Vida Destra

Informação é Poder!

Noticias

Mercado automotivo em crise: Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus em layoff

 

Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus reduziram o ritmo de produção em suas fábricas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

As duas montadoras de caminhões e ônibus abriram processos de layoff, que é a a suspensão temporária dos contratos de trabalho.

Com produção reduzida, a Mercedes-Benz colocará 1,2 mil funcionários em layoff, que ocorrerá por um período de dois a três meses a partir de maio.

Sandro Vitoriano, coordenador do sindicato dos metalúrgicos do ABC, comentou que os funcionários em layoff passarão por um curso de aperfeiçoamento profissional e receberão 100% dos salários.

Tendo 8 mil funcionários na fábrica de São Bernardo do Campo, a Mercedes-Benz tem 6 mil deles no chamado chão de fábrica, ou seja, nas linhas de produção de caminhões e ônibus.

Vitoriano revelou: “É importante ressaltar que todos esses trabalhadores têm garantia de retorno para a fábrica. E, para dar mais tranquilidade para as pessoas, em caso da necessidade de um novo lay-off, quem entrar agora não estará em um eventual próximo lay-off”.

Em Resende, no interior do Rio de Janeiro, a Volkswagen Caminhões e Ônibus também cortou a produção de veículos comerciais e colocou parte dos funcionários da planta modular em layoff, que se inicia em 2 de maio e durará 90 dias.

Numa nota oficial, a VWCO disse: “O atual ambiente de negócios no mercado de caminhões e ônibus, com dificuldades tanto no Brasil quanto em alguns de seus principais destinos de exportação, torna necessário adotar medidas para ajuste dos níveis de produção a uma nova realidade”.

Pelo que se pode ver, as duas principais montadoras de caminhões no Brasil, entram em um ritmo menor por conta da queda nas vendas de caminhões e ônibus.

Nos caminhões, março fechou com alta de 19,71% em relação a fevereiro, porém, 7,30% abaixo do mesmo período de 2022, mas ainda com alta de 2,62% no acumulado do ano.

Os ônibus cresceram 28,37%, 68,60% e 74,42%, respectivamente, indicando que o segmento está em recuperação.

 

 

*Esta notícia pode ser atualizada a qualquer momento

*Com informações de Notícias Automotivas

 

Receba de forma ágil todo o nosso conteúdo através do nosso canal no Telegram!

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
mais antigos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments