No início, as pessoas acreditaram que o boxe-xadrez, inventado pelo artista holandês Iepe Rubingh, era um espetáculo artístico, não um esporte. Hoje o jogo consiste em 11 rodadas, 6 de xadrez e 5 de boxe. Os competidores podem vencer seu oponente por nocaute no ringue ou no tabuleiro de xadrez. Na verdade, foi uma boa oportunidade para testar a saúde física e mental dos adversários.

Este esporte consiste em 11 rodadas alternadas entre xadrez e boxe mas sempre começa e termina com xadrez. Cada rodada dura cerca de 3 minutos seguido por um intervalo de 1 minuto. As rodadas são jogadas sob controle de tempo com um total de 9 minutos atribuídos a cada jogador e nenhum minuto extra a partir do momento em que a primeira peça é movimentada.

De acordo com as regras estabelecidas desde o início do esporte, uma partida de xadrez pode ser encerrada com vitória por nocaute ou nocaute técnico no boxe; a vitória no xadrez se dá por xeque-mate; perdido por exceder o controle de tempo do jogo; ou perdas resultantes da renúncia de qualquer disciplina. A vitória também pode ocorrer como resultado da desqualificação de um adversário pelo árbitro em qualquer forma de disciplina após advertências repetidas ou devido à inatividade prolongada, tempo de jogo prolongado ou infrações.

Quando o jogo termina empatado antes da rodada final, uma rodada de boxe é realizada para determinar o campeão. Se a luta também terminar sem um vencedor claro, o boxeador com a primeira posição em pontos de boxe ganha a luta geral. Em caso de empate na rodada final o boxeador com mais pontos será declarado vencedor imediatamente. Em ambos os casos se a partida terminar com os dois lutadores empatados o jogador que joga as pretas vence porque não há vantagem no primeiro lance no xadrez.

A primeira competição de boxe-xadrez ocorreu apenas em 2003 em Berlim. Em cooperação com a Associação Holandesa de Boxe, com a Federação Holandesa de Xadrez e a Organização Mundial de Xadrez de Boxe (WCBO) a primeira partida do Campeonato Mundial aconteceu em Amsterdã onde Iepe Ruingh e Jean Louis Veenstra se enfrentaram no ringue com Ruingh vencendo por sua própria conta.

“A adrenalina bloqueia o pensamento e você precisa usar estratégias para controlá-lo como a agressividade no boxe. Requer um tremendo controle do corpo e da mente. Nunca fui. Agora vejo um esporte tão radical” disse o holandês Iepe Ruingh.

 

 

Lucas Barboza, para Vida Destra, 22/12/2021                                                                Sigam-me no Twitter! Vamos conversar sobre o meu artigo! @BarbozaLucaas

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Acompanhe me
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments