Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Corinthians – Derby – Brasileirão 2022

3ª Rodada

 

Pré Jogo

Quando surge, galera alviverde!

Nosso Palmeiras segue na busca por mais um título brasileiro e hoje entrará em campo na Arena Barueri para enfrentar o nosso arquirrival Corinthians, em partida válida pela 3ª rodada do Brasileirão.

Vindo do empate em 0x0 com o Flamengo, em partida adiantada da 4ª rodada realizada na última quarta-feira (20) no Maracanã, o Verdão busca a sua primeira vitória no Brasileirão, onde somou apenas dois pontos de nove possíveis nas três primeiras partidas do campeonato e ocupa a 15ª posição na classificação geral.

Esta será a primeira vez que um Derby será realizado na Arena Barueri e será o segundo Derby da temporada 2022. O primeiro ocorreu durante a fase de grupos do Campeonato Paulista, quando o Palmeiras superou o Timão por 2×1 no Allianz Parque. O retrospecto geral é favorável ao Verdão: em toda a história foram 382 confrontos, com 135 vitórias, 116 empates, 131 derrotas, 539 gols marcados e 493 gols sofridos.

O Verdão se reapresentou na Academia de Futebol na manhã da quinta-feira (21) para iniciar a preparação para o Derby de hoje. Como é praxe, os jogadores que atuaram por mais tempo contra o Flamengo fizeram atividades regenerativas, enquanto o restante do grupo realizou atividades técnicas com ênfase na marcação, passes, transições e finalizações, e depois emendaram alguns trabalhos individuais e específicos para os setores ofensivo e defensivo.

O jogador Danilo, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Nossa preparação prosseguiu na tarde de sexta-feira (22), na Academia de Futebol. O técnico Abel Ferreira e sua comissão comandaram principalmente trabalhos táticos. Após o aquecimento, os jogadores foram divididos em grupos para uma atividade de construção de jogadas com ênfase nas opções de passe. Parte do elenco realizou na sequência uma atividade técnica em campo reduzido, enquanto os demais encerraram o treino com um recreativo.

Os jogadores Wesley e Gabriel Menino (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

O Professor Abel Ferreira possui todo o elenco à disposição, com exceção apenas do zagueiro Luan, que continua em trabalho de recuperação de uma lesão na coxa esquerda. Dada a importância do Derby, por causa da rivalidade, é provável que o Professor escale o mesmo time que entrou em campo contra o Flamengo. Porém, não podemos  nos esquecer que na próxima quarta-feira (27) o Verdão vai ao Equador para partida contra o Emelec pela fase de grupos da Libertadores, o que pode influenciar na escalação de hoje.

O Palmeiras irá a campo com o Weverton, fechando o nosso gol; Piquerez na lateral esquerda e Marcos Rocha na lateral direita; Murilo e Gustavo Gómez na zaga; Zé Rafael, Danilo e Raphael Veiga no meio campo; Gabriel Veron, Dudu e Rony na linha de ataque. Praticamente nosso time titular, com exceção apenas de Murilo e Veron, organizado num provável esquema tático inicial 4-3-3, e plenamente capaz de enfrentar o Corinthians sem sustos.

O Jogo

A partida começou com o Verdão saindo com a bola e partindo para o ataque, fazendo aquela forte pressão inicial que já se torna uma marca registrada do Palmeiras. Aos 9 minutos, Danilo teve uma boa oportunidade, ao arriscar de fora da área mas mandando a bola por cima da meta!

Pouco depois, aos 11 minutos, Zé Rafael cruzou na área e Rony chegou para desviar de cabeça, mas a bola não entrou! Pouco depois, em cobrança de escanteio Veiga cruzou na área e nosso xerifão Gustavo Gómez subiu e desviou de cabeça para abrir o placar na Arena Barueri! Porco 1×0 Gambás!

Apenas quatro minutos depois, um lance que pareceu um replay daquele que resultou no nosso primeiro gol: nova cobrança de escanteio e Veiga novamente cruzou na área e agora Rony foi quem desviou a bola e a mandou para o fundo do gol de Donelli! Placar ampliado na Arena Barueri! Porco 2×0 Gambás!

O Palmeiras seguiu com maior posse de bola e controlando o jogo, criando jogadas no ataque. Aos 23 minutos, Rony teve uma boa oportunidade ao receber na zona de ataque e finalizar para fora! Foi um gol que não se perde, mas…

Seguimos pressionando o Corinthians, que sentiu muito os gols sofridos e se mostrou perdido em campo. Aos 38 minutos, Veron recuperou a bola no ataque e finalizou, mas o goleiro Donelli fez a defesa! A primeira etapa terminou na Arena Barueri com o placar de Palmeiras 2×0 Corinthians.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no elenco. Já aos 2 minutos, Zé Rafael recebeu na entrada da área e bateu colocado mas a bola explodiu na trave do gol corinthiano!

O Verdão manteve o mesmo ritmo do primeiro tempo e o Corinthians não conseguia esboçar reação. O Verdão seguiu ditando o ritmo da partida e aos 24 minutos Veiga finalizou e Rony desviou para o fundo do gol de Donelli, mas a arbitragem marcou o impedimento!

Aos 25 minutos, Dudu partiu pra cima, chutou colocado e mandou para o fundo do gol, fazendo o dele e ampliando o placar na Arena Barueri! Porco 3×0 Gambás!

Aos 32 minutos, o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com a entrada do Kuscevic no lugar de Murilo. Pouco depois, aos 35 minutos, boa oportunidade com o Veiga, que recebeu e dominou na área e finalizou, quase ampliando o placar! Aos 39 minutos, novas substituições com Navarro, Mayke e Wesley entrando em substituição a Rony, Dudu e Veron. Aos 42 minutos, mais uma substituição, com o Atuesta entrando em substituição ao Veiga.

O Verdão até poderia ter ampliando o placar, pois não parou de pressionar os Gambás. Mandamos no jogo e foi um verdadeiro amasso! Placar final na Arena Barueri: Palmeiras 3×0 Corinthians.

Foi uma vitória daquelas que dá gosto de ver! O Verdão mandou em campo e não deu espaços para o Corinthians, que se mostrou apático dentro de campo. Em determinados momentos parecia que o Palmeiras estava jogando sozinho!

Gostei da atuação dos nossos jogadores, com destaque especial para o Raphael Veiga! Veron também teve uma boa atuação, assim como o Zé Rafael, que jogou muito! Também gostaria de destacar a atuação do Piquerez, que vem evoluindo jogo a jogo!

Agora é abrir aquela Heineken e aproveitar a noite de sábado para comemorar mais uma vitória do nosso Verdão! As coisas começam a mudar no Brasileirão!

Próximo desafio será na próxima quarta-feira (27), quando iremos ao Equador enfrentar o Emelec pela Libertadores!

Até lá e #AvantiPalestra!!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Sander Souza
Sigam me
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments