Vida Destra

Informação é Poder!

Opinião de um Palmeirense!

Opinião de um Palmeirense! 90: Palmeiras x Independiente Petrolero – Libertadores 2022

Por Sander Souza

Twitter: @srsjoejp Instagram: @sander_r_s

 

Palmeiras x Independiente Petrolero – Libertadores 2022

Fase de Grupos – 2ª Rodada

 

Pré Jogo

Quando surge, galera palestrina!

Nosso Palmeiras segue na luta por mais uma vitória consecutiva na Copa Libertadores e hoje receberá no Allianz Parque a equipe do Independiente Petrolero, da Bolívia, para partida válida pela fase de grupos da competição continental. Vindo da derrota por 3×2 para o Ceará no último sábado (9), o Verdão enfrentará este rival boliviano pela primeira vez na história.

Nosso retrospecto em relação aos conforntos com times bolivianos é positivo: ao todo, foram 21 jogos, com 14 vitórias, dois empates e apenas cinco derrotas, além de 52 gols marcados e 16 gols sofridos. Contando apenas os jogos de Libertadores, o Alviverde mediu forças contra times bolivianos em 14 oportunidades, com 10 vitórias, 4 derrotas, 32 gols marcados e 11 gols sofridos. O time palestrino já encarou cinco rivais da Bolívia pelo torneio internacional: Jorge Wilstermann, Club Deportivo Municipal, Club Bolívar, The Strongest e Real Potosí.

O Palmeiras se reapresentou na manhã de domingo (10) na Academia de Futebol, para dar início à preparação para o confronto de hoje. Os titulares foram submetidos a atividades de recovery na área interna do Centro de Excelência enquanto os demais jogadores foram a campo para treino técnico em campo reduzido, com ênfase em transições, marcações e construção de linhas de passe. A novidade ficou por conta da participação do lateral esquerdo Piquerez, que estava em transição física após tratamento de um trauma no ombro esquerdo, sofrido na final do Paulistão contra o São Paulo.

Os jogadores da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Na manhã de segunda-feira (11) o Verdão deu sequência à sua preparação. Na Academia de Futebol a comissão técnica comandou um trabalho de posse de bola apenas com os jogadores de linha (incluindo Piquerez, já recuperado). Os goleiros fizeram treino separado com os preparadores de goleiros. Ao final, os titulares que atuaram contra o Ceará realizaram complemento físico e foram dispensados, enquanto o restante da equipe fez trabalho de movimentação técnica em campo reduzido, com a presença dos goleiros.

O goleiro Weverton, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol. (Foto: Cesar Greco)

Escalação

Na partida de hoje o Verdão será conduzido pelo auxiliar técnico João Martins, pois Abel Ferreira ainda cumpre suspensão por ter sido expulso no jogo da Conmebol Recopa. Jailson também estará fora por ter sido expulso na partida contra o Deportivo Táchira. Piquerez já está disponível novamente, enquanto o zagueiro Luan segue em processo de transição física após ter sofrido uma lesão na coxa esquerda.

É esperado que o Professor Abel Ferreira monte um time semelhante ao que enfrentou o Deportivo Táchira, poupando titulares para o próximo confronto do Brasileirão, no sábado (16), contra o Goiás. Desta forma, deveremos ir a campo com Weverton, fechando o nosso gol; Jorge na lateral esquerda e Mayke na lateral direita; Kuscevic e Gustavo Gómez na zaga; Zé Rafael e Atuesta no meio-campo; Wesley, Rafael Navarro, Breno Lopes e Gabriel Veron na linha de ataque. Time organizado num provável esquema tático 4-2-4 para o início da partida. Somente três titulares: Weverton, Gómez e Zé Rafael. Time com todas as condições de enfrentar o Independiente sem sustos.

O Jogo

O jogo iniciou com ambos os times dispostos a brigar, embora no início o Petrolero surpreendesse dando mais trabalho que o esperado. Nossa primeira boa oportunidade veio aos 3 minutos numa jogada de Wesley, que avançou pelo meio e arriscou a finalização mas o goleiro fez a defesa! Os bolivianos não se mostravam intimidados por enfrentarem o atual bicampeão da Libertadores e aos 5 minutos eles abriram o placar no Allianz Parque, surpreendendo a todos! Palmeiras 0x1 Independiente Petrolero.

O Verdão passou a buscar o empate, mas os bolivianos se fecharam dificultando a criação de jogadas no ataque, mesmo o Verdão atuando com 4 atacantes. Mesmo assim, o Palmeiras jogou praticamente o tempo todo no campo de ataque e pressionou bastante. Aos 12 minutos, nova oportunidade com Zé Rafael, que arriscou de fora da área, a bola desviou e saiu pela linha de fundo.

Aos 14 minutos, numa bola cruzada na área, Gómez subiu e desviou de cabeça com a zaga adversária tirando a bola em cima da linha do gol! Seguindo na pressão e buscando o empate, aos 18 minutos Jorge arriscou de fora da área mas a bola saiu pela linha de fundo.

O Verdão seguiu no “quase” e aos 33 minutos, quase empatamos com uma jogada de Veron, que recebeu pela direita e chutou cruzado mas não acertou a meta! Seguindo na pressão, aos 41 minutos Zé Rafael mandou uma bomba de fora da área e a bola foi direto para o fundo do gol de Arancibia! Placar igualado no Allianz Parque! Verdão 1×1 Independiente Petrolero.

Aos 43 minutos, Mayke cruzou na área e Breno Lopes finalizou mas mandou na trave! Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Wesley partiu em velocidade, cortou para a direita e chutou colocado, quase desempatando a partida com o que seria um golaço! Após 3 minutos de acréscimos, fim do primeiro tempo no Allianz Parque! Palmeiras 1×1 Independiente Petrolero.

Voltamos para a etapa final sem alterações no time. Seguindo com a mesma pressão que vinha impondo no primeiro tempo,  já aos 2 minutos Breno Lopes partiu em velocidade pela direita e cruzou na área, com a bola encontrando Navarro, que guardou bonito, desempatando a partida no Allianz Parque! Verdão 2×1 Independiente Petrolero!

Pouco depois, aos 8 minutos, Navarro novamente aproveita a oportunidade e manda mais uma bola pro fundo do gol dos bolivianos! Placar ampliado no Allianz Parque! Verdão 3×1 Independiente Petrolero!

Mal acabamos de comemorar nosso terceiro gol e aos 11 minutos Navarro novamente meteu mais um gol, numa jogada que começou com Veron, que em velocidade cruzou na área encontrando Navarro, que finalizou ampliando ainda mais o placar no Allianz Parque! Hat-trick do Navarro, galera!! Verdão 4×1 Petrolero!

Aos 21 minutos, João Martins fez as nossas primeiras substituições, com Danilo, Murilo e Raphael Veiga entrando em substituição a Atuesta, Gómez e Breno Lopes. Pouco depois, aos 26 minutos, nova substituição com a entrada de Rony em substituição a Wesley.

Aos 32 minutos, novamente ele, que parecia imparável, Navarro faz o seu quarto gol na partida, ampliando o placar no Allianz Parque! Verdão 5×1 Petrolero!

Aos 34 minutos, nossa última substituição, com a entrada de Gabriel Menino em substituição a Zé Rafael. Virou um baile no Allianz Parque! Apenas 2 minutos depois do quinto gol alviverde, Navarro cruzou para a área a partir da ponta direita e Rony desviou de cabeça guardando a bola no fundo do gol de Arancibia! Placar ampliado! Verdão 6×1 Petrolero!

Aos 41 minutos, Gabriel Menino cobrou escanteio cruzando na entrada da área e Veiga bateu direto, guardando a bola no ângulo direito do gol de Arancibia! Placar ampliado no Allianz Parque! Verdão 7×1 Petrolero!

Aos 45 minutos, Diago Giménez levou um cartão amarelo após carrinho em Navarro. Na cobrança da falta, Veiga bateu com categoria e numa verdadeira pintura, guardou a bola no ângulo direito do gol de Arancibia! Placar ampliado ainda mais no Allianz Parque! Verdão 8×1 Petrolero!

Depois de um verdadeiro massacre, o torpedo alviverde afundou o Petrolero! Com gols de Zé Rafael, Navarro (4), Rony e Veiga (2), o Verdão aplicou uma surra nos bolivianos! Placar final no Allianz Parque: Palmeiras 8×1 Independiente Petrolero!

O que dizer desta partida, meus amigos?

Hoje completo 48 anos de idade e foi a maior goleada que já vi! Não foi a maior da história do Verdão, mas foi a maior que eu assisti. Que fase maravilhosa, meus amigos! O Verdão não cansa de nos surpreender. E o Navarro? Com seus 4 gols marcados hoje, se tornou o artilheiro isolado da Libertadores até aqui, com 6 gols! O placar de hoje foi a maior goleada do Palmeiras na Libertadores!

Que presente meu Verdão me proporcionou! Bora abrir a Heineken pois hoje há muito o que ser comemorado!

Até a próxima amigos!!

#AvantiPalestra

 

*Sander Souza é editor do Vida Destra Esportes.

 

Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE

 

As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao contato@vidadestra.org
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Seja muito bem-vindo ao Vida Destra Esportes! A partir de agora um, novo portal de notícias esportivas, feito especialmente para você. Com notícias, resultados, opiniões e muito mais.