Se você é um daqueles homens que está cansado de eventos e competições esportivas tradicionais e quer experimentar algo mais inovador, que tal participar de um concurso de carregamento de esposas?  Nesse tipo de disputa, os maridos percorrem uma trilha repleta de obstáculos ao transportar seus entes queridos. O prêmio para o vencedor do concurso costuma ser uma quantidade de cerveja com base no peso da mulher.

Este “esporte” se originou na Finlândia e provavelmente foi inspirado em contos históricos. Uma das lendas mais conhecidas nasceu por volta do século XIX e conta que alguns homens constantemente roubavam as esposas de inimigos de cidades próximas como forma de vingança. Ao longo dos anos, a popularidade da competição inspirou eventos semelhantes nos Estados Unidos, Austrália, Irlanda e até na China. Em alguns desses eventos, como o Campeonato Norte-Americano de Carregamento de Esposas, os promotores entregam dinheiro aos vencedores e cobrem as despesas de viagem dos campeões para jogar nas principais ligas finlandesas.

Até mesmo Dennis Rodman disputou um torneio desse tipo na cidade de Sonkajärven, embora não tenha terminado o percurso inteiro, alegando que não estava preparado para uma “competição extenuante”.

Berço do esporte, o torneio finlandês é o mais famoso e, como qualquer competição, possui regras, regulamentos, estratégias e proezas atléticas. Obviamente, as regras de cobrança do cônjuge podem variar de evento para evento ou de país para país. Na regulamentação finlandesa, o principal mandamento é que todos os envolvidos se divirtam. Se você for solteiro, não se preocupe, as regras afirmam claramente que os participantes não precisam necessariamente ter suas próprias esposas. Pode ser a esposa do vizinho ou algum “amigo próximo”.

Os únicos requisitos para uma mulher são ter mais de 17 anos e pesar pelo menos 49 kg. Se for mais leve, você deve carregar uma mochila pesada para compensar a diferença. A extensão oficial da pista é de cerca de 250 metros, com uma superfície que inclui trechos de areia, água, grama e cascalho. Se um competidor derrubar sua esposa, ele sofre uma penalidade de 15 segundos.

As esposas, aliás, quase sempre sofrem alguma queda, daí a necessidade do uso de capacete. As autoridades destes eventos atribuem também prémios especiais aos melhores trajes, conferindo um toque mais festivo ao concurso.

 

 

Lucas Barboza, para Vida Destra, 10/11/2021                                                                Sigam-me no Twitter! Vamos conversar sobre o meu artigo! @BarbozaLucaas

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd e no Canal do Telegram : https://t.me/EsportesVD

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
Acompanhe me
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments