Prezados leitores:
Apresento mais um artigo escrito em parceria com o Visão AlviVerde, um projeto feito por palmeirenses para palmeirenses, com o objetivo de divulgar fotos, vídeos e informações em geral sobre o maior campeão do Brasil!!
Sigam o Visão AlviVerde nas redes sociais:
YouTube Instagram Twitter Facebook
Estudioso, estrategista, detalhista. Estes são alguns dos adjetivos que podemos usar para descrever o Professor Abel Ferreira, o técnico que trouxe uma nova visão de comando ao nosso amado Palmeiras. Seu modo de conduzir o time, aliando estudo e estratégia a um esquema tático desenhado de acordo com o adversário a ser enfrentado, foi o grande responsável por colocar o Palmeiras em um patamar mais elevado no futebol brasileiro. Hoje, poucos são os times com os quais podemos nos comparar aqui no Brasil.
Este modo de conduzir a equipe alviverde, aliado à filosofia “todos somos um” se tornou o referencial de qualidade a ser alcançado e superado por outros treinadores, não apenas no Brasil, mas também ao redor do mundo. No artigo anterior, escrevi a respeito do valor que a conquista do Mundial de Clubes tem para nós, e citei que a competição é a grande oportunidade de encararmos o desafio de enfrentar equipes mais fortes.
A partida da semifinal que o Palmeiras jogará contra o egípcio Al-Ahly não será um desafio apenas para os jogadores, dentro de campo, mas será também para Abel Ferreira, que terá do outro lado um técnico tão estudioso e estrategista quanto ele: o sul-africano Pitso Mosimane.
Desde que o Al-Ahly conquistou a vaga nas semifinais do Mundial de Clubes, Abel Ferreira já deve estar preparando o esquema tático para enfrentar o rival. Contou com a vantagem de ter assistido in loco a partida entre o Al-Ahly e a equipe mexicana do Monterrey, e de ter visto a atuação dos jogadores que serão nossos adversários. Pitso não teve a mesma oportunidade, mas há tempos tem estudado as partidas do Palmeiras, incluindo a final da Libertadores contra o Flamengo, e tem avaliado nosso elenco, com o mesmo objetivo com o qual Abel avaliou a equipe egípcia.
A favor de Pitso há o fato que alguns jogadores que estavam escalados pela seleção egípcia, e que não estavam na partida contra o Monterrey, poderão entrar em campo contra o Verdão. Esta vantagem, porém, pode se tornar uma grande desvantagem, dependendo do estado físico dos atletas, que chegarão a Abu Dhabi pouco tempo antes da partida.
Será mais que um simples confronto entre duas grandes equipes, será também o confronto entre dois grandes técnicos! De qualquer maneira, deveremos assistir a uma grande partida, com duas equipes bem conduzidas e taticamente preparadas para anular uma à outra, fazendo com que o desempenho individual de cada atleta faça a grande diferença dentro de campo. Times bem montados, boas estratégias e bons jogadores em ação: este é o verdadeiro futebol, e o Verdão certamente fará um jogo de alto nível! A nós torcedores, resta apenas torcer e desfrutar do espetáculo!!
#AvantiPalestra
*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.
Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE