Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 94: Emelec x Palmeiras – Libertadores 2022

Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Emelec x Palmeiras – Libertadores 2022

Fase de Grupos – 3ª Rodada

 

Pré Jogo

Quando surge, amigos palestrinos!

O Palmeiras segue na busca pela Glória Eterna, o tricampeonato da Libertadores, e para isso viajou ao Equador, onde enfrentará a equipe do Emelec, no estádio George Capwell, em Guayaquil, em partida válida pela terceira rodada da fase de grupos da competição continental.

Vindo da vitória no Derby Paulista por 3×0 no último sábado (23), o Verdão entrará em campo com o objetivo de se manter como o time com a melhor campanha na fase de grupos da atual temporada. Todos os números são favoráveis ao alviverde: o Palmeiras ostenta uma invencibilidade de 18 jogos fora de casa na Libertadores, recorde absoluto na história da competição: são 16 jogos como visitante com mando do adversário (11 vitórias e cinco empates) e dois em campo neutro, justamente as duas últimas finais, ambas vencidas pelo Maior Campeão do Brasil. Além disso, o Verdão é o time brasileiro com mais títulos (3), mais finais (6), mais participações (22), mais vitórias (119) e mais gols (404) no torneio continental.

Em relação ao Emelec, o retrospecto também é favorável ao Verdão: foram apenas dois confrontos em toda a história, ambos pela fase de grupos da Libertadores de 1995 e vencidos pelo Palmeiras.

Preparação

O Verdão se reapresentou já no domingo (24) na Academia de Futebol para iniciar a preparação para o duelo de hoje. Como é praxe, os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos contra o nosso arquirrival fizeram trabalhos regenerativos no centro de excelência. Os demais foram a campo e disputaram um coletivo com dois tempos de 15 minutos e a participação dos jovens do grupo de apoio do Sub-20.

O meio-campista Jailson sofreu uma lesão no joelho direito durante a atividade e, após a realização de exames de imagem, foi constatado o rompimento do ligamento cruzado. O atleta passou por cirurgia na segunda-feira (25) e iniciou a recuperação sob os cuidados dos profissionais do Núcleo de Saúde e Performance.

Os jogadores Eduard Atuesta e Gustavo Scarpa (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

O Verdão prosseguiu com a preparação na manhã de segunda-feira (25) na Academia de Futebol, antes do embarque para o Equador. No gramado, após o aquecimento, a comissão de Abel Ferreira comandou uma movimentação técnica com os jogadores de linha. As ênfases foram posse de bola e objetivos específicos. Os goleiros trabalharam com os preparadores da posição Rogério Godoy e Thales Damasceno.

Na sequência, os titulares da vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians no sábado (23), pelo Campeonato Brasileiro, fizeram complemento físico pelo desgaste acumulado e foram liberados, enquanto os demais atletas palestrinos colocaram em prática outro treino técnico, desta vez com a presença dos arqueiros.

O jogador Mayke, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Já no Equador, o Verdão encerrou a sua preparação com um treino realizado na tarde de terça-feira (26), no Estádio Monumental, em Guayaquil. O Professor Abel Ferreira comandou trabalhos táticos. Inicialmente, ele dividiu duas equipes no gramado e orientou posicionamento e movimentações. Em seguida, a comissão ensaiou as bolas paradas e, para fechar, o elenco disputou um treino recreativo.

Os jogadores Eduard Atuesta e Gustavo Scarpa (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Esta partida marcará a estreia do Professor Abel Ferreira à frente do nosso elenco na Libertadores, já que nas duas primeiras partidas da competição ele cumpriu suspensão por ter sido expulso de campo durante a partida da Recopa.

Neste momento (27/04/2022 18:30) espera-se que o Verdão entre em campo poupando a maioria dos titulares, atuando com um time mesclado de reservas e Crias da Academia. Jailson não deve atuar pelo restante da temporada devido à lesão sofrida no joelho e Luan continua em recuperação.

Desta forma iremos a campo com Weverton fechando o nosso gol; Piquerez na lateral esquerda e Mayke na lateral direita; Kuscevic e Gustavo Gómez na zaga; Gustavo Scarpa, Atuesta e Danilo no meio campo; Wesley, Gabriel Veron e Rony na linha de ataque. Apesar de ser formado por uma mescla de titulares, reservas e Crias, é uma equipe com todas as condições técnicas de enfrentar e vencer o Emelec sem sustos ou grandes dificuldades.

O Jogo

A partida começou com o Palmeiras indo pra cima do Emelec, como se não tivesse tomado conhecimento do adversário. Já no primeiro minuto, Rony disparou pela esquerda e da entrada da área tentou a finalização mas foi travado pela defesa adversária e na sequência Scarpa tentou aproveitar a sobra mas a bola saiu pela linha de fundo!

