mayke, Luan, Murilo e Piquerez; Fabinho, Zé Rafael, Richard Ríos e Raphael Veiga; Endrick e Breno Lopes.

 

*Pré-Jogo concluído em 11/11/2023 às 16:00.

*Escalação confirmada em 11/11/2023 às 20:00.

 

O Palmeiras entrará em campo contra o Internacional com a seguinte escalação: Weverton fechando o nosso gol; Marcos Rocha, Luan e Murilo na zaga; Mayke na lateral direita e Piquerez na lateral esquerda; Zé Rafael, Richard Ríos e Raphael Veiga no meio-campo; Breno Lopes e Endrick na linha de ataque. A formação tática inicial aparentemente será a 3-5-2.

Entraremos em campo com a nossa força máxima disponível neste momento. O Colorado sempre nos causa dificuldades, é um time chato de ser enfrentado seja aqui na nossa casa, seja lá no Beira-Rio. Não posso me esquecer da derrota que tivemos no meio da semana para o Flamengo e me preocupa a postura com a qual entraremos em campo.

Será que a derrota para o Flamengo foi uma derrota isolada, por termos enfrentado um time forte, um dos melhores na atualidade do futebol brasileiro? Ou será que aquele bom momento que vivemos recentemente, com cinco vitórias consecutivas, não tinha um bom embasamento para se sustentar e acabou nos dando falsas percepções a respeito do time?

Prefiro acreditar que tivemos um deslize por conta da dificuldade de enfrentar uma grande equipe e que temos condições de apresentar um bom futebol dentro de campo. Temos condições de enfrentar e superar o Internacional, embora não seja um jogo fácil. A não ser que o Colorado resolva facilitar as coisas para prejudicar o seu arquirrival Grêmio! Acredito numa vitória do Alviverde por 2×0, com gols do Endrick e do Veiga.

O Jogo

A partida teve início com os times apresentando um bom ritmo de jogo. O Colorado trocou passes no campo defensivo e o Palmeiras não pressionou de início.

Aos 2 minutos, Endrick recebeu do Marcos Rocha pela direita na intermediária, partiu em velocidade e finalizou da entrada da área, mas o goleiro Rochet fez boa defesa!

Aos 5 minutos, Wanderson infiltrou pelo bico esquerdo da área aos trancos e barrancos, buscou o fundo e tentou o passe para Aranguiz, mas a zaga alviverde cortou em escanteio. Alan Patrick cobrou o escanteio fechado pela esquerda e a defesa palmeirense fez o corte.

Aos 9 minutos, Ríos arriscou a finalização da entrada da área, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Dois minutos depois, Mayke cruzou pelo lado direito e Breno Lopes desviou de cabeça da pequena área, mandando a bola rente à trave colorada!

Aos 14 minutos, Enner Valencia buscou o fundo pela direita e fez o cruzamento na medida, achando Alan Patrick livre na pequena área, nas costas da zaga alviverde, mas na hora de empurrar para o gol escancarado ele furou em um lance bisonho!

Aos 19 minutos, Endrick recebeu na intermediária e finalizou de direita mandando um foguete que explodiu na trave do gol de Rochet!

Aos 23 minutos, Dalbert arriscou a finalização da entrada da área e Weverton espalmou para o meio da área, Wanderson ficou com o rebote e arriscou o chute na saída do Weverton, que fez outra grande defesa.

Pouco depois, Alan Patrick fez o cruzamento pela esquerda e a defesa alviverde cortou mal, Enner Valencia ficou com a sobra e finalizou com um voleio cruzado, mas Weverton defendeu mais uma!

Aos 30 minutos, Breno Lopes conseguiu o desarme no campo de ataque e finalizou, mas Rochet novamente fez boa defesa.

Aos 34 minutos, Endrick carregou até a entrada da área e serviu Breno Lopes, que dividiu com o goleiro na pequena área, mas mais uma vez Rochet fez boa defesa mandando a bola para escanteio. Após a cobrança do escanteio pela direita, Piquerez ficou com a sobra na entrada da área, mas mandou a bola pra fora.

Aos 36 minutos, Murilo recebeu cartão amarelo após entrada forte em Maurício.

Aos 37 minutos, Veiga tentou o passe de primeira e a bola foi para o meio da área após desvio de Aranguiz, Zé Rafael apareceu por ali para finalizar de primeira da marca do pênalti e a bola teve mais um desvio, desta vez na perna de Nico, tirando qualquer chance de defesa de Rochet! Placar aberto na Arena Barueri! Verdão 1×0 Colorado.

Aos 43 minutos, Piquerez cruzou na área e Ríos finalizou de primeira, obrigando mais uma vez o goleiro Rochet a fazer boa defesa, buscando a bola no pé da trave e nos cedendo escanteio! Veiga cobrou escanteio fechado, mas a defesa colorada fez o corte.

Após 4 minutos de acréscimos terminou o primeiro tempo na Arena Barueri. Placar parcial: Palmeiras 1×0 Internacional.

O jogo esteve equilibrado durante boa parte do primeiro tempo. Porém, na parte final da primeira etapa o Internacional começou a mostrar sinais de desgaste físico e dificuldades para manter a mesma intensidade inicial, o que permitiu que a pressão alviverde crescesse gradualmente a partir dos trinta minutos de jogo.

