Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 72: Palmeiras x Al-Ahly – Semifinal – Mundial de Clubes

Por Sander Souza                                                                                                        @srsjoejp

 

Palmeiras x Al-Ahly – Mundial de Clubes FIFA

Semifinal

 

Pré Jogo

 

Quando surge, amigos palestrinos!

Enfim o tão aguardado dia da estreia do nosso Verdão no Mundial de Clubes chegou!

Hoje, às 13:30 (horário de Brasília), o Palmeiras entrará em campo para enfrentar a equipe egípcia do Al-Ahly, no estádio Al Nahyan, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, em partida válida pela semifinal do Mundial de Clubes da FIFA 2021.

Em toda a história, o Verdão enfrentou times africanos em 11 oportunidades, sendo que o último confronto foi justamente contra o Al-Ahly, na edição passada do Mundial de Clubes, quando foi superado pelo rival.

Em termos gerais, o Verdão possui retrospecto de três jogos sem derrotas para equipes estrangeiras, contando a partir da derrota para o Defensa y Justicia, na fase de grupos da Libertadores de 2021.

Desde a chegada em Abu Dhabi, no último dia 3, o Verdão tem treinado diariamente em preparação para a estreia no Mundial.

Os atletas da Sociedade Esportiva Palmeiras durante treinamento no Zayed Sports City Stadium, em Aby Dabhi, nos Emirados Árabes Unidos.
Delegação do Palmeiras faz treino de reconhecimento no estádio Al Nahyan em 07/02/2022.

Para esta partida, o Professor Abel Ferreira teve todo o elenco à disposição, mas precisou fazer uma lista com 23 nomes para serem inscritos no Mundial. Assim, era evidente que muitos jogadores ficariam fora da competição. Foram escolhidos: Weverton, Marcelo Lomba e Mateus (no lugar de Vinicius Silvestre, que testou positivo para covid-10) no gol. Na defesa: Gómez, Luan, Kuscevic, Murilo; nas laterais: Marcos Rocha, Piquerez (recuperado da covid-19), Mayke e Jorge; no meio-campo: Jailson, Zé Rafael, Scarpa, Danilo, Atuesta e Raphael Veiga; no ataque: Dudu, Rony, Wesley, Deyverson, Breno Lopes e Rafael Navarro.

A lista gerou muita polêmica entre os torcedores, por conta da dispensa de Gabriel Menino e Patrick de Paula, que na opinião de muitos deveriam compor a lista. E também houve reclamações pela inclusão na lista de nomes como os de Murilo, Jailson, Atuesta e Rafael Navarro, por serem recém chegados ao elenco. Pelo que conheço de Abel Ferreira, e pelas declarações dele em coletivas recentes, ficou claro que a escolha seria técnica e envolveria o desempenho atual dos jogadores, e não o que fizeram no verão passado! Assim, é fácil entender porque Patrick de Paula e Gabriel Menino ficaram fora da lista, já que iniciaram a temporada muito mal, e Menino já vem mal desde o ano passado. Outro que foi dispensado foi o Renan, e acho que este sim merecia uma chance!

Não sou contra a inclusão de jogadores recém chegados na lista, pois acredito que eles são, pela lógica, os que mais interesse têm em mostrar serviço. Além disso, se o tal 9 tivesse sido apresentado em 5 de janeiro, ficaria fora só por ser recém chegado ao elenco? Claro que não ficaria!

Escalação

O Professor Abel Ferreira montou praticamente o mesmo time que venceu o Flamengo pela final da Libertadores (apenas com a exceção de Marcos Rocha, que não havia participado daquela final), organizado num aparente esquema tático 4-2-3-1. Entraremos em campo com o Weverton, fechando o nosso gol; Piquerez na lateral esquerda e Marcos Rocha na lateral direita; Luan e Gustavo Gómez na zaga; Zé Rafael, Danilo, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga no meio campo; Rony e Dudu no ataque. Temos um bom elenco, capaz de enfrentar o Al-Ahly e, como disse o Professor, estamos preparados!

O jogo

Como sempre explico, escrevo as minhas resenhas aos poucos, à medida que as informações vão saindo e as coisas acontecendo. Geralmente escrevo sobre o jogo enquanto assisto, mas em partidas desta importância prefiro assistir o jogo e me manter 100% focado na partida e só escrever depois que a poeira abaixar. Fiz isso na final da Libertadores também!

Hoje estive menos nervoso do que na partida contra o Flamengo! E foi bom ver mais um técnico soberbo ter que nos engolir! O Palmeiras funcionou bem dentro de campo, e conseguiu anular a estratégia traçada pelo Pitso Mosimane. O time egípcio claramente queria fazer com que o Verdão tomasse a iniciativa na criação de jogadas, para poder explorar possíveis falhas de partir em contra-ataque.

O Verdão conseguiu chamar o Al-Ahly pro jogo de forma calculada, obrigando o time adversário a sair da posição defensiva, e assim surgiu a oportunidade que a gente esperava pra abrir o placar no Al Nahyan, aos 40 minutos do primeiro tempo, com um gol lindo do Raphael Veiga!

Com o placar a nosso favor, o Al-Ahly já não tinha a vantagem de poder levar o jogo para um empate, e foi obrigado a mudar de estratégia para pelo menos empatar com o Verdão. Com isto, saíram da defensiva e passaram a criar jogadas ofensivas, o que aumentava muito as chances de contra-ataques do Verdão.

Nosso time funcionou bem, e logo aos 3 minutos, Dudu ampliou o placar no Al Nahyan! Palmeiras 2×0 Al-Ahly!

Aos 25 minutos, os egípcios chegaram ao nosso gol, após defesa um tanto bisonha do Weverton, mas o gol foi anulado pois o VAR detectou impedimento. Este erro não ofuscou a partida de Weverton, que fez defesas importantes após este episódio.

Aos 35 minutos, Ayman Ashraf cometeu falta absurda em Rony, e após confirmação do VAR o capitão da equipe egípcia foi justamente expulso!

Chegamos ao fim dos seis minutos de acréscimos, mantendo o resultado que garantiu a nossa vaga na final do Mundial de Clubes pela segunda vez desde 1999!

Hoje foi dia de festa para a nação alviverde, e gostaria de registrar o meu respeito pelos torcedores que estiveram presentes no estádio Al Nahyan, que estava com 70% dos lugares ocupados pelos palmeirenses, que cantaram e vibraram durante todo o jogo! Representaram muito e mostraram para o mundo todo quem nós somos! O Palmeiras não é um time qualquer!

Raphael Veiga e Dudu, os autores do gol da partida!

Parabéns também para a Band pela transmissão, gostei da narração e dos comentários do Edmundo e do Veloso!

Bora abrir aquela Heineken e comemorar muito!

Até sábado, palestrinos!!

#AvantiPalestra

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Seja muito bem-vindo ao Vida Destra Esportes! A partir de agora um, novo portal de notícias esportivas, feito especialmente para você. Com notícias, resultados, opiniões e muito mais.