Cornhole (também conhecido regionalmente como lançamento de saco de feijão) é um jogo de gramado em que os jogadores se revezam jogando sacos de 16 onças de grãos de milho em uma plataforma elevada com um buraco na extremidade oposta. Uma bolsa no buraco marca 3 pontos, enquanto uma no tabuleiro marca 1 ponto. O jogo continua até que uma equipe ou jogador alcance ou exceda a pontuação de 21.

As partidas do Cornhole são jogadas com dois conjuntos de bolsas, duas tábuas e de dois a quatro jogadores.

Existem quatro bolsas em um conjunto. Cada conjunto de sacolas deve ser distinguível do outro; cores diferentes funcionam bem. As regras da American Cornhole League exigem sacos de tecido com costura dupla medindo 6 por 6 polegadas (150 por 150 mm) e pesando 15,5 a 16,5 onças (440 a 470 g). Embora os sacos costumassem ser preenchidos com grãos de milho (daí o nome Cornhole), os sacos são hoje geralmente preenchidos com resina plástica ou outro material que mantenha um peso e formato consistentes. Os sacos são geralmente de dupla face, com cada lado do saco sendo um material diferente que reage mais rápido ou mais devagar na placa. Sacos mais rápidos são preferidos em condições úmidas, onde os sacos não deslizam tão facilmente. Além disso, os jogadores profissionais podem usar materiais diferentes, dependendo de seus estilos pessoais de lançamento. Os jogadores com um lance mais baixo e mais difícil podem usar mais rotação e um material de saco mais lento. Jogadores com arremessos mais altos e mais suaves podem lançar com menos rotação e preferir uma bolsa mais reativa.

Cada placa tem 2 por 4 pés (0,61 por 1,22 m), com um orifício de 6 polegadas (150 mm) centrado em 9 polegadas (230 mm) do topo. Cada placa deve ser inclinada com a borda superior da superfície de jogo 12 polegadas (300 mm) acima do solo e a borda inferior 3–4 polegadas (76–102 mm) acima do solo. Uma quadra regular coloca os buracos a 33 pés (10 m) de distância, ou 27 pés (8,2 m) entre as bases das plataformas. Distâncias mais curtas podem ser usadas quando jogadores mais jovens estão participando ou não há espaço suficiente.

As sacolas são jogadas da caixa do jarro, que é a área retangular diretamente à esquerda ou à direita de uma plataforma. A parte inferior da plataforma forma a linha de falta.

As partidas do Cornhole são divididas em entradas ou frames de jogo. Durante cada quadro, cada jogador lança quatro sacos, alternando as equipes entre cada lance. Um jogador deve entregar a sacola da caixa do arremessador da esquerda ou da direita e permanecer na caixa do arremessador designada durante o jogo em duplas ou equipe (na equipe, cada jogador jogará apenas 2 bolsas, no entanto). Em jogos de simples, um jogador irá jogar da caixa do arremessador direita e esquerda durante o jogo, enquanto os jogadores caminham para pegar suas malas na pista designada. Em nenhum momento os oponentes atirarão da mesma caixa do arremessador durante um frame. Os jogadores não podem passar por cima da linha de falta ou fora da caixa do arremessador durante o lançamento.

Cada jogador deve entregar a bolsa em vinte segundos. O tempo começa quando o jogador pisa na caixa do arremessador com a intenção de arremessar. O jogador que marcou no quadro anterior arremessa primeiro no próximo quadro. Se nenhum jogador marcar, o jogador que arremessou primeiro na entrada anterior arremessa primeiro na entrada seguinte. Nenhum pé pode passar pela frente da prancha até que a sacola deixe a mão, caso contrário, o ponto não conta.

Cornhole pode ser jogado como simples, duplas ou no formato de equipe (4 jogadores por equipe). No jogo de duplas, quatro jogadores se dividem em duas equipes. Um membro de cada equipe arremessa de um quadro e os outros membros arremessam do outro. O primeiro lado dos jogadores alterna as sacolas de lançamento até que ambos os jogadores tenham jogado todas as quatro sacolas, então os jogadores que lançam do tabuleiro oposto continuam a se alternar da mesma maneira até que todas as quatro sacolas sejam entregues e a entrada ou moldura seja concluída. No jogo de simples, dois jogadores jogam um contra o outro. A entrega é tratada da mesma maneira que o jogo de duplas. Ambos os competidores lançam do mesmo tabuleiro e alternam seus arremessos até que todas as suas bolsas tenham sido lançadas, completando o inning ou frame.

No formato de equipe, cada extremidade do tabuleiro é composta por dois jogadores de cada equipe, com um total de oito jogadores (4 por equipe). Os jogadores irão jogar duas bolsas cada por frame, ainda de forma alternada.

Para pontuar, os sacos devem ser lançados no buraco ou pousar no tabuleiro. Uma bolsa que cai pelo buraco vale três pontos. O saco pode ser jogado diretamente no buraco, deslizar para dentro do buraco ou ser jogado no buraco por outro saco. Uma bolsa que cai no tabuleiro e ainda está no tabuleiro no final do inning vale um ponto. Se um saco tocar o solo e parar no tabuleiro, ele é removido do tabuleiro antes da continuação do jogo e não vale nenhum ponto (comumente referido como um “saco de sujeira”). A pontuação é feita por cancelamento (por exemplo, se o Time A marcar 12 pontos no quadro e o Time B marcar 10 pontos no quadro, o Time A recebe 2 pontos). O jogo continua até que um jogador ou equipe alcance ou exceda 21 pontos.

Na versão comum de pontuação de cancelamento, a pontuação total de cada equipe para o inning é totalizada em cada rodada e, em seguida, a diferença das duas pontuações é atribuída à equipe com a pontuação mais alta. Portanto, só é possível para uma equipe marcar pontos a cada entrada. Por exemplo, se uma equipe acerta duas sacas no buraco e uma no tabuleiro por 7 pontos, e a outra equipe acerta uma sacola no buraco e duas no tabuleiro por 5 pontos, 5 pontos da rodada seriam cancelados, e a primeira equipe marcaria assim 2 pontos. Como apenas uma equipe pode marcar pontos em cada quadro, é impossível para ambas as equipes atingirem ou excederem 21 pontos no mesmo turno e, portanto, os empates são impossíveis.

Uma partida cornhole é jogada até que o primeiro jogador ou equipe atinja 21 pontos na conclusão de uma entrada. A equipe vencedora não precisa vencer por dois ou mais pontos.

 

 

Lucas Barboza, para Vida Destra, 17/11/2021                                                                Sigam-me no Twitter! Vamos conversar sobre o meu artigo! @BarbozaLucaas

 

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