Ainda assim o Colorado teve melhor aproveitamento no primeiro tempo, com 56% de posse de bola, contra 44% do Verdão, o que resultou em quatro finalizações coloradas, todas a gol, e 12 finalizações alviverdes, sendo sete a gol, o que não é um índice ruim, mas que ficou ofuscado pelo desempenho colorado.

Voltamos para a segunda etapa com o Naves entrando no lugar do Luan, que sentiu dores na coxa direita nos acréscimos do primeiro tempo.

A primeira oportunidade do Alviverde veio aos dois minutos com o Veiga cobrando escanteio da esquerda, mas com a defesa colorada fazendo o corte.

Já a primeira boa oportunidade do Colorado veio aos 4 minutos, com o Alan Patrick tentando avançar por entre as nossas linhas e sendo parado com falta. Na cobrança o próprio Alan Patrick tentou um chute direto ao nosso gol, mas a bola foi pra fora!

Aos 10 minutos, Enner Valencia tabelou com Alan Patrick e recebeu com liberdade na meia-lua, ajeitou e encheu o pé, mas a bola parou em uma ótima defesa de Weverton.

Aos 13 minutos, Johnny recebeu de Rochet na intermediária, se atrapalhou com a pressão do Veiga e foi desarmado no campo defensivo. Na sequência Veiga abriu com Endrick, que finalizou da meia-lua tirando o goleiro Rochet da jogada! Placar ampliado na Arena Barueri! Verdão 2×0 Colorado.

Aos 18 minutos, o Professor Abel Ferreira fez novas substituições, com o Rony e o Vanderlan entrando no lugar de Endrick e Breno Lopes. Interessante registrar que a partir deste ponto o Palmeiras atuou com quatro laterais de ofício ao mesmo tempo: Piquerez, Vanderlan, Mayke e Marcos Rocha. Foi a primeira vez, pelo que me lembro, que vi isso acontecer!

Aos 22 minutos, Piquerez tentou o lançamento para o Rony na área colorada, mas Rochet saiu bem do gol e ficou com a bola.

Aos 27 minutos, Wanderson disputou com Marcos Rocha, mas tropeçou na bola ao tentar o drible e foi desarmado pelo defensor alviverde.

Aos 35 minutos, Alan Patrick recebeu e dominou no meio de campo, abriu os braços pedindo aproximação dos companheiros, mas foi desarmado pela nossa defesa.

Aos 40 minutos, o Professor fez nova substituição, com o Fabinho entrando no lugar do Richard Ríos.

Aos 42 minutos, Vanderlan roubou a bola no nosso campo defensivo e avançou num contra-ataque em velocidade, deu um drible desconcertante em Igor Gomez e deu um toque pro Rony, que ficou com o gol vazio à frente para marcar o terceiro gol do Verdão! Fim do jejum do Rony! Verdão 3×0 Colorado.

Aos 44 minutos, o Professor fez a nossa última substituição com o Artur entrando no lugar do Veiga.

Nos minutos finais o Inter apenas trocava passes no seu campo defensivo enquanto o Palmeiras observava e não pressionava. Ambas as equipes apenas aguardavam o fim da partida!

Depois de quatro minutos de acréscimos terminou a partida na Arena Barueri. Placar final: Palmeiras 3×0 Internacional.

Foi uma boa partida, que se manteve equilibrada nos trinta primeiros minutos da etapa inicial, mas com o Palmeiras assumindo gradualmente o controle da partida mesmo com o Internacional mantendo a posse de bola.

O Verdão soube controlar o jogo, deixando a bola com o adversário e permitindo que  criasse jogadas, para então atuar com contra-ataques rápidos e precisos. É importante destacar que o desgaste apresentado pelo Colorado não foi resultado de uma forte pressão do Alviverde, que pouco pressionou e soube aproveitar bem as oportunidades para contra-atacar.

O Colorado acabou tropeçando na sua própria falta de qualidade, que se mostrou em muitos momentos da partida, como na furada ridícula de Alan Patrick diante do nosso gol vazio.

As estatísticas da partida comprovam que o Palmeiras soube administrar a partida a seu favor, sem precisar se desgastar. Enquanto o Colorado teve 61% de posse de bola, o Verdão teve apenas 39%. Porém, mesmo com a posse de bola muito menor, o Palmeiras finalizou 18 vezes, sendo 10 no gol, enquanto o Inter teve 7 finalizações, sendo 5 no gol. Em termos percentuais, a taxa de acerto do Colorado é maior que a do Verdão, mas não podemos nos esquecer que na segunda etapa o Inter finalizou apenas 3 vezes, sendo somente uma no gol e o Verdão finalizou 6 vezes, sendo 3 no gol. Estes números mostram como o rendimento do Colorado caiu muito na etapa final do jogo.

Com o resultado o Palmeiras assumiu temporariamente a liderança do Brasileirão, chegando aos 62 pontos, três pontos a mais que o agora vice-líder Botafogo, que ainda vai jogar nesta rodada e tem um jogo atrasado que será disputado na parada da Data FIFA.

Por falar em Data FIFA, o Brasileirão terá uma pausa de duas semanas por conta dos dois jogos da Seleção Brasileira pelas eliminatórias da Copa do Mundo contra a Colômbia e a Argentina.

O nosso próximo compromisso pelo Campeonato Brasileiro será no dia 26 de novembro, quando iremos à Arena Castelão, na capital cearense, para enfrentar o Fortaleza em partida válida pela 35ᵃ rodada da competição.

Até lá e #AvantiPalestra!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo no WhatsApp!

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Palmeirense de coração, contra o politicamente correto e a lacração nos esportes