Por Giovanni Sousa
As táticas do futebol evoluíram ao longo dos anos e continuam a evoluir até hoje. Os primeiros jogos de futebol baseavam-se principalmente no contato físico, em detrimento da tática e estilo de jogo. A troca de passes entre a equipe era algo raro. Os jogadores tinham a posse de bola e seguiam rumo ao gol adversário com todos os companheiros de equipe. As habilidades individuais e o drible eram o destaque do jogo. No entanto, as 5 táticas a seguir mudaram o futebol para sempre e transformaram o estilo de jogo para torná-lo mais complexo e interessante.
1- O jogo de combinação
O jogo de combinação é uma abordagem alternativa que foi pioneira no ato de passar a bola ao companheiro em vez de resolver sozinho com dribles individuais. Isso enfatizou o trabalho em equipe e a cooperação mútua.
Por que é chamado de Jogo de Combinação?
O estilo de jogo envolvia uma combinação de habilidades de drible e passe.
Quando foi usado pela primeira vez?
O Queens Park FC da década de 1870 usou a Combinação na FA Cup contra o Wanderers. Apesar de o jogo ter terminado 0-0, os adversários ficaram impressionados com o seu estilo.
A ascensão do jogo de combinação escocês:
O estilo de jogo do Queens Park se espalhou por outros clubes escoceses. Nos jogos internacionais anuais, a Escócia venceu 10 vezes e foi derrotada duas vezes pela Inglaterra. O estilo escocês influenciaria ainda mais times notáveis em toda a Inglaterra, como; Liverpool, Aston Villa, Blackburn Rovers, Fulham, Arsenal, Southampton e Derby County.
Por que foi bem-sucedido:
O jogo combinado ofereceu uma vantagem maior ao estilo rudimentar de futebol. Os jogadores escoceses trabalharam como uma equipe, maximizando o talento e a cooperação, dando-lhes a vantagem.
2- A formação WM
Até a década de 1920, a formação 2-3-5 era amplamente usada. Esse sistema de “pirâmide” mudou quando uma lei de impedimento exigia que os atacantes tivessem apenas dois oponentes entre eles e o gol do oponente. O então técnico do Arsenal, Herbert Chapman, popularizou a formação 3-2-2-3 ou WM para cumprir.
Por que é chamada de Formação WM?
Chapman colocou um número igual de jogadores nas pontas defensiva e ofensiva. A disposição do defensor em campo forma a letra W, enquanto a dos atacantes forma a letra M.
Como funciona?
O WM envolve 3 zagueiros próximos ao goleiro quando na defesa. Para evitar um contra-ataque em bola longa, os zagueiros devem se espalhar. Também inclui 2 meio-campistas com velocidade e 2 alas com boa capacidade de cruzamento para estar à frente de ambos os lados do campo.
Equipes com meio-campistas de alta resistência podem jogar com sete defensores e sete atacantes ao mesmo tempo. Isso pode ser conseguido com os zagueiros se movendo para cima no ataque e os atacantes internos caindo na defesa.
Quando foi usado pela primeira vez?
O Arsenal é a equipe mais conhecida a estar associada ao WM. A formação ajudou o clube a conquistar 5 títulos da Primeira Divisão e 2 FA Cups, entre 1931 e 1939.
A ascensão do WM:
A conquista do Arsenal foi notada e isso levou à adaptação do WM por outros clubes da Inglaterra. Chapman então foi mais longe e recuou a linha de ataque. Este movimento permitiu que suas equipes controlassem o meio-campo, uma vez que os atacantes passaram a jogar próximos dos meias.
Por que foi bem-sucedido:
A lacuna no centro da formação WM permitiu que o Arsenal tivesse contra-ataques eficazes.
Desvantagem do WM:
A formação WM era suscetível a trocas rápidas contra times com jogadores rápidos e meio-campistas que tinham bom passe longo.
3- A formação WW
Um dos jogos mais memoráveis da história do futebol é o jogo Hungria x Inglaterra, em 1953. A vitória da Hungria por 6-3 em Wembley foi um choque, já que a Inglaterra nunca havia perdido em casa para times não-britânicos. Esta partida de futebol é conhecida popularmente como a Partida do Século.
Por que é chamado de Posicionamento WW?
Foi derivado da formação WM. O técnico húngaro Marton Bukovi estrategicamente virou o M de cabeça para baixo ao criar uma formação 2-3-2-3.
Como funciona?
A WW trabalha com 3 defensores, 2 zagueiros, 3 atacantes e 2 alas. O jogador principal é o atacante que se retirou. Seu papel é jogar nas costas do adversário e ceder espaço aos outros atacantes.
Quando foi usado pela primeira vez?
A tática foi usada na Partida do Século, com o time inglês se alinhando na habitual formação WM e o time húngaro na formação WW. O treinador húngaro Gusztáv Sebes decidiu inovar. Ele percebeu que o WM provocava espelhos nos confrontos em que duas equipes o utilizavam. Com a facilidade em ter craques fora do comum no time, ele inverteu o M e criou o WW. A Hungria marcou logo no primeiro minuto, quando Nandor Hidegkuti finalizou sem chances para Gil Merrick.
O WW eventualmente superou o WM rígido, pois era flexível. Nandor Hidegkuti e Ferenc Puskás conseguiram tirar os jogadores ingleses de posição, confundindo-os com sua movimentação, permitindo aos jogadores húngaros ultrapassar os seus marcadores e marcar os gols.
A ascensão da WW:
A WW destruiu a então famosa formação WM. O Tottenham Hotspur em 1961 e o Porto na Primeira Liga de 2005-2006 modificaram a formação para 3-3-4 com sucesso.
Por que foi bem-sucedido:
Esse esquema primava pela movimentação do time, toque de bola, e pelo fator surpresa no ataque, pois um meia-atacante pelo meio (que os zagueiros achavam ser um centroavante) atraía a marcação adversária, deixando os dois atacantes livres para marcarem os gols. No caso da Hungria, Hidegjuti era o falso centroavante, e Puskás e Kocsis eram os atacantes genuínos. O trio foi fundamental para o sucesso que aquela seleção teve.
4- O Falso 9
É um termo que tem sido associado principalmente ao Messi da era Guardiola. O falso 9, no entanto, é uma ideia antiga que pode ser rastreada até a grande equipe austríaca dos anos 1930.
O falso 9 é basicamente um atacante que também pode voltar para o meio-campo.
Por que é chamado de falso 9?
Nos velhos tempos do futebol, o atacante tradicional usava o número 9. Quando esse jogador não desempenhava a função clássica atribuída ao número 9, era chamado de falso 9.
Quando foi usado pela primeira vez?
Na década de 1930 pela seleção austríaca Wunderteam. Matthias Sindelar foi um atacante que jogava recuado desde o meio-campo, e confundia a defesa do adversário. Mais tarde, a seleção húngara em sua partida contra a Inglaterra o utilizou. Nandor Hidegkuti era o falso atacante. No jogo moderno, Francesco Totti se tornou o falso 9 da Roma em 2006-07 sob o comando de Luciano Spaletti.
A ascensão do Falso 9:
A Roma teve grande sucesso com Totti jogando como um falso 9. Isso levou os dirigentes de toda a Europa a experimentarem a ideia. Sir Alex Ferguson criou formações sem atacantes com Cristiano Ronaldo, Carlos Tevez e Wayne Rooney. Arséne Wenger fez de Robin Van Persie um falso 9 em 2009. No entanto, foram Pep Guardiola e Lionel Messi que usaram o falso 9 para mudar a configuração tradicional para atacantes no início da temporada 2010-11. Pep garantiu que Messi permanecesse sutil o suficiente para representar uma ameaça ao gol, independentemente do esquema empregado.
Por que foi bem-sucedido:
Com o falso 9, os amantes do futebol viram o Barcelona vencer o Real Madrid por 5-0. Messi destruiu facilmente a defesa do Real. O falso 9 se tornou popular quando a seleção espanhola de Vicente Del Bosque na Euro 2012 dando a essa posição um status oficial. Foi a primeira vez na história do futebol que uma grande final internacional começaria sem um atacante. Cesc Fabregas jogou como atacante da Espanha em vez de seu papel habitual como meio-campista. Eles venceram a Itália por 4-1. Quando um falso 9 está em jogo, ambos os zagueiros centrais ficam livres durante a formação. Os zagueiros do lado do adversário ficam confusos. Eles ficam presos entre manter a linha de defesa juntos ou seguir o falso 9 até o meio-campo.
5-Futebol Total
O futebol total é talvez a inovação tática mais respeitada e dominante até hoje. Ela mudou o futebol ao expor as limitações da técnica de marcação dos jogadores. Baseia-se na ideia de que qualquer posição tática é flexível e pode ser alterado pela equipe que nele joga.
Por que é chamado de futebol total?
O futebol total é amplamente baseado na adaptabilidade. Não existem posições fixas que conduzam ao movimento fluido e à circulação constante dos jogadores, com exceção dos goleiros. Isso o torna um jogo de futebol total e não de guarda de posições de defesa ou ataque, mas todos esses elementos combinados para fazer um bom jogo.
Como funciona:
Um jogador que sai de sua posição é substituído por seu companheiro de equipe. Os jogadores da equipe podem jogar concomitantemente, fazendo várias funções ao mesmo tempo dentro do campo de jogo, e se aplica desde zagueiros, laterais, volantes defensivos e ofensivos, a pontas e centroavante. Apenas o goleiro mantém sua posição. O sucesso dessa tática depende da eficiência com que cada jogador pode trocar rapidamente de posição em campo. Um requisito crucial é ter jogadores que possam jogar confortavelmente em várias posições, os chamados “coringas”.
Quando foi usado pela primeira vez?
Na década de 1970, o Ajax jogou de forma revolucionária e conquistou vitórias em casa por duas temporadas consecutivas. Eles também alcançaram quatro títulos em 1972, a saber; a Taça da Europa, Taça KNVB, Taça Intercontinental e Liga Nacional da Holanda.
A ascensão do futebol total:
Jack Reynolds, que atuou como gerente do Ajax, estabeleceu as bases para o futebol total. Gustav Sebes, que foi o treinador da seleção húngara, mais tarde desenvolveria a tática na década de 1950. O ex-jogador do Ajax, Rinus Michels, estava familiarizado com o que funcionava e o que não funcionava com a tática de Reynolds. Rinus ajustou o futebol total e apresentou o grande atacante Johan Cruyff. Cruyff soube usar sua habilidade técnica e inteligência em campo para explorar as fraquezas adversárias, que o tornou uma lenda do futebol.
Por que foi bem-sucedido:
O futebol total teve grande sucesso com Michels e Cyruff, com o Ajax conquistando 8 títulos de Erodivisie, 3 Copas da Europa e uma Copa Intercontinental. Também a Holanda chegou às finais da Copa do Mundo de 1974.
Equipes como Atlético de Madrid e Leicester, por exemplo, descobriram no futebol total adaptado ao modo defensivo, na busca por um gol, que times tecnicamente superiores podem ser superados com contra-ataques rápidos e forte disciplina tática. Eles usaram isso a seu favor e encontraram o sucesso contra times muito maiores, mais ricos e tecnicamente melhores. No entanto, quando se trata de tática, há sempre a grande incógnita de qual será a próxima inovação tática a transformar o maior esporte do mundo.
Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd e no Canal do Telegram : https://t.me/EsportesVD