Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 83: Red Bull Bragantino x Palmeiras – Paulistão 2022

Por Sander Souza                                                                                                        @srsjoejp

 

Red Bull Bragantino x Palmeiras – Paulistão 2022

12ª Rodada

 

Pré Jogo

Quando surge, amigos palestrinos!

Nosso amado Verdão segue na busca por mais um título paulista, e hoje viaja até Bragança Paulista para enfrentar o Red Bull Bragantino, no estádio Nabi Abi Chedid, em partida válida pela 12ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista.

Vindo da acachapante vitória por 2×1 sobre o nosso arquirrival Corinthians no Derby disputado no último dia 17, o Verdão segue invicto tanto no Paulistão como na temporada 2022. Líder isolado do Grupo C e também detendo a liderança geral da competição, o Verdão já está classificado para as quartas de final e ostenta a melhor campanha desde que o Paulistão adotou o atual formato na primeira fase, com 12 times divididos em 4 grupos.

O verdão se reapresentou na manhã de sexta-feira na Academia de Futebol para iniciar a preparação para o jogo de hoje. Como é praxe, os jogadores que atuaram por mais tempo no Derby realizaram atividades regenerativas (com exceção de Weverton), enquanto os demais participaram de um coletivo em campo reduzido.

O preparador físico Thiago Maldonado e os jogadores Dudu e Mayke (E/D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Ontem (sábado) o Verdão encerrou a sua preparação na Academia de Futebol, com treinos táticos visando o ensaio de posicionamentos e movimentações. A equipe também treinou com bolas paradas, cobranças de faltas e finalizações. Os treinos preparatórios contaram com a presença de muitas Crias da Academia.

O jogador Zé Rafael, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Para esta partida, o Professor Abel Ferreira não poderá contar com o Zé Rafael, que está suspenso por ter recebido três cartões amarelos, além dos jogadores em recuperação de lesões. O melhor técnico português em atividade no Brasil montou um time com o aparente esquema tático 4-3-3, com o Marcelo Lomba, fechando o nosso gol; Benjamin Kuscevic e Gustavo Gómez, na zaga; Jorge, na lateral esquerda e Gabriel Menino, na lateral direita; Breno Lopes, Jailson e Atuesta no meio campo; Gabriel Veron, Rafael Navarro e Wesley, na linha de ataque. Praticamente um time inteiro de reservas, com exceção apenas de Gustavo Gómez, nosso xerifão!

Confesso que a escalação me surpreendeu, nem tanto pelos nomes mas pela disposição dos jogadores. Não me lembro, por exemplo, de ter visto Breno Lopes pela esquerda do meio campo. Atuesta também jogará numa posição diferente da habitual, assim como Veron. Vamos ver como esta formação vai funcionar diante do RB Bragantino, que não é um time fácil de ser batido. Creio que nos dará mais trabalho que os clássicos! Mas temos condições, ao menos em teoria, de enfrentar e superar este adversário!

O Jogo

Sob uma forte chuva e com o campo encharcado e pesado, o jogo teve início em Bragança Paulista. Como era esperado, o Massa Bruta veio pra cima do Porco, e a briga foi boa! Nosso Lomba fez várias defesas nos primeiros minutos de jogo, com o RBB sendo mais ofensivo no início do primeiro tempo.

Nossa primeira boa oportunidade veio apenas aos 16 minutos, quando o Navarro roubou a bola no campo de ataque, driblou o marcador e finalizou, com a bola saindo pela linha de fundo. Navarro está ansioso pra marcar o seu primeiro gol com o nosso manto, o que é compreensível dada a pressão da torcida, porém neste lance poderia ter tocado para o Wesley, que tinha melhor posição para chegar ao gol.

Com o Massa Bruta se mantendo muito mais ofensivo que o Verdão, os adversários chegaram ao nosso gol aos 25 minutos. Massa Bruta 1×0 Porco!

A formação só com reservas não funcionou bem. Os jogadores se mostraram totalmente sem entrosamento, cada um jogando num ritmo diferente. Aos 32 minutos mais uma boa chance, com o Atuesta recebendo na área, driblando o marcador e tentando a finalização por duas vezes, com o zagueiro conseguindo bloquear ambas as tentativas!

A partir daí, o Verdão passou a pressionar mais, criando mais jogadas e fazendo a defesa do RBB trabalhar. Aos 38 minutos, Navarro recebeu e tentou finalizar de primeira mas o goleiro espalmou e mandou a bola para escanteio.

Após dois minutos de acréscimos, o primeiro tempo terminou em Bragança Paulista. Red Bull Bragantino 1×0 Palmeiras.

Voltamos para a segunda etapa sem alterações no elenco. O Verdão até que criou jogadas ofensivas, mas nossos jogadores pecaram muito nas finalizações, mostrando uma afobação desnecessária. Parece que se esqueceram que deviam ter a mente fria! Aos 13 minutos, uma boa oportunidade com o Atuesta, que recebeu na grande área e tentou finalizar mas foi bloqueado pela defesa e na sobra de bola Gabriel Menino também tentou finalizar batendo forte para o gol mas novamente houve interceptação da zaga adversária.

Aos 21 minutos, o Professor Abel Ferreira fez as nossas primeiras substituições, com Deyverson, Giovani e Gustavo Garcia entrando em substituição a Gabriel Veron, Breno Lopes e Gabriel Menino. Aos 31 minutos, novas substituições, com Gabriel Silva e Vanderlan entrando em substituição a Wesley e Jorge.

Pouco depois, aos 35 minutos, o goleiro Maycon derrubou o Navarro dentro da área e após análise do VAR, o árbitro marcou pênalti a favor do Verdão. Deyverson foi para a cobrança e converteu, igualando o placar no Nabi Abi Chedid! Massa Bruta 1×1 Porco!

Apenas dois minutos após marcar o gol de empate, Deyverson foi expulso após xingar o juiz. Impressionante como esse cara consegue ser sem-noção! Aos 43 minutos, Gustavo Garcia avançou em velocidade pelo campo de ataque e tocou para Gabriel Silva, que finalizou e quase desempatou a partida! Após cinco minutos de acréscimos, a partida terminou em Bragança Paulista: Red Bull Bragantino 1×1 Palmeiras.

Que jogo foi esse, meu Deus do céu! Sei que foram os reservas que jogaram e que na segunda etapa entraram os reservas dos reservas, mas nossa invencibilidade quase foi para o brejo!

Felizmente Lomba fez uma boa partida, apesar do lance que resultou no gol do Massa Bruta. Navarro segue sem marcar gols, mas apresentou uma leve melhora, embora tenha mostrado certo nervosismo e afobação na hora de finalizar. Nossa zaga será uma preocupação sem Gómez e Kuscevic, e certamente as semifinais serão bastante difíceis.

De forma geral, nosso elenco consegue criar boas jogadas mas peca demais nas finalizações. Apesar disso, permanecemos na liderança do Campeonato Paulista e invictos na competição e na temporada 2022!

Na próxima quarta-feira (23/03) enfrentaremos o Ituano já pelas quartas de final da competição. Que Deus nos ajude!

Vamos aproveitar o restinho de domingo e abrir aquela Heineken esperta pra comemorar este empate com gostinho de vitória!!

Até a próxima resenha e #AvantiPalestra

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Seja muito bem-vindo ao Vida Destra Esportes! A partir de agora um, novo portal de notícias esportivas, feito especialmente para você. Com notícias, resultados, opiniões e muito mais.