Mantendo a pressão, aos 8 minutos nova oportunidade para o Verdão, com uma falha da defesa adversária após lançamento no campo de ataque e Rony aproveitando a sobra de bola para finalizar com a defesa do goleiro!

Pouco depois Scarpa recebeu e dominou na grande área, e mandou um foguete que explodiu na trave! Aos 18 minutos, Wesley faz cruzamento perfeito da esquerda e Rony desviou de cabeça, mandando a bola pro fundo do gol dos equatorianos, abrindo o placar em Guayaquil! Emelec 0x1 Palmeiras!

Após abrir o placar, o Verdão não mudou seu ritmo e seguiu pressionando, controlando o jogo e aproveitando os erros do adversário para construir jogadas de ataque. Só não aconteceram mais gols por erros de finalização. Aos 24 minutos, Veron avançou como um foguete em direção ao gol e ninguém conseguiu detê-lo, e o resultado não poderia ser outro! Placar ampliado no Equador! Emelec 0x2 Palmeiras!

Seguimos com maior posse de bola e controlando o jogo, e aos 41 minutos Veron coloca Rony na cara do gol e ele finaliza, mas a defesa adversária conseguiu tirar a bola em cima da linha do gol! Após 2 minutos de acréscimos, terminou o primeiro tempo em Guayaquil! Emelec 0x2 Palmeiras.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no time. Embora tivesse feito um bom primeiro tempo e estivesse com vantagem no placar, no segundo tempo o Verdão começou a cometer erros absurdos, que deram espaço para que o Emelec crescesse no jogo. Rony conseguiu perder um gol sem goleiro, tentando cabecear uma bola que estava quase rente ao chão! E como diz a regra do futebol, quem não faz, toma! Aos 15 minutos o Emelec seguiu em contra-ataque após a jogada bisonha do Rony e conseguiu chegar ao nosso gol, diminuindo a nossa vantagem! Emelec 1×2 Palmeiras.

Após o gol dos equatorianos, o Verdão começou a mostrar nervosismo e os erros aumentaram muito, dando espaço para o Emelec construir jogadas de ataque, fazendo a nossa nervosa defesa trabalhar. Nossa vantagem no placar diminuiu assim como a confiança dos nossos jogadores. O Emelec passou a nos pressionar e a partida ficou equilibrada. Porém, parecia muito mais fácil o Emelec empatar do que o Palmeiras fazer o terceiro e sacramentar a vitória. Weverton fez várias defesas excelentes!

Aos 33 minutos o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com Breno Lopes e Rafael Navarro entrando em substituição a Veron e Rony. Seguimos num jogo nervoso, com o Emelec se tornando cada vez mais ofensivo. Aos 37 minutos, Gabriel Menino e Jorge entraram em substituição a Scarpa e Wesley. Aos 45 minutos, nossa última substituição, com o Fabinho entrando no lugar de Atuesta.

Aos 47 minutos, numa jogada que parecia ser um cruzamento, Breno Lopes mandou a bola no ângulo, a bola encobriu o goleiro, bateu na trave e entrou, sacramentando o resultado no estádio George Capwell! Emelec 1×3 Palmeiras!

Após 5 minutos de acréscimos, a partida terminou em Guayaquil. Emelec 1×3 Palmeiras.

Foram dois tempos distintos. Fizemos um bom primeiro tempo, onde controlamos o jogo e jogamos com tranquilidade, construindo um bom resultado. Já na segunda etapa, após o gol absurdamente perdido pelo Rony, que resultou no contra-ataque que permitiu ao Emelec marcar o seu gol,  o Verdão sentiu e passou a jogar com nervosismo, com uma sucessão de erros acontecendo e permitindo que o Emelec crescesse na partida e passasse a nos atacar e a nos dar um trabalho que eu não imaginava ter!

Eu acreditava que seria uma partida tranquila, sem sustos ou grandes dificuldades. Ledo engano!

E na boa, eu chego a ter pena dos jogadores que se esforçam e dão bons passes para o Rony finalizar de forma ridícula e perder gols fáceis!

Mas… o que importa é que continuamos com 100% de aproveitamento e acumulamos 17 jogos de invencibilidade como visitante. somamos mais 3 pontos e acumulamos um saldo de 13 gols! Continuamos caminhando para encerrarmos a fase de grupos com a melhor campanha!

Agora é hora de virar a chave novamente e nos prepararmos para a nossa estreia na Copa do Brasil contra o Juazeirense, no próximo sábado (30).

Até lá e #AvantiPalestra!

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Palmeirense de coração, contra o politicamente correto e a lacração nos esportes