Vídeos do J6 recentemente liberados mostram a visita guiada da polícia do Capitólio ao assim chamado ‘Xamã do Q-Anon’
Prezados leitores:
Seguimos com o nosso compromisso de trazer até vocês, todos os sábados, artigos sobre temas relevantes publicados pela imprensa internacional e traduzidos pela nossa colaboradora, a jornalista e tradutora profissional Telma Regina Matheus. Apreciem!
Vídeos do J6 recentemente liberados mostram a visita guiada da polícia do Capitólio ao assim chamado ‘Xamã do Q-Anon’
Policiais do Capitólio foram filmados enquanto promoviam uma visita guiada ao ‘Xamã do Q-Anon’, o rosto da insurreição de 6 janeiro, segundo os Democratas.
Fonte: The Federalist
Título original: Newly Released J6 Tapes Show Capitol Police Giving Guided Tour To So-Called ‘Q-Anon Shaman’
Link para o artigo original: aqui!
Publicado em 6 de março de 2023
Autor: Tristan Justice*
Novas imagens de vigilância do prédio do Capitólio americano, em 6 de janeiro de 2021, revelam que a polícia interna do local deu tratamento VIP a Jacob Chansley, conhecido como ‘Xamã do Q-Anon’. A equipe do apresentador da Fox News, Tucker Carlson, avaliou mais de 40.000 horas de vídeos sobre aquele dia e, na segunda-feira, foram ao ar imagens nunca vistas do grupo de Chansley no Capitólio.
Chansley, que abominavelmente presidiu uma seção vazia do Senado enquanto revoltosos desfilavam pelo complexo, é visto sendo escoltado por policiais do Capitólio até diversas entradas em todo o edifício. Às vezes, os oficiais que escoltavam Chansley até parecem verificar se havia portas destrancadas.
“Eles o ajudaram. Eles agiram como guias turísticos”, disse Carlson, cujo acesso às imagens lhe fora concedido pelo porta-voz Republicano da Câmara, Kevin McCarthy. “Contamos pelo menos nove policiais perto de Jacob Chansley, que estava desarmado. Nenhum policial tentou detê-lo”.
Nas imagens mais viralizadas [nas redes sociais] sobre a “insurreição” de 6 de janeiro, o homem [usando um gorro com chifres] declarou-se culpado e foi sentenciado a 41 meses de prisão por seu envolvimento no tumulto. Promotores federais solicitaram ainda mais tempo [de prisão] para o homem do Arizona que, no momento de sua sentença em novembro de 2021, tinha 34 anos de idade.
As imagens publicadas por Carlson, na segunda-feira à noite, mostram o homem – que os promotores encarceraram por quase meia década – pedindo aos policiais que “permitissem” a entrada dos manifestantes no Capitólio.
“Obrigado, Pai Celestial, por inspirar estes policiais a nos permitirem entrar neste edifício”, disse Chansley no plenário do Senado.
“Chansley entendeu que a polícia do Capitólio era sua aliada”, disse Carlson, que então contrastou a nova filmagem com as retóricas hiperbólicas sobre Chansley promovidas pela Comissão de Inquérito dos Democratas sobre o 6 de janeiro. “Ele é um terrorista”, disseram eles, “ele deveria ser morto”.
Em seguida, Carlson exibiu um clipe do fundador do Projeto Lincoln, Steve Schmidt, exortando que Chansley fosse executado. “Atirem nele!”, Schmidt gritou na HBO. “Atirem nele!”.
Ao concluir o segmento [do programa], Carlson perguntou: “Se [Chansley], de fato, cometeu crime tão grave, por que os policiais que estavam tão perto dele não o prenderam?”.
*Tristan Justice é correspondente do Federalist e autor da Social Justice Redux, uma newsletter sobre cultura, saúde e bem-estar. Também já escreveu para o Washington Examiner e para o Daily Signal. Seu trabalho já foi publicado no Real Clear Politics e na Fox News. Tristan é graduado pela George Washington University em ciências políticas e jornalismo.
Traduzido por Telma Regina Matheus, para Vida Destra, 11/03/2023. Faça uma cotação e contrate meus trabalhos através do e-mail mtelmaregina@gmail.com ou Twitter @TRMatheus
Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram!