Hoje, o texto é sobre mais uma seleção entre as últimas colocadas do ranking FIFA. Na semana passada, escrevi sobre as Ilhas Virgens Britânicas e hoje escreverei sobre sua “irmã” americana: Ilhas Virgens Americanas.
Embora a Federação de Futebol das Ilhas Virgens Americanas tenha sido criada em 1989, a seleção estreou apenas em 1998. O motivo era a falta de campos de futebol adequados para a prática do esporte no território. Outro fato que inviabilizou o desenvolvimento é que o futebol não é o esporte mais popular, ao contrário do basquete e do beisebol.
A estreia das Ilhas Virgens Americanas foi contra as Ilhas Virgens Britânicas, em março de 1998, vencendo por 1 a 0. Desde então, as Águias Elegantes colecionaram resultados inexpressivos, chegando ao ponto mais baixo em 2001, quando sofreram a maior derrota de sua história: 14 a 1 para Santa Lúcia, em jogo disputado em Porto Príncipe, no Haiti, e chegaram a ocupar o 202º lugar no ranking da FIFA, em fevereiro de 2008. Em 2011, tendo o barbadiano Keith Griffith como diretor-técnico e o ex-goleiro Terrence Jones como treinador, as Ilhas Virgens Americanas ensaiaram uma evolução, ocupando o 149º lugar, a melhor posição da história no ranking.
Na primeira fase das eliminatórias da CONCACAF para a Copa de 2014, as Águias enfrentaram as Ilhas Virgens Britânicas, obtendo uma inédita classificação à segunda fase, com duas vitórias (2 a 0 e 2 a 1). Já nas eliminatórias para a Copa da Rússia, conseguiram uma vitória sobre Barbados por 1 a 0, em plena Bridgetown. No segundo jogo, em Charlotte Amalie, os Bajan Tridents reverteram o resultado para 4 a 0.
A seleção de futebol das Ilhas Virgens Americanas ocupa hoje a 208ª posição no ranking da FIFA.
Lucas Barboza, para Vida Destra, 29/06/2022. Sigam-me no Twitter! Vamos conversar sobre o meu artigo! @BarbozaLucaas
Sigam Vida Destra Esportes no Twitter: @EsportesVD, no Instagram: @esportes_vd, no Canal do Telegram: https://t.me/EsportesVD e venham participar também do nosso grupo de debates de esportes: https://t.me/BotecoVDE
As informações e opiniões expressas neste artigo são de responsabilidade de seu(s) respectivo(s) autor(es), e não expressam necessariamente a opinião do Vida Destra Esportes. Para entrar em contato, envie um e-mail ao [email protected]
- Esporte e Dignidade: O poder dos esportes na transformação de vidas - 20 de outubro de 2023
- Campo sintético no futebol profissional: Entre a Inovação e a tradição - 22 de agosto de 2023
- Desvendando o Espetáculo: WWE – O Universo de Emoções no Ringue - 9 de agosto de 2023



